• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Voltagem de 254 volts em uma casa

Novato64

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 18, 2013
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a todos,
Quando estudei sistemas elétricos trifásicos e suas variações, lembro-me bem do valor de tensão eficaz 254 Vac.
A relação da tensão (voltagem) entre um sistema trifásico (uso industrial) e um sistema monofásico (uso residencial) é exatamente √3 (raiz quadrada de 3).
A tensão de 254 Vac é obtida em um circuito monofásico tomando-se uma fase de um sistema 440 Vac com o Neutro da instalação. A tensão resultante é 440/√3 = 440/1.732 = 254 Vac.
O correto numa instalação elétrica residencial é formar um circuito monofásico tomando uma fase de um sistema 380 Vac com o Neutro da instalação. A tensão resultante será 380/√3 = 380/1.732 = 220 Vac.
Fazendo esta alteração, ou solicitando um transformador 440/220Vac à Concessionária de Energia do seu bairro, não haverá mais queima de eletrodomésticos em sua residência.

Sei que o tópico já é um pouco antigo mas espero ter ajudado, se já não resolveu esse problema elétrico.
 
Última edição:

tclpt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2012
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Boas red_net,

O que tu estás a colocar aqui é uma questão de Qualidade de Energia Eléctrica. E, para definir o que é QEE, existe uma norma, a 50160, que define os niveis de tensão, flicker, e outros fenómenos possíveis ocorrerem.

No entanto, o que te interessa é em relação à tensão e o que a norma diz é que o fornecedor tem de garantir que chega ao quadro de entrada é, em monofásico, 230 V -10% ou +12%.

Ou seja, qualquer valor de fornecimento de tensão que se situe entre 230*0,88=207 V e 230*1,12=257,6 V está em conformidade com o que está definido na norma, e deverá ser por isso que o técnico disse que estava tudo ok.

Por outro lado, os valores que apontas para a tensão são elevados e se, em média, é esse o valor que tem para a tensão então quando ocorrem sobretensões, mesmo que pequenas, o valor máximo definido pela norma será naturalmente excedido.

Atrevo-me a dizer que o transformador de potência do distribuidor de energia eléctrica, deverá estar muito próximo da sua instalação ou o ponto do transformador está muito baixo...

Para rectificar esta situação deverá contactar a EDP para que eles possam averiguar. É sempre possível também tentar imputar a responsabilidade dos estragos ao distribuidor, embora sem evidencias (necessita de um relatório certificado) e comprovativos de compra dos equipamentos avariados eles não paguem nada.

Pode sempre fazer um seguro para os equipamentos electrónicos ou, melhor ainda, comprar uma UPS dimensionada à sua potência contratada para poder estabilizar a tensão para o valor correcto.

Espero ter conseguido ajudar.

Abraço
Pedro Tavares
Alferpac, Lda.
 
Topo