• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Voltagem de 254 volts em uma casa

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Amigos é os eguitne na minha casa desde sempre que as lampadas fundem-se com muita facilidade, inclusive na sala de estar ja por por várias vezes quando se acende o interruptor a propria lampada autenticamente explode. ja fale com o eltricista da casa e ele diz q esta tudo bem. Acerca de um ano queimouse uma resistencia do forno e na semana passada voltou a queimar outra resistencia.
Hoje lembrei-me e pequei num multimetro e medi a voltagem na casa e entao dame valores de 254 volts. Esta voltagem é normal? Já que os equipamentos vem preparados para 220 volts
Cumprimentos e obrigado
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Não! Se só tem monofasica, não pode ter 254v. 230 no maximo.
 

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
podes ter o medidor desafinado....

no entanto muito possível ter 240v na fase alta, o que leva a que as lâmpadas (especialmente as compactas economizadoras) estoirarem pois trazem um condensador de 250v e ja me aconteceu incendiarem um balão papel dos chinocas. agora troco os condensadores (para 400v) das lampadas antes de as utilizar

confirma com um multímetro aferido se a voltagem é mesmo essa, se for pede (ou não) a troca para uma fase media ou baixa..... sabendo no entanto que quanto mais baixa for a tenção, maior será o consumo.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
com que tipo de multimetro é que mede, e como mede em ~ou - .

a corrente é provisória ou seja de obras, ou já é difinitiva. se for difinitiva tudo dependendo da zona de forneçimento de energia é mandar fazer uma vistoria ao local.
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Ja estou nesta habitaçao á 10 anos. No piso de baixo os meus pais tem uma empresa, e tem corrente trifasica. E tanto habitaçao como a empresa tem o mesmo quadro de eletricidade. Sendoa ssim os 250 volts é normal? E se é normal é por essa razao que as lampadas fundem? Existe alguma maneira de precaver isso?
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
O multimetro e dos xineses. E medi na posiçao corrente alternada
 

aticos

GF Ouro
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
1,670
Gostos Recebidos
0
se e corrente trifasica essa fase pode estar menos subcarregado tem mais voltagem experimenta trocar de fase também podes morar ao pé de um PT e a EDP para chegar os 220v no fim da linha aumenta a voltagem depois quem se lixa e os que moram perto do PT verifica os reapertos dos dejuntores
 

sercor

GF Bronze
Entrou
Abr 21, 2009
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
nao ,nao é normal, guarda todas as facturas de reparaçao e abre uma queixa na EDP, vais ver que te pagam tudo.
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Amigos entao pelo q percebo, mesmo a eletricidade sendo trifasica, eu nao deveria ter os 254 volts? certo?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro red_net

entre fase e neutro tens de ter entre 220v e 230.
entre duas fases tens de ter 380v.

para comprovares mede c, um bom multimetro pede a um colega que tenha um existe uns que já tem pinça amperimetrica é o caso do meu, é bom para equilibrar fases e medir consumos.

mede de manhã e depois á noite.

para já vais medir logo na entrada de corrente entre o neutro e cada uma das fases.

as fases estao marcas asim( r. s. t.) é façil de as identificares.

nao sei que mais te possa dizer, nem procurei se estás ligado a isto de eletriçidade um pouco, ou nada.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo pelo sim pelo não vai ou manda lá ir o eletricista ver se a barra do neutro tem os pernos todos bem apertados tem acontecido isso , pois deixa de haver boa passagem de neutro e passa a bifasica já tem acontecido isso não sei se será esse o caso , mas pelo sim pelo não é verificar
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Hoje veio aqui um eletrcista a mando da EDP, ele mediu e estava com 245 volts, durante a tarde. E q ate 245 volts pode-se aceitar, ele diz q issod evese por eue star muito perto da cabine. mas uma coisa e certa, a noite eu meço e tem 254 volts. Ele proprio disse-me q isos e a causa de lambadas estourarem e q ate pode queimar eletrodomesticos, mas pelo q vejo nao a nada a fazer. O forno que se queimou as resistencias ja tm uns 10 anos, mas gostaria saber se as resistencias queiamram derivado á forte voltagem.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro red_net
dei as dicas neçessarias e dou este assunto como ençerrado devido a certas desconfianças pelo menos nas quetoes que o amigo meteu e nao deu resposta pelo menos ao meu tópico.
depois tambem se mete a questao das seguradoras que neste caso o nosso companheiro nao deve ter.
por mim foi a ultima opiniao a este tópico.

marques 1956
 

demulidor007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Pede uma intervenção da EDP, eles tem que garantir ao cliente 230 v fase neutro e 400V fase fase..
 

pepetuga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2012
Mensagens
304
Gostos Recebidos
0
Companheiro boas ,
Moras perto de um Posto de transformaçao ou seja cabine de distribuiçao?
Se moras é como diz o Aticos,quando a extensao de linha é longa ,a EDP é obrigada a colocar á saida cerca de 230 a 240 voltes para chegar ao fim da linha cerca de 220volts.Embora a distribuiçao seja ao longo da linha em Trifasica.
As lampadas normalmente vai ate aos 230 v +-.
Pede uma ajuda tecnica da EDP e eles vao tentar te ajudar.
Ja tive esse caso com um cliente ,e eles intreviram e rosolveram o caso.
Cump.
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
Se o amigo fizer reclamação ira ai pessoal da edp colocar um multímetro durante um a dois dias para tirar medições e eles verificarem, mas atenção que as redes agora não é 220 - 230 volts mas sim 230-240 volts e em trifásico 400 volts, no entanto a edp tem que fornecer esses valor ate a uma diferença de 10% ou seja a tensão nominal é de 230 volts a 10% da entre 207 e 253, segundo eles tens 254volts estas dentro dos limites não vao fazer nada.
 

voutiver

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2011
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Se o amigo fizer reclamação ira ai pessoal da edp colocar um multímetro durante um a dois dias para tirar medições e eles verificarem, mas atenção que as redes agora não é 220 - 230 volts mas sim 230-240 volts e em trifásico 400 volts, no entanto a edp tem que fornecer esses valor ate a uma diferença de 10% ou seja a tensão nominal é de 230 volts a 10% da entre 207 e 253, segundo eles tens 254volts estas dentro dos limites não vao fazer nada.
atenção, 254v já é altamente penalizante para lâmpadas e equipamentos a regra é 230-240 mais nada. reclamem e eles pagam os estragos
 

zegogas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2013
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Reclama mas por escrito.
São obrigados a resolver o problema senão faz queixa à erse
 

Deathwish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 12, 2010
Mensagens
108
Gostos Recebidos
0
Se o amigo fizer reclamação ira ai pessoal da edp colocar um multímetro durante um a dois dias para tirar medições e eles verificarem, mas atenção que as redes agora não é 220 - 230 volts mas sim 230-240 volts e em trifásico 400 volts, no entanto a edp tem que fornecer esses valor ate a uma diferença de 10% ou seja a tensão nominal é de 230 volts a 10% da entre 207 e 253, segundo eles tens 254volts estas dentro dos limites não vao fazer nada.

Esta é a resposta mais correta e não esquecer que a EDP se divide em àreas de rede e as mesmas não seguem as mesmas regras. Por norma em casos destes é colocado a pedido do cliente e bem fundamentado um analisador de tensão que analisará as eventuais oscilações de tensão tentando encontrar a causa que poderá ser da instalação do cliente ou de fonte externa (leia-se EDP). Como sabem há vários fatores que podem influenciar a tensão que nos chega a casa, a distância ao PT, a seção das linhas na rede, a qualidade da rede, etc. Também não é correto haver quem comente "reclama que eles pagam", não coloquem as coisas de uma forma tão linear.

Cumpz
 

hiropito15

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Já resolveste o problema?

Se não pede à EDP para colocar um analizador de rede que vai monotorizar a rede.

Se não o fizerem manda uma queixa para a ERSE.
Tive um problema semelhante mas era ao contrario, não tinha tensão suficiente, anda por volta dos 200 volts e acabaram por me resolver o problema, alias são obrigados por lei.

Com essa tensão os electrodomesticos é que sofrem.
 
Topo