Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
26.06.2008 Capas de Jornais Nacionais!

dn.jpg
jn.jpg
publico.jpg
24.jpg
cm.jpg
destak.jpg
global.jpg
meiahora.jpg
metro.jpg
crime.jpg
 
Última edição:

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
PSP detém suspeito de 15 roubos nas estações do Metropolitano de Lisboa

Fonte: Jornal Público

A PSP de Lisboa deteve ontem de manhã em Rio de Mouro, Sintra, um indivíduo de 18 anos indiciado pela prática de, pelo menos, 15 crimes de roubo nas estações do Metropolitano de Lisboa, através de ameaça, coacção física e agressão, foi hoje revelado.

O suspeito desempenhava um papel de liderança nos assaltos, que incluíam um ou mais indivíduos, nas estações do Areeiro, Sete Rios, Alameda, Laranjeiras, Cais do Sodré, Baixa-Chiado e Entrecampos. As vítimas tinham idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, às quais era roubado dinheiro, telemóveis, entre outros pertences.

O jovem já tinha sido detido pela PSP e sujeito à medida de coacção de prisão domiciliária com vigilância electrónica “mas não cumpriu a medida e continuou a sua actividade delituosa recrutando outros suspeitos para a prática de crimes”, segundo um comunicado da PSP de Lisboa.

Depois de ter sido presente a interrogatório judicial, o indivíduo ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Hoje é notícia

Lisboa, 26 Jun (Lusa) - Hoje é notícia:

POLÍTICA

- O Parlamento debate hoje um "plano de emergência" proposto pelo PCP para enfrentar a crise social, com medidas como o aumento dos salários e das pensões e a fixação dos preços máximos de bens essenciais.

No agendamento potestativo [direito do partido político fixar a ordem do dia] de hoje, o PCP apresentará diplomas para aumentar o salário mínimo nacional e as pensões mais baixas.

No caso das pensões, o PCP quer um aumento de 4 por cento, com um mínimo de 10 euros.

- Os 75 deputados do PSD vão hoje eleger a nova direcção do grupo parlamentar, sendo Paulo Rangel o único candidato à liderança da bancada social-democrata, com o apoio da presidente do partido, Manuela Ferreira Leite.

O líder parlamentar cessante, Pedro Santana Lopes, foi eleito no dia 18 de Outubro, com 53 votos a favor, 11 contra, oito em branco e três nulos, num escrutínio em que participaram os 75 deputados do partido.

Pedro Santana Lopes anunciou a sua demissão da liderança parlamentar no dia 31 de Maio, depois de ter perdido as directas para a presidência do PSD, ganhas por Manuela Ferreira Leite.

Paulo Rangel, 40 anos, professor universitário e jurisconsulto, é deputado pela primeira vez esta legislatura e teve a sua condição de militante do PSD - exigida para ocupar o cargo líder parlamentar do partido - regularizada apenas na última semana.

- As Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) vão entregar hoje a primeira aeronave F-16 à Força Aérea Portuguesa (FAP), num plano que se iniciou entre as duas instituições em 2004 e que tem prevista a entrega "de sete aeronaves" em 2008.

"Combinámos um plano de trabalho com a FAP e este ano estamos a trabalhar para serem entregues sete aeronaves F-16", revelou à Lusa o vice-presidente das OGMA, Ladislau Cid.

"Estamos a trabalhar em seis aeronaves novas e a recuperar uma. No total já foram entregues treze F-16 à FAP, sendo o programa todo de quarenta aeronaves", acrescentou.

O dirigente das OGMA referiu ainda que a instituição esteve "presente neste programa desde o seu início (2002)", mas que os dois primeiros anos (2002-2004) estiveram a cargo da "Lockheed", tendo as OGMA começado a sua produção "a partir de 2004".

-------------------

PAÍS

- A Associação de Defesa dos Agricultores do Distrito de Braga (ADADB) promove hoje de manhã uma concentração na praça do Município, seguida de marcha até ao Governo Civil onde será entregue um caderno reivindicativo.

Os agricultores vão exigir apoio governamental para enfrentarem a subida do preço do gasóleo e dos restantes custos de produção.

O Governo Civil autorizou a iniciativa mas impediu a presença de tractores no centro da cidade, proibição que os promotores não querem acatar, tendo apelado à participação de agricultores com aquele tipo de veículos.

- Os ministros da Educação e do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional celebram hoje em Ansião acordos para a construção ou remodelação de 33 centros escolares na região centro.

Os acordos representam um investimento global de 65 milhões de euros, que tem uma comparticipação de 33 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), estes apoios visam requalificar ou construir de raiz "edifícios escolares dotados de elevada qualidade arquitectónica e funcional que possibilitem um eficaz reordenamento da rede educativa e contribuam para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos".

--------------------

LUSOFONIA

- O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), principal força política guineense, inicia hoje o seu VII congresso, com cinco candidatos confirmados à liderança do partido que venceu as legislativas em 2004: Carlos Gomes Júnior (presidente cessante), Malam Bacai Sanhá (antigo Presidente interino da Guiné-Bissau), Cipriano Cassamá (ex-líder do grupo parlamentar do PAIGC), Baciro Djá (presidente do Instituto de Defesa Nacional e que representa a juventude do partido) e Policarpo Cabral de Almada (quadro sénior do partido e funcionário do Ministério da Saúde).

Martinho N'Dafa Cabi, actual primeiro-ministro, também tem sido apontado como candidato, podendo vir a apresentar a sua candidatura durante o congresso, que termina domingo.

------------------

INTERNACIONAL

- A União Europeia espera que o Presidente da Rússia dê um "novo impulso positivo" às relações entre a Rússia e os 27, declarou Janes Leonarcic, secretário de Estado da Eslovénia, em vésperas da cimeira UE-Rússia de hoje e sexta-feira.

"Devemos estar prontos para utilizar na totalidade o impulso positivo que o Presidente (russo, Dmitri) Medeved poderá dar às relações entre a UE e a Rússia", afirmou, acrescentando que "a presidência eslovena espera que a Cimeira UE/Rússia, a realizar em Khanta-Mansisk, constitua uma grande oportunidade para que a União Europeia e a Rússia possam abrir uma nova página nas relações bilaterais".

A Cimeira de Khanta-Mansisk será a primeira em que Dmitri Medvedev participará como Presidente da Rússia.

-------------------

ECONOMIA

- A Microsoft Portugal apresenta hoje o maior investimento directo estrangeiro de sempre da Microsoft Corporation no mercado português.

Este investimento surge depois da abertura de um centro europeu de suporte telefónico em 2003, a operar actualmente no Tagus Park, em Oeiras, que emprega 80 profissionais que prestam apoio a clientes da Microsoft em toda a Europa, e da abertura do primeiro Centro de Investigação e Desenvolvimento na Área do Reconhecimento da Fala em 2005 - o único no mundo fora da sede norte-americana da Microsoft.

-------------------

DESPORTO

- Rússia e Espanha discutem hoje a passagem à final do Euro2008, onde o vencedor de hoje defronta a Alemanha, que quarta-feira se qualificou ao vencer a Turquia por 3-2.

O segundo e último desafio das meias-finais fica assinalado pelo anúncio, na quarta-feira, de que o actual seleccionador de Espanha, Luís Aragonês, tem um pré-contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, clube que já foi orientado por Guus Hiddinck, o holandês que dirige actualmente a selecção russa.


Lusa
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
PSP apreendeu num mês mais de 21 mil doses de droga nas imediações das escolas

Fonte: Jornal Público
26.06.2008

A PSP apreendeu 21.136 doses de droga, mais 19.776 que no ano passado, nas imediações de estabelecimentos de ensino de todo o país entre 26 de Maio e 20 de Junho, no âmbito da operação "Final do Ano Lectivo", da Escola Segura.

A diferença na quantidade de estupefacientes apreendidos é um "facto circunstancial", de acordo com fonte da PSP, explicando que eventualmente se trata apenas de mais droga apreendida num local.

Além da droga apreendida, a PSP fez 504 detenções e detectou 6481 infracções.

No mesmo período do ano passado, tinham sido detidas 497 pessoas, menos sete que este ano.

Em comunicado, a PSP explicou que a operação "Escola Segura - Final do Ano Lectivo 2007/2008" decorreu em toda a área da sua responsabilidade e teve como principal objectivo o "reforço do sentimento de segurança" na comunidade escolar.

"Mais de 90 por cento das ocorrências registadas nesta operação não envolvem elementos da actividade escolar", de acordo com fonte da PSP, que explicou que algumas das escolas vigiadas se inserem em áreas problemáticas.

Durante a operação foram detidas 1134 pessoas por mandado de detenção, 134 por falta de carta de condução, 120 por condução com álcool e 15 por tráfico de estupefacientes, entre outros casos, num total de 504.

Foram apreendidas 14.450 doses de haxixe, 5976 de heroína e 710 de cocaína, num total de 21.136 doses.

No âmbito da fiscalização rodoviária nas imediações dos estabelecimentos escolares, foram detectadas 6481 infracções, 609 das quais por utilização de telemóvel durante a condução, 363 por falta de sinto de segurança e 313 por falta de inspecção do veiculo, entre outros.

Na fiscalização a estabelecimentos comerciais, foram detectados dois menores em salas de jogo, um caso de venda de tabaco a um menor e outro caso de venda de bebidas alcoólicas também a um menor.

Durante o período em decorreu a operação, a PSP realizou diversas acções de sensibilização, formação e demonstrações nas escolas, nas quais participaram 61.326 alunos, 3054 pais/encarregados de educação, 3855 professores e 991 polícias.
 

ferny

GF Prata
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
445
Gostos Recebidos
0
Joaquim Cultiva Kaux

Joaquim Cultiva Kaux

A Interpol e a polícia portuguesa tiveram mais uma acção de êxito contra a produção ilegal de Kaux. Um dos principais responsáveis pela produção desta droga meia-leve foi finalmente apanhado. Num amplo espaço verde, entre as cheirosas rosas, as lindíssimas orquídeas, Joaquim cultivava Kaux - o derivado mais recente da planta do cânhamo obtido a partir de manipulação genética. Esta descoberta foi feita ontem ao final da tarde, mas quando a polícia chegou ao local, já não encontrou o alucinado produtor, pois Joaquim já se encontrava em fuga.
Mesmo assim, a nossa redacção conseguiu um breve contacto com Joaquim através de telemóvel e o mesmo declarou-nos que, a sua "descoberta científica depois de seca produz uma sonolência agradável com visões deliciosas".
Pudera, só isso mesmo pode justificar o seu estado dos últimos dias.
Finalmente, depois de uma breve busca pela zona, a polícia conseguiu capturar Joaquim já de madrugada - este estava escondido dentro de uma pocilga, numa quinta a cerca de 40 km das suas plantações. O terrível cheiro dos porcos não chegou para despistar os famosos cães-polícia treinados nestas operação



fonte:U:Noticias
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Houve casos de violência recentes em pelo menos 16 tribunais

Fonte: Jornal Público
27.06.2008

Pelo menos 16 tribunais em todo o país registaram casos recentes de violência, segundo dados da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) hoje divulgados na sequência das agressões a juízes no Tribunal de Santa Maria da Feira.

Incêndios provocados intencionalmente, intrusão nos gabinetes dos juízes, agressões e tentativas de agressões a juízes, a procuradores e funcionários e advogados armados são episódios relatados pela ASJP.

Casos recentes de risco ou consumação de violência ocorreram um pouco por todo o país, nomeadamente em tribunais de Almada, Chaves, Ferreira do Alentejo, Funchal, Lisboa, Loulé, Olhão, Ponta Delgada, Portel, Tavira, Torres Novas e Vila Nova de Gaia.

A ASJP divulgou também uma lista dos tribunais que continuam a funcionar em instalações “inicialmente qualificadas como provisórias” há vários anos, à semelhança do que acontece com o tribunal de Santa Maria da Feira, que está a funcionar provisoriamente no Pavilhão dos Bombeiros.

Nos casos dos tribunais de Oliveira do Bairro (Aveiro) e Sesimbra, as instalações qualificadas como provisórias perpetuam-se pelo menos há 20 anos. Gondomar e o tribunal de execução de Penas de Lisboa estão em situação semelhante há mais de uma década.

Faltam celas para presos

Segundo a ASJP, há ainda outros 10 tribunais em instalações provisórias: tribunais do trabalho de Abrantes e Caldas da Rainha, tribunais de Almeirim, Amadora, Cabeceiras de Basto, Maia, Nordeste (Açores), Vila Franca do Campo e os cíveis de Coimbra e Vila Nova de Famalicão.

A estrutura sindical dos juízes alerta ainda para a existência de 55 outras instalações com “situações graves de riscos de violência”, apontando a falta de celas para presos (que aguardam no átrio com o público ou em carrinhas celulares) como a principal falha.

Os dados divulgados pela ASJP integram a segunda parte de uma “radiografia” à situação dos tribunais portugueses, cujas conclusões definitivas ainda não foram divulgadas, segundo a fonte ligada à associação.

Os dados da primeira fase deste estudo, apresentados em Março de 2007, mostravam que mais de 89 por cento dos tribunais não tinham policiamento público, quase 88 por cento não tinham segurança privada e mais de 82 por cento não estava equipado com sistemas de videovigilância.

A esmagadora maioria (96 por cento) das instalações não possuía salas específicas para interrogatórios de detidos em condições de segurança e pelo menos metade não tinha sistema de alarme contra intrusão.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Ópera: Exposição sobre Maria Callas no Museu da Electricidade de 12JUL a 21SET2008

Ópera: Exposição sobre Maria Callas no Museu da Electricidade de 12 de Julho a 21 de Setembro
27 de Junho de 2008, 13:39

Lisboa, 27 Jun (Lusa) - O traje usado por Maria Callas na ópera "Tosca" encenada por Franco Zeffirelli vai estar patente na exposição sobre a soprano que estará no Museu da Electricidade, de 12 de Julho a 21 de Setembro.

"Maria Callas - A Exposição de Lisboa" é o título da mostra que assinala os 50 anos da actuação da soprano no São Carlos, onde cantou "La Traviata".

A exposição é uma iniciativa da Fundação EDP e do Teatro Nacional de São Carlos e vai mostrar jóias e vestidos usados por Maria Callas, com destaque para o traje de cena da "Tosca" que esteve nos palcos das grandes óperas como Covent Garden, a Ópera de Paris e a Metropolitan Opera House de Nova Iorque.

A coroa criada por Christian Dior para a "Norma" que Callas estreou na Ópera de Paris em 1965 será outra peça desta colecção que pertence a Bruno Tosi, presidente da Associazione Internazionale "Maria Callas", de Veneza.

O Museu da Electricidade deverá também expor documentação, incluindo cartas de Maria Callas para o realizador Pier Paolo Pasolini, o coreógrafo Maurice Béjart e as últimas cartas que dirigiu ao armador grego Aristóteles Onassis, na altura do romance deste com Jacqueline Onassis, depois de uma relação com a famosa soprano.

A presença destes documentos na exposição de Lisboa ainda não está, no entanto, completamente confirmada, disse à Lusa fonte do São Carlos.

Neste percurso pela vida e pela carreira da cantora lírica, haverá também um núcleo dedicado à produção de "La Traviata" protagonizada por Maria Callas em 1958, no São Carlos, incluindo o cenário do II acto, fotografias inéditas, recortes de imprensa e correspondência trocada entre o agente da cantora e o director de então do teatro, José de Figueiredo.

A exposição terá entrada livre e vai estar aberta ao público de terça-feira a domingo.

Maria Callas morreu a 16 de Setembro de 1977, em Paris, aos 53 anos.


EO.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
AR: PS e PSD aprovam criminalização da segurança privada ilegal

27 de Junho de 2008, 13:39

Lisboa, 27 Jun (Lusa) - A Assembleia da República aprovou hoje em votação final global a proposta do Governo para criminalizar a segurança privada ilegal, com os votos favoráveis do PS e PSD e a abstenção do CDS-PP.

As bancadas do PCP, BE e PEV votaram contra o diploma.

Segundo a proposta do Governo, quem prestar serviços de segurança sem alvará ou licença ou exercer funções de vigilância sem cartão profissional passará a ser punido com pena de prisão até dois anos ou com pena multa até 240 dias.

Ainda segundo o diploma do executivo, "o pessoal de vigilância está sujeito ao regime geral de uso e porte de arma, podendo recorrer, designadamente, a aerossóis e armas eléctricas, meios de defesa não letais da classe E".


VAM.

Lusa
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
QREN: Alegadas violações por verbas transferidas do Norte para o Sul são "grande mal-

QREN: Alegadas violações por verbas transferidas do Norte para o Sul são "grande mal-entendido"

27 de Junho de 2008, 17:20

Lisboa, 27 Jun (Lusa) - O ministro do Ambiente afirmou hoje que há um "conjunto de mal-entendidos nas alegações" de Rui Rio sobre a transferência de verbas comunitárias do norte para o sul do país, no âmbito do Quadro Referência Estratégica Nacional (QREN).

A Junta Metropolitana do Porto (JMP), presidida por Rui Rio, divulgou recentemente um parecer jurídico sobre os critérios de distribuição das verbas do QREN que, segundo a JMP, apontava várias violações ao direito comunitário na transferência das verbas do QREN.

"Está a haver é uma extrapolação enorme, desmesurada da realidade e uma leitura política que não corresponde à verdade", afirmou Nunes Correia à agência Lusa.

"Foi dito que haveria uma queixa para Bruxelas, o que é surpreendente quando essas medidas foram negociadas e contratadas por Bruxelas, e tem justamente em vista nalguns casos defender as regiões de convergência. Portanto responderemos cabalmente a essa questão, sem nenhuma hesitação", adiantou.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Nunes Correia referiu as "disposições sugeridas pela própria Comissão Europeia, permitindo que alguns dos dinheiros gastos em Lisboa sejam considerados como benéficos para as regiões de convergência - Norte, Centro e Alentejo".

Estas disposições, segundo o ministro, aplicam-se "apenas em áreas muito bem definidas, montantes reduzidos e sectores muito limitados como o financeiro ou na administração pública "

O ministro deu também conta de uma carta de Rui Rio enviada ao ministério do Ambiente "há duas semanas justamente falando sobre isso".

"Estamos a preparar a resposta e conto hoje ou segunda-feira ter essa carta concluída e poder responder ao dr. Rui Rio", afirmou Nunes Correia, que é responsável pela aplicação do QREN.

O ministro defendeu também a utilização das verbas comunitárias para apoio aos pescadores, agricultores e transportadores públicos, que têm sofrido com o aumento dos preços dos combustíveis.

"O QREN na sua dimensão de Factores de Competitividade sempre previu incentivos a todo o tipo de empresas, incluindo empresas de transportes", disse.

"Naturalmente que a crise que o sector enfrenta por via do aumento dos combustíveis cria sobre eles uma pressão muito grande que os leva com maior premência e em maior número a recorrer a essas medidas", acrescentou Nunes Correia.

"Essas não são de maneira nenhuma medidas expressas de conjuntura...as traves mestras do QREN estão lá desde sempre", garantiu.

AV

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Tribunais: PSP cria grupo para avaliar risco que correm juízes e magistrados do Minis

Tribunais: PSP cria grupo para avaliar risco que correm juízes e magistrados do Ministério Público

27 de Junho de 2008, 18:12

Lisboa, 27 Jun (Lusa) - A PSP anunciou hoje a criação de um grupo para avaliar o risco de segurança que correm os magistrados, dois dias depois de dois juízes do Tribunal de Santa Maria da Feira terem sido agredidos por arguidos.

A Célula de Análise e Avaliação de Risco, que integra o Departamento de Informações da Direcção Nacional da PSP, vai reunir dados de modo a que a Polícia possa garantir a segurança de juízes e magistrados do Ministério Público.

A actuação do grupo vai atender particularmente ao risco que possam correr magistrados que intervenham em "determinados processos judiciais" e em sessões de julgamento realizadas fora das instalações dos tribunais, como sucedeu na Feira, em que se realizou num salão do quartel de bombeiros.

O responsável pelo Departamento de Informações da PSP, intendente Luís Fernandes, disse à agência Lusa que a nova estrutura trabalhará só nas zonas sob responsabilidade daquela polícia, que abrangem cerca de metade da população portuguesa.

Este tipo de avaliação de risco já era feito, mas agora passa a ser sistematizado, acrescentou o oficial.

A actividade da Célula inclui, "quando necessário, deslocações ao terreno para recolher informações", explicou Luís Fernandes.

A Célula actuará sempre que seja solicitada pelo Conselho Superior da Magistratura (órgão de gestão dos juízes) e pelo Procurador-Geral da República, no caso dos magistrados do Ministério Público.

O trabalho realizado pelo novo núcleo servirá para apoiar o trabalho das unidades operacionais no terreno, designadamente a Unidade Especial de Polícia, que inclui o Grupo de Operações Especiais e Corpos de Intervenção e Segurança Pessoal, e os comandos territoriais.

AMN.

Fonte:Lusa/Fim
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Todos os trabalhadores do Estado terão acesso à ADSE a partir de 2009

Fonte: Público
27.06.2008

A partir do próximo orçamento do Estado todos os funcionários públicos terão acesso à ADSE, independentemente do vínculo que tenham com o Estado, prometeu hoje o ministro das Finanças.

O ministro Fernando Teixeira dos Santos garantiu no Parlamento que a ADSE "é para ficar" e que esse regime de protecção social dos trabalhadores da função pública "não está em causa".

A proposta de tornar a ADSE acessível a todos os funcionários públicos, independentemente do seu vínculo, "constará do próximo orçamento do Estado", afirmou Teixeira dos Santos no debate sobre a protecção social dos trabalhadores que exerçam funções públicas.

A ADSE, criada em 1963, é o subsistema de saúde dos funcionários públicos, que abrange também os cônjuges e os descendentes mas que actualmente deixa de fora os trabalhadores com contrato individual de trabalho.
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Cervejeiras sob pressão do Fisco reduzem teor de álcool

Fonte: Jornal Expresso

Os industriais do sector da cerveja estão a resistir à ofensiva fiscal do Governo. Através de novos processos, as cervejeiras sofisticaram nos ingredientes para que os apreciadores não notem a redução do álcool. Quem sente a diferença é o Fisco. A cerveja de barril foi a primeira a beneficiar desta redução. Depois, a tradicional Sagres encetou com êxito uma operação idêntica. E os novos lançamentos da Super Bock, como a recente Xpress, alinham pela mesma lógica.

A aplicação do Imposto Especial sobre a Cerveja (IEC) depende do grau alcoólico: uma cerveja com 5 graus paga16,88 cêntimos por litro, mas se tiver um teor inferior paga apenas 13 cêntimos.
 

hudo

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
Isto só pode ser uma grande anedota... Então andam a adulterar a minha Bock por causa do fdp do Teixeirinha?

Haja pachorra para viver neste c* de Judas.

Por litro????? Ainda se fosse por hectólitro...
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Calçado: Rohde vai despedir 200 funcionários

Fonte: rtp.pt
27.06.08

Santa Maria da Feira, 27 Jun - A multinacional alemã de calçado Rohde, em Santa Maria da Feira, vai despedir 200 dos 1.200 trabalhadores, anunciou a administração da empresa.


A comunicação da dispensa foi afixada na unidade fabril.

"Dentro da reestruturação, a Rohde precisa de reduzir a curto prazo o número de trabalhadores em 200", lê-se na comunicação, acrescentando que "está assegurado que os trabalhadores a dispensar receberão as indemnizações legais e terão subsídio de desemprego".

O despedimento resultou de uma reunião na quinta-feira em que o plano de reestruturação da empresa foi analisado pela administração, sindicato do sector e Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI).

A Agência Lusa apurou que o futuro da unidade fabril portuguesa - com dívidas à Segurança Social - está a ser analisado na Alemanha.

"Não é possível a empresa funcionar com 1.200 trabalhadores, uma vez que, em determinadas alturas, não tem encomendas", disse Fernanda Moreira, coordenadora do Sindicato do Calçado dos Distritos de Aveiro e Coimbra.

Para a dirigente sindical, a situação é "desagradável", mas evita o encerramento da fábrica.

"É mais favorável dispensar 200 pessoas e continuar a laborar, do que fazer-se uma reestruturação para fechar a fábrica", sustentou.

As negociações vão continuar na próxima semana.

A administração da Rohde só se pronuncia depois do processo negocial estar concluído.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Caso Joana: Julgamento de inspectores da PJ volta hoje ao Tribunal de Faro

Caso Joana: Julgamento de inspectores da PJ volta hoje ao Tribunal de Faro

16 de Janeiro de 2009, 06:34

Faro, 16 Jan (Lusa) - O julgamento das alegadas agressões a Leonor Cipriano por inspectores da Polícia Judiciária (PJ) regressa hoje à barra do Tribunal de Faro, para que não haja interrupção na produção de prova, continuando depois na próxima quinta-feira.
Na última sessão do julgamento, realizada em meados de Dezembro passado, também com a mesma finalidade, o advogado de Leonor Cipriano entregou no tribunal um requerimento para serem ouvidas 16 testemunhas, para fazerem o contraditório.
A primeira testemunha apresentada no requerimento é Leonor Cipriano, assistente neste processo, fazendo também parte da lista de testemunhas pretendidas por Marcos Aragão Correia o professor catedrático de medicina legal Pinto da Costa, o inspector do Ministério Público Alípio Ribeiro e a directora do Estabelecimento Prisional de Odemira, Ana Maria Calado.
O requerimento fundamenta-se, segundo o advogado da mãe de Joana, na necessidade de esclarecer "contradições" da assistente invocadas pelos arguidos e esclarecer se a mesma foi injectada com uma droga no Hospital de Faro, com o propósito de perturbar a sua capacidade.
O processo das alegadas agressões a Leonor Cipriano por inspectores da PJ está relacionado com o denominado "caso Joana", que remonta a 12 de Setembro de 2004, dia em que a menina, de oito anos, desapareceu da aldeia de Figueira, Portimão, Algarve.
As acusações do Ministério Público contra cinco inspectores e ex-inspectores da Judiciária surgiram na sequência dos interrogatórios na PJ de Faro em 2004, altura em que Leonor terá aparecido com lesões na cara e no corpo no Estabelecimento Prisional de Odemira, onde estava em prisão preventiva.
Três inspectores são acusados de crime de tortura, um é acusado de crime de falso testemunho e de omissão de denúncia e um quinto é acusado do crime de falsificação de documento.
A mãe de Joana, Leonor Cipriano, e o tio, João Cipriano, estão condenados pelo Supremo Tribunal de Justiça a 16 anos de prisão cada um, pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver da criança.
MAD.
Lusa/Fim
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
CDS-PP/Congresso: Militante típico é homem, mora no Porto, e tem mais de 45 anos

CDS-PP/Congresso: Militante típico é homem, mora no Porto, e tem mais de 45 anos

16 de Janeiro de 2009, 09:00

Lisboa, 16 Jan (Lusa) - O militante típico do CDS-PP é homem, mora no distrito do Porto, tem mais de 45 anos, estudou até ao ensino secundário e ocupa principalmente cargos no sector da gestão ou das profissões liberais.
De acordo com dados fornecidos pela secretaria-geral do CDS-PP, que promoveu uma actualização dos ficheiros concluída no terceiro trimestre de 2008, dos 18.404 militantes activos, 36 por cento têm entre 26 e 45 anos, 32 por cento tem entre 46 e 65 anos e 28 por cento mais de 66 anos, o que dá uma idade média de 52 anos.
Apenas quatro por cento dos militantes têm idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.
Na distribuição por género, verifica-se que mais de dois terços (67 por cento) dos inscritos são homens, com cerca de 6200 mulheres na militância activa.
A maior percentagem de implantação do partido está no distrito do Porto, onde residem 17,5 por cento dos militantes. Braga concentra cerca de 1700 democratas-cristãos, correspondentes a nove por cento do total do partido.
No distrito de Lisboa estão 15,5 por cento dos militantes, enquanto nas Regiões Autónomas se encontram 16,1 do total de inscritos, com predominância para os Açores.
O Alentejo é onde as ideias do CDS-PP têm menos acolhimento, com apenas cerca de trezentos militantes espalhados pelos distritos de Portalegre e Beja.
Trinta por cento dos filiados ocupa cargos no sector da gestão ou das profissões liberais (medicina, advocacia), enquanto 28 por cento estão reformados, 11 por cento trabalham em serviços administrativos, oito por cento são industriais e o restante se reparte entre a agricultura, comércio, seguros e banca.
A percentagem de funcionários partidários é absolutamente residual, com apenas 15 elementos no quadro de pessoal dos democratas-cristãos.
No que respeita ao perfil académico, a maioria dos militantes (40 por cento) completou o ensino secundário, enquanto 28 por cento prosseguiu os estudos até à licenciatura ou superior e 26 por cento só chegou até à quarta classe.

SF.
Lusa/fim
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Filho de Leonor Cipriano vai para a escola com uma arma

Filho de Leonor Cipriano vai para a escola com uma arma

6C2FE9EFDFC5D42483FC27C7C6DA.jpg








O filho de Leopnor Cipriano entrou com uma pistola de pressão de ar na Escola de Ensino Básico e Jardim-de-infância de Porches, no concelho de Lagoa.
O rapaz é filho de Leonor Cipriano, condenada em 2005 a 16 anos de cadeia por ter morto e ocultado o cadáver da filha Joana.
O Diário de Notícias avança que o caso ocorreu há uma semana e já foi comunicado pelo estabelecimento de ensino à Comissão de Protecção de Jovens e Crianças daquele concelho e ao Tribunal de Família e de Menores de Portimão.
Foi uma funcionária que se ter apercebeu de um volume anormal na mochila. O rapaz, que frequenta o quarto ano, terá dito na altura que ia "caçar pássaros", não tendo chegado a apontar a arma, que lhe foi logo retirada e apreendida pela GNR.
A pistola pertencerá a um familiar do menino e encontra-se legalizada.
"O miúdo está referenciado na Comissão de Protecção de Menores, tem problemas cognitivos e revela atitudes violentas para com os colegas e professores. Já chegou a partir cadeiras e a lançar comida ao ar. O último episódio foi ter levado uma arma de fogo para a escola", contou ao DN Maria do Carmo Leite, vice-presidente da Associação de Pais daquele agrupamento, tendo ainda acrescentado que “é uma criança com instabilidade comportamental, tendo ficado uma auxiliar a tomar conta dele, mas esse trabalho acabou por ser inglório porque ele saltava os muros e saía da escola. Tem recebido apoio psicológico e pedopsiquiatra, sem resultado.
O rapaz vive com a madrasta e o pai, que tem feito vários apelos às autoridades: "Ponham o meu filho num sítio porque sou impotente para tomar conta dele."


sapo
 

Nuno Rato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2008
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Risco máximo em 7 concelhos de Santarém e Portalegre

incendio-ourem-9.jpg


O risco de incêndio é hoje "máximo" em sete concelhos dos distritos de Santarém e Portalegre, num dia em que se prevê uma ligeira subida das temperaturas, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Destak/Lusa | destak@destak.pt

Os concelhos de Castelo de Vide, Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, e os concelhos de Sardoal, Abrantes, Constância e Chamusca, no distrito de Santarém, apresentam risco "máximo".

No Algarve, costa alentejana, região Centro e na zona de Viseu o risco de incêndio é de "muito elevado", de acordo com o IM.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante Leste e subida de temperatura.

O risco de incêndio engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados, às 13:00 de Lisboa, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
 

Nuno Rato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2008
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
The Answer ‘abrem’ concerto dos AC/DC

rise.jpg


Os irlandeses The Answer foram a banda escolhida para despertar os ânimos do público que se vai deslocar ao Estádio de Alvalade no dia 3 de Junho para ver os australianos AC/DC, banda formada pelos irmãos escoceses Malcom e Angus Young.
Rui Alexandre Coelho | destak@destak.pt

Organizadora do evento, a Everything is New sugere que os fieis se desloquem de transportes públicos para o anfiteatro do Sporting.

Para tal, fez uma parceira com o CP e o metro de Lisboa: este vai reforçar as linhas verdes e amarela, em particular no final do espectáculo, enquanto a CP amplia a oferta diária com um comboio especial que parte de Lisboa-Oriente com destino a Porto-Campanhã.

Veja aqui os horários:
Lisboa-Oriente - 01:30
Santarém - 02:01
Entroncamento - 02:22
Pombal - 02:55
Coimbra-B - 03:20
Aveiro - 03:46
Espinho - 04:08
Gaia - 04:18
Porto-Campanhã - 04:24.

Os bilhetes para o comboio especial podem ser adquiridos nas Bilheteiras CP de serviço longo curso, NetTicket, Quiosques, Agências de Viagens, Multibanco e Call Center CP (808 208 208), anuncia a promotora.

 

Nuno Rato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2008
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Contraceptivos na escola a partir do próximo ano

1804593_PzB2L.jpeg

Alunos obterão preservativos ou pílulas no Gabinete de Informação e Apoio


O PS aprovou esta quarta-feira as alterações à Lei de Educação Sexual nas escolas e foi acusado de recuo pelo PCP e BE na distribuição gratuita dos anticoncepcionais. Fica garantido que os pais serão informados sobre os processos dos filhos.

"O Gabinete de Informação e Apoio articulado com as unidades de de saúde, assegura aos alunos o acesso aos meios contraceptivos adequados". Foi esta a versão apresentada pelo PS na comissão parlamentar à Lei da Educação Sexual em meio escolar que gerou polémica, mas que se tornou definitiva ao ser aprovada pelo PS, com o voto contra de toda a Oposição.

Os gabinetes deverão começar a funcionar nas escolas apenas no ano lectivo 2010-11.

Pedro Duarte, do PSD criticou "a ambiguidade" da frase, o que vai dar azo a enormes difculdades de interpretação", realçou. Cada escola acabará por decidir como fará. Já o CDS, e o deputado não- inscrito, João Paulo Carvalho, contestaram que a escola faça o papel que cabe em exclusivo aos técnicos de saúde. Sublinhando Abel Baptista, do CDS, que não se trata apenas do acesso a preservativos, mas a outros métodos, de carga hormonal, por exemplo, a pílula anticoncepcional ou a abortiva - pílula do dia seguinte.

Para PCP e BE, houve um recuo do PS quanto à redacção inicial que previa "no ensino secundário, a distribuição gratuita de métodos contraceptivos não sujeitos a prescrição médica, existentes nas unidades de saúde".

Controversa à Esquerda e saudada à Direita foi a decisão do PS de que "os encarregados de educação e respectivas estruturas representantivas são informados de todas as actividades curriculares e não curriculares desenvolvidas no âmbito da educação sexual".
 

Nuno Rato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2008
Mensagens
181
Gostos Recebidos
0
Opinião:

Pifou
O Dr Marcelo de Sousa está claramente com problemas, nunca foi muito bom, mas agora pifou de vez.
Acha o Dr Marcelo que a Escola deve oferecer preservativos às crianças porque, diz ele, há muitas adolescentes grávidas e o há o risco da sida. O remédio é o preservativo.
Vai o Dr Marcelo Rebelo de Sousa dar preservativos a partir de que idade?
0nze? doze?treze?carorze?quinze?desasseis?dessasete? ou dezoito anos?
A partir da primeira menstruação ou antes? Como é que a escola sabe se a criança já fez ou não a primeira mentruação?Vão fazer-se testes, exames, ou será pela dentição como os cavalos ? Se a criança fizer a menstruação aos nove anos, recebe também um preservativo? Ou aos nove anos já pode engravidar e apanhar sida?Acha ele que é um bom sinal para dar às crianças? Quantos preservativos vai dar por criança? Um? Dois? Três? Quatro? Ou um caixote? Metam um miudo e uma miuda com dezasseis anos num quarto e só saem de lá para comer, um caixote pode não chegar.
Vão usar o preservativo onde? Vão ser criadas salas especiais como as salas de chuto? A escola paga o hotel ou o quarto?Ou será nas casas de banho ou no pinhal pondo em risco a saude publica?
Vai dar preservativos a todas as crianças ou só a algumas? Às que pedirem?Ou será necessária a autorização dos pais ?Como é que vai controlar a saida dos preservativos? .A criança assina um auto de recepção com o nome a morada ou vão começar a desaparecer e a ser vendidos na Feira da Ladra?
E quanto é que esta brincadeira custa? Têm os contribuintes agora que pagar as quecas dos meninos?
Será que os ciganos vão aceitar que dêm preservativos às suas filhas? Os católicos, já sabemos pelo Dr Marcelo de Sousa, que está convencido que é o Papa, que não se importam.
E porque não seringas? Parece que a droga é um problema entre a juventude e um problema de saude publica. Uma seringa a cada aluno talvez não fosse má ideia não vá algum apetecer-lhe drogar-se. Assim não poria sua vida em risco nem a dos outros
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo