Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Autópsia confirma suicídio de Pettigrew

O antigo campeão mundial dos 400 metros fora encontrado morto a 10 de Agosto, dentro do seu automóvel, e em circunstâncias algo estranhas, cuja autópsia agora confirmou o seu suicídio.

Antonio Pettigrew suicidou-se. Foi esta a conclusão da autópsia ao antigo campeão mundial dos 400 metros, que foi encontrado morto dentro do carro, a 10 de Agosto.

Segundo o relatório, o ex-atleta norte-americano não resistiu a uma overdose de difenidramina, um anti-histamínico que funciona como sonífero.

O doping foi de resto assumido por Pettigrew desde 1997, o que o levou a perder uma medalha olímpica conquistada em Sydney'2000, nos 4x400 metros.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Conforlimpa mais favorita Maratona com problemas

São apenas 8 equipas masculinas e 6 femininas aquelas que concorrerão à Taça dos Campeões Europeus de Estrada, domingo, em Torres Vedras, os números mais baixos de sempre. E a ausência da equipa feminina russa, que tem discutido os títulos com o Maratona, faz com que as vitórias masculina e feminina venham a ser certamente portuguesas.

Os responsáveis de Conforlimpa e Maratona concordam: a equipa da empresa de limpezas é favorita. O Maratona ganhou no ano passado, em Paris, mas o vencedor individual de então, Hermano Ferreira, passou para a Conforlimpa e fará equipa com Licínio Pimentel, campeão nacional, Paulo Gomes, Hélder Ornelas, Yousef el Kalai (campeão nacional de corta-mato) e José Ramos, que substitui o lesionado Manuel Damião.

“Embora respeitando o adversário, que foi campeão no ano passado, creio que somos favoritos”, refere Eduardo Henriques, responsável da Conforlimpa, que elogia o último reforço. “O Hermano é um moço espetacular e só espero que ele consiga repetir o feito do ano passado”.

Rafael Marques, treinador do Maratona, reconhece a superioridade dos rivais: “Só no final se saberá quem ganha mas no ano passado estava muito mais esperançado. A Conforlimpa é uma equipa mais experiente e temos alguns problemas.”

O Maratona deve apresentar Rui Pedro Silva, José Rocha, Fernando Silva, Ricardo Ribas (que deixou a Conforlimpa), Nuno Costa e Rui Teixeira.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tommie Smith desfaz-se dos anéis

Medalha de ouro e sapatos da corrida no México’68 à venda.

O punho erguido, a luva negra na mão direita, a cabeça baixa, uma imagem que fica para a história dos Jogos Olímpicos, a do norte-americano Tommie Smith, vencedor dos 200 metros no México’1968, em protesto no pódio mexicano contra a discriminação que era feita aos negros, nos Estados Unidos.

A imagem inclui também John Carlos, que ganhou a medalha de bronze e tomou a mesma atitude de Smith, com os sapatos de ambos, utilizados na corrida, pousados, inertes, sobre o pódio, enquanto eles calçavam apenas meias pretas.

Esse momento poderoso celebrizado na expressão Black Power e corporizado pelos heróis americanos, ficou imortalizado na foto, mas não alimenta quem o protagonizou. A notícia agora é a aflição de Tommie Smith, incapaz de gerar meios de sobrevivência aos 66 anos.

Segundo o jornal “San Jose Mercury News”, Smith quer desfazer-se da medalha de ouro ganha no México e das sapatilhas a troco de 250.000 dólares (cerca de 178.000 euros), porque está desesperado. “Ele faz isto por dinheiro”, confirmou Gary Zimet, da leiloeira MIT Memorabili.

O simbolismo da atitude de Smith, há 42 anos, valeu-lhe o respeito do Mundo que via para além da cor da pele, mas fê-lo pagar dividendos demasiado altos para quem nasceu num sistema em que a glória desportiva não chegava para apagar as diferenças entre os homens. Fica ainda por leiloar a luva negra, que Tommie Smith perdeu algures.

Record
_______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
António Leitão em corrida solidária

Mealhada é a anfitriã do evento.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida da Mealhada vai organizar uma marcha/corrida, no domingo, pelas 10 horas, no Parque da Cidade, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão.


Intitulada "Desporto pela Inclusão", esta ação tem como objetivo assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de outubro) e sensibilizar a sociedade para a importância do combate a esta realidade, que passa também pela prática de atividades inclusivas, como é o caso do Desporto.


Além da Mealhada, esta iniciativa vai realizar-se em simultâneo em quatro localidades portuguesas (Alcoutim, Évora, Lisboa e Lamego), esperando a organização uma adesão de cerca de 10 mil participantes.


O ex-atleta António Leitão é uma das personalidades que vai estar presente nesta ação. A entrada é gratuita e será entregue aos participantes uma t-shirt comemorativa desta iniciativa.



Record
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Quénia domina mundial de meia-maratona

Kiprop e Kiplagat vencem na China

Os atletas quenianos Wilson Kiprop, com o tempo de 1:00.07 horas na prova masculina, e a Florence Kiplagat, com 1:08.24 na feminina, venceram hoje os Campeonatos do Mundo da Meia-Maratona, em Nanning, na China.

Vencedor das meias-maratonas de Paris, em março, e de Lille, França, em setembro, Kiprop ganhou a corrida masculina dos Mundiais com quatro segundos de vantagem sobre o eritreu Zersenay Tadese, que em 21 de março bateu o recorde do Mundo na Meia-Maratona de Lisboa, com 58.23 minutos.

Depois de Zersenay Tadese, que tinha sido o vencedor das últimas quatro edições dos Campeonatos do Mundo, chegou o queniano Sammy Kitwara, a 15 segundos do compatriota Kiprop.

Campeã do Mundo de corta-mato em 2009 e principal favorita nesta prova, Florence Kiplagat derrotou por 10 segundos a etíope Dire Tune e por 41 a também quaniana Peninah Arusei.

Classificações:

Masculinos:

1. Wilson Kiprop, Quénia 1:00.07 horas
2. Zersenay Tadese, Eritreia 04s
3. Sammy Kitwara, Quénia 15s
4. Silas Kipruto, Quénia 56s
5. Samuel Tsegay, Eritreia 1.06m

Femininos:

1. Florence Kiplagat, Quénia 1:08.24 horas
2. Dire Tune, Etiópia 10s
3. Peninah Arusei, Quénia 41s
4. Feyse Tadese, Etiópia 1.04m
5. Joyce Chepkirui, Quénia 1.06m

RC
 

eica

GForum Vip
Entrou
Abr 15, 2009
Mensagens
21,723
Gostos Recebidos
1
Atletismo: TCCE - Maratona campeão europeu de estrada masculino e feminino

Torres Vedras, Lisboa, 17 out (Lusa) -- As equipas masculina e feminina do Maratona venceram hoje a Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo em estrada (TCCE), em Torres Vedras, numa edição totalmente dominada pelos portugueses.

O domínio luso na TCCE é comprovado com o facto de Conforlimpa (masculinos) e Sporting de Braga (femininos) terem ocupado as segundas posições e de, individualmente, Portugal ter colocado nove atletas masculinos e seis femininos nos primeiros lugares.

No entanto, a competição contou com a presença de apenas oito equipas masculinas e seis femininas, os números mais baixos de sempre.

Lusa
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Maratona campeão europeu de estrada masculino e feminino
ArtigoPor Sapo Desporto c/ Lusa

As equipas masculina e feminina do Maratona venceram hoje a Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo em estrada (TCCE), em Torres Vedras, numa edição totalmente dominada pelos portugueses.

O domínio luso na TCCE é comprovado com o facto de Conforlimpa (masculinos) e Sporting de Braga (femininos) terem ocupado as segundas posições e de, individualmente, Portugal ter colocado nove atletas masculinos e seis femininos nos primeiros lugares.

No entanto, a competição contou com a presença de apenas oito equipas masculinas e seis femininas, os números mais baixos de sempre.

A prova masculina, de meia-maratona, teve um desfecho algo inesperado: Hermano Ferreira, da Conforlimpa, que já tinha ganho em 2009 pelo Maratona, isolou-se logo ao terceiro quilómetro e não deu hipóteses, terminando com quase minuto e meio de vantagem, no muito bom tempo de 1:01.24 horas.

A marca não pode, porém, ser homologada oficialmente, devido ao desnível do percurso da prova.

Nos seis lugares seguintes classificaram-se cinco atletas do Maratona, que assim dominou colectivamente, com um total de 16 pontos, contra 24 da Conforlimpa e 58 da formação checa do AK Kromeriz.

O jovem Nuno Costa foi a surpresa da competição, ao classificar-se em segundo lugar, com 1:02.51 horas, terminando quatro segundos à frente do olímpico Rui Pedro Silva.

A corrida feminina foi dominada por Dulce Félix, que esta época trocou o Sporting de Braga (clube em representação do qual ganhara a última edição da prova, em 2008) pelo Maratona.

Dulce Félix correu os 15 quilómetros da prova em 50.31 minutos, contra 51.04 da sua colega de equipa Anália Rosa e 52.09 da bracarense Filomena Costa.

Com a ausência da equipa campeã russa, que tem sido a principal adversária, o Maratona dominou colectivamente e, apesar de desfalcado das lesionadas Inês Monteiro e Sara Moreira, colocou as suas quatro atletas nos cinco primeiros lugares.

O Maratona somou sete pontos, contra 17 do Sporting de Braga, que ascendeu ao segundo lugar, depois de ser terceiro nas últimas sete edições da prova. A formação espanhola Canal Isabel II fechou o pódio, com 28 pontos.

Classificações:
- MASCULINOS (21,197 km):
1. Hermano Ferreira (Conforlimpa) 1:01.24 horas
2. Nuno Costa (Maratona) 1:02.51
3. Rui Pedro Silva (Maratona) 1:02.55
4. Paulo Gomes (Conforlimpa) 1:02.59
5. José Rocha (Maratona) 1:03.16
6. Rui Teixeira (Maratona) 1:03.16
7. Fernando Silva (Maratona) 1:03.17
8. Licínio Pimentel (Conforlimpa) 1:03.44
9. Ricardo Ribas (Maratona) 1:05.13
10. Jan Kreisinger (Kromeriz) 1:05.41
11. José Ramos (Conforlimpa) 1:05.53
12. Hélder Ornelas (Conforlimpa) 1:06.40
Desistiu: Yousef el Kalai (Conforlimpa)


Por equipas:
1. Maratona, Por 16
2. Conforlimpa, Por 24
3. AK Kromeriz, Che 58
4. Herming Lobeklub, Din 79
5. AC Partizam, Ser 100
6. CD Spartans, Irl 108
7. U. Guadalajara, Esp 109
8. Olimpus San Marino, Smr 125

- FEMININOS (15 km):
1. Dulce Félix (Maratona) 50.31 minutos
2. Anália Rosa (Maratona) 51.04
3. Filomena Costa (Sporting Braga) 52.09
4. Elisabete Lopes (Maratona) 52.33
5. Daniela Cunha (Maratona) 53.20
6. Ercília Machado (Sporting Braga) 53.59
7. Mª Ruiz Castellanos (Canal Isabel II) 55.12
8. Fernanda Miranda (Sporting Braga) 55.16


Por equipas:
1. Maratona, Por 7
2. Sporting de Braga, Por 17
3. Canal Isabel II, Esp 28
4. Mayo AC, Irl 35
5. LAC TV Untergarss, Sui 48

sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Moniz Pereira em situação estável

O vice-presidente do Sporting foi internado ontem depois de se ter sentido indisposto após uma cerimónia religiosa, mas já poderá ter alta hoje.

Moniz Pereira encontra-se em situação estável e poderá ter alta ainda hoje do hospital.

O vice-presidente do Sporting, conhecido como "senhor atletismo", teve uma indisposição durante uma cerimónia religiosa no domingo que o levou a ser hospitalizado.

Os médicos entenderam ser aconselhável passar a noite de ontem em observação, mas como os resultados dos exames não revelaram nada que inspirasse cuidados de maior, poderá ter alta durante esta segunda-feira.

sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
IAAF anuncia candidatos a melhores do ano

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou, esta terça-feira, a selecção de 20 candidatos (10 masculinos e 10 femininos) aos prémios de melhores atletas do ano.

Os candidatos serão agora submetidos a votação no site oficial da IAAF até 7 de Novembro. Serão depois reduzidos a três em cada categoria para o vencedor ser escolhido pelo Júri Especial da Fundação Internacional de Atletismo. O anúncio será feito a 21 de Novembro.

Eis os candidatos:

Masculino: Christian Cantwell (EUA), Tyson Gay (EUA), Steven Hooker (AUS), Bernard Lagat (EUA), Christophe Lemaître (FRA), David Oliver (EUA), David Rudisha (QEN), Zersenay Tadese (ERI), Teddy Tamgho (FRA) e Andreas Thorkildsen (NOR).

Feminino: Veronica Campbell Brown (JAM), Milcah Chemos Cheywa (QEN), Meseret Defar (ETI), Jessica Ennis (GRB), Allyson Felix (EUA), Fabiana Murer (BRA), Nadezhda Ostapchuk (BIE), Olga Rypakova (CAZ), Blanka Vlasic (CRO) e Anita Wlodarczyk (POL).

A Bola
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Campeão olímpico e mundial suspenso por 21 meses

O norte-americano LaShawn Merrit, especialista nos 400 metros, foi suspenso por 21 meses devido ao facto de ter acusado um esteróide anabolisante.

A agência norte-americana de antidoping suspendeu LaShawn Merrit por 21 meses. O campeão olímpico e mundial dos 400 metros acusou positivo a DHEA (esteróide anabolizante) em três controlos antidoping.

A substância proibida foi detectada pela primeira vez em Outubro de 2009 e posteriormente confirmada em outras análises, o que prolonga a suspensão de Merrit até Junho de 2011.

Face à cooperação de Merrit ao longo das investigações, a agência norte-americana 'perdoou' três meses à sanção de dois anos habitualmente aplicada nestes casos.

sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Jorge Viegas mantém cargo na Federação Internacional

Jorge Viegas foi reeleito vice-presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), por quatro anos, durante o congresso que está a ter lugar em Macau, ate ao próximo sábado. Após a nomeação, o actual presidente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) mostrou-se satisfeito com a escolha, somando 53 votos a favor, num total de 98 federações. "Estou contente, tanto mais que recebi votos de federações de todos os continentes", adiantou.

O dirigente defendeu que irá continuar o trabalho realizado até ao momento, alargando as suas competências à implementação do novo plano estratégico do FIM. "Além disso, a manutenção neste cargo é importante para Portugal continuar a receber um volume significativo de provas internacionais ao mais alto nível", lembrou.

O venezuelano Vito Ippolito mantém-se também no cargo de presidente, depois de alcançar 55 votos a favor, preparando-se agora para o seu segundo mandato.

Além da eleição dos seus dirigentes, a Assembleia Geral decidiu também alterar os estatutos da Federação Internacional, que não eram actualizados há treze anos

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Recorde de participantes na Corrida do Tejo

Prova terá a participação de Rui Silva

A 30.ª edição da Corrida do Tejo, na distância de 10 mil metros, entre Algés e Oeiras, vai juntar no domingo 10 000 atletas, depois de as inscrições terem esgotado em tempo recorde.

A prova, que, na primeira edição, em 1981, contou com 807 participantes, terá a participação do medalhado olímpico Rui Silva, que venceu em 2007 e foi segundo em 2009 e que partirá com o dorsal número um.

Durante a apresentação da prova, que decorreu em Oeiras, Rui Silva garantiu querer "estar ao melhor nível" e referiu que é "sempre um prazer correr ao lado de muitas pessoas, o que não acontece nas provas de pista".

O triatleta João Silva, campeão europeu de sub-23, é outro dos participantes na prova, cuja partida estará organizada em duas zonas distintas.

A prova, que tem partida agendada para as 10 horas, contará também com a presença de Jéssica Augusto, vencedora da última edição.

Antes da prova foram realizadas quatro edições de treino, que, segundo a organização, contaram com a participação de 1000 atletas.

Os participantes receberão um "chip", a ser colocado nas sapatilhas, que fará o controlo dos tempos.

Em 2009, a prova foi ganha por Hélder Ornelas, que terminou com o tempo de 30.13 minutos, em masculinos, e por Jéssica Augusto (33.05), em femininos.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Maratona de Pequim: Vitória para Siraj Gena e Wang Jianli

O etíope Siraj Gena e a chinesa Wang Jianli venceram hoje a Maratona de Pequim, disputada numa manhã com frio, chuva e vento.

Siraj Gena, de 26 anos, conseguiu a vitória ao sprint final onde foi superior aos seus adversários, sem forças para o acompanhar.

Já Wang Jianli só acompanhou o grupo da frente nos últimos seis quilómetros do percurso e conseguiu impor-se mantendo um ritmo regular apesar das condições meteorológicas.

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rui Silva e Jessica Augusto vencem Corrida do Tejo

Os dois atletas portugueses foram os mais rápidos na prova que decorreu entre Algés e Oeiras.

Rui Silva e Jessica Augusto ganharam hoje a 30.ª edição da Corrida do Tejo, prova de 10 km entre Algés e Oeiras que reuniu cerca de 10 mil praticantes da corrida.

O atleta do Sporting liderou sempre a prova e isolou-se ao oitavo quilómetro, para terminar em 29:13 minutos, com dez segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Ricardo Mateus, que havia ultrapassado Luís Pinto perto da meta.

Rui Silva já havia ganho a prova há dois anos e foi segundo na época passada.

No sector feminino, Jessica Augusto concluiu o percurso em 33:27 minutos, com mais de um minuto de vantagem sobre Sandra Teixeira (34:36), enquanto Daniela Cunha completava o pódio, com 35:10.

Vanessa Fernandes, que regressou recentemente aos treinos, concluiu no quarto lugar.



Classificações

Masculinos
1º Rui Silva (Sporting) 29.13 minutos
2º Ricardo Mateus (Sporting) 29.23
3º Luís M. Pinto (Sporting) 29.28
4º Bruno Paixão (AC Portalegre) 31.04
5º João Lopes (CN Rio Maior) 31.36


Femininos
1ª Jessica Augusto (Nike) 33.27
2ª Sandra Teixeira (Sporting) 34.38
3ª Daniela Cunha (Maratona) 35.10
4ª Vanessa Fernandes (Benfica) 37.54
5ª Sandra Pinto (N. Oeiras) 38.13


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Torneio Ibérico de 10 mil metros regressa em 2011.

Portugal e Espanha voltam a juntar esforços no desenvolvimento do meio-fundo, fazendo regressar em 2011 o Torneio Ibérico de 10 mil metros.


Com a organização da edição a ser intercalada pelos dois países, Espanha recebe a edição de 2011, que se terá lugar a 2 de Abril, em Huelva ou Punta Umbria.


Brevemente serão conhecidos os pormenores regulamentares da competição, sabendo-se para já que a mesma terá mínimos de participação.



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Bolt regressa às pistas

O velocista jamaicano prepara já os Mundiais de atletismo de 2011, que se vão realizar em Daegu, na Coreia do Sul.

Usain Bolt não esconde a satisfação pelo regresso aos treinos, depois de uma paragem de quase três meses devido a lesão. "Estou saudável e completamente recuperado das lesões nas costas e tendão de Aquiles. Estou a apreciar imenso este regresso aos treinos", afirmou o velocista jamaicano, campeão mundial e olímpico de 100, 200 e 4x100 metros.

O recordista mundial quer voltar depressa à sua melhor forma, pois o rival norte-americano Tyson Gay mostra-se cada vez mais competitivo e os Mundiais de atletismo realizam-se já em 2011, na cidade de Daegu (Coreia do Sul). "Pela primeira vez na minha carreira estava ansioso por poder voltar a correr. E quero defender os meus títulos nos Mundiais de 2011", avisou Bolt.

Recorde-se que as lesões forçaram Bolt a terminar a época mais cedo, depois de ter sido derrotado nos 100 metros por Tyson Gay no meeting de Estocolmo, no início de Agosto.

sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Queniano Raymon Bett vence maratona de Atenas

Drazdaukaite ganha prova feminina

O queniano Raymond Bett e a lituana Rasa Drazdaukaite ganharam a maratona de Atenas, que este ano marca os 2.500 anos da corrida do soldado Phidippides para anunciar a vitória grega sobre os persas.

O soldado, que correu os 42 quilómetros que separavam Atenas do local da batalha, ocorrida 490 anos antes da era atual, em Marathon, para anunciar aos seus compatriotas atenienses a vitória sobre as tropas persas invasoras, morreu exausto depois de comunicar o êxito grego.

Raymond Bett venceu com um tempo de 2:12.40 horas, ficando em segundo e terceiro lugares os também quenianos Jonathan Kipkorir e Edwin Kimutai.

A prova feminina foi ganha pela lituana Rasa Drazdaukaite, com um tempo de 2:31.06 horas, superando a russa Olga Glog (2.ª posição) e a ucraniana Svitlana Stanko, que chegou em 3.º.

Participaram na maratona, que decorreu entre a aldeia de Marathon e o estádio de mármore (centro de Atenas), onde em 1896 se realizaram os primeiros jogos olímpicos da era moderna, 12 mil atletas de 88 países, incluindo o ministro esloveno dos negócios estrangeiros.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Wilson Kipsang alcança terceira melhor marca do ano em Frankfurt

Wilson Kipsang conquistou hoje a Maratona de Frankfurt em Atletismo, alcançando a melhor marca da prova e a terceira melhor do ano. Finalizando a prova em 2:04.57 horas, o atleta queniano venceu a Maratona na Alemanha, sagrando-se ainda na décima melhor marca de sempre na maratona, depois de ter sido terceiro classificado em Paris.

Na segunda posição da Maratona de Frankfurt ficou o etíope Tadese Tola, que atingiu o tempo de 2:07.13, e na terceira ficou o queniano Elias Chelimo, que completou a prova em 2:07.04.

Na categoria feminina da maratona, a queniana Caroline Kilel foi a primeira classificada, com 2:23.25 minutos, estabelecendo também um novo recorde da prova

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,062
Gostos Recebidos
437
Hermano Ferreira nomeado para atleta europeu do mês

atleta que venceu a passada meia-maratona de Torres Vedras, representando a Conforlimpa está nomeado para atleta europeu do mês de Outubro, juntamente com o russo Aleksey Sokolov, o ucraniano Serhiy Budza, os britânicos Andy Turner, David Greene, Greg Rutherford, Leon Baptiste e Steven Lewis.

O vencedor será anunciado a 15 de Novembro, sendo que o atleta português está também em boa posição para se poder candidatar a receber o prémio de melhor atleta do ano.

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Mineiro chileno vai correr a Maratona de Nova Iorque

Edison Peña, o mineiro chileno que completou um triatlo apenas 11 dias depois de ser resgatado da mina, participará agora na Maratona de Nova Iorque.

Depois de 69 dias soterrado numa mina a 700 metros de profundidade, o mineiro chileno Edison Peña foi notícia por completar um triatlo apenas 11 dias após o bem sucedido resgate. Agora, Edison irá participar na Maratona de Nova Iorque no próximo fim-de-semana.

"O mineiro Peña chegará esta semana a Nova Iorque para correr tanto a Maratona como a corrida de oito quilómetros, que se realiza dois dias antes", revelou uma fonte da organização da prova norte-americana.

Conhecido como o "mineiro-atleta", por correr diariamente vários quilómetros nas galerias subterrâneas da mina como forma de afastar o stress e a ansiedade, Edison Peña, de 34 anos, será assim no próximo domingo uma das estrelas da 41ª edição da maratona nova-iorquina.

sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Dulce Félix estreia-se na Maratona de Nova Iorque


A atleta minhota parte para a prova com a ideia de fazer uma corrida cautelosa, que lhe permita chegar ao final sem grandes problemas.

A atleta do Maratona Ana Dulce Félix, campeã nacional de corta-mato, vai correr domingo a Maratona de Nova Iorque, naquela que será a sua estreia na distância.


A atleta minhota parte para a prova com a ideia de fazer uma corrida cautelosa, que lhe permita chegar ao final sem grandes problemas.


"O meu primeiro objectivo é concluir a prova, que sei não ser fácil, e ter um lote de concorrentes muito forte", afirmou a atleta, que viajou na quarta-feira para Nova Iorque.


"Naturalmente que não poderei seguir o ritmo das primeiras, antes imprimirei o meu próprio andamento", acrescentou a atleta, que tem ainda como objectivo representar a selecção nacional no Campeonato da Europa de corta-mato, no dia 12 de Dezembro, em Albufeira, Algarve.


A atleta será acompanhada em Nova Iorque pela sua treinadora Maria do Sameiro Araújo.


A preparação decorreu sem problemas e conforme o planeado e, há duas semanas, a atleta deu mostras de estar num bom momento de forma ao ganhar, destacada, a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Torres Vedras, na distância de meia maratona.


Entre as principais adversárias de Dulce Félix, contam-se a vencedora da época passada, Derartu Tulu, as duas últimas vencedoras da Maratona de Boston, Salina Kosgei e Teyba Erkesso, a russa Inga Abitova, segunda em Londres este ano, com 2:22.19 horas, e a campeã mundial de meia maratona Mary Keitany, a mais famosa das estreantes na distância.


A mais famosa figura da prova será o etíope Haile Gebrselassie, duas vezes campeão olímpico de 10 000 metros e recordista mundial da maratona, com 2:03.59 horas, que fará a sua estreia em Nova Iorque.


Gebrselassie é considerado favorito, mas o percurso desta maratona não é propício à obtenção de grandes marcas.


De qualquer forma, não terá tarefa fácil face aos quenianos Abel Kirui e Emmanuel Mutai, campeão e vice-campeão mundiais, a James Kwambai, detentor do terceiro tempo mundial de sempre (2:04.27), ao brasileiro Marilson dos Santos, vencedor da prova em 2006 e 2008, e a Meb Keflezighi, que se tornou há um ano o primeiro americano a ganhar a prova desde 1982, entre vários outros.


Entre os estreantes com pretensões aos primeiros lugares conta-se o etíope Gebre Gebremarian, já campeão mundial de corta-mato.



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Quenianos os principais favoritos



A sétima edição da Maratona do Porto, que se realiza domingo, reúne mais de 1500 atletas, com os quenianos Betram Kimutai Keter e Pamela Chepchumba como principais candidatos ao triunfo.

Os quenianos Betram Kimutai Keter e James Moiben são os favoritos na prova masculina: o primeiro venceu este ano a meia maratona de Atenas e de Nairobi e o segundo venceu por quatro vezes a Corrida de São João.

Além dos quenianos, também o português Paulo Gomes tem grandes expectativas para a prova portuense, que reunirá 1510 atletas de 33 nacionalidades.
Paulo Gomes congratulou-se por estar presente numa “grande maratona a nível internacional”, revelando que vai correr a prova para tentar os mínimos para os Mundiais, que vão acontecer na Coreia do Sul, em Agosto de 2011.

“Se a corrida for feita no ritmo certo e se não cometer erros graves, devo conseguir bater no tempo dos mínimos, que andará nas 2:14 ou 2:15”, acrescentou o único português com objectivos concretos para a maratona, que domingo espera dar uma “grande alegria” ao público.

Na lista de inscritos do lado feminino, o nome mais forte é o de Pamela Chepchumba, vencedora da meia-maratona do Porto, há menos de um mês.

“Não sei se consigo ganhar. A maratona é diferente da meia-maratona, é uma prova muito mais dura e não conheço o percurso. Mas sinto-me bem, vou correr para a vitória”, assegurou a queniana, detentora da melhor marca.

A 7.ª Maratona do Porto é também um pretexto para homenagear Carla Sacramento, campeã do Mundo dos 1500 metros, em 1997.

“É um gesto que mostra que não se esqueceram de mim. É um reconhecimento de todo o esforço de uma carreira”, disse à Agência Lusa a atleta portuguesa, que não excluiu a possibilidade de alinhar na maratona da cidade invicta no futuro.

Sobre a hipótese de participar na prova de domingo, Carla Sacramento admitiu ponderar: “Se calhar ainda me animo para participar na Family Race”.

O organizador da prova realçou a importância da maratona do Porto como marco de promoção de Portugal: “Este é um evento que merece o respeito e carinho de todos e merece mais investimento público”.

Como atractivo extra, Jorge Teixeira anunciou um prémio adicional de 10 mil euros para os atletas que baixarem das 2:07 horas, no sector masculino, e das 2:27, no feminino.

“São marcas difíceis, mas não impossíveis. Impossível era ter uma maratona aqui e agora estamos aqui muitos”, concluiu o responsável pela Run Porto, organizadora do evento.

sapo desporto
_____________
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo