Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Maratona do Porto: Alex Kirui e Beatrice vencem

Quenianos em destaque na invicta

Os atletas quenianos Alex Kirui, em masculinos, e Beatrice Toroitichi, em femininos, venceram este domingo a 7.ª edição da Maratona do Porto, numa prova disputada entre o Palácio de Cristal e o Parque da Cidade.

Kirui completou o percurso em 2h14.25s, terminando com uma confortável vantagem sobre Paulo Gomes, que terminou em 2h15.09s, e sobre o 3º classificado, o também queniano Anthony Ndungu, que chegou 30 segundos depois do português.

Beatrice Toroitichi ganhou a prova feminina com grande vantagem sobre a 2.ª classificada.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Nova Iorque: Edison Peña desiste da maratona

Edison Peña, um dos 33 mineiros salvos depois de 2 meses sob terra e que este domingo era um dos participantes VIP da maratona de Nova Iorque, acabou por desistir devido a sua lesão no joelho.

Peña, um dos 43 mil participantes da edição deste ano, abandonou a prova na passagem pela ponte de Verrazano, que faz a ligação entre Staten Island, a Brooklyn.

O traçado da prova atravessa três outros bairros de Nova Iorque: Queens, Bronx e Manhattan, onde está a linha de chegada no Central Park.

Os organizadores tinham decidido convidar Edison Peña, de 34 anos, depois de saberem que, para manter a forma na mina, corria nas galerias, 600 metros debaixo de terra, onde estava preso com os restantes companheiros.

Inicialmente o convite era apenas para o mineiro assistir à prova e ter um papel protocolar, mas Edison Peña, através das entidades consulares chilenas, informou que queria participar na maratona.

Entre os participantes da edição deste ano, contava-se o etíope Haile Gebreselassie, o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, duas vezes vencedor da prova, o norte-americano de origem da Eritreia Meb Keflezighi, o marroquino Marocain Abderrahim Goumri e o sul africano Hendrick Ramalaa.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
O queniano Alex Kirui venceu hoje a sétima edição da Maratona do Porto, com o tempo de 2:14.25 horas, e Paulo Gomes, da Conforlimpa, foi o melhor português, ao terminar no segundo lugar.

Na prova feminina, a vencedora foi Beatrice Toroitich, que percorreu a distância em 2:37.49 horas, ao passo que a melhor atleta portuguesa foi a veterana Lídia Pereira, ao cortar a meta na terceira posição, 18.11 minutos depois da queniana.

Paulo Gomes, que terminou 44 segundos depois do vencedor, disse que a certa altura chegou a “estar convencido de que era primeiro”, mas na viragem dos 40 quilómetros percebeu que, afinal, “era segundo”.

O atleta da Conforlimpa considerou que, “nestas condições e correndo a maratona quase toda sozinho, não é mau” ter acabado no segundo posto, mas “o objectivo era baixar das 2:15 horas”.

Segundo Paulo Gomes, como o “percurso tem muito empedrado”, causa “muito desgaste” a nível muscular. “Acabei bem e com um bocadinho mais de ajuda e noutras condições podia ter baixado quase um minuto”, completou Paulo Gomes, que se queixou também do “vento” registado durante a prova.

O pódio masculino ficou completo com o queniano Anthony Ndunga, que chegou à meta 30 segundos depois de Paulo Gomes, enquanto a também queniana Pamela Chpechumba foi segunda na prova feminina, com 13.55 minutos de atraso para a compatriota Beatrice Toroitich.

Lídia Pereira, terceira classificada na prova feminina, disse que “estar no pódio é sempre bom e ter acabado também já é bom”, salientando: “Levantei-me às cinco da manhã para vir directamente de Viseu para aqui e já passei dos 43 anos”.

A organização da prova homenageou Carla Sacramento, atleta que foi campeã mundial de pista e que se retirou há quatro anos “por ser mãe”, segundo disse à agência Lusa.

A homenagem foi para “lembrar alguém que já estava esquecida”, que “diz muito” às pessoas ligadas ao atletismo e “foi campeã mundial”, explicou à Lusa o director da corrida, Jorge Teixeira.

Carla Sacramento mostrou-se feliz com a homenagem, dizendo ser um gesto que “tinha muito significado” para si e que lhe dava “muita alegria”.

A ex-atleta, sempre sorridente, admitiu que “tinha muitas saudades de estar e conviver com os atletas do passado”.

Carla Sacramento adiantou que quer permanecer ligada ao desporto e estuda agora para ser “professora de Educação Física do ensino primário”, faltando-lhe “ dois anos” para completar o curso.

A sétima Maratona do Porto incluiu uma prova de convívio, com 14 quilómetros, e uma mini-maratona de seis, tendo reunido mais de 8000 atletas.

A prova principal decorreu entre o Palácio de Cristal e o Parque da Cidade do Porto e nela participaram 1510 atletas.

Classificações:
– Masculinos:
1. Alex Kirui, Que 2:14.25 horas
2. Paulo Gomes, Conforlimpa 2:15.09
3. Anthony Ndunga, Que 2:15.39
4. Kimutai Keter, Que 2:19.03
5. Talam Kipsang, Que 2:20.54
6. Bedada Tola, Eti 2:23.55
7. António Fernandes, ACR Vale de Cambra 2:24.25
8. Luís Silva, Adercus 2:24.53
9. Thomas Kipkosguei, Que 2:25.57
10. Gil Ferreira, Adercus 2:26.37

- Femininos:
1. Beatrice Toroitich, Que 2:37.49 horas
2. Pamela Chpechumba, Que 2:51.44
3. Lídia Pereira, Casa Povo de Mangualde 2:56.51
4. Samantha Wood Edward, Ing 3:09.36
5. Susana Simões, Porto Runners 3:14.28

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Anália Rosa sexta em Espanha

Anália Rosa foi a melhor representante de Portugal no Crosse Internacional de Atapuerca, disputado este domingo em Burgos (Espanha).

Anália Rosa terminou os mais de 7 Km da prova feminina na sexta posição, enquanto Ana Dias foi nona. Sara Moreira, que regressou à competição após lesão, terminou na 11.ª posição. A vitória sorriu à campeã do Mundo de corta-mato em juniores, a etíope Genzebe Dibaba.

Em masculinos, Rui Silva foi 11.º classificado, seguindo-se na classificação nacional José Rocha em 15.º, Rui Pedro Silva em 19.º e Alberto Paulo em 21.º. Teklrmariam Medhuin, da Eritreia, actual vice-campeão mundial, venceu a prova.

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Africanos dominam maratona de Nova Iorque; Dulce Félix desistiu


O etíope Gebre Gebremariam e a queniana Edna Kiplagat venceram, este domingo, a Maratona de Nova Iorque, na qual a portuguesa Dulce Félix, convidada da organização, abandonou ao cabo de 33 quilómetros.

A portuguesa ainda se mostrou nos primeiros 25 quilómetros, acompanhando sempre o grupo da frente. Porém, o facto de não estar habituada a correr acabou por levar ao abandono.

«Estava muito entusiasmada com este desafio. No entanto, sei que nunca ter corrido a maratona significava não saber o que esperar. Dei o meu melhor, porém, a partir dos 25 km comecei a sentir algumas dificuldades. Lutei com todas as minhas forças para ultrapassar o mal-estar mas aos 33 km fui obrigada a parar. Estou desiludida por não ter concretizado o meu sonho, mas também sei que são coisas que acontecem e difíceis de prever», afirmou Dulce Félix.

A vitória entre as senhoras foi para a queniana Edna Kiplagat, com o tempo oficioso de 2.28,20 horas, seguida da norte-americana Shalane Flanagan e uma outra queniana, Mary Keitany.

Entre os homens, a vitória foi para o etíope Gebre Gebremariam (2.08,13 horas), enquanto o vencedor do ano passado, o também etíope Haile Gebreselassie, abandonou ao quilómetro 25. Logo depois, anunciou mesmo o abandono à competição.


sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Gebre o fundista velocista

15etkx5.jpg


A melhor imagem de Haile Gebrselassie é a de um fundista que se tornou velocista, tal a facilidade que tinha para mudar o andamento e conquistar medalhas de ouro nas grandes competições.

Foi assim nos Jogos Olímpicos e nos Campeonatos do Mundo e essa fina qualidade ímpar também se traduziu quando mudava de ambiente para a pista coberta. Gebrselassie despediu-se do atletismo quando abandonou a sua última prova, a Maratona de Nova Iorque, competição na qual fez a estreia aos 37 anos.

O conhecido fundista etíope diz que é preciso dar lugar aos mais jovens, em face da persistente lesão no joelho direito.

De certo modo as suas declarações foram inesperadas, mas Gebre sabe que não poderia haver milagres. São muitos anos consecutivos na alta-roda mundial, muito desgaste acumulado, e poucos incentivos lhe sobravam para querer prolongar a carreira no alto rendimento.

Ímpar

Para trás fica uma carreira ímpar. Foi fantástica a maneira como respondeu sempre afirmativamente aos grandes desafios. Haile era um fundista respeitado pelo seu valor e pela sua maneira de ser.

“Era um campeão afável e isso mete respeito aos adversários”, diria Carlos Lopes, que chegou a conhecer pessoalmente o detentor de 26 recordes do Mundo e vencedor de quase duas centenas de provas.

A expressão máxima foi conseguida há dois anos na maratona de Berlim, quando Gebrselassie bateu o recorde mundial da distância, com 2.03,59 h, baixando a barreira histórica das 2.04 h. Agora fica a dúvida se alguém tão cedo poderá baixar das duas horas na maratona.

Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Vice-campeão mundial no Crosse de Oeiras

O eritreu Teklemariam Medhin corre este sábado no Crosse Internacional de Oeiras, que se realiza no Jamor a partir das 12.30 h, embora as provas de seniores se iniciem apenas às 15 h (femininos) e 15.30 h (masculinos).

Medhin sagrou-se este ano vice-campeão mundial de crosse e venceu, na semana passada, a prova de Atapuerca (Espanha), a primeira do circuito da Federação Internacional (IAAF), o qual também integra Oeiras.

A australiana Benita Willis é a principal figura entre as estrangeiras.

O crosse conta ainda com alguns dos melhores atletas portugueses, já que é uma das provas de selecção para o Europeu de 12 de Dezembro, em Albufeira.

Jéssica Augusto, Dulce Félix, Sara Moreira, Anália Rosa, Rui Pedro Silva, Fernando Silva, José Rocha, Yousef El Kalay e Licínio Pimentel estão confirmados.

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Atleta do Ano da IAAF: finalistas anunciados

A IAAF vai entregar os prémios de Atleta do Ano numa gala marcada para o próximo dia 21, no Mónaco.

São já conhecidos os cinco finalistas masculinos e femininos nesta votação: os americanos Tyson Gay (100 m) e David Oliver (110 m barreiras), o eritreu Zersenay Tadese (meia-maratona), o queniano David Rudisha (800 m) e o norueguês Andreas Thorkildsen (dardo); a americana Allyson Felix (200 e 400 m), a croata Blanka Vlasic (altura), a jamaicana Veronica Campbell-Brown (100 e 200 m), a queniana Milcah Chemos Cheywa (3000 m obstáculos) e a britânica Jessica Ennis (provas combinadas).

abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Anália Rosa e Medhin vencem crosse de Oeiras

Anália Rosa venceu este sábado o crosse de Oeiras, integrado no calendário da IAAF, conquistando lugar no Europeu. Também Ana Dias (3.ª) e Sara Moreira (4.ª) estão pré-seleccionadas para o campeonato que se realiza em Albufeira, a 12 de Dezembro, enquanto Jéssica Augusto desistiu e Dulce Félix apenas correrá no crosse de Torres Vedras, dia 28.

Todas fizeram parte da Selecção que se sagrou campeã europeia em 2008 e 2009, com Inês Monteiro, agora ausente por ter sido operada a um joelho.

Em masculinos, o domínio foi dos atletas africanos, que ocuparam os quatro primeiros lugares. Venceu o vice-campeão mundial, Teklemariam Medhin, enquanto Yousef El Kalai foi o melhor português, em 5.º. Está também pré-seleccionado para o Europeu, tal como Rui Pedro Silva (6.º).

As equipas seniores para o Europeu poderão ter um total de seis atletas cada e o período de observação termina dia 28, com o crosse de Torres Vedras.

Masculinos:
1.º Teklamariam Medhin (Eritreia) 28.33 m
2.º Kidane Tadese (Eritreia) 28.37
3.º Edwin Soi (Quénia) 28.42
4.º Mathew Kipkoech (Quénia) 28.47
5.º Yousef el Kalai (Conforlimpa) 29.10
6.º Rui Pedro Silva (Maratona) 29.25
7.º Licínio Pimentel (Conforlimpa) 29.28
8.º Tiago Costa (SC Braga) 29.36
9.º Sterfano la Rosa (Itália) 29.56
10.º José Ramos (Conforlimpa) 30.24

Femininos:
1.ª Anália Rosa (Maratona) 20.01 m
2.ª Annah Wanjiru (Quénia) 20.04
3.ª Ana Dias (C. Benfica Faro) 20.08
4.ª Sara Moreira (Maratona) 20.15
5.ª Sandra Teixeira (Sporting) 21.11
6.ª Doroteia Peixoto (NA Joane) 21.11
7.ª Benita Willis (Austrália) 21.16
8.ª Daniela Cunha (Maratona) 21.31
9.ª Elisabete Lopes (Maratona) 21.44
10.ª Madalena Carriço (Marítimo) 21.54

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Maratona de Turim: Pertile e Jeptoo vencedores

O italiano Ruggero Pertile venceu este domingo a Maratona de Turim, na prova masculina, por sua vez a queniana Priscah Jeptoo conquistou o ceptro nos femininos.

Classificação
- Masculino:
1. Ruggero Pertile (Ita) 2.10:58 horas
2. Lawrence Kimaiyo (Que) 2.11:45
3. Habteselassie Lemma (Que) 2.12:21
4. Peter Kurui (Que) 2.13:06
5. Danilo Goffi (Ita) 2.14:38


- Feminino:
1- Priscah Jeptoo (Que) 2.27:01 horas
2- Fate Tola (Eti) 2.28:21
3. Florence Chepsoi (Que) 2.32:38

abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marisa Barros ganhou prova em Espanha


A atleta do Benfica, que bateu o recorde da competição, derrotou as quenianas Winnie Jepkemoi, que gastou 33.29, e Pamela Pertom, que fez 34.58.

A maratonista Marisa Barros ganhou hoje a 34.ª edição da Corrida Popular de São Martinho, em Ourense (Espanha), gastando 32.46 minutos a percorrer os 10 km do percurso.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Gebrselassie volta atrás e aponta a Londres'2012


O atleta etíope decidira abandonar o atletismo após a maratona de Nova Iorque, mas reconsiderou e já sonha com os próximos Jogos Olímpicos.

Haile Gebrselassie, de 37 anos, voltou atrás na sua decisão de abandonar o atletismo e vincou o seu desejo de ainda correr nos próximos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

O atleta etíope já conta com duas medalhas olímpicas e espera somar a terceira do seu palmarés na capital inglesa.

A decisão de abandono foi tomada após a recente maratona de Nova Iorque, de onde tinha saído lesionado. Contudo, no regresso à Etiópia, Gebrselassie reconsiderou e sonha agora com Londres 2012.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Usain Bolt vence Grand Prix 2010


O velocista jamaicano foi o atleta consagrado este ano pela Academia dos Desportos, ainda como reconhecimento pelos feitos alcançados em 2009.

Usain Bolt foi distinguido hoje com o prémio Grand Prix 2010, entregue pela Academia dos Desportos.

A distinção do atleta jamaicano teve por base a fantástica prestação em 2009, onde se sagrou campeão do mundo nos 100, 200 e 4x100 metros, nos Mundiais de Berlim.

Recorde-se que Usain Bolt é ainda o campeão olímpico nessas três categorias, onde detém os recordes do Mundo.

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Gebrselassie poderá correr até aos 45 anos

A garantia é dada pelo treinador do atleta de 37 anos, que confessara há uma semana a sua vontade de terminar a carreira.

Haile Gebrselassie poderá correr até aos 45 anos. Quem o diz é o treinador do experiente atleta etíope, que soma no seu palmarés duas medalhas em Jogos Olímpicos.

"Gebrselassie pode continuar em pista até aos 45 anos de idade", afirmou Woldemeskel Kostre, o treinador do maratonista que ainda há cerca de uma semana tinha posto um ponto final na carreira, depois de se lesionar na maratona de Nova Iorque.

"No sábado, ele viajou para Wollega, onde se realizou uma corrida, e disse que enquanto estiver se sentir bem vai continuar a competir. Muitas pessoas pediram-lhe para voltar atrás na decisão. Quando decidiu deixar de correr não equacionou o impacto que isso teria para o seu povo e para a juventude na Etiópia", explicou Kostre, garantindo que Gebrselassie já pensa nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sporting lança academia para novos campeões


O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, interrogou-se hoje sobre o que seria o “atletismo em Portugal sem o clube”, durante a apresentação do projecto Academia de Atletismo destinado a “descobrir e formar campeões”.

José Eduardo Bettencourt fez uma resenha histórica do atletismo no Sporting, lembrando que o clube conquistou nesta modalidade, no total, 5964 títulos mundiais, europeus, nacionais e regionais desde a sua fundação, há mais de 100 anos.
“O Sporting é uma das maiores potências europeias e mundiais no atletismo, com 65 atletas olímpicos e 89 medalhas conquistadas pelos seus atletas em Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais e europeus”, disse.
Abreu Matos, director técnico do atletismo, definiu a Academia de Atletismo como um projecto que “aposta na formação e captação de talentos”.
Para o professor José Uva, que apresentou o projecto, a academia quer trabalhar com "o maior número de jovens atletas possível para daí retirar os talentos que vão alimentar as equipas principais de atletismo do Sporting”.
“A academia – que vai funcionar na pista municipal Mário Moniz Pereira, em Lisboa – tem quatro objectivos: ter o maior número de atletas, captar jovens talentos, reforçar a formação de jovens em Portugal e alimentar as equipas seniores”, disse, esclarecendo que o clube vai estar “muito atento” ao trabalho nas escolas”, apostando assim “na captação de atletas de forma organizada”.
O director-geral das modalidades, Mário Patrício, aproveitou para fixar como objectivos da próxima época do atletismo do Sporting a reconquista dos títulos nacionais masculinos e femininos em pista coberta e ao ar livre, contando com isso com a chegada de novos atletas ao clube, designadamente Helder Pestana (ex-Estreito, Madeira, no dardo), João Vieira (ex-Rio Maior, na marcha), em masculinos, e Carla Ratão (ex-FC Porto, nos 400 metros e dardo) e Patrícia Mamona (ex-JOMA, no triplo salto e barreiras), em femininos.
O professor Moniz Pereira, vice-presidente do clube e durante 65 anos técnico de atletismo do clube, voltou a lamentar a ausência de uma pista de atletismo no Alvalade XXI, a falta de um pista coberta em Lisboa para os atletas poderem treinar e competir no Inverno.
Para Moniz Pereira, estas ausências significam uma "grande falta de cultura desportiva em Portugal, perante a única modalidade que conseguiu trazer ouro olímpico para o país".



sapo desporto
_____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Pequim acolhe Mundiais em 2015

Estádio Olímpico volta a receber estrelas


A IAAF decidiu este sábado atribuir a Pequim a organização dos Mundiais de atletismo de 2015, fazendo assim voltar as grandes figuras internacionais ao Ninho de Pássaro, que se celebrizou nos Jogos Olímpicos de 2008.

A capital chinesa era a única candidata à organização do evento, após a renúncia de Londres devido às incertezas em torno do futuro do estádio principal para as Olimpíadas de 2012.

O vice-presidente da câmara de Pequim e chefe do comité da candidatura chinesa, Liu Jingmin referiu que este seria o evento desportivo "mais importante" em Pequim desde os Jogos Olímpicos. "Vai ser muito significativo para a promoção do desporto na China", disse à Reuters.

O presidente da IAAF, Lamine Diack, considera haver uma oportunidade única para promover a modalidade e a cultura do atletismo. "Como dizemos às vezes, a China não é um país, é um continente", indicou o dirigente.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Rudisha e Vlasic eleitos atletas do ano

Galardoados na gala de Montecarlo


O queniano David Rudisha, recordista mundial dos 800 metros, e a croata Blanka Vlasic, campeã mundial do salto em altura em pista coberta e campeã europeia ao ar livre, foram eleitos os melhores atletas mundiais do ano pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Rudisha, de 21 anos, bateu a 22 de agosto o recorde mundial dos 800 metros que pertenceu durante 13 anos a Wilson Kipketer e, uma semana depois, voltou a baixar a sua própria marca.

Na corrida ao galardão masculino estavam também Zersenay Tadese, recordista mundial dos 20 km e da meia-maratona, Andreas Thorkildsen, campeão europeu e do Mundo do lançamento do dardo, Tyson Gay, que bateu Usain Bolt pela primeira vez em 2 anos, em Estocolomo, e David Oliver, vencedor das últimas 15 corridas de 110 m em que participou.

Já no que refere ao prémio feminino, Vlasic venceu por ser a grande dominadora do salto em altura nos últimos anos, sendo que esta temporada levou de vencidas 18 das 20 competições em que entrou.

Vlasic impôs-se a Veronica Campbell, nome maior dos 100 e 200 m, Milcah Cheywa, dominadora nos 3.000 m obstáculos, Jessica Ennis, campeã mundial do pentatlo em pista coberta e europeia do heptatlo ao ar livre e a Allyson Felix, que triunfou em 14 das 15 corridas que disputou nos 200 e 400m.

Os galardões foram entregues aos vencedores este sábado, na gala anual que teve lugar em Montecarlo.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Estrangeiros dominam cross da Amora


O britânico Scott Overal venceu entre os homens, enquanto a eslovena Sonja Roman se impôs nas mulheres.

Os atletas estrangeiros dominaram hoje o Cross Cidade de Amora, no qual notou-se a ausência dos melhores atletas nacionais.

As provas serviam de observação para os sub-23 e juniores com vista aos Europeus, tendo o britânico Scott Overal vencido em masculinos e a eslovena Sonja Roman em femininos, enquanto os melhores portugueses foram os sub-23 Ricardo Mateus e Carla Salomé Rocha.

Na principal corrida feminina, ganha por Roman por larga margem, há a destacar a réplica dada pela sub-23 Carla Salomé Rocha, esta época ingressada no JOMA, que foi a melhor portuguesa, no terceiro lugar, a escassos três segundos da segunda, a ucraniana Viktoriya Pohoryelska.

No entanto, também Daniela Cunha terá assegurado um lugar na selecção nacional sub-23 para os Europeus de corta-mato, a realizarem em Albufeira, no próximo dia 12, uma vez que acompanhou sempre a vencedora até a uma volta do fim, altura em que sprintou convencida que caminhava para a meta. Veio depois a ceder bastante, terminando na quarta posição.

Foi discutida ao "sprint" a principal prova masculina, ganha por Overal, com um segundo de vantagem sobre o sub-23 do Sporting Ricardo Mateus e três segundos sobre o queniano Peter Kiplagat.

Luís Pinto, quinto, e o também sub-23 Jorge Santa Cruz, sétimo, foram os outros melhores portugueses.

Os benfiquistas Rui Pinto e Débora Santos venceram as provas de juniores.


Classificações:


Masculinos:
1. Scott Overal (Grã-Bretanha) 24.56 minutos
2. Ricardo Mateus (Sporting) 24.57
3. Peter Kiplagat (Quénia) 24.59
4. Mariusz Gzynski (Polónia) 25.25
5. Luís Pinto (Sporting) 25.34
6. Martem Bostrom (Finlândia) 25.42
7. Jorge Santa-Cruz (Benfica) 25.53
8. Bruno Henriques (Jobra) 25.55
9. Carlos Silva (Sporting) 25.59
10. Nelson Cruz (P. Salema) 26.03




Femininos:
1. Sonja Roman (Eslovénia) 17.26 minutos
2. Viktoriya Pohoryelska 17.34
3. Carla Salomé Rocha (JOMA) 17.37
4. Daniela Cunha (Maratona) 17.54
5. Ercília Machado (SC Braga) 18.01
6. Carla Martinho (Adercus) 18.10
7. Catarina Lima (UD Várzea) 18.19
8. Ana Ferreira (Estreito) 18.32
9. Tânia Silva (Liberdade FC) 18.51
10. Sara Carvalho (Adercus) 19.20



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Ana Dias terceira


A algarvia Ana Dias foi este domingo terceira classificada no Cross de Soria, em Espanha, no qual Rui Silva e José Rocha, os outros portugueses presentes, foram apenas 18.º e 19.º, respectivamente, na prova masculina.

A sul-africana Dina Phalula foi a vencedora feminina, com 28.18 minutos, seguida da campeã espanhola Rosa Morató, a três segundos.


Ana Dias fechou o pódio, a sete segundos da vencedora, derrotando a queniana Hannah Wanjiru, que fora segunda no Cross de Oeiras, há uma semana.


A corrida masculina foi decidida ao sprint entre os quenianos Joseph Ebuya, campeão mundial, e Mathew Kisorio, que chegaram separados por apenas um segundo (29.57 minutos contra 29.58).


O espanhol Ayad Lamdassem fechou o pódio, com 30.31 minutos, à frente de dois eritreus.


Os portugueses Rui Silva (18.º, com 32.05 minutos) e José Rocha (19.º, com 32.06) chegaram com largo atraso, ficando muito aquém da sua valia.


Ambos voltarão a correr no próximo domingo, no Corta-Mato de Torres Vedras, decisivo para a selecção para o Europeu de Albufeira, a 12 de Dezembro.


sapo desporto
______________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Licínio Pimentel e Jessica Augusto vencem Crosse de Torres Vedras


Sem atletas estrangeiros, as duas provas principais foram muito diferentes entre si, pois na corrida feminina tudo se resolveu na primeira das quatro voltas ao percurso e a masculina foi muito mais equilibrada.

Os atletas Licínio Pimentel e Jessica Augusto ganharam hoje a 29.ª edição do Crosse de Torres Vedras, última prova de observação com vista aos Campeonatos da Europa de Corta-Mato, que se disputam em 12 de Dezembro em Albufeira.

Eduardo Mbengani (segundo), Rui Silva (terceiro) e José Rocha (quarto), em masculinos, e Dulce Félix (segunda) e Marisa Barros (terceira), em femininos, completam as selecções nacionais, juntando-se aos seleccionados após o Crosse de Oeiras: Yousef el Kalai e Rui Pedro Silva. Anália Rosa, Ana Dias e Sara Moreira.

Sem atletas estrangeiros, as duas provas principais foram muito diferentes entre si, pois na corrida feminina tudo se resolveu na primeira das quatro voltas ao percurso e a masculina foi muito mais equilibrada.

Jessica Augusto (individual) isolou-se bem cedo, seguida à distância por Dulce Félix (Maratona) e Marisa Barros (Benfica), também já com uma boa diferença entre si. Mónica Rosa, que seguia atrasada na quarta posição, desistiu a meio da prova.

Jessica Augusto terminou com 24 segundos de vantagem sobre Dulce Félix e 55 sobre Marisa Barros, enquanto a quarta classificada, Ercília Machado (Sporting de Braga), demorou mais 19 segundos a chegar. Ana Ferreira (Estreito), oitava, foi a primeira sub-23.

Na corrida masculina houve várias mudanças de líder, começando o comando por pertencer a Fernando Silva e Hermano Ferreira, que seguiram isolados até serem alcançados na segunda das sete voltas ao percurso, desistindo pouco depois.

Na terceira volta, Eduardo Mbengani, da Conforlimpa, ficou isolado na frente, só sendo alcançado na penúltima volta, para no final o mais forte ser o seu companheiro de equipa Licínio Pimentel, que repetiu o triunfo de 2007.

Seguiram-se Eduardo Mbengani, Rui Silva (Sporting) e José Rocha (Maratona), todos separados por quatro segundos. Bruno Jesus (Maia AC), quinto classificado a 10 segundos de Rocha, já ficou fora da selecção para os Europeus e Tiago Costa (Sporting de Braga), sétimo, foi o melhor sub-23.

Os benfiquistas Nuno Santos e Susana Godinho ganharam as provas de juniores.
As selecções de sub-23 e juniores serão divulgadas na segunda-feira.

Classificações:

- Masculinos:
1. Licínio Pimentel (Conforlimpa) 31.32 minutos
2. Eduardo Mbengani (Conforlimpa) 31.36
3. Rui Silva (Sporting) 31.40
4. José Rocha (Maratona) 31.44
5. Bruno Jesus (Maia AC) 31.54
6. Alberto Paulo (Marítimo) 32.03
7. Tiago Costa (Sporting Braga) 32.17 (1.º sub-23)
8. Filipe Pedro (individual) 32.43
9. Mário Teixeira (Sporting) 33.12
10. Sérgio Silva (Maia AC) 33.14
- Femininos:
1. Jessica Augusto (Individual) 18.20 minutos
2. Dulce Félix (Maratona) 18.44
3. Marisa Barros (Benfica) 19.15
4. Ercília Machado (Sporting Braga) 19.34
5. Sandra Teixeira (Sporting) 19.48
6. Cláudia Pereira (Sporting Braga) 19.58
7. Doroteia Peixoto (NA Joane) 20.03
8. Ana Ferreira (Estreito) 20.08 (1.ª sub-23)
9. Madalena Carriço (Marítimo) 20.11
10. Solange Jesus (Sporting) 20.35


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Anália Rosa troca as voltas

A atleta portuguesa Anália Rosa foi hoje nona classificado no Crosse Internacional de Llódio, em Espanha.

Anália Rosa terá ouvido mal a indicação do número de voltas e sprintou quando ainda faltava uma para a prova terminar, vindo depois a ressentir-se.

Para agravar o problema, sentiu uma contractura na perna, terminando a prova a coxear, em 29.17 minutos contra os 28.02 da vencedora, a espanhola Alessandra Aguilar.

O eritreu Teklemariam Medhin ganhou a prova masculina, dominada pelos atletas africanos.


sapo desporto

____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Em busca das medalhas


A 12 de Dezembro realiza-se em Albufeira o Europeu de crosse. Dois estreantes na Selecção que se prepara para coleccionar mais medalhas.

A selecção nacional de atletismo prepara-se para o Europeu de crosse, que irá decorrer a 12 de Dezembro em Albufeira, na pista das Açoteias, e está confiante para arrecadar medalhas colectivas. Yousef El Kalai e Marisa Barros são os estreantes.

Em femininos, a equipa composta por Anália Rosa, Ana Dias, Dulce Félix, Jéssica Augusto, Marisa Barros e Sara Moreira prepara-se para defender o ouro, conquistado em 2008 e 2009. O factor casa poderá ser mais um ponto a favor.

O estágio tem início hoje em Mira, mas Yousef El Kalai e Eduardo Mbengai serão ausências. Jéssica Augusto, Rui Silva e Rui Pedro Silva também poderão não estar presentes.


sapo desporto
_______________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Selecção feminina nas ruas da capital


Dulce, Jéssica, Anália e Ana correm em Lisboa depois do Europeu de crosse. José Ramos venceu em 2009 e regressa dia 26.

Quatro das seis atletas convocadas para a Selecção feminina do Europeu de crosse estão confirmadas na 3.ª edição da S. Silvestre de Lisboa.

Jéssica Augusto, Dulce Félix, Anália Rosa e Ana Dias vão vestir novamente a camisola de Portugal, defendendo o título europeu de crosse em Albufeira no próximo dia 12 e já têm na agenda a prova da capital, na tarde de 26 de Dezembro.

Jéssica venceu a primeira edição da S. Silvestre em 2008, poucas semanas depois de se sagrar vice-campeã europeia de crosse individualmente, enquanto Dulce foi a mais rápida no ano passado, embora ambas encontrem agora um percurso renovado, com partida e chegada na Praça do Comércio, num total de 10 quilómetros.

Ao quarteto - que em Albufeira terá ainda a companhia de Sara Moreira e Marisa Barros, as restantes escolhidas para o Europeu - juntam-se Daniela Cunha, Carla Salomé Rocha, também elas convocadas mas para a Selecção de sub-23, e Joana Costa.

Em masculinos regressa o vencedor de 2009, José Ramos, tendo como adversários Hermano Ferreira, Fernando Silva, Hélio Fumo e os triatletas João Silva e Bruno Pais.

Além dos 10 quilómetros realiza-se, em simultâneo, uma mini de apenas três quilómetros, ambas às 18 horas de dia 26, precedidas da S. Silvestre da Pequenada, destinada a crianças entre os 5 e os 11 anos, com início às 17 horas.

abola
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Tekeste Nekatibebe vence Maratona Internacional de Macau

O etíope Tekeste Nekatibebe venceu a Maratona Internacional de Macau ao concluir a prova em 02:16.15 horas, menos sete segundos que o segundo classificado, o queniano Stephen Chemlany.


Numa prova disputada logo ao início da manhã e que teve em Lino Barruncho a representação portuguesa que, contudo, não acabou a prova, o terceiro e último lugar no pódio foi ocupado pelo também queniano Rotich Kipkemoi que cumpriu os 42 quilómetros do percurso em 02:16.38 horas, mais 13 segundos que o primeiro.

O grupo da frente, que integrava cerca de 12 atletas manteve-se junto até aos últimos quilómetros da maratona, mas na parte final Tekeste Nekatibebe acabaria por ser mais forte e impor-se na vitória.

Na competição feminina, a chinesa Wang Xue Qin venceu com 02:37.37 horas, seguida pela queniana Rose Kerubo com o tempo de 02:38.09 horas e pela etíope Yenealem Buli, que acabou a corrida com 02:39.32 horas.

A maratona de Macau, que no conjunto das provas - que incluía a meia e a mini maratona - distribuiu prémios pecuniários de 70 600 dólares americanos.

Os três primeiros classificados das competições masculinas e femininas receberam, cada um, respectivamente 15 000, 6000 e 3500 dólares americanos, mas na competição masculina, os homens do pódio foram ainda contemplados com um prémio extraordinário de 3000 dólares por terem completado a prova em menos de duas horas e 37 minutos.

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Vasco Azevedo vence a 25ª edição da Maratona de Lisboa

Vasco Azevedo, do SC Lamego, ganhou hoje a 25.ª edição da Maratona de Lisboa, sagrando-se campeão nacional da especialidade.


O atleta de Lamego, de 36 anos, que em representação do Boavista, já tinha ganho a prova em 2007 e 2009, ultrapassou o russo Yuri Vinogradov aos 29 km, ganhando com 2:23.09 horas, um tempo fraco que se explica pelo forte vento e pela elevada humidade que se fez sentir em Lisboa.

Tal como no ano passado, o ucraniano Oleksey Rybalchenko foi segundo, com 2:24.55.

Carlos Santos, do Benfica, completou o pódio, com 2:31.01. Os dois anunciados atletas quenianos não estiveram presentes.

No sector feminino, a russa Marina Kovaleva triunfou em 2:42.40, quase 14 minutos de vantagem sobre a sua compatriota Ekaterina Shlahova.

A primeira portuguesa (campeã nacional) foi Ana Vieira (Zona Alta), com o tempo oficioso de 3:32.01.


Classificação:

Masculinos:

1º Vasco Azevedo (SC Lamego), 2:23.09.

2º Oleksey Rybalchenko (Rússia), 2:24.55.

3º Carlos Santos (Benfica), 2:31.01.

4º Nuno Nunes (CN Rio Maior), 2:35.40.

5º Roman Prodius (Moldávia), 2:37.23.

6º Yuri Vinogradov (Rússia), 2:40.56.

7º Custódio António (Estrela FC), 2:41.25.

8º Márcio Neves (N. Oeiras), 2:42.24.

9º Mathias Mustonen (Suécia), 2:43.17.

10º Pedro Gomes (N. Oeiras), 2:43.27.


Femininos:

1ª Marina Kovaleva (Rússia), 2:42.40.

2ª Ekaterina Shlahova (Rússia), 2:56.30.

3ª Laura Garcia (Espanha), 3:16.05.

O Jogo
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo