Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Mãe e filho morrem abraçados em fogo

Fernanda Franque, 79 anos, e o filho João, 54 anos, estavam a dormir quando o fogo começou. Quando acordaram já estavam rodeados de labaredas e fumo, e tentaram ambos fugir. Mas enquanto procuraram chegar à porta de casa, no Vale da Amoreira, Moita, tombaram mortos, com os pulmões cheios de fumo.

Os bombeiros encontraram os cadáveres abraçados junto à porta da casa. "A minha mãe tinha as chaves na mão", recordou Alfredo Franque, um dos restantes oito filhos de Fernanda.

Vogal da direcção do Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional e ex-profissional do desporto-rei (chegou a representar o Benfica), Alfredo Franque soube da morte da mãe e do irmão pouco depois de o incêndio ter sido dado como extinto. 'Eram 05h30 quando o fogo começou', recordou.

João Silva, amigo da família e outro dos moradores do lote 2 da rua Bordalo Pinheiro, no Vale da Amoreira, foram os primeiros a acorrer em socorro de Fernanda e João. 'Arrombámos a porta de casa, mas as chamas e o fumo eram tão fortes que tivemos de fugir', recordou.

Os bombeiros foram chamados ao 3º esquerdo do prédio por outros moradores. Vinte e cinco homens, auxiliados por dez viaturas de três corporações dos concelhos da Moita e do Barreiro, entraram na casa e, em menos de meia hora, extinguiram as chamas. Mas já nada havia a fazer.
Os óbitos de Fernanda e de João Franque foram declarados ainda no interior do prédio.

Os dois cadáveres foram transportados para o Hospital do Barreiro. Originária de Angola, a família de mãe e filho ainda não tinha ontem decidido onde realizar os funerais.

ESTAVAM EM PORTUGAL A PASSAR FÉRIAS

As duas vítimas do incêndio de ontem estavam em Portugal de férias. Residente em Luanda, Angola, com o filho João e outros cinco descendentes, Fernanda ficava sempre em casa da filha Conceição. 'Ela tinha vindo tratar de uns assuntos e estavam a planear regressar a Luanda já no mês que vem', confessou, chorosa, Conceição Franque, filha e irmã das vítimas do incêndio de ontem, que estavam sozinhas em casa. 'O apartamento ficou quase inabitável', acabou também por confessar.

CM
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Queixou-se do juiz e acabou processado

Agastado com o sucessivo adiamento do julgamento em que era queixoso, um mecânico de Viseu fez um protesto ao provedor de justiça. O juiz titular do processo não gostou do tom da queixa e acusou-o de difamação. Foi condenado a uma multa de 250 euros, mas o Tribunal da Relação de Coimbra absolveu-o.

O mecânico apresentara uma queixa contra um GNR reformado, alegando ter sido ameaçado várias vezes com uma pistola. O julgamento esteve marcado por duas vezes no Tribunal de Nelas, mas foi adiado – uma por falta de notificações, outra por impedimento do juiz. "Os senhores magistrados fazem o que lhes apetece e não dão satisfação a ninguém, são reis, senhores e absolutos?", perguntou o queixoso numa exposição ao provedor de justiça.

Na sequência da reclamação, foi aberto um inquérito ao juiz pelo Conselho Superior da Magistratura, que acabou arquivado. O visado, porém, sentiu-se ofendido na honra, e processou o mecânico. Julgado na primeira instância, foi-lhe aplicado 50 dias de multa, à taxa diária de cinco euros, por difamação agravada. A Relação não teve o mesmo entendimento e revogou a sentença, absolvendo o mecânico.


CM
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Oito crianças feridas no Badoca Park

Um dos três atrelados de um tractor, com 60 passageiros, que fazia uma visita ao Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, tombou ao passar num buraco e provocou 11 feridos.

A tromba d'água que caiu ontem de manhã terá sido a causa da "enorme quantidade de pedras soltas que soltaram das margens", fazendo com que, pelas 14.30 horas, o atrelado do meio - dos três, o que levava menos passageiros -que efectuava o percurso do safari, no Badoca Park, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), ao passar por cima das mesmas, tombasse para um lado.

O tractor transportava cerca de 60 pessoas - sendo a capacidade máxima de 75 -, a maioria das quais catequistas e um grupo de crianças residentes na freguesia de Nogueira do Cravo, em Oliveira do Hospital, acompanhadas pelos respectivos pais. O atrelado tombou a cerca de 50 metros do cais de embarque, tendo resultado 11 sinistrados, entre os quais oito crianças, a mais nova com oito anos e que foi a último a ser socorrida no hospital, por só ter um hematoma na testa.

"Os ferimentos foram sobretudo pequenas escoriações, uns galos e uns arranhões", afirmou ao JN o comandante Alberto Trigo, dos Bombeiros de Santo André, que acorreram ao local com 17 homens e oito viaturas, após o alarme dado às 14.50 horas. Segundo a sua interpretação do acidente, o atrelado terá embatido num buraco e virado. Não houve pânico, porque as crianças estavam acompanhadas pelos pais.

Todos os sinistrados foram conduzidos pelos bombeiros ao hospital de Santo André, por mera precaução, após uma primeira triagem no local, tendo a maioria tido alta médica uma hora depois.

Ao JN, apenas uma hora depois da ocorrência, Margarida Brás, responsável pelo Badoca Safari Park, revelou o cancelamento dos safaris da tarde de ontem, mantendo-se os de hoje, mas com um outro percurso.

Em 9 de Abril de 2008, ocorreu um acidente semelhante no Badoca Park, envolvendo 15 adultos. Três anos antes - a 12 de Março de 2002 - foi uma carrinha escolar com 13 crianças que se despistou, causando ferimentos ligeiros.

O parque zoológico - que tem 90 hectares, e 250 animais selvagens de 45 espécies diferentes - ofereceu neste e no passado fim-de-semana entradas gratuitas a crianças com menos de 10 anos.

fonte:
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Só após um acidente repararam semáforo

Um acidente entre dois automóveis no cruzamento das ruas de Camões e de João das Regras, no Porto, causou o capotamento de um dos veículos. Os semáforos estavam avariados. Foram arranjados logo após a colisão.

Apesar do aparato, ninguém sofreu ferimentos graves. Nem sequer o casal e os dois filhos que seguiam no automóvel que capotou na Rua de Camões. Ainda assim, foram mobilizadas para o local duas ambulâncias do INEM, para prestar assistência.

O embate aconteceu cerca das 15 horas. "Um dos carros seguia na Rua de Camões e o outro na João das Regras. Como os semáforos estavam avariados, eles bateram. Com a força da pancada, um deles capotou", afirmou Liliana Silva, que testemunhou a colisão.

Visivelmente abalada, a condutora de um dos carros envolvidos afirmou que o acidente aconteceu "por causa dos semáforos, que estavam intermitentes".

"A minha preocupação foi logo ver se as crianças do carro que capotou estavam bem, mas graças a Deus ninguém se magoou", recordou, em declarações ao JN.

"Os semáforos não estavam a funcionar desde a manhã. Parece que estavam mesmo à espera que acontecesse uma coisa destas", afirmou uma das pessoas que se juntaram no local do acidente. "Os condutores tinham que respeitar as regras de cedência de passagem", atalhou outra voz.

O facto é que logo a seguir ao acidente os semáforos começaram a ser reparados.

Quando a PSP chegou ao cruzamento, ambos os condutores dos automóveis acidentados tinham já resolvido o assunto, mas a demora desencadeou uma troca de palavras entre os agentes e os automobilistas. "Tentámos resolver tudo e não podem falar assim com quem acabou de ter um acidente", disseu uma condutora.

Acontecem acidentes com alguma frequência no local onde ontem ocorreu a colisão, uma vez que a estrada é propícia a alguma velocidade.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Industrial julgado por estragos em terreno

O Tribunal de Famalicão começa, esta segunda-feira, a julgar um industrial que tentou apoderar-se de um terreno pertencente a uma associação de apoio à criança, no qual fez obras. Responde por dano e desobediência.

O terreno em causa, com 16 mil metros quadrados, faz parte da "Quinta de Gemunde", que se estende pelas freguesias de Outiz e Cavalões, e pertence, desde 1969, por doação, à Associação Protectora da Criança Contra a Crueldade e Abandono, fundada pelo médico Leonardo Coimbra, em 1956.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), pelo menos desde 2002 que o arguido, Luís F., tem "tentado fazer sua uma parte da Quinta de Gemunde". Foi precisamente neste ano que efectou uma escritura no cartório notarial de Barcelos sobre o referido terreno, adquirido por compra verbal. Na altura, invocou ainda a figura da usucapião para reclamar a posse das terras, pelo facto de as utilizar como se fossem suas.

Contudo, esta escritura viria a ser anulada pelo Tribunal Cível de Famalicão, que considerou não ter ficado provado o usucapião. O tribunal deu como assente que o industrial usava as terras apenas há 18 anos, menos do que os 20 exigidos pela lei quando há dúvidas sobre a boa-fé da ocupação, como foi o caso. A sentença transitou em julgado em 2006. Só que, Luís F. nunca aceitou a decisão judicial e, em 2007, fez diversos trabalhos no terreno, tais como a cobertura de uma mina de água, o bloqueio de um caminho público, escavações, derrube de árvores e abertura de um novo caminho com cerca de 800 metros, tudo sem autorização da Associação.

As referidas obras obrigaram à intervenção da Junta de Freguesia de Outiz, da Polícia Municipal e da própria GNR, que determinaram o desimpedimento do caminho obstruído. Mas pouco tempo depois, refere o MP, a via pública era de novo cortada com uma máquina e pedras. Os prazos dados pela Junta para nova desobstrução não foram respeitados e nem mesmo a ameaça de que o industrial incorreria num crime de desobediência o demoveu.

O MP é que não esteve com meia medidas e acusou o arguido, não só do crime de desobediência, mas também pelo crime de dano qualificado, pelos estragos provocados pelas obras no terrenos.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Experiência de cinco cancros

O seu "currículo oncológico" já regista cinco cancros. Continua viva e ainda com muita força para dar todo o apoio às doentes que chegam desesperadas à Clínica da Mama, no IPO.

"Sou um exemplo de como se pode ultrapassar um cancro com qualidade de vida". Ercília Cardoso, de 68 anos, entrega uma boa parte dos seus dias ao voluntariado no Instituto Português de Oncologia, no Porto. Sabe - porque já o sentiu na pele - que a maioria das mulheres que recorre à Clínica da Mama, naquele estabelecimento hospitalar, o que mais necessita é de um ombro amigo, de alguém que já passou pelo mesmo desespero.

Nesse campo, Ercília Cardoso tem experiência de sobra, não tivesse ela já sido afectada por cinco cancros. Oriunda de uma família vitimada pela doença, foi após a morte do pai, há 18 anos, que passou a dar mais atenção aos sinais do corpo. Na ocasião, alertaram-na para o facto de ser uma pessoa de risco, devido aos antecedentes familiares.

"Dois meses após a morte do meu pai, tinha eu 50 anos, detectaram-me microcalcificações com suspeitas de cancro na mama esquerda", recordou. Foi sujeita a cirurgia, mas apenas lhe retiraram um quadrante do seio.

"Naquela ocasião, as voluntárias apenas visitavam as mulheres que eram sujeitas a uma mastectomia total, por isso não tive o apoio que precisava de alguém que tivesse passado pelo mesmo".

Quatro anos depois, foi-lhe detectado outro cancro: nos intestinos. Foi sujeita a uma ablação do cólon ascendente. Anos depois, sentiu um aumento da mama direita, mas desvalorizou o sintoma. "É o maior erro que alguém pode fazer. Devemos estar sempre atentos e, ao detectar mudanças, contactar imediatamente o médico", frisou. Foi sujeita a uma mastectomia total, com tratamentos de radioterapia, quimioterapia e hormonoterapia. Dois anos depois, houve uma recidiva do cancro da mama direita. Como foi detectado bem no início, a remoção foi simples. Por fim, há três anos, surgiu-lhe um novo cancro nos intestinos, tendo-lhe sido retirado o cólon descendente. "Espero que o meu currículo oncológico fique por aqui", ironizou. Com tanta experiência acumulada, Ercília Cardoso faz do voluntariado uma missão de fé. "O facto de já ter tido cancro permite-me falar com as doentes de igual para igual, elas sentem o apoio de alguém que já passou pelo mesmo e continua viva", afirmou. Exorta todos para estarem sempre alerta e não desprezarem os sintomas. "Quanto mais soubermos lidar com o cancro, mais ele se afasta de nós", alertou.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Advogado apanhado a copiar processo dos CTT

Ministério Público participou à Ordem dos Advogados o facto de um jovem profissional da classe ter digitalizado partes do processo. A prova é o aparelho deixado esquecido na Judiciária.

Foi um dia de azar para um jovem advogado da PLMJ, um dos maiores escritórios do País, do qual faz parte José Miguel Júdice. O advogado foi consultar o processo dos CTT, na qualidade de defensor de um dos arguidos, e levou consigo um aparelho de digitalização portátil. Só que se esqueceu do objecto nas instalações da Polícia Judiciária. Analisado o aparelho, verificou-se que continha cópias do processo judicial.

O Ministério Público acabou por fazer uma participação à Ordem dos Advogados, por existirem muitas dúvidas sobre o comportamento do advogado. Se a digitalização "às escondidas" constitui crime ou não. Isto porque, com a entrada em vigor do novo Código do Processo Penal, o regime de segredo de justiça mudou. No caso dos CTT, que tem como principal objecto da investigação a venda de dois prédios e alguns actos da anterior administração liderada por Carlos Horta e Costa, o processo encontra-se apenas em "segredo externo", estando disponível para consulta aos advogados dos arguidos.

E podia o advogado copiar o processo sem autorização, ou deveria indicar ao Ministério Público as folhas que pretendia? Como não houve consenso no MP sobre a matéria - ou seja, se houve eventual crime de violação do segredo de justiça - a opção foi comunicar o caso ao Conselho de Deontologia da Distrital de Lisboa da Ordem, que analisará o caso do ponto de vista disciplinar do advogado.

Em declarações ao DN, Carlos Pinto Abreu, presidente do Conselho Distrital de Lisboa da OA, sublinhou não conhecer o caso em concreto, expli- cando que quando um processo está disponível para consulta, tal engloba "todos os meios macroscópicos ou tecnológicos possíveis".

Já João Correia, outro advogado contactado pelo DN, considera que "formalmente, as cópias das peças processuais devem ser requeridas assim como a finalidade a que se destinam, como prevê o Código do Processo Penal". Uma opinião corroborada por dois procuradores do Ministério Público, que solicitaram o anonimato, ouvidos pelo DN: "Se se trata de cópias de peças processuais, estas só poderão ser feitas com autorização da autoridade competente. Se o processo estiver em inquérito, é o MP que autoriza ou não, daí para a frente compete ao juiz". Opinião que, sem querer falar do caso concreto, foi partilhada por João Palma, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público: "A forma como se fazem cópias dos processos está balizada pelo Código do Processo Penal. Cópias só com autorização da autoridade judiciária competente", disse.

Já Rogério Alves, ex-bastonário da Ordem dos Advogados, considerou que neste caso se está perante uma situação de conflito entre o "direito de consulta do advogado e a obrigação de se pedir autorização para copiar peças processuais". "Se um advogado for consultar um processo, ele pode copiar com uma caneta tudo o que estiver lá. O aparelho de digitalização é um upgrade. Não vejo que haja matéria criminal ou infracção disciplinar. Quanto muito, uma pequena deslealdade", considerou.

Entretanto, a investigação a este caso aproxima-se do fim. Segundo informações recolhidas pelo DN, 30 pessoas já foram constituídas arguidas nos autos. O foco principal da investigação diz respeito à venda feita pela anterior administração dos CTT de dois prédios à empresa TramCrone. Num dos caso, relativo a um edifício em Coimbra, houve um primeiro negócio de venda por 15 milhões e, no mesmo dia, o mesmo prédio foi revendido por 20 milhões a um fundo do Grupo Espírito Santo.

Durante a investigação foi apreendido um papel com a inscrição "Amigos dos CTT, um milhão", o que levanta a suspeita de terem sido pagas comissões no negócio. O processo corre na 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) e está a ser investigado pela Polícia Judiciária
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Ateu pede anulação do baptismo realizado em bebé

Aos 38 anos, Ricardo Silvestre iniciou o processo para deixar de ser baptizado e de fazer parte da Igreja Católica. O patriarcado diz que, por ano, há cerca de seis pedidos destes em Portugal

Ricardo Silvestre tinha um ano quando foi baptizado e 13 anos quando percebeu " que não queria ter nada a ver com o Deus vingativo da Bíblia". Mas só este ano, aos 38, resolveu formalizar a separação e "anular" o seu baptismo. O processo é simples, mas, segundo adiantou ao DN o Patriarcado de Lisboa, são poucos os pedidos de cisão, não ultrapassando os seis por ano.

"Fui até à igreja de Alcabideche, onde fui baptizado quando tinha um ano, entreguei a carta ao padre e pedi a opinião dele. Primeiro ficou estupefacto, depois revelou incompreensão e finalmente enfado, uma irritação cordial", conta o técnico superior de desporto.

Ricardo fez tudo como mandam as regras e até resolveu descrever o seu processo de apostasia (separação com a igreja) num site (ver caixa) para servir de exemplo. Com resultados. "Nos últimos dias já quatro pessoas me disseram que iniciaram o processo", conta.

O primeiro passo foi pesquisar os documentos do Vaticano que explicam a apostasia e o chamado actus defectionis (acto de ruptura). Depois escreveu a carta que entregou na paróquia onde foi baptizado. A missiva também pode ser enviada para a respectiva diocese, indicando data e local do baptismo, mas a Igreja só avança se conseguir confirmar que o pedido é da própria pessoa, explica o cónego Manuel Lourenço, que trata destes processos no Patriarcado de Lisboa: "Ou a pessoa vem ela própria ou envia uma assinatura reconhecida."

O cónego diz que à diocese de Lisboa chegam poucos pedidos destes. "De Portugal apenas uns cinco ou seis por ano. Da Alemanha temos cerca de 10 em mãos, por causa dos impostos", conta. Isto porque naquele país a filiação numa Igreja implica o pagamento de um imposto que o Estado desconta e depois passa à respectiva organização. Como em Portugal não há implicações deste tipo, as pessoas não se dão ao trabalho de formalizar a saída, explica. As que o fazem, não dizem porquê. "Há pouco tempo recebemos uma carta em que a pessoa explicava que se tinha convertido ao budismo, mas a maior parte não diz nada. Pode ter a ver com a entrada em outras organizações, como a maçonaria", explica o sacerdote.

Ricardo Silvestre resolveu fazê-lo porque é um "ateu militante" - uma dedicação que surgiu depois de assistir a uma conferência sobre a teoria do "desenho inteligente".

"Achei que era um elogio à ignorância. Tudo o que não entendo explico com a intervenção de Deus", conta. Por outro lado, "não queria continuar a fazer parte dos 80% da população portuguesa que a a igreja diz representar". Sobretudo porque "a Igreja tem posições desagradáveis e tenta influenciar a opinião pública e os políticos", diz. Para os crentes, o baptismo nunca pode ser anulado já que é um selo divino. Por isso é que "as crianças só devem ser baptizadas quando existe esperança de que sejam educadas na fé cristã", explica o cónego Manuel Lourenço.

Mas Ricardo não é crente e por isso aguarda que a qualquer momento chegue à sua mão um averbamento (aprovado pelo patriarcado) no seu registo de baptismo a confirmar que já não faz parte da Igreja, acrescentando a frase em latim Defectio ab Ecclesia catholica actu formali.
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
"Ela já tinha 17 anos, por isso não sou nenhum pedófilo"

Costuma aceder a sites de conteúdo pedófilo do seu computador profissional?

Claro que sim, sou polícia, faço investigação. Principalmente quando são detidos suspeitos de pedofilia tenho curiosidade em consultar.

Mas foi apanhado por uma webcam a masturbar-se diante de um computador?

Mas isso faz parte da minha vida pessoal. Isso aconteceu em casa e o irmão dela colocou o vídeo na Internet para fazer chantagem comigo. Já foi em Setembro.

Quantos anos tem a rapariga que estava do outro lado?

Quando isto aconteceu já tinha 17, por isso não era menor. Eu tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica, estava a passar uma má fase no meu casamento e entusiasmei-me durante uma conversa pela Internet. Ela apareceu, depois do banho, só com a saia.

E porque é que o irmão dela gravou o vídeo e fez chantagem?

Ele é informático, já estava desconfiado e programou o computador para gravar tudo o que a irmã fazia. Depois enviou para todos os e-mails com o título "o que o subcomissário (...) fez com uma menor". Até chegou ao e-mail da minha mulher, mas ela acabou por perdoar.

Como é que conheceu a rapariga?

Através dos elementos da Escola Segura da PSP. Ela estava frequentemente com eles e ia à esquadra. Acabei por conhecer a mãe dela numa das formações que dei. E frequentava várias vezes a casa dela, era amigo dos pais.

E nessa altura ela era menor?

Sim. Mas quando isto aconteceu ela já era maior. E foi a única vez que eu fiz isto.

Mas sabendo que ela era menor, porque criou esses laços afectivos com ela?

Porque ela é uma rapariga muito simpática e brincalhona. E começámos a dar-nos muito bem. Falávamos pela Internet.

Sabe que está a ser investigado pela Polícia Judiciária por actos sexuais com adolescentes?

Não sabia de nada. Estou a saber agora por si. Ninguém me pediu para ir ao meu computador e nem sequer fui notificado. Continuo a trabalhar normalmente.

Sofreu alguma represália por parte dos pais da adolescente?

Quando eles souberam ficaram chateados e proibiram-me de ir lá a casa. Mas agora já está tudo bem. Ainda há duas semanas a mãe dela telefonou-me com dúvidas por causa de um processo. O irmão da rapariga é que é muito problemático e foi ele que causou isto tudo. Mas ela já tinha 17 anos, por isso não sou nenhum pedófilo, como ele quis fazer passar.

Está arrependido?

Sim, estou
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Descoberta em Évora necrópole com quase 3.000 anos

Uma necrópole do segundo período da Idade do Ferro, com cerca de 80 sepulturas, e uma estrada romana foram descobertas próximo do aeródromo de Évora, na periferia da cidade, constituindo-se como um "importante achado" arqueológico, foi hoje divulgado.

"Face à movimentação de terras, descobrimos estas fossas (sepulturas) escavadas no substrato rochoso", explicou hoje à agência Lusa o arqueólogo Telmo Pinheiro, responsável pelos trabalhos.

Os achados arqueológicos foram descobertos há cerca de duas semanas, na sequência das obras do futuro Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, junto ao aeródromo da cidade.

"São aproximadamente 80 fossas, círculos escavados nas rochas, onde enterravam as cinzas juntamente com algum espólio, depois de cremarem os corpos", relatou o arqueólogo, indicando que a poucos metros do local foi também encontrada "uma mancha" onde era feita a cremação dos corpos.

Segundo o responsável pelo acompanhamento arqueológico das obras, os achados remontam ao segundo período da Idade do Ferro, 800 anos antes de Cristo (a.c.), quando os romanos chegaram a esta zona da Europa.

"Algumas delas (sepulturas) foram remexidas e novamente tapadas. O próprio espaço, por ser sagrado, foi reaproveitado pelos romanos, tendo perdurado pela época romana", revelou, explicando que o espaço era habitado por comunidades autóctones que depois foram "romanizadas".

Lembrando que "na tradição romana as necrópoles estão sempre associadas a uma via", Telmo Pinheiro adiantou que foi descoberta uma estrada romana, a cerca de 100 metros das sepulturas.

"Este sítio vem ajudar a perceber como foi o processo de transição das comunidades locais com a vinda dos romanos e como é que eles implementaram a sua cultura e tradições", afirmou o responsável.

Para Telmo Pinheiro, trata-se de um "importante achado" arqueológico, já que "muitos dos estudos que estão feitos são baseados em fontes escritas e, neste caso, são vestígios".

Segundo o arqueólogo, "a estrada romana, provavelmente, vai ser reintegrada no projecto da obra e não será destruída e as fossas também vão ficar preservadas".

Fonte da autarquia garantiu que os achados não estão a provocar atrasos nas obras do Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, uma vez que as máquinas foram deslocadas para outras frentes de trabalho.

Para o Parque de Indústria Aeronáutica está prevista a instalação de duas empresas do grupo brasileiro EMBRAER.
fonte:dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Sol, sardinha e salmão contra cancros, depressão e enfarte

O Sol, as sardinhas e o salmão são algumas fontes de vitamina D, uma substância que ajuda a prevenir doenças como o cancro, as depressões, a demência, a esquizofrenia, o raquitismo e os enfartes, alertou um especialista.

"A vitamina D pode salvar a vida e todos dependemos dela", defendeu o especialista norte-americano Michael Holik no II Congresso Ibérico de Medicina Anti-Envelhecimento, que termina hoje em Vilamoura.

Michael Holik recordou que uma das principais fontes da obtenção gratuita de vitamina D é o sol, mas frisou que a quantidade absorvida no Inverno é reduzida ou mesmo inexistente, dependendo do país em que se vive.

O especialista alertou ainda que quando as pessoas se expõem ao sol com protectores solares estão a bloquear a entrada de vitamina D.

"A falta de vitamina D é muito detectada nas crianças devido ao uso de protectores solares", refere o professor, indicando que a alternativa é deixar o corpo apanhar sol durante "cinco ou dez minutos por dia sem protector solar".

Outro erro comum é pensar que se consegue obter vitamina D facilmente através da alimentação, principalmente do peixe.

Segundo explicou, é muito raro conseguir obter vitamina D através da alimentação e os peixes que são secos ou salgados, para não se estragarem, perdem a vitamina D.

"Só pescado como o salmão e a sardinha têm vitamina D", esclareceu.

Estudos feitos nos EUA com jovens mulheres que chegavam às urgências de hospitais com queixas de "cansaço, dores e tendência para a depressão" revelaram que todas elas tinham falta de vitamina D, contou Michael Holik.

A falta de vitamina D também está relacionada com alguns tipos de cancro, nomeadamente cancro da mama, da próstata ou do cólon.

Num outro estudo realizado sobre o cancro da mama, concluiu-se que as mulheres que tinham bons índices de vitamina D através do sol tinham "menos 50 por cento de possibilidade de contrair o cancro da mama do que as que não tinham apanhado sol".

A vitamina D ajuda também a reduzir a probabilidade de enfartes ou outra doenças cardiovasculares, demência ou esquizofrenia (doenças mentais) ou osteoperose e osteomalácia (ambas doenças de ossos).

O II Congresso Ibérico de Medicina Anti-Envelhecimento está a decorrer em Vilamoura, Algarve, e tem o objectivo de abordar a Medicina Anti-envelhecimento, através das áreas de desporto, nutrição, sexualidade, genética ou estética.

Na sessão de abertura do evento, a presidente do congresso, Isabel Hoffman Miles, recordou que se por um lado a média de idade para morrer é cada vez mais alta, também é verdade que os governos vão ter de apostar mais "na prevenção e promoção da saúde", porque doenças como a obesidade, diabetes, cancros e doenças neuro-degenerativas também estão a aumentar.

"Estima-se que em 2050 a maior parte dos países vão gastar 20 por cento do PIB em saúde. Em 2000, os custos de saúde eram de cinco por cento do PIB dos países desenvolvidos", lembrou a presidente do congresso
fonte.dn
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Urnas abriram com normalidade em todo o país, excepção é boicote em Castanheira do Vo

Urnas abriram com normalidade em todo o país, excepção é boicote em Castanheira do Vouga

07 de Junho de 2009, 10:39


As urnas abriram hoje com normalidade em todo o país à hora prevista, às 08:00, sendo a única excepção uma mesa de voto na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga (Águeda), de acordo com a Direcção Geral da Administração Interna (DGAI). Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Castanheira de Vouga, Vítor Silva, confirmou o boicote às urnas, que se deve às dificuldades de acesso à Internet da freguesia.
Cerca de 9,6 milhões de eleitores portugueses podem votar hoje nas eleições europeias, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.
Segundo a Direcção-Geral da Administração Interna, estão recenseados 9.667.024 portugueses. Nas eleições presidenciais de 2006 eram cerca de 8,9 milhões o número de eleitores.
As mesas de voto abriram às 08:00 no Continente e na Madeira, encerrando às 19:00.
Nos Açores, as urnas abrem e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária (menos uma hora do que em Lisboa).
Concorrem às eleições europeias 13 partidos: PS, PSD, CDU, BE, CDS-PP, MEP, MMS, PCTP-MRPP, MPT (em conjunto com o partido europeu Libertas), Partido Humanista, MPT, PNR e POUS.
Os portugueses votam hoje para eleger 22 deputados, menos dois que nas anteriores eleições realizadas em 2004.

sapo
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Marcha salva da fome milhões de crianças

Lisboa e Porto juntam-se hoje a mais uma Marcha Mundial Contra a Fome Infantil, com partida na Torre de Belém e no Cais de Gaia, respectivamente, a partir das 10 horas, podendo as incrições ser feitas no próprio dia.

A completar sete anos de existência, a iniciativa simboliza uma volta ao Mundo numa união global de forças na luta contra a fome, sendo que os participantes marcham, por um período total de 24 horas, abrangendo todos os fusos horários. O grande beneficiário é o Programa Alimentar Mundial (PAM), das Nações Unidas, sendo o seu objectivo alimentar um total de 100 milhões de pessoas no decorrer deste ano.

De acordo com números da organização, a fome afecta 400 milhões de crianças em todos o Mundo, apesar de existirem alimentos suficientes para alimentar a população mundial. A mesma organização estima que morra uma criança a cada seis segundos. Foi, alías, para combater este flagelo que o PAM estruturou programas de alimentação escolar, através dos quais procura garantir que milhões de crianças têm acesso à escola e a refeições nutritivas. Neste momento, estes programas abrangem cerca de 20 milhões de crianças em idade escolar, em 70 países.

Esta marcha custa cinco euros, prividenciando 25 refeições a crianças com fome. Cada refeição destas custa 20 cêntimos.

Fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Já se vota em Castanheira do Vouga

A Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) informou hoje que as urnas já abriram na freguesia de Castanheira do Vouga (Águeda), a única excepção à normalidade com que decorre a votação para as eleições europeias em todo o país.

Segundo a DGAI, "a mesa de voto na freguesia de Castanheira do Vouga foi aberta antes das 11:00".

O boicote à abertura das urnas em Castanheira do Vouga deveu-se, segundo o presidente da junta, Vítor Silva, a uma reclamação sobre as dificuldades no acesso à Internet de banda larga para a freguesia.

Na freguesia de Castanheira do Vouga estão inscritos 625 eleitores.

Com excepção desta situação em Castanheira do Vouga, as urnas abriram hoje com normalidade em todo o país à hora prevista, às 08:00.
fonte.dn
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Afluência às urnas às 12h00m era de 11,8%

Afluência às urnas às 12h00m era de 11,8%

07 de Junho de 2009, 13:41


A afluência às urnas dos eleitores nacionais era às 12:00 de hoje de 11,8 por cento, segundo dados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI). Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 13 de Junho de 2004, à mesma hora registava-se uma afluência de 14,2 por cento.
Nas europeias de 2004, votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.
@SAPO
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Europeias: Cavaco volta a apelar contra a abstenção, porque "é o interesse nacional que está em causa"

07 de Junho de 2009, 14:04

Lisboa, 07 Jun (Lusa) -- O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, voltou hoje a apelar aos portugueses para que não deixem de votar nas eleições europeias e exprimam a sua vontade, sublinhando que "é o interesse nacional que está em causa".
"Estas eleições para o Parlamento Europeu são importantes para o futuro da Europa e são importantes para a vida dos portugueses, para o nosso desenvolvimento e porque sei que nos próximos anos as instituições europeias irão tomar decisões com influência directa na vida dos portugueses", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalista, depois de ter votado.
Por isso, acrescentou, é que fez um forte apelo "para que os portugueses não deixassem de votar, não deixem a decisão na mão dos outros, eles devem exprimir a sua vontade".

lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Idosa morre num incêndio em Vouzela

Chamas apenas danificaram a cozinha mas foram fatais para idosa, que estava sozinha em casa. PJ já está a investigar.

O incêndio, cujo alerta foi dado às 14:20, ocorreu na localidade de Carregal, segundo fontes do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu e dos Bombeiros.

A vítima estava sozinha em casa na altura do incêndio, cujas causas são ainda desconhecidas.


Fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Saramago chama "deliquente" a Berlusconi

José Saramago qualificou Silvio Berlusconi de "deliquente" e um "vírus", num artigo publicado pelo jornal espanhol El Pais.

"Chamei-o de delinquente e não me arrependo", escreve Saramago que já tinha chamado "delinquente" a Berlusconi no seu mais recente livro "Caderno" que a editora Einnaudi se recusou a publicar.

"Desde há vários anos, a coisa Berlusconi comete delitos de gravidade variável mas sempre provado. E que mais é, ele não transgride as leis, mas bem pior, com efeito fabrica-as para proteger os seus interesses públicos e privados, o do político, do empresário, e do acompanhador de menores", segundo Saramago.

"Esta coisa, esta doença, o vírus que ameaça tornar-se a causa mortal do país de Verdi, se um vómito profundo não atingir a consciência dos italianos antes que este veneno corroendo as veia se destroçando o coração de uma das mais ricas culturas europeias", lê-se no artigo assinado pelo Nobel português.

Saramago afirma ainda: "Os valores básicos da convivência humana são pisados todos os dias pelas patas viscosas da coisa Berlusconni que, entre os seus múltiplos talentos, tem uma habilidade funanbulesca para abusar sendo pervertido a elas a intenção e o sentido, como no caso do Pólo da Liberdade, que consequentemente é chamado o partido sobre que assaltou o poder".

Berlusconi "é uma coisa perigosa semelhante a um ser humano, uma coisa que organiza festas, orgias, e que dirige um país chamado Itália", acrescentou o Saramago, 86 anos e autor de cerca de 30 títulos.

O advogado do Primeiro-Ministro italiano, afirmou que irá apresentar uma queixa contra o El Pais.

O jornal publicou hoje novas fotografias tiradas na casa de campo de Berlusconi, que fazem parte de uma centena de negativos apreendidos pela justiça italiana após uma queixa deste por violação da vida privada.

fonte:jn
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Afluência às urnas às 16h00m sobe para 26,8%

07 de Junho de 2009, 17:42


A afluência às urnas dos eleitores nacionais subiu de 11,8% às 12:00 para os 26,8% às 16:00, segundo dados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI). Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 13 de Junho de 2004, à mesma hora registava-se uma afluência de 27,2 por cento.
Nas europeias de 2004, votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.

sapo
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Com 1,2 milhões de cartões únicos já distribuídos, chegou-se a temer uma grande confusãonas mesas de voto pelo facto de o número de eleitor não constar daquele documento e, ainda, por ter sido feita uma nova distribuição dos locais de voto.

Todavia, após uma ronda por algumas freguesias do Grande Porto, o JN constatou que, além de alguns incómodos e de uma situação mais complicada em Cedofeita, não houve contratempos de maior.

De manhã, na Escola Rodrigues de Freitas, um eleitor não reagiu muito bem à alteração do seu local de voto e protestou agressivamente contra a mudança, chegando a ameaçar os elementos da mesa. Já na Junta de Freguesia de Cedofeita, o homem finalmente acalmou e foi-se embora, mas um dos membros da mesa ficou muito afectado com a situação e teve de ir ao Hospital por precaução.

Nas freguesias de Nevogilde, Paranhos e Valadares, as votações correram melhor e, para além de algumas queixas de pessoas que erradamente foram votar ao local habitual, os responsáveis asseguraram ao JN que a votação decorria com normalidade. Ao final da tarde, a CNE tinha recebido mais de 250 pedidos de esclarecimento e queixas, muitas de "revolta" por dificuldades relacionadas com o cartão do cidadão.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Europeias: Universitários de Vila Real alertam para dificuldades em ir votar de cadeira de rodas

07 de Junho de 2009, 13:40

Vila Real, 07 Jun (Lusa) - O acto de votar é uma tarefa simples mas nem sempre isso acontece, principalmente que enfrenta edifícios desadequados e escadas em cadeiras de rodas, como provaram hoje os alunos de Engenharia de Reabilitação de Vila Real.
Numa iniciativa original, o Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (NAERA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) convidou os eleitores a tentarem votar de cadeiras de rodas, uma tarefa nalguns casos impossível.
Exemplo disso foi o caso do eleitor Manuel Miranda Brás que tentou votar de cadeira de rodas na mesa instalada na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Logo na entrada deparou-se com uma grande dificuldade: "nunca conseguiria subir sozinho esta escadaria".

lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Urnas encerraram às 19:00, estimativas de abstenção entre 60,7% e 65,5%

07 de Junho de 2009, 20:15


Lisboa, 07 Jun (Lusa) - As urnas das eleições europeias de hoje encerraram hoje às 19:00, com as projecções avançadas a essa hora pelas televisões a indicarem uma abstenção estimada entre os 60,7 por cento (SIC) e 65,5 (TVI).
Nas europeias de 2004 votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.
A confirmarem-se as estimativas, a afluência às urnas será semelhante à registada há cinco anos.

sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Afluência de 26,82%


17h04m

SONDAGEM À BOCA DAS URNAS NO JN ÀS 20 HORAS.
A afluência às urnas era, às 16:00, de 26,82 por cento. Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, em 2004, à mesma hora registava-se uma afluência de 27,2 por cento.

Às 12:00, os dados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) indicavam uma participação de 11,84 por cento. Nas últimas Europeias, à mesma hora, a afluência era de 14,2 por cento.
Segundo a DGAI, nas europeias de 2004 votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.
Cerca de 9,6 milhões de eleitores portugueses podem votar nas eleições europeias, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.
As mesas de voto abriram às 08:00 no Continente e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores, as urnas abrem e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária (menos uma hora do que em Lisboa).
Concorrem às eleições europeias 13 partidos: PS, PSD, CDU, BE, CDS-PP, MEP, MMS, PCTP-MRPP, MPT (em conjunto com o partido europeu Libertas), Partido Humanista, MPT, PNR e POUS.
Os portugueses votam para eleger 22 deputados, menos dois que nas anteriores eleições realizadas em 2004.
jn
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
PSD em vantagem

07 de Junho de 2009, 20:13


As várias projecções das eleições europeias dão a vitória ao PSD embora ainda não de forma muito clara.
Eurosondagem, Universidade Católica e Intercampus dão a vantagem ao PSD. O PSD deverá ter entre 29 e 34 por cento e o PS entre 27 e 31 segundo dois dos estudos.
Em terceiro lugar deverá ficar o Bloco de Esquerda, embora alguns setudos apontem para um empate técnico com a CDU. O CDS deverá ter assegurada a eleição de um eurodeputado.
A confirmar-se este resultado, "o PS fica aquém das expectativas" disse já Vitalino Canas.
O PSD, através de Aguiar Branco, salientou a desida "significativa" do PS.
O BE enalteceu os resultados do partido, com "a duplicação do número de votos e de eleitos". Segundo as projecções, o BE sobe de 1 para 2 eurodeputados.

O Sapo vai fazer aqui o acompanhamento da noite eleitoral, com repórteres nas sedes de candidatura dos maiores partidos.


sapo
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo