Hoje é notícia
Lisboa, 26 Jun (Lusa) - Hoje é notícia:
POLÍTICA
- O Parlamento debate hoje um "plano de emergência" proposto pelo PCP para enfrentar a crise social, com medidas como o aumento dos salários e das pensões e a fixação dos preços máximos de bens essenciais.
No agendamento potestativo [direito do partido político fixar a ordem do dia] de hoje, o PCP apresentará diplomas para aumentar o salário mínimo nacional e as pensões mais baixas.
No caso das pensões, o PCP quer um aumento de 4 por cento, com um mínimo de 10 euros.
- Os 75 deputados do PSD vão hoje eleger a nova direcção do grupo parlamentar, sendo Paulo Rangel o único candidato à liderança da bancada social-democrata, com o apoio da presidente do partido, Manuela Ferreira Leite.
O líder parlamentar cessante, Pedro Santana Lopes, foi eleito no dia 18 de Outubro, com 53 votos a favor, 11 contra, oito em branco e três nulos, num escrutínio em que participaram os 75 deputados do partido.
Pedro Santana Lopes anunciou a sua demissão da liderança parlamentar no dia 31 de Maio, depois de ter perdido as directas para a presidência do PSD, ganhas por Manuela Ferreira Leite.
Paulo Rangel, 40 anos, professor universitário e jurisconsulto, é deputado pela primeira vez esta legislatura e teve a sua condição de militante do PSD - exigida para ocupar o cargo líder parlamentar do partido - regularizada apenas na última semana.
- As Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) vão entregar hoje a primeira aeronave F-16 à Força Aérea Portuguesa (FAP), num plano que se iniciou entre as duas instituições em 2004 e que tem prevista a entrega "de sete aeronaves" em 2008.
"Combinámos um plano de trabalho com a FAP e este ano estamos a trabalhar para serem entregues sete aeronaves F-16", revelou à Lusa o vice-presidente das OGMA, Ladislau Cid.
"Estamos a trabalhar em seis aeronaves novas e a recuperar uma. No total já foram entregues treze F-16 à FAP, sendo o programa todo de quarenta aeronaves", acrescentou.
O dirigente das OGMA referiu ainda que a instituição esteve "presente neste programa desde o seu início (2002)", mas que os dois primeiros anos (2002-2004) estiveram a cargo da "Lockheed", tendo as OGMA começado a sua produção "a partir de 2004".
-------------------
PAÍS
- A Associação de Defesa dos Agricultores do Distrito de Braga (ADADB) promove hoje de manhã uma concentração na praça do Município, seguida de marcha até ao Governo Civil onde será entregue um caderno reivindicativo.
Os agricultores vão exigir apoio governamental para enfrentarem a subida do preço do gasóleo e dos restantes custos de produção.
O Governo Civil autorizou a iniciativa mas impediu a presença de tractores no centro da cidade, proibição que os promotores não querem acatar, tendo apelado à participação de agricultores com aquele tipo de veículos.
- Os ministros da Educação e do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional celebram hoje em Ansião acordos para a construção ou remodelação de 33 centros escolares na região centro.
Os acordos representam um investimento global de 65 milhões de euros, que tem uma comparticipação de 33 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), estes apoios visam requalificar ou construir de raiz "edifícios escolares dotados de elevada qualidade arquitectónica e funcional que possibilitem um eficaz reordenamento da rede educativa e contribuam para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos".
--------------------
LUSOFONIA
- O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), principal força política guineense, inicia hoje o seu VII congresso, com cinco candidatos confirmados à liderança do partido que venceu as legislativas em 2004: Carlos Gomes Júnior (presidente cessante), Malam Bacai Sanhá (antigo Presidente interino da Guiné-Bissau), Cipriano Cassamá (ex-líder do grupo parlamentar do PAIGC), Baciro Djá (presidente do Instituto de Defesa Nacional e que representa a juventude do partido) e Policarpo Cabral de Almada (quadro sénior do partido e funcionário do Ministério da Saúde).
Martinho N'Dafa Cabi, actual primeiro-ministro, também tem sido apontado como candidato, podendo vir a apresentar a sua candidatura durante o congresso, que termina domingo.
------------------
INTERNACIONAL
- A União Europeia espera que o Presidente da Rússia dê um "novo impulso positivo" às relações entre a Rússia e os 27, declarou Janes Leonarcic, secretário de Estado da Eslovénia, em vésperas da cimeira UE-Rússia de hoje e sexta-feira.
"Devemos estar prontos para utilizar na totalidade o impulso positivo que o Presidente (russo, Dmitri) Medeved poderá dar às relações entre a UE e a Rússia", afirmou, acrescentando que "a presidência eslovena espera que a Cimeira UE/Rússia, a realizar em Khanta-Mansisk, constitua uma grande oportunidade para que a União Europeia e a Rússia possam abrir uma nova página nas relações bilaterais".
A Cimeira de Khanta-Mansisk será a primeira em que Dmitri Medvedev participará como Presidente da Rússia.
-------------------
ECONOMIA
- A Microsoft Portugal apresenta hoje o maior investimento directo estrangeiro de sempre da Microsoft Corporation no mercado português.
Este investimento surge depois da abertura de um centro europeu de suporte telefónico em 2003, a operar actualmente no Tagus Park, em Oeiras, que emprega 80 profissionais que prestam apoio a clientes da Microsoft em toda a Europa, e da abertura do primeiro Centro de Investigação e Desenvolvimento na Área do Reconhecimento da Fala em 2005 - o único no mundo fora da sede norte-americana da Microsoft.
-------------------
DESPORTO
- Rússia e Espanha discutem hoje a passagem à final do Euro2008, onde o vencedor de hoje defronta a Alemanha, que quarta-feira se qualificou ao vencer a Turquia por 3-2.
O segundo e último desafio das meias-finais fica assinalado pelo anúncio, na quarta-feira, de que o actual seleccionador de Espanha, Luís Aragonês, tem um pré-contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, clube que já foi orientado por Guus Hiddinck, o holandês que dirige actualmente a selecção russa.
Lusa