• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Valongo: Acidente em Sobrado provoca um morto e dois feridos.

Um homem morreu e dois jovens ficaram feridos na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros ocorrida hoje de manhã, em Valongo, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Valongo, o acidente ocorreu cerca das 07:30, na Rua de S. João, em Sobrado.

Os dois feridos, de 16 e 18 anos, foram transportados para o Hospital de S. João, no Porto.
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Açores - Arquipélago sem comunicações durante duas horas.

Os Açores sofreram hoje um corte de comunicações durante cerca de duas horas, o que levou o Governo Regional a pedir explicações à Autoridade Nacional de Telecomunicações (ANACOM) .

Segundo adiantou uma fonte do executivo açoriano, a secretaria regional da Habitação e Equipamentos pretende saber as razões que causaram o corte nas comunicações com o exterior do arquipélago.

Logo após o restabelecimento das comunicações, o Governo contactou o delegado da ANACOM nos Açores e enviou, também, uma carta à autoridade nacional do sector, disse.

O executivo açoriano pretende, assim, que a ANACOM «averigúe e se pronuncie sobre as causas, prejuízos e medidas que irá tomar, no âmbito das suas competências e atribuições», explicou a mesma fonte.

Segundo disse, o «Governo Regional considera lesivo para os açorianos o isolamento comunicacional a que, mais uma vez, particulares e empresas estiveram sujeitos».
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Junta de Viseu investigada pelo Ministério Público

Junta de Viseu investigada pelo Ministério Público


O Ministério Público (MP) está a investigar a Junta de Freguesia do Couto de Cima, no concelho de Viseu, por alegada suspeita de tráfico de influências e peculato. A mesma junta é ainda alvo de investigação porque está a construir um caminho em terrenos da Reserva Ecológica Nacional (REN).

A obra foi financiada através de contrato programa com a Câmara Municipal de Viseu mas não foi aprovada em assembleia de freguesia nem informado o Ministério do Ambiente. Ao que o DN apurou estes factos foram também já comunicados à Inspecção-Geral da Administração local.

Os factos que deram origem à investigação do MP remontam a finais de 2005 quando um cidadão, residente na freguesia, denunciou o uso das instalações e do material da junta para elaboração de orçamentos de obra por parte do empreiteiro Manuel Alves Alexandre. O cidadão não só denunciou a situação como acusou o presidente da junta de elaborar pessoalmente os orçamentos com que o empreiteiro concorreu a duas obras na freguesia.

Este primeiro processo viria a ser arquivado até que, no final de 2007, o mesmo cidadão envia uma carta ao presidente da junta a convidá-lo a demitir-se em face das alegadas irregularidades de que era conhecedor. À denúncia anterior juntou a da obra do caminho do Paul que está a ser construído, na maioria, em terrenos da REN. Esta obra foi alvo de um contrato-programa aprovado na reunião da câmara de Viseu de 12 de Setembro 2007 e foi comparticipada na totalidade. O custo da obra é de 13.743,90 euros mais impostos, mas nunca foi aprovada pela assembleia de freguesia, como refere a lei.

A obra ainda hoje não está concluída porque um outro cidadão não só não cedeu terrenos para a sua conclusão, como informou a junta de que os mesmos estavam afectos à REN e que "se os queria utilizar que procedesse à sua expropriação".

José Pereira, o presidente da junta, aproveitou uma reunião da assembleia de freguesia para informar o órgão da denúncia do cidadão e da decisão de enviar a mesma, acompanhada de uma queixa por difamação, ao MP. Terá sido esta queixa que motivou a actual investigação. Nos autos, as ligações ao empreiteiro são suportadas com base em documentos da junta e do empreiteiro, dactilografados em máquina de escrever e manuscritos, e cujas "semelhanças são evidentes", assegurou ao DN fonte judicial. José Pereira nega que o edifício e meios da junta tenham sido usados para a elaboração dos orçamentos do construtor mas assegura que "a junta dispõe de computador e de máquina de escrever".

Já a construção do caminho público, que dá serventia à casa da presidente da assembleia de freguesia, não só não foi aprovada pela assembleia da freguesia, como não foi informada a sua construção, como manda a lei, aos serviços do Ministério do Ambiente. A Delegação do Ambiente de Viseu esclarece que "trata-se de beneficiações de vias que careceriam de autorização". Porém o autarca assegura que "são tudo mentiras porque o caminho não foi construído em terrenos da REN". Já quanto ao envolvimento com o empreiteiro, José Pereira nega que o edifício e meios da junta tenham sido usados para a elaboração dos orçamentos do construtor mas assegura que "a junta dispõe de computador e de máquina de escrever".|

AMADEU ARAÚJO, Viseu
DN Online
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Militar da GNR alvejado na cara durante perseguição

Militar da GNR alvejado na cara durante perseguição

Um militar da GNR de Santa Maria de Lamas, Feira, foi atingido com um disparo de caçadeira na face durante uma perseguição automóvel na madrugada de ontem, na Zona Industrial de Riomeão. “Foi um milagre o chumbo ficar a milímetros do olho”, afirmou Manuel Araújo, um morador, que chegou ao local poucos segundos após os disparos. O militar, de 32 anos, já recebeu alta.

A patrulha surpreendeu três suspeitos que tentavam assaltar uma empresa de tampas e grelhas de saneamento, cerca da 01h30. Os assaltantes arrancaram a alta velocidade numa Iveco verde, sendo perseguidos pela patrulha cerca de 800 metros, até ao cruzamento da estrada que liga Feira a Espinho.

Quando as viaturas se aproximaram, um assaltante disparou um tiro de caçadeira junto à janela do pendura do carro-patrulha. O pendura escapou ileso, mas o disparo atingiu o condutor. “Já me acertaram”, terá dito o militar, com o sangue a escorrer pelo rosto.

Ao ver o colega atingido, o militar ripostou com cinco tiros de pistola, mas os criminosos prosseguiram a fuga em direcção a Espinho. Centenas de metros à frente, aproximaram-se da traseira de um Honda Civic, onde seguiam duas mulheres e começaram a ultrapassá--las quando, sem qualquer razão, dispararam um tiro que acertou na porta traseira. Na fuga ainda se cruzaram com um carro à paisana do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de S. João da Madeira, que estava alertado para o que se passava e tentou deter os criminosos a tiro, mas a arma dos agentes encravou.

Os assaltantes prosseguiram a fuga em direcção a Espinho, numa altura em que todas as patrulhas da GNR da zona e também da PSP de Espinho se encontravam na rua, numa ‘caça ao homem’.

A Iveco seria encontrada por uma patrulha da GNR, cerca das 08h00, estacionada junto a um bar no centro da freguesia de Nogueira da Regedoura. A arma foi também abandonada numa mata, segundo o comandante interino do Destacamento da GNR de S. João da Madeira, capitão Vasco Dias.

MILITAR FOI SOCORRIDO POR MORADOR

Manuel Araújo vive em frente ao local onde a patrulha da GNR foi alvejada. “Ouvi dois tiros e vim à janela. Quando me apercebi que os guardas tinham sido alvejados, saí logo para os tentar socorrer”, explicou ao CM. Viu o condutor a sangrar junto ao olho e emprestou-lhe o lenço para estancar o sangue. Os Bombeiros da Feira foram chamados ao local, mas o militar foi transportado por uma outra patrulha ao Hospital S. Sebastião.

O militar ferido foi observado pelo serviço de oftalmologia do Hospital de Santo António no Porto e recebeu alta médica. A carrinha usada pelos criminosos está registada em nome de um indivíduo residente entre Anadia e Cantanhede e já estará referenciado pela GNR local por vários furtos. O caso está sob a investigação da Polícia Judiciária do Porto.


Francisco Manuel
Correio da Manhã
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Vinho tinto melhor do Mundo é de Palmela.

Syrah da Casa Ermelinda Freitas escolhido entre três mil vinhos, Portugal tem agora o “melhor tinto do mundo” e a distinção chegou de um concurso internacional realizado em França.

Em concurso estavam três mil vinhos de 36 países, no Vinailes Internacionales 2008. Dos três mil submetidos a uma prova cega, só um saiu vencedor e foi português.

Este Syrah nasceu em Palmela, há apenas três anos, na Casa Ermelinda Freitas.

E deste há pouco, porque foram apenas produzidos oito mil litros, o que não chega a dar 11 mil garrafas, que são o orgulho dos 150 hectares da casa produtora.

Dentro de um mês, os portugueses já lhe podem tomar o gosto. Inicialmente pensava-se que custaria oito euros e meio a garrafa, agora a medalha de ouro dá-lhe outro peso, logo, provavelmente, outro valor.
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Estudantes do IPB prostituem-se para pagar curso.

Há alunas do Instituto Politécnico de Bragança a prostituírem-se para poder pagar os estudos.Uma situação que está a surpreender a academia.Segundo a edição de ontem do Diário de Notícias, há alunas do IPB e da UTAD a prostituírem-se para não terem dificuldades em suportar as despesas relacionadas com o curso. Segundo o DN são jovens entre os 19 e os 24 anos, oriundas do sul do país e revelam que cobram 50 euros por cada cliente, que já são certos.Normalmente o serviço é prestado em apartamentos e hotéis e chegam a lucrar cerca de 300 euros por noite.Para as jovens que denunciaram a situação ao DN esta é uma forma de ter uma vida desafogada.Contactados pela Brigantia/CIR, o presidente do IPB e da Associação Académica desconhecem os casos em concreto e manifestam-se surpreendidos com a situação.Sobrinho Teixeira desvaloriza o assunto pois “o fenómenos tem uma extensão reduzida em cidades como Bragança e Vila Real e muito grande em cidades como o Porto, Braga e Lisboa”. “Para nós foi uma surpresa” admite o responsável mas realça que “tem uma expressão muito reduzida”.O presidente do IPB acrescenta que vai averiguar a situação para tentar perceber porque razão as alunas necessitam de recorrer à prostituição para financiar os cursos. “Tentaremos ver se nestes casos as pessoas têm uma manifesta falta de financiamento para poder estudar ou se isso corresponde a uma opção de vida”.Sobrinho Teixeira garante que os Serviços de Acção Social ajudariam se elas solicitassem apoio. “Sempre que é requerido têm acudido a situações em que de facto as pessoas não têm condições para estudar”.O presidente da Associação Académica do IPB também desconhecia o fenómeno. “Não fazíamos a mínima ideia que isto acontecia”. Alexandre Menezes refere que a associação “vai tentar saber quem são” as jovens para “dar uma resolução”.Alunas do IPB e da UTAD a recorrer à prostituição para conseguírem dinheiro para pagar os estudos.Um fenómeno pouco frequente na região mas que parece que já se está a instalar.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Infelizmente é o reflexo da politica de Educação que deveriamos ter, mas infelizmente nao temos.

Se tem recurso economicos nao tem problemas.

Se nao tem recursos económicos, entao tera que se "desenrascar" pois o Estado não tem tempo a perder com a Educação.
:espi29:
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
boas , pois infelizmente nao so é bragança que isso acontece , pois aqui bem perto (maia) , conheço alguns casos que acontece a mesma coisa .


cumpts

pintas
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
São Brás de Alportel acolhe Festa das Tochas Floridas

São Brás de Alportel acolhe Festa das Tochas Floridas

No próximo domingo de Páscoa, dia 23 de Março, São Brás de Alportel é uma vez mais palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do País. Trata-se da secular Procissão de Aleluia – em honra de Cristo ressuscitado.

Nesta Festa das Tochas Floridas, os andores dão lugar às flores, com que se enfeitam as tochas, levadas pelos homens ao longo do cortejo, com que se adornam as varandas e ainda o tapete que cobre o chão, com mais de um metro de extensão.

Quem visita a vila neste dia festivo pode ainda apreciar a saborosa doçaria, num espaço de mostra e venda de produtos locais intitulado “Encontro de Sabores”, no Largo de São Sebastião, aberto ao público a partir das 10:00 horas. Amêndoas tenras de São Brás, os folares e os doces confeccionados à base de frutos secos são algumas das iguarias apresentadas.

A festa continua no Adro da Igreja Matriz, a partir das 15:00 horas, com espectáculos de música popular portuguesa, e a cerimónia de entrega dos prémios dos concursos Páscoa 2008: jogos florais, tochas e varandas.

A animação está a cargo da cantora Dulce Guimarães, do grupo “Rastemenga” e ainda do Grupo de Dança Jazz Contemporâneo da Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel.


Região Sul
 

LIQUES

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
502
Gostos Recebidos
3
Pois,infelizmente não descobrimos a pólvora,há mais de vinte anos que isso acontesse nos grandes centros,será que ninguém deu por isso???
Atenção não estou a defender as politicas da Educação deste Governo,mas que isto se arrasta há décadas,podem ter a certeza disso.
É o pais que temos e teremos.:isso_se_faz::isso_se_faz:
 
P

Playdiune

Visitante
Pois,infelizmente não descobrimos a pólvora,há mais de vinte anos que isso acontesse nos grandes centros,será que ninguém deu por isso???
Atenção não estou a defender as politicas da Educação deste Governo,mas que isto se arrasta há décadas,podem ter a certeza disso.
É o pais que temos e teremos.:isso_se_faz::isso_se_faz:


Tal como se arrasta há anos os projectos do novo aeroporto e do TGV !! São milhões e milhões de euros que, podiam ser aproveitados para as necesidades básicas deste país, em concreto, educação e saúde.

Se olhar-mos para os países nórdicos mais desenvovidos da europa, apenas têm 1 aeroporto e TGV nem cheirá-lo.

Hasta....
 

MNM

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Tal como se arrasta há anos os projectos do novo aeroporto e do TGV !! São milhões e milhões de euros que, podiam ser aproveitados para as necesidades básicas deste país, em concreto, educação e saúde.

Se olhar-mos para os países nórdicos mais desenvovidos da europa, apenas têm 1 aeroporto e TGV nem cheirá-lo.

Hasta....

Boas,
Bem dito :36_2_51:

Só para acrescentar, esse projecto TGV, é tão bom, que quando cá chegar, já está completamente desactualizado e obsuleto. Para que é que um País como o nosso precisa de gastar milhões e milhões, num projecto que não nos faz falta, simplesmente porque queremos(Governo) mostrar aos outros países????
Isto está cada vez mais um País do faz de conta e de Fachada.

Aquele abraço
 

Alcibiades

GF Bronze
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
Infelizmente isto acontece há muito tempo em certos locais estudantis do país. Todos sabem, mas fazem como a avestruz: escondem a cabeça e não veêm. Porquê? Talvez que o nosso ministro mais iluminado das últimas décadas nos responda. Porque não, Sr. Engenheiro?
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Açores: SATA opta pelos Dash para renovar frota, investimento de 70 ME

A transportadora aérea SATA Air Açores vai comprar seis aviões Dash, construídos pela Bombardier, um investimento de cerca de 70 milhões de euros para renovar a frota que voa no arquipélago.

"Os novos aviões, que vão substituir os ATP, são da Bombardier por serem aeronaves mais avançadas tecnologicamente e que melhor se adequam à operação nos Açores", anunciou o presidente do Governo açoriano, após uma reunião com a administração da companhia aérea.

No início de uma visita à ilha Graciosa, Carlos César adiantou aos jornalistas que serão adquiridos seis aviões no total, dois dos quais de 37 lugares (Q200) que se destinam às ligações para as ilhas do Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge.

Os restantes quatro Dash Q400 terão uma capacidade de 80 lugares cada e vão operar entre as maiores ilhas do arquipélago, adiantou o chefe do executivo açoriano.

"Trata-se de um investimento de 70 milhões de euros que vai permitir maior segurança e rapidez e melhor adequação entre carga e passageiros", disse Carlos César.

Segundo afirmou, os aviões mais pequenos chegarão aos Açores entre o final deste ano e o início de 2009, enquanto que os restantes quatro começaram a voar no arquipélago um ano depois.

No final de Março, A SATA Air Açores promove uma sessão de esclarecimento para apresentar mais detalhes técnicos sobre as novas aeronaves, indicou.

A transportadora açoriana esteve a avaliar os Dash e os ATR como opções para renovar a sua frota de ATP, que ligam oito das nove ilhas açorianas há vários anos.

O Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago, é servido por um Dornier de menores dimensões.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Portalegre: Município vai demolir estádio municipal para construir uma escola

Portalegre: Município vai demolir estádio municipal para construir uma "escola de excelência"

O Estádio Municipal de Portalegre, construído há mais de 30 anos, vai ser demolido para dar lugar a uma "escola de excelência", revelou hoje à agência Lusa o presidente do município, Mata Cáceres.

"O projecto, a desenvolver em articulação com a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA), prevê a construção de uma escola de excelência para crianças e jovens que frequentam o primeiro e segundo ciclos", afirmou.

De acordo com o autarca, a demolição do estádio, instalado numa área com mais de sete hectares, permitirá ainda revitalizar a zona norte da cidade de Portalegre.

Mata Cáceres fundamentou a decisão alegando que "não se justifica possuir em Portalegre dois estádios, ainda por cima, separados fisicamente".

Na zona sul da cidade alentejana, existe um outro estádio (Polidesportivo dos Assentos), numa zona onde a autarquia projecta construir um parque desportivo.

"Nós queremos situar todo o parque desportivo na zona sul, junto ao Estádio Polidesportivo dos Assentos. Não queremos manter os equipamentos desta área espalhados pela cidade", justificou.

A construção de uma "escola de excelência" no espaço do Estádio Municipal de Portalegre permitirá, segundo Mata Cáceres, "dar outra dinâmica" à cidade e enriquecer uma "zona nobre" da malha urbana.

"Aquela zona é uma das portas de entrada da cidade e merece outra dinâmica", sublinhou.

O autarca indicou que "não há, para já, uma verba estipulada", nem "um projecto concretizado" para a construção da escola, num espaço de três hectares, mas assegurou que a "DREA irá suportar a maioria do custo da obra".

"A DREA comparticipará com cerca de 80 a 90 por cento do custo da obra", explicou.

O presidente do município alentejano prevê ainda a construção de um parque de estacionamento na zona do topo sul do estádio municipal.

Mas, adiantou, "como aquela zona tem uma vasta área poderão ainda surgir outros equipamentos".

A autarquia projecta também para um espaço contíguo ao Estádio Municipal de Portalegre a construção de uma central de camionagem, num investimento superior a 1,6 milhões de euros.

De acordo Fernando Biscainho, vice-presidente da autarquia local, o concurso público para a construção da central, que ocupará uma área de cinco mil metros quadrados, vai ser lançado "ainda este ano".

Lusa
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Baião: Três casos de turbeculose detectados em funcionários da autarquia

Três casos de doença de tuberculose foram detectados em outros tantos funcionários da câmara de Baião, desde de Agosto do ano passadoSegundo um comunicado da autarquia, os três casos encontravam-se em fase inicial, passível de um tratamento eficaz (estima-se em 95% a taxa de sucesso para o tratamento de uma pessoa que não padeça de outras doenças).

“De acordo com a informação colhida pelo Centro de Saúde de Baião, não há, aparentemente, qualquer relação entre os três casos”, adianta ainda o comunicado. O primeiro caso foi detectado em Agosto, sendo que o funcionário da autarquia já se encontra de volta ao serviço depois de ter concluído os tratamentos.

Continua a ser acompanhado pelo Centro de Saúde de Baião, um procedimento normal, e não representa risco de contágio para terceiros.O segundo e o terceiro casos foram detectados em Dezembro e Janeiro, respectivamente, encontrando-se actualmente em tratamento e afastados do trabalho. “Trata-se de uma situação que merece cuidado, mas que de forma alguma é uma situação anormal.

A autarquia tem vindo a desenvolver todas as diligências no sentido de promover um conjunto de cuidados preventivos em relação a esta e a outras questões relacionadas com a saúde”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro.

190 Funcionários realizaram rastreios por sugestão do Centro de Saúde de Baião, os funcionários da Câmara Municipal de Baião têm realizado, voluntariamente e desde Setembro de 2007, rastreio à Tuberculose. Desde então, 190 dos cerca de 300 colaboradores da autarquia já realizaram rastreio, o qual ainda está a decorrer.

Também os familiares dos funcionários doentes foram submetidos a rastreio, procedimento habitual nestas situações.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
V. Castelo - Páscoa: "Bife" pascal senta 500 homens à volta da mesa

Páscoa: "Bife" pascal senta 500 homens à volta da mesa em Cardielos e Santa Marta de Portuzelo.

Quinhentos homens sentam-se sábado à mesa, em Cardielos e Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, para comer o "Bife da Páscoa", cumprindo um ritual iniciado há meio século e onde as mulheres não são admitidas.

"Aqui, de facto, mulher só entra para cozinhar ou para servir à mesa", refere Manuel Correia, um dos actuais responsáveis pela organização do "Bife" de Cardielos.

Correia recordou que, na edição de 2006, foi feita uma votação, pelo método de "braço no ar", para que a maioria decidisse se a tradição se deveria abrir, ou não, às bocas femininas.

O "não" mereceu 95 por cento dos votos e houve mesmo quem, no meio da confusão, acabasse por levantar os dois braços.

"Não fosse o diabo tecê-las e acabássemos por ter de levar com a presença das mulheres", sustentou Manuel Correia, para quem "foi tudo muito democrático".

Sábado, em Cardielos, em cima da mesa estarão 100 quilos de bife de boi, para alimentar igual número de convivas, o que, em média, dá um quilo de carne para cada um.

"Após um período de Quaresma com vários dias em que a Igreja proíbe expressamente, o consumo de carne, há que tirar a barriga de misérias", acrescenta.

Ali ao lado, em Santa Marta de Portuzelo outros 400 homens repetem ritual idêntico, tendo à sua espera 350 quilos de carne.

"A história do jejum quaresmal é apenas um bom pretexto para um grupo de amigos se sentar à mesa e passar uns bons momentos de convívio", explica Eugénio Cerqueira, da organização.

A tradição do "Bife da Páscoa" começou em Viana do Castelo, na lendária, mas já extinta, Pensão Restaurante Rio Lima, cujo proprietário, o mestre de cozinha Américo Correia, reunia um pequeno número de convivas para degustar a melhor carne dos talhos da cidade, exposta sexta-feira santa à porta dos estabelecimentos.

Em 1973, Américo Correia vendeu essa unidade hoteleira e instalou-se em Cardielos, sua terra natal, onde manteve a tradição, sempre com um número crescente de pessoas à mesa.

Actualmente, o "Bife da Páscoa", em Cardielos, é promovido pelos filhos de Américo Correia, entretanto falecido, realizando-se desde há meia de dúzia de anos na Casa dos Romeiros, no Monte de S. Silvestre.

Lusa
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
GNR detem indivíduo que furtava cabrito para a Páscoa.

A GNR deteve hoje na zona de Gouveia um indivíduo indiciado pelo furto de uma dezena de animais de raça caprina, que se destinariam à venda para cumprir a tradição gastronómica de cabrito na Páscoa.

De acordo com uma fonte da GNR, o indivíduo, com 27 anos, foi interceptado por volta das 00:00 de hoje na EN 231 a circular numa viatura, na zona de Loriga, já com os animais esfolados, sem guia de circulação, e sem qualquer identificação pessoal.

Perante as suspeitas de furto dos animais, o indivíduo, residente na zona de Gouveia, foi presente ao tribunal, e constituído arguido com a medida de coacção de termo de identidade e residência.

Agora decorrerá inquérito para apurar as circunstâncias do furto e identificar o proprietário lesado, acrescentou a mesma fonte.
 

sabata

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2007
Mensagens
1,402
Gostos Recebidos
0
mais valia ter comidofrangofrangofrango
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo