Nuno Ribeiro, vencedor da 71.ª Volta a Portugal em bicicleta, foi hoje homenageado em
Não podia ter corrido melhor o primeiro dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, 4ª etapa da Audi MedCup, que decorre até Domingo, no Algarve. O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, venceu a terceira regata do dia, assinando a 6ª vitória da época 2009, e ocupa uma sensacional 3ª posição da geral. O Quantum Racing, de Terry Hutchinson, triunfou nas duas primeiras da jornada e lidera.
Num dia a roçar a perfeição, no que a vento diz respeito, foram disputadas as três regatas previstas no programa do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão. O único barco português presente no circuito líder mundial voltou a conhecer o sabor da vitória, conseguindo o 6º triunfo da época, estando no 3º lugar, a apenas 2 pontos do segundo, os suecos do Artemis, de Torbjorn Tornqvist.
Este foi igualmente uma jornada de sucesso para o Quantum Racing, que somou duas vitórias e já comanda.
Terry Hutchinson e a sua tripulação norte-americana do Quantum Racing venceram a
primeira regata do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, mostrando que as águas algarvias podem ser um talismã para o leme dos Estados Unidos.
Em 2008, Hutchinson conquistou o Troféu de Portugal e a Audi MedCup, no nosso país e 2009 começa com triunfos. Primeiro na Regata de Treino e depois, na primeira do campeonato.
O Quantum dominou a regata, tendo apenas rondado na primeira passagem pela bóia de barlavento na 2ª posição, atrás dos portugueses do Bigamist 7, de Pedro Mendonça.
Depois, foi consolidar a liderança, apesar das ameaças do Artemis e do Emirates Team New Zealand. Os “kiwis”, liderados por Dean Barker, foram segundos, enquanto o Artemis, do sueco Torbjorn Tornqvist, terminou em terceiro.
Uma segunda bolina menos positiva, acabou por ser decisiva para o 5º lugar do Bigamist 7. O barco português, com Afonso Domingos ao leme, esteve na frente, acabando por perder quatro postos na segunda ‘perna’ contra o vento.
“On fire” é a expressão que melhor descreve o Quantum Racing. Os norte-americanos, liderados pelo experiente Terry Hutchinson, passearam classe na segunda regata do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão assinando o segundo triunfo em duas regatas.
Muito boa também foi a prestação dos espanhóis do Bribón, de José Cusí, sendo segundos.
O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker foi terceiro, numa regata disputada com mais vento, subiu até aos 14 nós, e com a frota de dez TP52 a terminar muito próxima.
A terceira regata do primeiro dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão foi a mais emocionante. O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, comandou durante a primeira bolina. Depois, na primeira popa, um bordo a mar feito por uma parte da frota, onde estavam o Bigamist 7, o Artemis e o Quantum, valeu aos portugueses para superarem os “kiwis” e assumirem a liderança da frota. O barco de Pedro Mendonça, não mais perdeu o primeiro lugar e cumpriu a tradição do ano 2009 de, pelo menos, vencer uma regata em cada Troféu realizado.
Esta é a sexta vitória da época para o único barco português no circuito de regatas líder mundial, a Liga dos Campeões da vela. O Artemis, de Torbjorn Tornqvist, foi segundo e o Bribón, de José Cusí, terminou na terceira posição.
Ricardo Sá Pinto passou hoje pela Village da Audi MedCup, o antigo internacional do Sporting Clube de Portugal, teve a oportunidade de assistir à primeira regata do dia e mostrou-se impressionado com a largada: “Nunca tinha visto uma regata desta categoria ao vivo.
Por isso, fiquei admirado com a forma como uma tripulação com uma maioria de velejadores portugueses se tem portado tão bem. Nunca pensei que os
barcos andassem tão depressa e que as manobras fossem tão rápidas”, afirma Sá Pinto.
TP52 Series
Geral – 1º Dia
1. Quantum Racing (USA), 1+1+4= 6 pontos
2. Artemis (SWE), 3+4+2= 9 pontos
3. Bigamist (POR), 5+5+1= 11 pontos
4. Bribón (ESP), 6+2+3= 11 pontos
5. Emirates Team New Zealand (NZL), 2+3+6= 11 ponto
OJOGO