S. Silvestre de Lisboa volta a opor homens e mulheres
Conceito mantém-se na 3.ª edição da S. Silvestre de Lisboa. José Ramos venceu em 2009, mas não conseguiu alcançar Dulce Félix, que permitiu sucesso feminino. Prova é dia 26.
José Ramos volta a correr na S. Silvestre de Lisboa, dia 26, e ambiciona repetir a vitória do ano passado... E se possível ajudar os homens a baterem as mulheres desta vez. Isto porque a competição integra uma espécie de guerra dos sexos, este ano denominada Homens “vs2 Mulheres, conceito que visa criar maior emoção para quem corre e para quem assiste.
«É uma brincadeira, mas julgo que é interessante, mesmo para o público, e torna a prova mais competitiva», admite Ramos, batido por Dulce Félix em 2009, a atleta que deu o triunfo final às mulheres, que partiram com 3,32 minutos de vantagem para os atletas masculinos.
«Quem tem noção do que é o atletismo, sabe que há diferenças. Só partindo com essa vantagem é possível as mulheres ganharem aos homens. Dá para tentar gerir até ao final dos 10 km... E mesmo assim, a Dulce foi a única que cortou a meta à nossa frente [homens], o que também mostra o elevado nível que tem para conseguir manter essa vantagem», explica, brincando: «Não sei, se calhar até conseguiria ganhar-lhe, apesar dos 3,32 minutos... Se fosse mais novo [42 anos] e estivesse a outro nível. Mas nunca seria fácil! E fiquei satisfeito por ser apenas a Dulce a ganhar aos homens, é uma atleta excelente, um dos nossos maiores valores.»
Este ano as mulheres vão partir apenas 2,42 minutos antes dos homens - cálculo feito pela diferença dos tempos dos vencedores do ano passado. «Gostaria de ganhar novamente a nível individual, mas os adversários serão fortes [Hermano Ferreira, 2.º em 2009, ou Fernando Silva] e não será fácil... E também gostaria de ajudar ao triunfo masculino, até porque o tempo de vantagem das mulheres encurtou... Talvez possa ser mais fácil», afirma Ramos, que ainda correu em crosses de selecção para o Europeu do próximo domingo, em Albufeira, sem conseguir apurar-se.
«Todos temos ilusões e mesmo com esta idade acho que ainda tenho possibilidades de representar a Selecção. Também é isso - o facto de ter objectivos - que me mantém motivado para treinar ainda a um nível elevado... Mas a equipa escolhida é a que eu previa e julgo que temos Selecção forte», sublinha o atleta, que estará em Albufeira a apoiar os companheiros.
Lá estarão, a competirem com a camisola de Portugal, Dulce, Jéssica Augusto, Anália Rosa e Ana Dias, quatro das atletas confirmadas para a S. Silvestre de Lisboa -todas repetentes na capital: Jéssica ganhou em 2008, Ana foi 2.ª e Anália 3.ª em 2009.
abola
______