Portugal muito perto do apuramento
A Seleção Portuguesa de voleibol, ao superar a Grécia por 3-1, na Póvoa de Varzim, deu esta quinta-feira um grande passo rumo à qualificação para a fase seguinte do apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010.
Superior nas várias ações de jogo na maior parte do tempp, com exceção do segundo set, e com Valdir Sequeira em destaque no serviço ao longo de todo o encontro, venceu pelos parciais de 25-21, 18-25, 25-20 e 25-22. A Seleção Nacional entrou bem no jogo, agressiva no serviço e coesa no bloco, e depois de ter chegado ao primeiro tempo técnico a vencer por um ponto (8-7), dilatou a vantagem para três no segundo (16-13).
A Grécia, a acumular erros na receção e no serviço, só aos 21-17 esboçou uma reação que reduziu a diferença a apenas um ponto (21-20), mas Portugal, com Valdir Sequeira em evidência, voltou a "descolar". O primeiro set terminou com a vitória portuguesa por 25-21, em cerca de 25 minutos, com um ataque falhado da Grécia, depois de um ponte de João José a passe de Carlos Fidalgo.
No segundo parcial, a Grécia entrou melhor e liderou até ao primeiro tempo técnico por dois pontos (8-6), mas Portugal, com uma série de três pontos sem resposta, passou para a frente aos 10-9. A perder eficácia nas várias ações de jogo, a equipa de Juan Duiaz permitiu à Grécia meter sete pontos consecutivos, alguns conquistados, outros cedidos, e descolar de uma desvantagem de 11-12 para uma vantagem de 18-12. A selecção grega tirou partido do parcial desacerto da equipa portuguesa para gerir a vantagem conquistada e "fechar" o parcial aos 25-18, em cerca de 24 minutos, estabelecendo a igualdade a 1-1 no jogo.
Portugal, com a receção e o bloco novamente a funcionar, entrou demolidor no terceiro parcial e atingiu os primeiro e segundo tempos técnicos a vencer por cinco (8-3) e quatro pontos (16-12), respetivamente. Valdir Sequeira, com "mão" quente em cinco ações de serviço consecutivas, contribui para descolar para 18-12, fundamental para a selecção lusa gerir até ao final do "set", que venceu aos 25-20, em cerca de 25 minutos. O quarto parcial teve um início idêntico ao anterior, tendo a selecção portuguesa atingido o primeiro tempo técnico a vencer por cinco pontos (8-3) e o segundo por seis (16-10), apesar de alguns erros cometidos. A Grécia reagiu na parte final do set, recuperando de seis pontos para apenas um de diferença (21-20), mas foi incapaz de travar o triunfo português, por 25-22, em cerca de 27 minutos.
Com a vitória frente à Grécia, a Seleção Portuguesa assumiu a liderança do Grupo G e garantiu praticamente um dos três lugares que dá acesso a fase seguinte de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010.
Jogo no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim
Portugal-Grécia, 3-1. Parciais: 25-21 (25 minutos), 18-25 (24), 25-20 (25), e 25-22 (27)
Árbitros: Mirel Zaharescu (Roménia) e Gad Eizikovits (Israel)
Assistência: cerca de 400 espetadores
Portugal: André Lopes, Tiago Violas, João José, Valdir Sequeira, Flávio Cruz e Rui Santos -- "seis" inicial. Jogaram ainda: Carlos Teixeira (libero), Marco Ferreira e Carlos Fidalgo
Grécia: Konstantinos Christofidelis, Mitar Tzourits, Athanasios Psarras, Theoklitos Karipidis, Nikolaos Roumeliotis e Sotirios Pantaleon -- "seis" inicial. Jogaram ainda: Achilleas Papadimitriou (libero), Georgios Stefanou, Andreas Andreadis e Zlatko Baev Tontor
Federação Portuguesa de Voleibol