Grande jogo esta noite na Luz. O Benfica subiu à liderança, depois de bater por 3-2 a Fonte do Bastardo no fecho da 11 jornada da Série dos Primeiros do campeonato nacional
As águias até entraram muito mal, perdendo o primeiro set por 25-18, mas depois impuseram-se por 25-17 e 25-18 e, quando tudo se encaminhava para um 3-1 - as águias estiveram a vencer por 20-17, a equipa dos Açores mostrou porque liderava até agora, vencendo o quarto parcial por 25-22.
Na negra, o Benfica, apoiado por um pavilhão bem composto, conseguiu anular cinco match points do adversário para vencer na primeira oportunidade por 20-18.
Os encarnados somaram dois pontos, totalizando agora 26, menos dois que a Fonte, mas como têm mais uma vitória, 10 contra nove, passam a liderar.
Recorde -se que o primeiro lugar nesta fase dá o fator casa no playoff do título à equipa que o conseguir. Apuram-se para a decisão do título os quatro primeiros, seguindo-se na tabela o Sporting e o Esmoriz.
O Benfica está a uma vitória de se apurar para a final do playoff do título, depois de voltar a bater o Esmoriz. O segundo jogo desta meia-final teve lugar esta noite da Luz, com triunfo dos encarnados por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-16 e 25-20.
Tratou-se de uma vitória bem mais fácil do que aquela que o Benfica alcançou no primeiro jogo (3-1), no reduto da equipa da Barrinha.
O terceiro jogo tem lugar domingo e de novo na Luz e em caso de mais um triunfo, os campeões nacionais garantem desde logo um lugar na final.
A outra meia-final opõe a Fonte do Bastardo ao Sporting, decorrendo a esta hora o segundo jogo, nos Açores. A equipa da Ilha Terceira está em vantagem na eliminatória, depois de ter ganho o primeiro jogo, por 3-0, no Pavilhão João Rocha.
O Benfica é o primeiro finalista do playoff do título, tendo selado o apuramento na tarde deste domingo na Luz com mais um triunfo sobre o Esmoriz, fechando a eliminatória com um saldo de três vitórias.
A última foi esta tarde, com o Benfica a vencer por 3-0 com os parciais de 25-19, 25-23 e 25-20, numa partida que contou com muito público nas bancadas da Luz.
Os campeões nacionais ficam agora a aguardar pelo desfecho da outra meia-final, entre Fonte do Bastardo e o Sporting, cujo terceiro jogo também é este domingo nos Açores. A eliminatória está empatada (1-1), pelo que haverá sempre um quarto jogo, seja qual for o resultado do terceiro encontro.
Sporting derrota Fonte do Bastardo e está na final do playoff
O Sporting garantiu este sábado a presença na final do playoff do título nacional, ao derrotar na Ilha Terceira a Fonte do Bastardo no quinto e último jogo desta eliminatória, por 3-1.
Os leões chegaram à vantagem de 2-0, com os parciais de 25-20 e 25-20, para depois a equipa da casa vencer o terceiro set por 25-18.
O quarto parcial foi bastante emotivo, com o Sporting a chegar à liderança por 23-21. Depois, o parcial foi às vantagens, para terminar só aos 30-29, a favor do Sporting.
Os leões vão defrontar o Benfica na final, cujo primeiro jogo tem lugar no próximo dia 23, no Pavilhão João Rocha.
As águias, recorde-se, eliminaram em três jogos o Esmoriz.
BENFICA ENTRA A GANHAR NA FINAL FRENTE AO SPORTING
O Benfica entrou a ganhar na final da Liga de voleibol, batendo o Sporting, por 3-0 (parciais de 25-21, 25-22 e 25-15). Esta partida foi disputada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, e durou 1,17 horas.
Este foi o nono triunfo consecutivo das águias frente aos leões – 19 nas últimas 21 partidas –, indicador que pode pesar na continuação da eliminatória e luta pelo título.
A próxima partida está agendada para o próximo sábado, pelas 20 horas, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
BENFICA VENCE SPORTING E SAGRA-SE TRICAMPEÃO NACIONAL
O Benfica venceu o Sporting (3-0) e sagrou-se campeão nacional de voleibol.
No jogo 3 da final, realizado na noite deste sábado, no Pavilhão da Luz, em Lisboa, os encarnados não deram hipóteses ao eterno rival e selaram a conquista de mais um título nacional.
Com os parciais de 25-18, 25-17 e 27-25, os comandados de Marcel Matz terminaram a época em beleza, ganhando tudo o que havia para ganhar em Portugal: Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.
Desta forma, o Benfica vence o terceiro título consecutivo (2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022). Na época 2019/2020, recorde-se, o campeonato não teve vencedor consagrado, uma vez que a prova foi interrompida e, depois, cancelada, devido à pandemia de Covid-19.