• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Atletismo

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nelson Évora é o quarto atleta luso com mais de uma medalha

Nelson Évora tornou-se hoje o quarto atleta português a repetir medalhas em mundiais de atletismo, ao arrebatar a prata no triplo-salto em Berlim2009, depois de se ter sagrado campeão em Osaca (2007).

O atleta do Benfica passa a ocupar o terceiro lugar do "ranking" luso, atrás de Fernanda Ribeiro (uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze) e Manuel Machado (uma de ouro e duas de prata).

Fernanda Ribeiro, também campeã olímpica (10.000 metros, em Atlanta96), como Nelson Évora (Pequim2008), venceu os 10.000 metros em Gotemburgo (1995), onde também conquistou a prata nos 5.000 metros.

Ainda nos 10.000 metros, Fernanda Ribeira foi segunda classificada em Atenas (1997), edição em que, a exemplo de 1995, também coleccionou duas medalhas, já que foi terceira nos 5.000 metros.

Por seu lado, Manuela Machado conquistou os seus três "metais" na maratona, tendo ganho em Gotemburgo e sido segunda em Estugarda (1993) e Atenas.

Além de Nelson Évora, Fernanda Ribeiro e Manuela Machado, também Carla Sacramento colecciona mais do que uma medalha em mundiais: nos 1.500 metros, sagrou-se campeã em Atenas e foi medalha de bronze em Gotemburgo.

No lote dos medalhados lusos, destaque ainda para o ouro de Rosa Mota na maratona da edição de 1987, em Roma, onde Domingos Castro arrecadou a prata nos 5.000 metros.

Carlos Calado (comprimento, em Edmonton2001), Rui Silva (1.500 metros, em Helsínquia2005) e Susana Feitor (20km marcha, em Helsínquia2005) conquistaram medalhas de bronze para Portugal, que colecciona agora 16 "metais" (cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze) em mundiais

OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Jamal Chatbi com controlo positivo

O atleta marroquino Jamal Chatbi, que estava apurado para a final dos 3.000 metros obstáculos dos Mundiais de atletismo de Berlim'2009, acusou positivo num controlo antidoping, anunciou hoje a federação marroquina.

Em comunicado, a federação marroquina indicou que o atleta foi controlado no sábado, véspera da sua entrada em prova, tendo acusado clenbuterol, um anabolisante.

A federação marroquina, que foi informada do resultado positivo da amostra A na segunda-feira, adiantou que já propôs ao atleta a análise da amostra B e que já o convocou para o ouvir.

Chatbi qualificou-se no domingo para a final da prova, ao ser segundo classificado da terceira série.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Todos os medalhados

MASCULINOS

100 metros
Bolt (Jamaica) - Ouro
TYson Gay (Estados Unidos) - Prata
Asafa Powel (Jamaica) - Bronze

20 Km marcha
Valeriy Borchin (Rússia) - Ouro
Hao Wang (China) - Prata
Eder Sánchez (México) - Bronze

Lançamento do peso
Christian Cantwell (Estados Unidos) - Ouro
Tomasz Majewski (Polónia) - Prata
Ralf Bartels (Alemanha) - Bronze

Lançamento do martelo
Primož Kozmus (ESL) - Ouro
Szymon Ziólkowski (POL) - Prata
Aleksey Zagornyi (RUS) - Bronze

10.000 metros
Kenenisa Bekele (ETI) - Ouro
Zersenay Tadese (ERI) - Prata
Moses Ndiema Masai (QUE) - Bronze

Triplo Salto
Phillips Idowu (GBR) - Ouro
Nelson Évora (POR) - Prata
Alexis Copello (CUB) - Bronze

3.000 metros obstáculos
Ezekiel Kemboi (QUE) - Ouro
Richard Kipkemboi Mateelong (QUE) - Prata
Bouabdellah Tahri (FRA) - Bronze

400 metros barreiras
Kerron Clement (EUA) - Ouro
Javier Culson (PORTO RICO) - Prata
Bershawn Jackson (EUA) - Bronze



FEMININOS

10.000 metros
Linet Masai (Quénia) - Ouro
Meselech Melkamu (Etiópia) - Prata
Meseret Defar (Etiópia) - Bronze

20 Kms marcha
Olga Kaniskina (Rússia) - Ouro
Olive Loughnane (Irlanda) - Prata
Hong Liu (China) - Bronze

Peso
Valeri Vili (Nova Zelândia) - Ouro
Nadine Kleinert (Alemanha) - Prata
Lijiao Gong (China) - Bronze

Heptatlo
Jessica Ennis (Grã-Bretanha) - Ouro
Jennifer Oeser (Alemanha) - Prata
Kamila Chudzik (Polónia) - Bronze

100 metros
Shelly-Ann Fraser (JAM) - Ouro
Kerron Stewart (JAM) - Prata
Carmelita Jeter (EUA) - Bronze

Triplo salto
Yargeris Savigne (CUB) - Ouro
Mabel Gay (CUB) - Prata
Anna Pyatykh (RUS) - Bronze

Salto com vara
Anna Rogowska (POL) - Ouro
Monika Pyrek (POL) - Prata
Chelsea Johnson (EUA) - Bronze

3.000 metros obstáculos
Marta Domínguez (ESP) - Ouro
Yuliya Zarudneva (RUS) - Prata
Milcah Chemos Cheywa (QUE) - Bronze

Lançamento do dardo
Steffi Nerius (ALE) - Ouro
Barbora Špotáková (CHE) - Prata
Maria Abakumova (RUS) - Bronze

400 metros
Sanya Richards (EUA) - Ouro
Shericka Williams (JAM) - Prata
Antonina Krivoshapka (RUS) - Bronze
RC
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Bolt nas meias finais dos 200 metros

O atleta jamaicano, Usain Bolt, alcançou o apuramento para as meias-finais nos 200 metros dos Mundiais de Berlim, ganhando a primeira das quatro séries ao obter um tempo de 20.41 segundos.

Bolt, portador do recorde do Mundo, 19.30, venceu de forma fácil todos os seus rivais, deixando os franceses a mais de 10 segundos de distância. David Alerte ficou em segundo lugar, com 20.51 e no terceiro, Martial Mbandjock obtendo 20.55. Amanhã realiza-se as meias-finais dos 200 metros.

OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nelson Évora ficou a 18 centímetros do ouro nos Mundiais

"Hoje não foi o meu dia", disse Nelson Évora para justificar a "fuga" da medalha de ouro no triplo salto. Um derradeiro salto do português a 17,55 metros não foi suficiente para travar o britânico Phillips Idowu, o novo campeão mundial do triplo salto, com 17,73 metros. O concurso foi uma prova de nervos onde Nelson Évora era "o alvo a abater" após o título olímpico de Pequim. O britânico nunca aceitou a derrota na China e queria a desforra em Berlim, chegando mesmo a afirmar que perdera o ouro nos Jogos Olímpicos, mas era o melhor saltador do mundo.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Sara Moreira na final dos 5000 metros

A atleta portuguesa, Sara Moreira, conseguiu o apuramento, na manhã desta quarta-feira, para a final dos 5000 metros, nos mundiais de Berlim, ao concluir no quinto lugar da sua série.

A série de Sara Moreira foi vencida pela etíope Sentayehu Ejigu, com o tempo de 15:17.64. De referir que a atleta lusa efectuo o tempo de 15:19.93.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Controlos antidoping negativos para oss finalistas dos 100 metros

Um porta-voz da Federação Internacional de Atletismo, comunicou esta quarta-feira que os controlos anti-doping realizados aos oito finalistas dos 100 metros nos Mundiais de atletismo Berlim2009, deram todos obtiveram negativo.

Nick Davies confirmou que os testes efectuados em locais diferentes, referentes aos atletas apurados para as meias-finais e aos finalistas dos 100 metros deram negativo.

Domingo, realiza-se a final dos 100 metros, e o jamaicano Usain Bolt conseguiu um novo recorde do Mundo, correndo a distância em 9,58 segundos.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Treinador de Naide Gomes diz que atleta "é a melhor do mundo

O discurso optimista de Naide Gomes, em vésperas de entrar em cena nos Mundiais de atletismo Berlim2009, só é superado pelo do seu treinador de sempre, Abreu Matos, que a classifica como "a melhor do Mundo".

"A Naide vem para uma medalha. Quando vem para uma competição, vem para ganhar... é a melhor saltadora do mundo de momento", garante o técnico, que acompanha a atleta há uma década.

Abreu Matos esteve com Naide Gomes em todos os grandes resultados no pentatlo e, já numa segunda fase da carreira, do comprimento, para que se virou para evitar as lesões recorrentes.

Esteve, nomeadamente, no título mundial em pista coberta, no ano passado, e no desaire que foi depois a eliminação nas qualificações dos Jogos Olímpicos Pequim2008.

Um ano depois, reafirma: "Naide é a melhor" e está pronta a provar isso. Com ironia, diz que desde Pequim "os níveis de ferocidade aumentaram".

"Evitamos falar nisso, mas sabemos que estamos sob grande pressão, justamente porque é a primeira grande prova desde Pequim. Não queremos massacrar-nos e reviver os maus momentos", adianta.

Para a qualificação de sexta-feira, diz que a ideia é "não arriscar", ainda a recordar o que aconteceu nos Jogos.

Em Pequim, Naide teve um "nulo" na qualificação que seria "muito acima dos sete metros, talvez 7,20", mais que suficiente para uma medalha.

"Ela empolga-se e, nesse dia, foi às suas reservas de motivação e entrega, acima do potencial para que estava treinada", explica.

Abreu Matos acrescenta, falando da sua pupila, que "é uma rapariga que não vai lá para ganhar a A ou a B, mas para se superar".

E, em Berlim, estão reunidas todas as condições, com uma "óptima pista, sem problemas de vento".

Naide Gomes, prossegue, "já chegou a um patamar de seriedade no dia a dia como atleta em que as coisas acontecem com naturalidade".

Mesmo com as restrições a nível de treino do último mês, por causa dos problemas no tendão. "Foi um pequeno incidente, em Julho/Agosto, que causou alguma perturbação nos treinos, mas o bom trabalho vinha de trás".

A atleta acabou por anular a participação nos meetings de Estocolmo e Cottbus, o que "provavelmente até foi bom".

"Pressinto nela grande vontade de competir, já não o faz há três semanas", acrescenta.

O treino para Berlim foi lançado em Novembro, prescindindo-se da época de pista coberta, pelo que só houve "limitação da preparação mesmo na parte final".

Nesses meses, apostou-se em "alterar a corrida de balanço, encontrando outra estabilidade", o que deu "muita confiança à atleta".

Ainda sente dor na corrida, mas "o pé já não incha", o que é bom prenúncio. "Nada que preocupe para a prova. Assim que subir à pista não vai sentir nada de dor, com a adrenalina", antecipa Abreu Matos.

Sem temer qualquer adversária, mas respeitando "todas", o treinador destaca "as russas", a quem Naide já ganhou várias vezes em 2009.

Pelo que sabe do "dia a dia com a atleta", está confiante no sucesso: "Se ela tiver sucesso aqui, vai saber tão bem, face ao que aconteceu em Pequim...", finalizou.
OJOGO
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mundiais: Foster-Hylton vence os 100 metros barreiras

A jamaicana Brigitte Foster-Hylton venceu, esta quarta-feira, os 100 metros barreiras nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Berlim.

Foster-Hylton, de 34 anos, cumpriu os 100 metros barreiras em 12.51 segundos. Na segunda posição encontramos a canadiana Priscilla Lopes-Schliep, com o tempo de 12.54, seguida da compatriota Delloreen Ennis-London, com o registo de 12.55.


<infor/despor>
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mundiais: Kamel de ouro nos 1500 metros masculinos

O atleta do Bahrein Yusuf Saad Kamel sagrou-se, esta quarta-feira, em Berlim, campeão do mundo em 1500 metros à frente do etíope Deresse Mekonnen e do norte-americano, detentor do título, Bernard Lagat.

Kamel impôs-se na prova desde o início, tendo terminado em 3:35.93 minutos, com alguns centésimos a mais que Mekonnen e Lagat.

Confira os resultados da final masculina dos 1500 metros:

1º. Yusuf Saad Kamel (BRN), 3:35.93
2º. Deresse Mekonnen (ETI), 3:36.01
3º. Bernard Lagat (EUA), 3:36.20
4º. Asbel Kiprop (KEN), 3:36.47
5º. Augustine Kiprono Choge (KEN), 3:36.53
6º. Mohamed Moustaoui (MAR), 3:36.57
7º. Mehdi Baala (FRA), 3:36.99
8º. Lopez Lomong (EUA), 3:37.62
9º. Belal Ali (BRN), 3:37.72
10º. Amine Laalou (MAR), 3:37.83
11º. Abdelati Iguider (MAR), 3:38.35
12º. Leonel Manzano (EUA), 3:40.05 20:46 - 19-08-2009



infor/despor
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mundiais: Semenya vence final dos 800 metros

A sul-africana Caster Semenya venceu, esta quarta-feira, a final dos 800 metros dos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Berlim.

Semenya, de 18 anos, cumpriu os 800 metros em apenas 1.55,45 minutos. A atleta sul-africana ficou à frente da detentora do título, a queniana Janeth JepKosgei, e no terceiro posto encontramos a britânica Jennifer Meadows.



<infor/despor>
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Toronto: Safina eliminada

A russa Dinara Safina, líder do «ranking» mundial, foi surpreendentemente eliminada pela francesa Aravane Rezai na segunda ronda do torneio do Toronto.

Safina, primeira cabeça-de-série, ainda venceu o primeiro «set» por 6-3, mas depois perdeu os «sets» seguintes, por 6-2 e 6-4, e acabou por ser eliminada da competição.



infor/despor
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nélson Évora

Nelson Évora esteve ontem no pódio, praticamente a abrir a jornada da tarde, para receber a medalha de prata. Foi a primeira de Portugal neste Campeonato do Mundo e, curiosamente, também a primeira de prata do campeão olímpico, que, em grandes competições, só tinha o ouro (Jogos e Mundial de Osaca) e o bronze (Mundial de pista coberta). Nelson conversou depois com os jornalistas, descontraído, falando até da próxima possibilidade de Portugal chegar ao pódio em Berlim com uma Naide Gomes a quem não pode dar conselhos, mas sim... receber.
OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
ANC sai em defesa de Caster Semenya

O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, manifestou-se esta manhã em defesa da nova campeã mundial dos 800 metros, Caster Semenya, alvo de um teste de verificação de sexo.

"Caster não é a única atleta feminina com um corpo masculino e a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) deve saber disso", afirmou Brian Sokutu, porta-voz do ANC, numa reação à decisão do órgão federativo de pedir a realização do teste.

Semenya, de 18 anos, venceu com grande vantagem a final dos 800 metros, com um tempo de 1.55.45 minutos, dois segundos menos do que as suas mais diretas opositoras.

Em resposta a rumores de que a corredora sul-africana poderia ser hermafrodita, a IAAF pediu à Federação da África do Sul, poucas horas antes da final, para investigar o assunto, dando cobertura aos rumores.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Vânia Silva falha apuramento

Vânia Silva não conseguiu o apuramento para a final da prova do lançamento do martelo dos Mundiais, ao ficar em 18.º lugar no Grupo A da qualificação. Era a única portuguesa em ação esta quinta-feira.

Recordista nacional (68,82 metros, em 2004) e autora do melhor registo luso em 2009 (68,32), a lançadora do Sporting ficou-se pelos 62,86 metros, marca alcançada no segundo ensaio - abriu com 62,66 e fechou com 62,67.

Numa qualificação que apurava quem conseguisse 72,00 metros ou as 12 melhores, a alemã Betty Heidler foi a vencedora do Grupo A, com 75,27 metros, um novo recorde dos campeonatos.

A anterior melhor marca em campeonatos do Mundo pertencia à romena Mihaela Melinte, com 75,20 metros, conseguidos a 24 de Agosto de 1999, em Sevilha, Espanha.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Pai pede para deixarem Caster Semenya em paz

O pai de Caster Semenya, atleta sul-africana submetida a um teste de verificação de sexo e que quarta-feira ganhou a final de 800 metros com uma vantagem histórica, fez um apelo para a "deixarem em paz".

"É a minha pequena. Vi-a nascer, criei-a e nunca duvidei do seu sexo. É uma mulher e repito-o um milhão de vezes se for necessário", acrescentou.

A avó paterna de Caster, Maputhi Sekgala, assegurou, por seu lado, que a controvérsia não a perturba: "Criei-a e sei que é uma mulher. Que posso fazer se dizem que é um homem? Foi Deus que lhe deu aspecto que tem ", disse.

O presidente do Comité Olímpico Sul-africano, Gideon Sam, condenou, entretanto, a forma como os média abordaram a questão, especialmente no dia em que a jovem aleta "corria a final do seu primeiro campeonato [Mundial], no maior dia da sua vida".

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) confirmou quarta-feira que Semenya está a ser submetida a um teste de verificação de sexo, desenvolvido em colaboração com a Federação Sul-africana, desde os campeonatos africanos de juniores.

O processo de verificação de sexo exige um trabalho complexo que envolve ginecologistas, endocrinologias, psicólogos e especialistas em medicina interna.

RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Estafeta de 4x100 metros aponta à final

A queda do recente recorde nacional da estafeta 4x100 metros é o objectivo prioritário para a equipa portuguesa, liderada por Francis Obikwelu, que sexta-feira compete nos Mundiais de atletismo de Berlim'2009.
O "regressado" Francis Obikwelu deverá fazer o quarto e último percurso, apesar do seleccionador nacional, José Santos, ainda não querer divulgar quem corre e qual é o elemento dos cinco que foram convocados que fica de fora.

Certos parecem estar Obikwelu e os titulares do primeiro e segundo percursos, Dany Gonçalves e Arnaldo Abrantes, enquanto o terceiro ficará para João Ferreira ou Ricardo Monteiro. Uma dúvida que só será resolvida após a comunicação aos atletas em reunião de equipa.

João Ferreira esteve com Obikwelu, Arnaldo e Dany no recorde de 20 de Junho, em Leiria - 39,02 segundos, a 11.ª marca entre as estafetas presentes em Berlim. Mas, Ricardo Monteiro tem este ano um melhor tempo aos 100 metros: 10,70, contra 10,86 de Ferreira.

Perfeitamente recuperado da "quebra" que o levou a não alinhar nos 200 metros está Arnaldo Abrantes, pronto a dar "tudo por tudo para o recorde" na estafeta. "Não se passou nada de grave, alguns problemas musculares após os 100 metros, só", explica Arnaldo. "Fizemos testes e estou apto para a estafeta".

De qualquer forma, fica a mágoa por não ter competido nos 200 metros, a prova que prefere e em que aponta para ser finalista europeu, em 2010. "Foi um dos dias mais tristes da minha vida...", assegura. "Podia ter corrido, mas provavelmente não ia recuperar para a estafeta. Podia lesionar-me e não conseguir correr sexta-feira, seria egoísta da minha parte".

Arnaldo, que esta época correu 100 metros em 10,19 segundos, é um dos esteios da equipa, a par de Francis Obikwelu, que tem 10,10 em 2009. "Estamos bem", assegura o decano do quarteto, quase a fazer 33 anos (os outros têm entre 22 e 24 anos) e a competir em Berlim só na estafeta.

Sempre a motivar os mais novos, Obikwelu está confiante: "Temos uma grande equipa e vamos chegar à final. Não tenho dúvidas de que nos vamos apurar para a final". "Não há nenhum problema, estamos a treinar todos os dias e tudo está bem organizado", acrescenta.

Para o campeão europeu de 100 metros, "o objectivo é chegar à final", mas também seria bom melhorar o recorde na eliminatória.

Dany, que deverá iniciar a estafeta, fala da "uma certa ansiedade, natural nestes momentos" e que "aumenta, conforme se aproxima a hora da corrida". "Vou tentar transformar essa ansiedade para fazer coisas positivas, um bom primeiro percurso", acrescenta.

Com confiança, avança: "vamos bater o recorde nacional, amanhã (sexta-feira), se tudo correr bem. "É uma prova em que tudo pode acontecer, pode cair um testemunho, e isso aí é mau. Mas nós estamos treinados, acho que vamos bater o recorde e acreditamos que vamos passar à final", acrescenta.

As eliminatórias realizam-se às 19:30 (18:30 de Lisboa) e caso Portugal se qualifique voltará a correr no sábado, pelas 20:50 (19:50).

A simples presença da estafeta já é um feito histórico para Portugal, que apenas por uma vez tinha tido um quarteto em Mundiais. Foi em 1987, na edição disputada em Roma. A última vez que houve estafeta lusa em grandes competições foi há 17 anos, nos Jogos de Barcelona'92. Antes, também houve quarteto no Jogos Olímpicos de 1952 e 1990 e nos Europeus de 1986 (oitavo lugar) e 1990.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Usain Bolt bate recorde nos 200 metros

Usain Bolt continua a fazer história no atletismo. O jamaicano bateu esta quinta-feira o recorde do mundo dos 200 metros, fixando o novo máximo nuns fantásticos 19.19 segundos, levando naturalmente mais uma medalha de ouro para casa.

Depois de ter feito uns históricos 9.58 segundos na final dos 100 metros há dias, Bolt volta a quebrar um recorde que também já lhe pertencia (19.30 segundos), desde os Jogos Olímpicos do ano passado.

Tal como em Pequim'2008, o homem mais rápido do mundo faz a dobradinha nos 100 e 200 metros, juntando-lhes um novo máximo mundial. O jamaicano poderá também voltar a quebrar o seu máximo absoluto nos 4x100 metros.

rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Campeonato do mundo em direto (20 agosto)

19:09 - Prossegue a prova do lançamento do dardo, a nona do decatlo.

19:06 - Muna Lee (EUA) vence a ultima série dos 200 metros, com o tempo de 22.30, seguida por Simone Facey (Jamaica).

19:05 - Blanka Vlašic (Croácia) cumpre os 1.96 metros com distinção na final do salto em altura

18:58 - Allyson Félix (EUA) vence a segunda série nos 200 metros com o tempo de 22.44, seguida por Anneisha McLaughlin (Jamaica), que tamhbém se apura.

18:51 - Debbie Ferguson-McKenzie (Bahamas) ganha a primeira série com o tempo de 22.24 segundos, seguido pela campeã olímpica Veronica Campbell-Brown (Jamaica).

18:50 - Vao começar as meias-finais dos 200 metros (femininos). Apuram-se para a final as duas melhores de cada série (3 no total) mais os dois melhores tempos.

18:43 - Sebastian Bayer (Alemanha) falha surpreendentemente o apuramento para a final do salto em comprimento, com apenas 7.98 como melhor marca, abaixo do mínimo de apuramento de 8.15.

18:41 - A alemã Ariane Friedrich cumpre também os 1.92 metros e o público presente no Estádio exulta.

18:40 - A campeã russa Anna Chicherova cumpre os 1.92 metros.

18:35 - Dentro de instantes inicia a 9.ª prova do decatlo: lançamento do dardo

18:34 - Começou a final do salto em altura (feminino).

18:41 - Moses Ndiema Kipsiro (Uganda) vence a segunda série com o tempo de 13:22.98 minutos

18:26 - Vai decorrendo a segunda série dos 5.000 metros num ritmo bastante calmo

Classificação do salto com vara do decatlo:

Grupo A
1. Nadir El Fassi (França) - 4.80 metros
2. Andres Raja (Estónia) - 4.80
3. Brent Newdick (Nova Zelândia) - 4.80
3. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia) - 4.80
5. Pascal Behrenbruch (Alemanha) - 4.80
(...)
10. Yunior Díaz (Cuba) - 4.60
(...)
17. Daniel Almgren (Suécia) - 4.30

Grupo B
1. Trey Hardee (EUA) - 5.20
2. Alexey Sysoev (Rússia) - 5.10
3. Aleksandr Pogorelov (Rússia) - 5.10
4. Simon Walter (Suiça) - 5.00
5. Vasiliy Kharlamov (Rússia) - 5.00
(...)
8. Leonel Suárez (Cuba) - 5.00
(...)
15. Yordani García (Cuba) - 4.70
16. Moritz Cleve (Alemanha) - 4.60


18:13 - Começa dentro de instantes a primeira final do dia: salto em altura (feminino). Ariane Friedrich (Alemanha) é a favorita e detém a melhor marca mundial do ano com 2.06 metros. O recorde do mundo pertence à bulgara Stefka Kostadinova, que estabeleceu a marca de 2.09 metros em 1987, Roma.

18:09 - Kenenisa Bekele vence a primeira série com o tempo de 13:19.17 minutos, depois de uma última volta em grande.

18:05 - Bekele segue em quarto quando faltam apenas 3 voltas para terminar a primeira série das eliminatórias dos 5.000 metros

17:58 - kasyanov termina e fica com 4.80 como o seu melhor. É o grande candidato à medalha de prata neste momento

17:52 - Começam dentro de instantes as eliminatórias dos 5.000 metros. (masculinos). Apuram-se para a final de domingo os 5 melhores de cada série (duas no total) mais os 5 melhores tempos. O recorde do mundo pertence ao favorito Kenenisa Bekele, que fez 12:37.35 minutos em 2004. O etíope venceu há dias a final dos 10.000 metros e tem a melhor marca mundial do ano com 12:56.23.

17:51 - Greg Rutherford consegue o apuramento e bate o recorde nacional da Grã-Bretanha com 8.30 metros.

17:47 - Decorrem já as eliminatórias do salto em comprimento (masculino). Dwight Phillips consegue já o apuramento com um salto de 8.44 metros. O norte-americano é o recordista de 2009.

17:42 - Kasyanov cumpre 4.80 metros no salto com vara, batendo pela terceira vez o seu recorde pessoal

Classificação das meias-finais dos 110 metros barreiras:

Série 1
1.Terrence Trammell (EUA) - 13.24 Q
2. Petr Svoboda (Rep. Checa) - 13.33 Q
3. Wei Ji (China) - 13.41 q
4. Artur Noga (Polónia) - 13.43
5. Paulo Villar (Colômbia) - 13.44
6. Stanislavs Olijars (Letónia) - 13.50
7. Jackson Quiñónez (Espanha) - 13.54
8. Dayron Capetillo (Cuba) - 13.55

Série 2
1. Ryan Brathwaite (Barbados) - 13.18 Q
2. David Payne (EUA) - 13.24 Q
3. Dwight Thomas (Jamaica) - 13.37 q
4. Dongpeng Shi (China) - 13.42
5. Gregory Sedoc (Holanda) - 13.45
6. Maksim Lynsha (Bielorrússia) - 13.46
7. Dimitri Bascou (França) - 13.49
8. Alexander John (Alemanha) - 13.64

Série 3
1. William Sharman (Grã-Bretanha) - 13.38 Q
2. Maurice Wignall (Jamaica) - 13.43 Q
3. Dániel Kiss (Hungria) - 13.45
4. Shamar Sands (Bahamas) - 13.47
5. Garfield Darien (França) - 13.57
6. Evgeniy Borisov (Rússia) - 13.63
7. Helge Schwarzer (Alemanha) - 13.72

17:36 - William Sharman (Grã-Bretanha) vence a última série com o tempo de 13.34 segundos. Robles, recordista mundial, fica fora da final depois de reincidir numa lesão a meio da prova. Maurice Wignall (Jamaica) também está na final que se realiza ainda hoje ao final da tarde.

17:26 - Ryan Brathwaite vence a segunda série, com o tempo de 13.20 segundos, recorde pessoal e nacional dos Barbados. David Payne (EUA) também está na final com 13.24. Dwight THomas (Jamaica) tem o melhor tempo entre os repescados com 13.37.

Excelente moldura humana no Olímpico de Berlim. Estão mais de 50 mil pessoas a assistir ao 6.º dia de provas. O fato de Usain Bolt disputar mais uma final é um grande chamativo.

17:21 - Hardee cumpre os 5.20 metros no salto com vara, a sua segunda melhor marca. Líder do decatlo está a fazer uma boa prova.

17:17 - Terrence Trammell (EUA) vence a primeira série dos 110 metros barreiras, com o tempo de 13.24 segundos. Petr Svoboda (Rep. Checa), com 13.33, também se apurou diretamente mas o chinê Wei Ji também fez uma boa prova.

17:10 - As meias-finais dos 110 metros barreiras deverão ter início dentro de 5 minutos. Apuram-se para a final os dois primeiros de cada série (3 no total) mais os dois melhores tempos entre os restantes. Dayron Robles é o grande favorito. O cubano detém a melhor marca mundial do ano (13.04) e é ainda o recordista mundial da especialidade - 12.87 nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008.

17:00 - Começam dentro de 10 minutos as eliminatórias do salto em comprimento (masculino). Apura-se diretamente para a final quem atingir a marca mínima de 8.15 metros ou os 12 melhores classificados. O norte-americano Dwghit Phillips detém a melhor marca mundial do ano com 8.74 metros. O recorde do mundo pertence ao compatriota Mike Powell, com 8.95 metros, estabelecido a 30 de agosto de 1991 (Tóquio).

16:50 - Trey Hardee, que segue na frente do decatlo, cumpre os 5.10 metros. O norte-americano vai tentar ganahr vantagem nesta prova para gerir lá mais para à frente.

16:48 - Kasyanov volta a saltar para recorde pessoal, passando os 4.70 metros. O ucraniano, recordista nacional do decatlo, é também o segundo classificado após 7 provas em Berlim.

Usain Bolt entra em ação às 19:35, na final dos 200 metros. Novo recorde mundial à vista...

16:43 - O salto com vara é a única prova a decorrer neste momento no Olímpico de Berlim. Às 17:05 deverá começar a nona prova do decatlo: lançamento do dardo.

16:37 - Yunior Diaz volta a bater o máximo pessoal - 4.60 metros. É a terceira vez que o faz hoje.

16:36 - Lider mundial do ano, Leonel Suárez (Cuba), consegue o salto de 5.00 metros e iguala o seu máximo pessoal no salto com vara

Classificação do lançamento do martelo (feminino):

Grupo B
1. Wenxiu Zhang (China) - 72.72 Q
2. Tatyana Lysenko (Rússia) - 71.73 q
3. Martina Hrasnová (Eslováquia) - 71.50 q
4. Sultana Frizell (Canadá) - 70.98 q
5. Manuela Montebrun (França) - 70.66 q
6. Amber Campbell (EUA) - 70.54 q
7. Kathrin Klaas (Alemanha) - 70.53 q
8. Clarissa Claretti (Itália) - 70.01 q
9. Éva Orbán (Hungria) - 69.39
10. Darya Pchelnik (Bielorússia) - 69.30
11. Arasay Thondike (Cuba) - 68.97
12. Merja Korpela (Finlândia) - 68.34
13. Erin Gilreath (EUA) - 66.72
14. Zalina Marghieva (Moldova) - 66.70
15. Alexándra Papayeoryíou (Grécia) - 66.33
16. Nataliya Zolotukhina (Ucrânia) - 65.95
17. Rosa Rodríguez (Venezuela) - 65.88
18. Iryna Novozhylova (Ucrânia) - 64.90
19. Cecilia Nilsson (Suécia) - 63.77

16:30 - Terminou a qualificação no Grupo B do lançamento do martelo (feminino).

16:30 - Kasyanov, segundo classifcado no decatlo, iguala o seu recorde pessoal no salto com vara - 4.60 metros

16:28 - A francesa Monteburn falhou o acesso à final do lançamento do martelo (feminino).

16:17 - Diaz falha o seu primeiro salto nos 4.60 metros.

Classificação do lançamento do martelo (feminino):

Grupo A:
1. Betty Heidler (Alemanha) - 75.27 metros Q
2. Anita Wlodarczyk (Polónia) - 74.54
3. Jessica Cosby (EUA) - 72.21
4. Stéphanie Falzon (França) - 71.54
5. Aksana Miankova (Bielorrússia) - 69.58
6. Jennifer Dahlgren (Argentina) - 68.90
7. Silvia Salis (Itália) - 68.55
8. Bianca Perie (Roménia) - 68.47
9. Stilianí Papadopoúlou (Grécia) - 67.33
10. Berta Castells (Espanha) - 67.32
11. Jennifer Joyce (Canadá) - 67.07
12. Andrea Bunjes (Alemanha) - 67.01
13. Iryna Sekachova (Ucrânia) - 66.69
14. Johana Moreno (Colômbia) - 65.05
15. Marina Marghiev (Moldova) - 64.83
16. Eileen O'Keeffe (Irlanda) - 63.20
17. Lenka Ledvinová (Rep. Checa) - 62.92
18. Vânia Silva (Portugal) - 62.86
19. Florence Ezeh (Togo) - 59.76
20. Galina Mityaeva (Taijiquistão) - 56.31

16:01 - Decorrem de momento duas provas: salto com vara (masculino), a 8.ª prova do decatlo, e as eliminatórias do lançamento do martelo (feminino), grupo B.

15:00 - Trey Hardee ultrapassa os 7.40m no salto com vara. O norte-americano continua a excelente prestação no decatlo.

14:50 - O salto com vara do decatlo continua a centrar atenções no Estádio Olímpico de Berlim. Depois de terminada esta disciplina ficam a faltar cumprir apenas duas. A luta pelas medalhas está intensa.

14:26 - Vânia Silva terminou a sua participação nos mundiais de Berlim. À terceira tentativa, a atleta portuguesa lançou o martelo para os 62.67m, muito longe das suas melhores marcas.

14:06 - A recordista nacional do lançamento do martelo, Vânia Silva, cumpriu a sua segunda tentativa. O resultado não foi muito diferente, mas a atleta conseguiu fazer mais 20cm, tendo lançado para 62.86m. Vânia Silva terá ainda mais uma tentativa.

13:49 - Anita Wlodarczyk, da Polónia, também já está qualificada depois de ter atirado o martelo para os 74.54m. A norte-america Jessica Cosby também estará na final por 21cm, depois de lançar para 72.21m.

13:45 - A portuguesa Vânia Silva acaba de fazer o seu primeiro ensaio no lançamento do martelo. A veterana lançadora não chegou sequer aos 65m, ficando-se pelos 62.66m, ainda muito longe dos 72m que dão acesso direto à final.

Classificação do lançamento do disco do decatlo

Grupo A
1. Yunior Diaz (Cuba) 43,52 m
2. Agustn Flix (Espanha) 42,81
3. Andres Raja (Estónia) 42,75
4. Willem Coertzen (África do Sul) 42,40
5. Ingmar Vos (Holanda) 42,39
6. Nicklas Wiberg (Suécia) 42,28
7. Nadir El Fassi (França) 42,25
8. Andrei Krauchanka (Bielorrússia) 42,24
9. Atis Vaisjuns (Letónia) 42,02
10. Mikk-Mihkel Arro (Estónia) 41,83
11. Norman Müller (Alemanha) 41,21
12. Daisuke Ikeda (Japão) 39,72
13. Moritz Cleve (Alemanha) 39,62
14. Larbi Bouraada (Argélia) 37,83
15. Ashton Eaton (Estados Unidos) 37,15
16. Daniel Almgren (Suécia) 34,33
. Eelco Sintnicolaas (Holanda) desistiu

Grupo B
1. Aleksey Sysoyev (Rússia) 53,03 m
2. Dmitry Karpov (Cazaquistão) 48,93
3. Aleksandr Pogorelov (Rússia) 48,46
4. Trey Hardee (Estados Unidos) 48,08
5. Pascal Behrenbruch (Alemanha) 48,06
6. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia) 46,70
7. Roman Sebrle (República Checa) 46,30
8. Vasiliy Kharlamov (Rússia) 46,24
9. Romain Barras (França) 45,62
10. Eugene Martineau (Holanda) 44,94
11. Leonel Suarez (Cuba) 44,71
12. Yordani Garcia (Cuba) 44,40
13. Attila Szabo (Hungria) 43,75
14. Brent Newdick (Nova Zelândia) 43,60
15. Robert Jacob Arnold (Estados Unidos) 43,23
16. Yevgen Nikitin (Ucrânia) 42,71
17. Simon Walter (Suiça) 42,48
18. Mateo Sossah (França) 41,25



13:35 - Betty Heidler, da Alemanha, já está na final. Um estrondoso lançamento para 75.27m coloca a atleta da casa na final do lançamento do martelo.

13:20 - As qualificações do lançamento do martelo já começaram. Passam à final as 12 primeiras classificadas ou então todas as que lançaram a mais de 72 metros. Competem 41 mulheres, distribuídas por dois grupos. Anita Wlodarczyk é para já agrande favorita.

Classificação do decatlo após sete disciplinas

1. Trey Hardee (Estados Unidos), 6334
2. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia), 6275
3. Aleksandr Pogorelov (Rússia), 6163
4. Yunior Diaz (Cuba), 6151
5. Yordani Garcia (Cuba), 6066
6. Roman Sebrle (República Checa), 6036


12:54 - O salto em altura do decatlo já está em andamento.

12:50 - Sysoev, da Rússia, está "de braço quente" e melhorou a sua prestação no lançamento do disco do decatlo. Depois do excelente lançamento de há pouco, o russo lançou para os 53.03m. Kasyanov melhorou ligeiramente para os 46.70 e Trey Hardee ainda não consegiu fazer melhor do que a distância atingida no seu primeiro ensaio.

Paula Radcliffe, antiga recordista mundial da maratona, anunciou que não vai participar na prova rainha dos mundiais de atletismo. Na origem da decisão está o facto de não ter recuperado a sua melhor forma, depois de se ter sujeito a uma cirurgia num pé.

12:20 - No lançamento do disco do decatlo, um magestoso ensaio do russo Sysoev para 52.53m coloca-o na discussão pela vitória nesta disciplina. Trey Hardee conseguiu melhorar fazendo 48.08m.

Classificação da primeira ronda dos 800m por séries

(Apuravam-se os três primeiros de cada série mais os três melhores entre os restantes)

Série 1
1. Mbulaeni Mulaudzi (África do Sul) 1:46.40 Q
2. Abubaker Kaki (Sudão) 1:46.41 Q
3. Fabiano Peçanha (Brasil) 1:46.68 Q
4. Sadjad Moradi (Irão) 1:47.68
5. Abraham Chepkirwok (Uganda) 1:48.57
6. Eduard Villanueva (Venezuela) 1:48.61
. Manuel Olmedo (ESP) abandonou

Série 2
1. Nick Symmonds (Estados Unidos) 1:47.12 Q
2. Belal Ali (Bahrain) 1:47.16 Q
3. Ismail Ahmed Ismail (Sudão) 1:47.20 Q
4. Mattias Claesson (Suécia) 1:48.02
5. Thomas Chamney (Irlanda) 1:48.09
6. Prince Mumba (Zambia) 1:48.13
7. Ilija Ranitovic (Montenegro) 1:53.17
8. Iulio Lafai (Samoa) 2:03.51

Série 3
1. Gary Reed (Canadá) 1:45.76 Q
2. Yuriy Borzakovskiy (Rússia) 1:45.86 Q
3. Jeff Lastennet (França) 1:46.30 Q
4. Samson Ngoepe (África do Sul) 1:46.54 q
5. Ryan Brown (Estados Unidos) 1:46.92
6. Mike Schumacher (Luxemburgo) 1:48.18
7. Robin Schembera (Alemanha) 1:54.47

Série 4
1. Youssef Saad Kamel (Bahrain) 1:46.43 Q
2. Asbel Kiprop (Quénia) 1:46.52 Q
3. Khadevis Robinson (Estados Unidos) 1:46.79 Q
4. Lukas Rifeser (Itália) 1:47.07
5. Davide Kleberson (Brasil) 1:47.51
6. Mahamoud Farah (Djibouti) 1:48.23
. Ali Al Daraan (KSA) Desistiu

Série 5
1. Alfred Kirwa Yego (Quénia) 1:48.32 Q
2. Tamás Kazi (Hungria) 1:48.40 Q
3. Marcin Lewandowski (Polónia) 1:48.41 Q
4. Mohamed Al Salhi (Arábia Saudita) 1:48.43
5. Luis Alberto Marco (Espanha) 1:48.47
6. Jozef Repcik (Eslováquia) 1:48.73
7. Evans Pinto (Bolívia) 1:52.23
8. Arnold Sorina (Vanuatu) 2:00.13

Série 6
1. David Lekuta Rudisha (Quénia) 1:47.83 Q
2. Geyman López (Cuba) 1:48.04 Q
3. Michael Rimmer (Grã-Bretanha) 1:48.20 Q
4. Abdoulaye Wagne (Senegal) 1:48.22
5. Dmitrijs Milkevics (Letónia) 1:48.43
6. Mohammad M. Al-Azemi (Koweit) 1:51.73
. Nadjim Manseur (Argélia) Forfait

Série 7
1. Jackson Mumbwa Kivuna (Quénia) 1:46.17 Q
2. Bram Som (Holanda) 1:46.33 Q
3. Amine Laalou (Marrocos) 1:46.38 Q
4. Moise Joseph (Haiti) 1:46.68 q
5. Adam Kszczot (Polónia) 1:46.70 q
6. Dmitrijs Jurkevics (Letónia) 1:46.90
7. Pablo Solares (México) 1:47.96



12:00 - O russo Aleksandr Pogorelov, quarto classificado da geral do decatlo, lidera no lançamento do disco do decatlo após ter feito um ensaio para 48.46m. Trey Hardee, dos Estados Unidos, bateu a sua melhor marca do ano com 46.04m.

Classificação das qualificações do salto com vara

Grupo A

1. Steven Hooker (Austria) 5,65 m q
2. Romain Mesnil (França) 5,65 q
2. Maksym Mazuryk (Ucrânia) 5,65 q
4. Daniel Dossevi (França) 5,65 q
5. Giuseppe Gibilisco (Itália) 5,65 q
6. Aleksandr Gripich (Rússia) 5,65 q
6. Malte Mohr (Alemanha) 5,65 q
8. Derek Miles (Estados Unidos) 5,55 q
9. Jeremy Scott (Estados Unidos) 5,55
10. Konstadínos Filippídis (Grécia) 5,55
11. Igor Pavlov (Rússia) 5,55
11. Kim Yoo-suk (Coreia do Sul) 5,55
13. Spas Bukhalov (Bulgária) 5,40
13. Jan Kudlicka (República Checa) 5,40
13. Luke Cutts (Grã-Bretanha) 5,40
16. Yevgeniy Olkhovskiy (Israel) 5,40
17. Takafumi Suzuki (Japão) 5,25
. Jesper Fritz (Suécia) 0

Grupo B

1. Renaud Lavillenie (França) 5,65 m q
1. Alexander Straub (Alemanha) 5,65 q
3. Steven Lewis (Grã-Bretanha) 5,65 q
4. Alhaji Jeng (Suécia) 5,65 q
5. Kevin Rans (Bélgica) 5,55 q
5. Daichi Sawano (Japão) 5,55 q
5. Viktor Chistyakov (Rússia) 5,55 q
8. Björn Otto (Alemanha) 5,55
9. Leonid Andreev (Uzbequistão) 5,55
10. Eemeli Salomki (Finlândia) 5,40
10. Lukasz Michalski (Polónia) 5,40
12. Toby Stevenson (Estados Unidos) 5,40
13. Jurij Rovan (Eslovénia) 5,40
14. Denys Fedas (Ucrânia) 5,25
. Fábio Gomes da Silva (Brasil) 0
. Oleksandr Korchmid (Ucrânia) 0
. Brad Walker (Estados Unidos) desistiu



11:42 - Já teve início o Grupo B do lançamento do disco do decatlo. Trey Hardee, Pogorelov, Scbrle e Kasyanov são alguns dos particpantes neste grupo que está fortíssimo, ou não tivesse sete dos atletas que constam do "top 10" da classificação geral do decatlo.

11:38 - Já se conhecem os atletas que vão fechar o grupo de concorrentes nas meias-finais dos 800m. Os três melhores entre os restantes classificados foram Samson Ngoepe, da África do Sul, o haitiano Moise Joseph e Adam Kszczot, da Polónia. Está então composto o grupo de 24 corredores para a próxima ronda dos 800m.

11:35 - Terminaram as séries da primeira ronda dos 800m. Na sétima e última série, a vitória surgiu a Jackson Mumbwa Kivuva, do Quénia. O atleta fez a distância em 1:46.17. Bram Som, da Holanda, e Amine Laalo, de Marrocos, foram os últimos a conseguirem o apuramento direto para a próxima ronda. Dentro em breve saber-se-á quais os três melhores dos restantes classificados. Esses atletas juntam-se depois aos entretanto apurados para as meias-finais da modalidade.

11:33 - De volta ao salto com vara, Giuseppe Gibilisco, o italiano que venceu o Campeonato Mundial em 2003, é o 11º e último varista a ultrapassar com êxito os 5.65m.

11: 24 - A sexta série dos 800m acabou com a vitória do queniano David Lekuta Rudisha. Yeimer Lopez García, de Cuba, foi o segundo classificado, à frente de Michael Rimmer, da Grã-Bretanha, que fechou o lote de apurados diretamente.

11:22 - Na quinta série dos 800m , o campeão em título, Alfred Kirwa Yego, do Quénia, venceu em 1:48.32. Foi preciso o "photo-finish" para se saber que foram o húngaro Tamas Kazi e o polaco Marcin Lewandowski, os segundo e terceiro, deixando de fora Mohammed Al-Salhi, da Arábia Saudita.

11:20 - Já são dez os atletas que ultrapassaram com êxito a barreira dos 5.65m, no salto com vara.

11:15 - Já terminou o Grupo A do lançamento do disco do decatlo. O cubano Díaz liderou a tabela apesar de não ter melhorado o seu primeiro lançamento. Andrei Krauchanka, da Bielorrússia, deve ultrapassar Ashton Eaton no sexto posto da geral, depois das marcas que registou.

11:12 - Steven Hooker, Roman Mesnil e Maksim Mazuryk saltaram a mais de 5.65m, no salto com vara.

11:10 - Seis atletas estavam em competição na quarta série dos 800m. Yusuf Saad Kamel, do Bahrain, atual campeão dos 1500m, foi o primeiro. Asbel Kiprop, do Quénia, e Khadevis Robinson, dos Estados Unidos também se classificaram para a próxima ronda.

11:02 - Terminou a terceira série dos 800m. O canadiano Reed foi o primeiro a cortar a meta, seguindo-se-lhe o russo Borzakovskiy e o francês Jeff Lastennet.

10:55 - Na segunda série dos 800m classificaram-se Symmonds, dos Estados Unidos, Belal Mansoor Ali, do Bahrain, e Ismail, sudanês medalha de ouro em Pequim.

10:52 - Abubaker Kaki, do Sudão, é o favorito para o ouro e foi segundo classificado na primeira série. Mbulaeni Mulaudzi, da África do Sul, ganhou ao fazer os 800m em 1:46.40. Fábio Peçanha, do Brasil, foi o terceiro apurado.

10:50 - Os atletas dos 800m já aquecem para a primeira ronda. Apuram-se os três primeiros de cada série mais os três melhores dos restantes classificados. Os atletas vão dividir-se e correr em sete séries.

10:35 - O Grupo A do lançamento do disco do decatlo já está em curso. O cubano Yunior Díaz lidera após a primeira ronda ao atirar a uma distância de 43.52m, um bom lançamento para 736 pontos. Os outros cinco atletas do "top 5" estão inseridos no Grupo B.

10:29 - Björn Otto, varista alemão, junta-se aos 13 atletas que já cumpriram o salto com vara a 5.55m.

10:25 - Muito azar para Salomaki, da Finlândia. Além de falhar a qualificação no salto com vara, o atleta ainda haveria de sofrer uma queda aparatosa, caindo com o peito sobre a vara, na despedida de Berlim. Felizmente, o incidente não lhe causou mais dos que umas dores e alguma frustração pela saída precoce.

10:20 - Arranca o lançamento do disco do decatlo. Krauchanka, da Bielorrússia, é um dos primeiros a lançar. No decatlo faltam cumprir apenas quatro modalidades.

Esta quinta-feira deverá ser o dia mais quente do ano na Alemanha. Os meteorologistas prevêm 35 graus, uma temperatura que poderá ajudar no rendimento dos atletas. Contudo, o calor deverá baixar, uma vez que a partir de sexta-feira as temperaturas vão descer, prevendo-se mesmo que as jornadas do fim-de-semana decorram debaixo de chuvas fortes.

10:12 - A Ucrânia tinha grandes esperanças no salto com vara mas, por agora, Oleksandr Korchmid e Denys Fedas falharam na tentativa de saltar a 5.40m e estão fora da competição. O francês Renaud Lavillenie, um dos favoritos, saltou a 5.55m no primeiro ensaio.

Classificação por séries dos 110m barreiras do decatlo

Série 1

1. Aleksandr Pogorelov (Rússia) 14.19
2. Yunior Diaz (Cuba) 14.56
3. Norman Müller (Alemanha) 14.59
4. Yevgen Nikitin (Ucrânia) 14.87
5. Daisuke Ikeda (Japão) 14.90
6. Eugene Martineau (Holanda) 14.91
. Eelco Sintnicolaas (Holanda) desistiu

Série 2


1. Trey Hardee (Estados Unidos) 13.86
2. Yordani Garcia (Cuba) 14.08
3. Andres Raja (Estónia) 14.22
4. Pascal Behrenbruch (Alemanha) 14.24
5. Ashton Eaton (Estados Unidos) 14.28
6. Robert Jacob Arnold (Estados Unidos) 14.40
7. Leonel Suarez (Cuba) 14.45
. Mikk Pahapill (Estónia) desistiu

Série 3

1. Andrei Krauchanka (Bielorrússia) 14.13
2. Willem Coertzen (África do Sul) 14.26
3. Romain Barras (França) 14.27
4. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia) 14.44
5. Roman Sebrle (República Checa) 14.44
6. Moritz Cleve (Alemanha) 14.54
7. Brent Newdick (Nova Zelândia) 14.82

Série 4

1. Dmitry Karpov (Cazaquistão) 14.46
2. Attila Szabo (Hungria) 14.65
3. Simon Walter (Suiça) 14.83
4. Nadir El Fassi (França) 14.90
5. Aleksey Sysoyev (Rússia) 14.97
6. Daniel Almgren (Suécia) 15.14
7. Atis Vaisjuns (Letónia) 15.27

Série 5

1. Ingmar Vos (Holanda) 14.51
2. Larbi Bouraada (Argélia) 14.57
3. Nicklas Wiberg (Suécia) 14.75
4. Agustn Flix (Espanha) 14.80
5. Mikk-Mihkel Arro (Estónia) 14.82
6. Mateo Sossah (França) 14.83
7. Vasiliy Kharlamov (Rússia) 14.83



10:02 - O australiano Steve Hooker, campeão olímpico do salto à vara, também estava em dúvida para hoje devido a uma lesão. Contudo, o varista está em competição e já saltou a 5.55m de altura.

9:58 - O grande destaque no salto com vara vai para a lesão que impede Brad Walker de participar. O norte-americano é campeão em título mas não recuperou a tempo de uma mazela contraída no Mónaco quando, depois de um salto, mediu mal uma queda e "aterrou meio no colchão meio no chão".

9:52 - 34 atletas, dividos por dois grupos, competem no salto com vara. Destes, apenas 12 são apurados depois das qualificações. Para já, 22 deles já saltaram a 5.40m de altura.

Classificação atualizada do decatlo

1. Trey Hardee (Estados Unidos), 5504 pontos
2. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia), 5473
3. Yunior Diaz (Cuba), 5415
4. Aleksandr Pogorelov (Rússia), 5325
5. Yordani Garcia (Cuba), 5312
6. Ashton Eaton (Estados Unidos), 5294
7. Andrei Krauchanka (Bielorrússia), 5248
8. Roman Sebrle (República Checa), 5242
9. Leonel Suarez (Cuba) 5237




9:45 - As atenções centram-se agora nas qualificações do salto com vara.

9:43 - Hardee, dos Estados Unidos, Kasyanov, da Ucrânia, e Díaz, de Cuba, lideram em pontos na classificação geral do decatlo. O russo Pogorelov segue no quarto lugar, à espreita de um lugar no pódio.

9:38 - Recorde pessoal para o holandês Ingmar Vos. Com 14.51 vence a quinta e última série dos 110m barreiras do decatlo.

9:32 - Falta correr apenas a quinta série dos 110m barreiras do decatlo. Será dentro de instantes.

9:30 - O cazaque Karpov, medalha de bronze há dois anos em Osaka, acaba por vencer esta série. Mesmo longe dos seus melhores tempos, Karpov ainda dá cartas e fez 14.46.

9:25 - Karpov, Sysoev e Szabo são alguns dos nomes mais sonantes da quarta série dos 110m barreiras do decatlo.

9:22 - Ganha Krauchanka, da Bielorrússia, com 14.13 segundos.

9:21 - Segue-se a terceira série dos 110m barreiras do decatlo. Roman Sebrle, da República Checa é um dos atletas.

9:18 - Na segunda série dos 110m barreiras do decatlo, cai mais um recorde pessoal. O norte-americano Trey Hardee faz a sua melhor marca com 13.86m e não deixa Pogorelov descansado. O cubano Leonel Suarez, líder mundial, continua a desiludir e nem nos três primeiros aparece.

9:16 - À semelhança do dia de ontem, as falsas partidas continuam a suceder-se nesta prova. Mais uma, agora na segunda série.

9:12 - Os atletas da segunda série preparam-se para entrar em ação.

9:10 - Depois da terceira falsa partida, a prova arranca finalmente e o russo Pogorelov vence a primeira série da prova dos 110m barreiras do decatlo. Bate o seu recorde pessoal com a marca de 14.10 segundos e continua a sua afirmação como um dos grandes favoritos à vitória final no decatlo.

9:07 - Duas falsas partidas atrasam o início da prova.

9:01 - Os atletas já aquecem na pista onde vão evoluir dentro de momentos.

8:59 - Vai arrancar mais um dia dos mundiais de atletismo no Olímpico de Berlim. Abrem as "hostilidades" os atletas do decatlo com a prova dos 110m barreiras.

A segunda final de Usain Bolt, o jamaicano que em Berlim já "pulverizou" o recorde dos 100 metros, domina a jornada desta quinta-feira dos Campeonatos do Mundo de atletismo, que terá apenas uma portuguesa em ação, Vânia Silva, no lançamento do martelo. A veterana lançadora - competiu em todas as grandes provas desde 2001, com exceção do Mundial de 2005 - tem a 36.ª marca, entre 41 inscritas.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atletismo - Campeonato do mundo em direto

Classificação dos 1.500 metros, décima prova do decatlo:

Grupo A
1. Larbi Bouraada (Algéria) - 4:12.15 minutos
2. Daniel Almgren (Suécia) - 4:13.47
3. Nadir El Fassi (França) - 4:16.51
4. Mateo Sossah (França) - 4:20.40
5. Daisuke Ikeda (Japão) - 4:22.39
(...)
17. Simon Walter (Suiça) - 5:01.12

Grupo B
1. Nicklas Wiberg (Suécia) - 4:17.05 minutos
2. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia) - 4:24.52
3. Romain Barras (França) - 4:27.04
4. Leonel Suárez (Cuba) - 4:27.25
5. Willem Coertzen (África do Sul) - 4:32.57
(..)
17. Roman Šebrle (Rep.Checa) - 4:50.33



Classificação das eliminatórias do salto em comprimento (masculino):

Grupo A
1. Dwight Phillips (EUA) - 8.44 metros Q
2. Mitchell Watt (Austrália) - 8.14 q
3. Christopher Tomlinson (Grã-Bretanha) - 8.06 q
4. Loúis Tsátoumas (Grécia) - 8.01 q
5. Jinzhe Li (China) - 8.01
6. Tommi Evilä (Finlândia) - 8.01
7. Deokhyeon Kim (Coreia do Sul) - 7.99
8. Viktor Kuznyetsov (Ucrânia) - 7.98
9. Sebastian Bayer (Alemanha) - 7.98
10. Kafétien Gomis (França) - 7.90
(...)
22. Daisuke Arakawa (Japão) - 7.53

Grupo B
1. Greg Rutherford (Grã-Bretanha) - 8.30 Q
2. Godfrey Khotso Mokoena (África do Sul) - 8.29 Q
3. Irving Saladino (Panamá) - 8.16 Q
4. Fabrice Lapierre (Austrália) - 8.14 q
5. Brian Johnson (EUA) - 8.09 q
6. Yahya Berrabah (Marrocos) - 8.08 q
7. Salim Sdiri (França) - 8.04 q
8. Gable Garenamotse (Botsuana) - 8.03 q
9. Hussein Taher Al-Sabee (Arábia Saudita) - 7.99
10. Ndiss Kaba Badji (Senegal) - 7.98
(...)
20. Yochai Halevi (Israel) - 7.42

21:25 - Trey Hardee, norte-americano de 25 anos, é o novo campeão do mundo do decatlo.

21:22 - Nicklas Wiberg (Suécia) vence a segunda série com o tempo de 4:17.07 minutos. Termina o decatlo.

21:16 - Vai começar a segunda série dos 1.500 metros

Classificação final dos 400 metros barreiras:
1. Melaine Walker (Jamaica) - 52.42 segundos recorde dos campeonatos
2. Lashinda Demus (EUA) - 52.96
3. Josanne Lucas (Trinidade e Tobago) - 53.20
4. Kaliese Spencer (Jamaica) - 53.56
5. Tiffany Williams (EUA) - 53.83
6. Natalya Antyukh (Rússia) - 54.11
7. Anastasiya Rabchenyuk (Ucrânia) - 54.78
8. Angela Morosanu (Roménia) - 55.04

20:59 - Vai começar a última prova do decatlo: 1.500 metros

Classificação do lançamento do dardo, do decatlo:

Grupo A
1. Nicklas Wiberg (Suécia) - 75.02 metros
2. Eugene Martineau (Holanda) - 70.14
3. Yordani García (Cuba) - 69.37
4. Roman Šebrle (Rep. Checa) - 65.61
5. Ingmar Vos (Holanda) - 64.27
6. Andrei Krauchanka (Bielorrússia) - 60.71
7. Mateo Sossah (França) - 59.67
8. Attila Szabó (Hungria) - 59.56
9. Atis Vaisjuns (Letónia) - 57.50
10.Norman Müller (Alemanha) - 57.40
11. Jake Arnold (EUA) - 57.37
12. Daniel Almgren (Suécia) - 56.69
13. Mikk-Mihkel Arro (Estónia) - 56.21
14. Moritz Cleve (Alemanha) - 54.26
15. Dmitriy Karpov (Cazaquistão) - 51.38
16. Agustín Félix (Espanha) - 50.10

20:40 - Blanka Vlašic revalidou o título no salto em altura e tentou três vezez os 2.10 metros para ultrapassar o recorde do mundo de 2.09.

Classificação final do salto em altura (feminino):
1. Blanka Vlašic (Croácia) - 2.04 metros
2. Anna Chicherova (Rússia) - 2.02
3. Ariane Friedrich (Alemanha) - 2.02
4. Antonietta Di Martino (Itália) - 1.99
5. Ruth Beitia (Espanha) - 1.99
6. Svetlana Shkolina (Rússia) - 1.96
7. Emma Green (Suécia) - 1.96
7. Chaunté Howard Lowe (EUA) - 1.96
9. Melanie Melfort (França) - 1.92
10. Elena Slesarenko (Rússia) - 1.92
11. Meike Kröger (Alemanha) - 1.87
12. Amy Acuff (EUA) - 1.87

20:33 - Terminou a prova do lançamento do dardo. Segue-se a última prova do dia e do decatlo: os 1.500 metros

Classificação final dos 110 metros barreiras:
1. Ryan Brathwaite (Barbados) - 13.14 segundos
2. Terrence Trammell (EUA) - 13.15
3. David Payne (EUA) - 13.15
4. William Sharman (Grã-Bretanha) - 13.30
5. Maurice Wignall (Jamaica) - 13.31
6. Petr Svoboda (Rep. Checa) - 13.38
7. Dwight Thomas (Jamaica) - 13.56
8. Wei Ji (China) - 13.57

20:21 - Anna Chicherova (Rússia) fica com a medalha de prara e Ariane Friedrich (Alemanha) com o bronze no salto em altura.

20:18 - Trey Hardee volta a quebrar o seu recorde pessoal no lançamento do dardo, com um um registo de 66.86 metros, que se seguem aos 66.22 do primeiro lançamento

20:14 - O grupo B do lançamento do dardo, nona prova do decatlo, entra em ação.

20:08 - Blanka Vlašic (Croácia) leva o ouro na final do salto em altura (feminino), depois da alemã Ariane Friedrich ter falhado um salto de 2.06 metros por uma nesga. Revalidou o título e tentou três vezez os 2.10 metros para ultrapassar o recorde do mundo de 2.09

Classificação final dos 200 metros (masculinos):
1. Usain Bolt (Jamaica) - 19.19 segundos recorde do mundo
2. Alonso Edward (Panamá) - 19.81
3. Wallace Spearmon (EUA) - 19.85
4. Shawn Crawford (EUA) - 19.89
5. Steve Mullings (Jamacia) - 19.98
6. Charles Clark (EUA) - 20.39
7. Ramil Guliyev (Azerbeijão) - 20.61
8. David Alerte (França) - 20.68

19:56 - Ryan Brathwaite (Barbados) conquista o ouro nos 110 metros barreiras com tempo de 13.14, apenas mais um centésimo que o segundo e terceiro classificado.

19:55 - Vai começar a última final do dia: 110 metros barreiras.

19:36 - Usain Bolt venceu o ouro com recorde do mundo: 19.19 segundos!! O Jamaicano entra novamente para a história

Apuradas para a final dos 200 metros (femininos):

Série 1
1. Debbie Ferguson-McKenzie (Bahamas) - 22.24 Q
2. Veronica Campbell-Brown (Jamaica) - 22.29 Q
3. Emily Freeman (Grã-Bretanha) - 22.64 q
4. Eleni Artymata (Chipre) - 22.64 q

Série 2
1. Allyson Felix (EUA) - 22.44 Q
2. Anneisha McLaughlin (Jamaica) - 22.55 Q

Série 3
1. Muna Lee (EUA) - 22.30 Q
2. Simone Facey (Jamaica) - 22.58 Q

19:26 - Dentro de 10 minutos começa a final mais aguardada do dia: 200 metros (masculinos), com a presença de Usain Bolt. O jamaicano é o grande favorito e o recordista mundial com 19.30 segundos, estabelecidos o ano passado em Pequim'2008. Os principais rivais são os norte-americanos Shawn Crawford e Wallace Spearmon.

19:25 - Blanka Vlašic (Croácia) segue na frente na final do salto em altura (feminino).

Classificação do decatlo após 8 provas:
1. Trey Hardee (EUA) - 7306 pontos
2. Oleksiy Kasyanov (Ucrânia) - 7124
3. Aleksandr Pogorelov (Rússia) - 7104
4. Yunior Díaz (Cuba) - 6941
5. Alexey Sysoev (Rússia) - 6935


19:18 - Melaine Walker (Jamaica) leva o ouro nos 400 metros barreiras, com recorde dos campeonatos - 52.42 segundos. Lashima Demus leva a prata.

19:14 - Vai começar a segunda final do dia: 400 metros barreiras. Lashima Demus (EUA) é a favorita para vencer e detém a melhor marca mundial do ano com 52.63 segundos. O recorde mundial é de Yuliya Pechenkina com 52.34 segundos (desde 2003).

Apurados para a final dos 5.000 metros (masculinos):

Série 1
1. Kenenisa Bekele (Etiópia) - 13:19.77 Q
2. Matthew Tegenkamp (EUA) - 13:19.87 Q
3. Mohammed Farah (Grã-Bretanha) - 13:19.94 Q
4. Vincent Kiprop Chepkok (Quénia) - 13:20.24 Q
5. Jesus España (Espanha) - 13:20.40 Q
6. Chris Solinsky (EUA) - 13:20.64 q
7. Joseph Ebuya (Quénia) - 13:22.41 q
8. Anis Selmouni (Marrocos) - 13:22.95 q
9. Teklemariam Medhin (Eritreia) - 13:28.48 q
10. Collis Birmingham (Austrália) - 13:23.48 q

Série 2
1. Moses Ndiema Kipsiro (Uganda) - 13:22.98 Q
2. Eliud Kipchoge (Quénia) - 13:23.34 Q
3. James Kwalia C'Kurui (Qatar) - 13:23.57 Q
4. Bernard Lagat (EUA) - 13:23.73 Q
5. Chakir Boujattaoui (Marrocos) - 13:23.83 Q
rc
 
Topo