• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Vela

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Veleiro afunda-se durante a regata Sidnei-Hobart

"Geórgia" terá chocado com objecto flutuante não identificado

A célebre regata Sidnei-Hobart, que une a Austrália à Nova-Zelândia e é fértil em acidentes dadas as condições do mar, teve mais um episódio, ainda que sem a gravidade de outros em edições anteriores. O veleiro Geórgia, de 53 pés (16 metros), chocou, aparentemente, com um objecto flutuante não identificado e afundou-se embora sem consequências para os seus 14 tripulantes, que foram recolhidos por outro barco em competição, o Telecoinabox Merit


:nt1:
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Vendée Globe: Organização tenta resgate de velejador

BARCO DE JEAN LE CAM VOLTOU-SE AO LARGO DO CHILE



Os organizadores da regata solitária à volta do mundo Vendée Globe estão a tentar resgatar o navegador francês Jean le Cam cujo barco se voltou em águas agitadas ao largo do cabo Horn, no Chile.

O navegador gaulês, de 49 anos, comunicou a noite passada à sua equipa de terra que estava a ter "grandes problemas", mas as comunicações foram bruscamente interrompidas, segundo informa o site da organização da competição.

O naufrágio deu-se a cerca de 200 milhas marítimas (370 quilómetros) da costa chilena e a organização pensa que Jean Le Cam esteja dentro do navio, que está a flutuar de quilha para o ar. Algo que parece ser confirmado por um sinal de aviso disparado à chegada de um petroleiro ao local do naufrágio.

Denis Horeau, director da prova, considerou que o sinal de aviso deverá ter sido disparado manualmente por Jean para assinalar a sua presença no veleiro.

O comandante do petroleiro disse, entretanto, que não tem possibilidade de pôr uma canoa no mar e Jean le Cam deverá ser resgatado por dois outros concorrentes da Vendée Globe, Armel le Cleac e Vincent Riou, que estão a encaminhar-se para o local.

Quando um daqueles navegadores chegar ao local, Jean le Cam deverá sair do seu navio por um alçapão traseiro, especialmente concebido para este efeito, embarcar na sua canoa de salvamento e deixar-se derivar em direcção ao veleiro para ser recolhido, o que poderá ser dificultado pelas ondas de quatro metros e vento com rajadas de 50 quilómetros por hora.

Estava previsto que os veleiros que vão tentar resgatar le Cam chegassem ao local do naufrágio cerca das 15:00 horas de Lisboa.

Até ao momento, já abandonaram a prova 16 dos 30 velejadores que saíram da costa atlântica francesa no dia 9 de Novembro.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Álvaro Marinho mais perto da vitória

COPA DE ESPANHA DE PLATU 25




O Seth, de Álvaro Marinho, manteve o comando da Copa de Espanha de Platu 25, depois de disputada a segunda jornada da prova, que hoje termina em Marbella.

O barco português foi segundo na única regata disputada e alargou para 3 pontos a vantagem para o 2º classificado, o Clas, de Natália Via-Dufresne. Na 3.ª posição está o Renault de Iñaki Castañer: "Correu muito bem. O vento estava fraco e instável. Conseguimos andar sempre na frente e fizemos uma regata em recuperação", diz Marinho.

O leme da Seth Sailing Team afasta a pressão da vitória: "Faltam 4 regatas e nada está decidido. Até ontem não tínhamos objetivo definido, mas depois de estar dois dias a liderar é evidente que queremos manter-nos nos lugares de pódio", conclui Álvaro Marinho.
Autor: RUI COSTA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - "Bigamist 7"

TRIPULAÇÃO PORTUGUESA VENCE REGATA EM ALICANTE




O "Bigamist 7", de Pedro Mendonça, alcançou sábado um feito histórico para a vela nacional, ao vencer a 2.ª regata do 4.º dia do Troféu Cidade de Alicante, que amanhã termina, na cidade espanhola.

Na liga dos campeões da vela, como lhe chama a organização do circuito Audi MedCup, está a elite mundial, com nomes sonantes como Russell Coutts, três vezes vencedor da Taça América, ou Dean Barker, leme do Emirates Team New Zealand, mas nenhum deles foi capaz de parar a espetacular prestação da tripulação nacional.

Com os olímpicos Afonso Domingos como timoneiro, Hugo Rocha, a tático e Nuno Barreto, com trimmer (n.d.r.: "afina" as velas), o "Bigamist 7" fez uma regata a roçar a perfeição. "Largámos bem. Fomos para o lado certo e controlámos sempre os adversários. Com este tipo de vento o barco tem boa velocidade e, como fizemos as coisas bem feitas, vencemos", afirma Afonso Domingos. O leme espera que este seja um momento a repetir no futuro: "É importante para motivar a tripulação e mostrar que podemos estar entre os da frente. Com barco e velas novas, já não há desculpa para não o conseguirmos."

O armador Pedro Mendonça estava satisfeito por ter alcançado a primeira vitória de sempre em quatro anos de participação na MedCup. "Foi fantástico. Estamos a andar muito bem. O prazer de vencer é ainda maior porque não houve sorte. O barco tem velocidade e fizemos as opções corretas", explica.

Nas duas restantes da jornada, o "Bigamist 7" foi 9.º e 4.º, ascendendo à 5.ª posição da geral, com 39 pontos.
 
Última edição por um moderador:

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Yacht Race 2009 parte hoje de Porta Delgada

Os 15 veleiros que participam na regata Açoriano Oriental Yacht Race 2009 partem ao princípio da noite desta 4.ª feira de Ponta Delgada para Vila do Porto, na ilha açoriana de Santa Maria, para a primeira etapa da prova.

A regata, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, conta com embarcações das classes Open e ORC, ligando as ilhas de São Miguel e Santa Maria, numa extensão de 56 milhas náuticas.

Os veleiros, que partem às 20:00 (21:00 em Lisboa) de Ponta Delgada, têm que completar a primeira etapa, em Vila do Porto, até às 18:00 de quinta-feira.

Na mais antiga ilha do arquipélago dos Açores, os participantes vão cumprir um programa de iniciativas culturais e sociais, antes da partida para a segunda etapa, que os vai trazer de regresso a Ponta Delgada.

A partida de Vila do Porto está prevista para as 10:00 de sábado, devendo a chegada a Ponta Delgada ocorrer até às 11:00 de domingo.

Nesta etapa, as embarcações terão que contornar o Ilhéu de Vila Franca do Campo, já na ilha de São Miguel.
record
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
"Telecom Itália" vence regata Les Sables/Horta/Les Sables

O veleiro "Telecom Itália", tripulado pela dupla Giovanni Soldini e Karinne Fauconnier, garantiu esta quarta-feira o triunfo na regata Les Sables/Horta/Les Sables, ao ganhar as duas etapas desta importante prova internacional.

A dupla italiana cumpriu o percurso à 01:41:32 (hora de França), tendo demorado 6 dias, 5 horas, 39 minutos e 32 segundos a percorrer a distância entre os portos da Horta, na ilha do Faial (Açores), e Les Sables d'Olonne, na costa atlântica francesa.

O iate "CG Mer", tripulado por Wilfrid Clerton e Loic Lehelley, ficou em 2.º lugar, enquanto o "Tzu-Hang", da dupla Axel Strauss/Juerg Burger, ficou na 3.ª posição.

Até ao momento, apenas concluíram a prova 4 dos 24 veleiros que largaram dos Açores no passado dia 15, para disputarem a segunda etapa. Esta competição teve um percurso total de cerca de 2.540 milhas náuticas.

RECORD
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 vence na Sardenha

O Troféu Audi Região da Sardenha, 3ª etapa da Audi MedCup, que decorre até sábado, em Cagliari, está a correr de feição aos portugueses. No penúltimo dia de competição, o Bigamist 7, de Pedro Mendonça, somou o segundo triunfo em águas italianas e subiu ao 5.º lugar da geral das TP52 Series. Álvaro Marinho, ao leme doRoma/MK2, foi 2.º e 3.º nas duas da jornada e ocupa a 2.ª posição nas GP42 Series, a dois ontos do líder Islas Canárias Puerto Calero.

O Bigamist 7 somou a segunda vitória, em sete regatas disputadas No Troféu Audi Região da Sardenha. Aconteceu na segunda, de uma jornada marcada pelo calor intenso e o vento muito instável de direcção e velocidade. À semelhança do acontecido no Troféu de Marselha, o triunfo português foi sofrido. Largada adiantada, voltar a sair, optar pelo lado direito do campo e um salto de vento a ajudar os portugueses a recuperar posições.Chegada à primeira bóia na 2ª posição. Voltar a rondar em segundo nas "portas" e, nasegunda bolina, um festival de bem andar à vela, logrando ultrapassar a imparávelmáquina chamada Emirates Team New Zealand. A última popa foi feita a controlar os adversários neozelandeses e os espanhóis do Bribón: "Sofri muito. Foi uma regataimprópria para cardíacos", afirma, bem humorado, Pedro Mendonça.

O Bigamist 7 subiu ao 5º lugar, estando a 1.5 pontos dos espanhóis do Bribón, antevendo-se um Portugal-Espanha nas regatas de sábado.

GP42 Series

Álvaro Marinho, ao leme do Roma/MK2, continua na luta pelo triunfo no Troféu Audi Região da Sardenha. O velejador nacional foi 3.º e 2.º nas duas regatas disputadas e está na 2.ª posição a escassos dois pontos do Islas Canárias Puerto Calero, de Daniel Calero.

"Foi um dia muito difícil. Era muito complicado prever qual o lado certo do campo. Na primeira falhámos algumas manobras à popa. Na segunda, houve algum azar. Amanhã espero bom vento e conseguir velejar bem", afirma.

Sábado, está prevista a realização das duas regatas finais nas TP52 e GP42 Series.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atlantis Cup já teve início

Os 15 veleiros que participam na Atlantis Cup 2009 partiram este sábado de Vila do Porto, na ilha açoriana de Santa Maria, com destino a Ponta Delgada, cidade onde terminará a primeira etapa da Regata da Autonomia.

Nesta 21.ª edição da prova, o trajeto integra pela primeira vez a ilha de Santa Maria, já que anteriormente apenas incluía São Miguel, Terceira e Faial.

A primeira etapa estende-se por 60 milhas, das quais as últimas 11 decorrerão junto à costa de São Miguel, desde o ilhéu de Vila Franca do Campo até Ponta Delgada.

A Atlantis Cup, realizada desde 1987, é uma das mais importantes provas náuticas do Arquipélago dos Açores, integrando o programa do Campeonato Regional de Vela.

A largada para a segunda etapa, que vai ligar Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, está marcada para segunda-feira, enquanto a terceira e última etapa, entre a Terceira e o Faial, terá início a 31 de Julho.


A Atlantis Cup 2009 - Regata da Autonomia terminará a 2 de Agosto, na cidade da Horta.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 vence regata e acaba em 4.º

O Bigamist 7, com o velejador olímpico português Afonso Domingos, venceu hoje a última regata da 3.ª etapa da Audi MedCup, na região da Sardenha, e terminou no 4.º lugar da classificação geral da categoria TP52. Após a vitória de sexta-feira, o veleiro português alcançou novo triunfo este sábado e ficou a 7 pontos da 3.ª posição, numa competição ganha pelo Emirates Team New Zealand.

"Na primeira [regata], cometemos erros tácticos nas duas bolinas. Na segunda, largámos adiantados e já não conseguimos recuperar", referiu o armador do Bigamist 7, Pedro Mendonça. No entanto, tudo seria diferente na 3.ª regata. "Tivemos aquela pontinha de sorte que é necessária no desporto. É muito bom terminar em 4.º lugar", reconheceu Álvaro Domingos, que prevê "um campeonato de muito vento, com muita manobra" no próximo evento que terá lugar na cidade de Portimão, entre os dias 18 e 23 de agosto.

Na GP42 Series, o Roma/MK2, com o português Álvaro Marinho ao leme, terminou também na 4.ª posição da geral, a apenas 3 pontos de conseguir o pódio, com o velejador nacional a reconhecer que "a experiência foi super-positiva". No entanto, Marinho lamenta ter tido "apenas um dia de treino, porque torna a tarefa quase impossível".

RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atlantis Cup 2009: Xcape e Fun-Tastic vencem classes

Os veleiros Xcape, na classe ORC2, e Fun-Tastic, na classe ORC3, foram os vencedores da Atlantis Cup 2009 - Regata da Autonomia, uma das mais importantes provas oceânicas que se realizam em Portugal, disputada nos mares dos Açores.

A última etapa, entre Angra do Heroísmo, na Terceira, e Horta, no Faial, foi disputada pelos 16 veleiros participantes na regata com vento inconstante, nevoeiro e chuva.

Dispondo de três rumos possíveis, a maior parte das tripulações optou pelo canal Pico/S. Jorge, o que também aconteceu com o Xcape, de Luís Quintino.

"Foi uma etapa muito trabalhosa, mas conseguimos sempre sair dos buracos em que nos metemos", afirmou o velejador da Horta, em declarações no final da prova.

O Xcape cortou a linha de meta às 5:39 (6:39 em Lisboa), seguido pelo Ilha da Ventura, de Carlos Garcia, com mais de uma hora de atraso.

O veleiro Fun-Tastic, de José Correia, que venceu a sua classe, passou a linha de chegada às 8:16.

A Atlantis Cup 2009, organizada pelo Clube Naval da Horta, começou a 25 de julho com a etapa entre Vila do Porto, em Santa Maria, e Ponta Delgada, em S. Miguel.

A segunda etapa, entre Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, teve início a 27 de julho.

Esta foi a primeira vez que a denominada Regata da Autonomia incluiu a ilha de Santa Maria, já que nas anteriores edições o trajecto apenas passava por S. Miguel, Terceira e Faial.

A Atlantis Cup - Regata da Autonomia, que se realiza desde 1987, é uma das mais importantes provas náuticas que se disputam no país, integrando o programa do Campeonato Regional de Vela

RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Taça América de 2010 nos Emirados Árabes Unidos

A 33ª edição da Taça América irá, em 2010, ser disputada em Ras al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo sindicato suíço Alinghi, que venceu a prova em 2007 e como tal reservou o direito de escolher o local da competição.

Segundo Fred Meyer, da Sociedade Náutica de Genebra (SND), a realização da prova neste local "permitirá uma meteorologia perfeita e boas condições de navegação" para as regatas de Fevereiro, data em que se realiza o duelo.

Depois da vitória em Valência em 2007, o Alinghi escolheu os Emirados Árabes Unidos pelas condições serem muito parecidas com as verificadas durante o Verão no Mar Mediterrâneo.

"Treinámos nos Emirados durante o Inverno com o Alinghi e em particular em Ras al-Khaiman. Tivemos uma bela brisa marítima durante a jornada, que é semelhante às condições que temos no Mediterrâneo no Verão", explicou o "skipper" da embarcação, Brad Butterworth.

As autoridades do país irão agora criar uma ilha de 22 hectares no lago da vila Al Hamra, onde o Alinghi e os norte-americanos do Oracle, a outra formação em prova, poderão montar as suas estruturas.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Já largou a 2ª etapa da Vannes/Horta/Vannes

Os oito veleiros que concorrem na regata Vannes/Horta/Vannes, uma prova para embarcações da classe Pogo com 8,5 metros de cumprimento, largaram hoje dos Açores para a segunda e última etapa da prova, que os levará de regresso a França.

A partida foi dada às 16:00 horas (17:00 horas em Lisboa) na Baía da Horta, tendo os veleiros que percorrer cerca de 1240 milhas até Vannes, no Golfo de Morbihan, costa da Bretanha francesa.

O "Demain, dês l'aube", tripulado por Claude Dabir e Michel Bellau, foi o vencedor da primeira etapa, depois de concluir a distãncia entre Vannes e Horta em 10 dias, 11 horas e 15 minutos. Já o "Pogotine", de Eric Stindel e Vincent Sauleau, foi o "lanterna vermelha da etapa, depois de uma avaria no espalha-brandais ter retirado o veleiro das primeiras posições. O ''Pogotine" chegou ao destino apenas no sábado de manhã, ou seja, quatro dias depois do vencedor da etapa.

Nesta segunda etapa, além dos sete veleiros que fizeram a ligação entre Vannes e Horta, participa também o 'Zenzero', tripulado pela velejadora solitária Cristina Lombardi, de Itália.

Com início a 25 de julho, a regata Vannes/Horta/Vannes, deverá terminar entre 17 e 19 de Agosto, período previsto para a chegada à costa francesa dos veleiros participantes na prova.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 prepara prova de Portimão

Entre hoje e o próximo dia 23 a 4.ª etapa do Circuito Audi MedCup em vela realiza-se em Portimão com a participação do Bigamist 7, de Pedro Mendonça.

Neste Troféu de Portugal - Cidade de Portimão, a frota das TP52 Series (10 barcos, o dobro do que vai suceder em TP42) tem regata de treino agendada para hoje e o Bigamist chega a esta prova com 5 vitórias em regatas, ocupando a 5.ª posição da geral no circuito.

Os olímpicos Afonso Domingos, Hugo Rocha e Nuno Barreto estarão a bordo, integrando uma tripulação experiente. Odomínio tem pertencido ao Emirates Team New Zealand que lidera.
RC
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Olímpicos invadem Algarve

Já chegaram a Portimão os melhores do mundo nas provas de veleiros. Os TP52 e GP42 tripulados pelos experientes homens da Taça América e alguns olímpicos lusos competem entre hoje e domingo no Troféu de Portugal, penúltima prova do circuito Med Cup. Na prova da João Lagos Sports, o barco português Bigamist 7 prepara-se para surpreender.

OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Bigmaist foi 6º na regata treino

O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, conseguiu o sexto lugar na Regata de Treino do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, 4ª etapa da Audi MedCup, que se realiza até 23 de Agosto, nas águas algarvias.

Segundo Mendonça, esta Regata foi um bom teste para o Bigamist 7 porque a tripulação nacional, ocupa a 5ª posição na geral do circuito, chegando ao nosso país com cinco vitórias e com o título de revelação da temporada.
Nesta quarta-feira, e com condições difíceis, prevendo-se vento instável com direcção irregular, os portugueses largaram mal mas recuperaram alguns lugares, finalizando no 6º posto, “fizemos uma largada péssima mas conseguimos recuperar alguns lugares até ao final da segunda bolina. Há ainda algumas coisas para melhorar. As previsões apontam para que o vento suba até aos 12 nós, o que é o ideal para nós”, disse o táctico do Bigmist 7, Hugo Rocha.

“Manter o que temos feito até a esta etapa. Fomos 5º, 4º e 4º nas três provas anteriores, o que é fabuloso. Seria um prazer, redobrado, conseguir ganhar uma regata no meu país”, finalizou Rocha sobre o objectivo para o Troféu de Portugal – Cidade de Portimão. Para amanhã, quinta-feira estão agendadas mais três regatas nas TP52 Series.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nuno Ribeiro, vencedor da 71.ª Volta a Portugal em bicicleta, foi hoje homenageado em

Não podia ter corrido melhor o primeiro dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, 4ª etapa da Audi MedCup, que decorre até Domingo, no Algarve. O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, venceu a terceira regata do dia, assinando a 6ª vitória da época 2009, e ocupa uma sensacional 3ª posição da geral. O Quantum Racing, de Terry Hutchinson, triunfou nas duas primeiras da jornada e lidera.

Num dia a roçar a perfeição, no que a vento diz respeito, foram disputadas as três regatas previstas no programa do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão. O único barco português presente no circuito líder mundial voltou a conhecer o sabor da vitória, conseguindo o 6º triunfo da época, estando no 3º lugar, a apenas 2 pontos do segundo, os suecos do Artemis, de Torbjorn Tornqvist.

Este foi igualmente uma jornada de sucesso para o Quantum Racing, que somou duas vitórias e já comanda.

Terry Hutchinson e a sua tripulação norte-americana do Quantum Racing venceram a
primeira regata do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, mostrando que as águas algarvias podem ser um talismã para o leme dos Estados Unidos.

Em 2008, Hutchinson conquistou o Troféu de Portugal e a Audi MedCup, no nosso país e 2009 começa com triunfos. Primeiro na Regata de Treino e depois, na primeira do campeonato.

O Quantum dominou a regata, tendo apenas rondado na primeira passagem pela bóia de barlavento na 2ª posição, atrás dos portugueses do Bigamist 7, de Pedro Mendonça.

Depois, foi consolidar a liderança, apesar das ameaças do Artemis e do Emirates Team New Zealand. Os “kiwis”, liderados por Dean Barker, foram segundos, enquanto o Artemis, do sueco Torbjorn Tornqvist, terminou em terceiro.

Uma segunda bolina menos positiva, acabou por ser decisiva para o 5º lugar do Bigamist 7. O barco português, com Afonso Domingos ao leme, esteve na frente, acabando por perder quatro postos na segunda ‘perna’ contra o vento.

“On fire” é a expressão que melhor descreve o Quantum Racing. Os norte-americanos, liderados pelo experiente Terry Hutchinson, passearam classe na segunda regata do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão assinando o segundo triunfo em duas regatas.

Muito boa também foi a prestação dos espanhóis do Bribón, de José Cusí, sendo segundos.

O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker foi terceiro, numa regata disputada com mais vento, subiu até aos 14 nós, e com a frota de dez TP52 a terminar muito próxima.

A terceira regata do primeiro dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão foi a mais emocionante. O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, comandou durante a primeira bolina. Depois, na primeira popa, um bordo a mar feito por uma parte da frota, onde estavam o Bigamist 7, o Artemis e o Quantum, valeu aos portugueses para superarem os “kiwis” e assumirem a liderança da frota. O barco de Pedro Mendonça, não mais perdeu o primeiro lugar e cumpriu a tradição do ano 2009 de, pelo menos, vencer uma regata em cada Troféu realizado.

Esta é a sexta vitória da época para o único barco português no circuito de regatas líder mundial, a Liga dos Campeões da vela. O Artemis, de Torbjorn Tornqvist, foi segundo e o Bribón, de José Cusí, terminou na terceira posição.

Ricardo Sá Pinto passou hoje pela Village da Audi MedCup, o antigo internacional do Sporting Clube de Portugal, teve a oportunidade de assistir à primeira regata do dia e mostrou-se impressionado com a largada: “Nunca tinha visto uma regata desta categoria ao vivo.

Por isso, fiquei admirado com a forma como uma tripulação com uma maioria de velejadores portugueses se tem portado tão bem. Nunca pensei que os
barcos andassem tão depressa e que as manobras fossem tão rápidas”, afirma Sá Pinto.


TP52 Series

Geral – 1º Dia

1. Quantum Racing (USA), 1+1+4= 6 pontos
2. Artemis (SWE), 3+4+2= 9 pontos
3. Bigamist (POR), 5+5+1= 11 pontos
4. Bribón (ESP), 6+2+3= 11 pontos
5. Emirates Team New Zealand (NZL), 2+3+6= 11 ponto
OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 ganha uma regata mas cai para 4.º

O segundo dia do Troféu de Portugal - Cidade de Portimão, 4.ª etapa da Audi MedCup ficou marcado pela vitória na primeira regata do português Bigamist 7 e pelo triunfo do Emirates Team New Zealand na segunda, o que lhes valeu a subida à liderança da competição.

Na primeira regata, o Bigamist 7 provou que é um dos barcos mais velozes em prova. A largada foi boa e a chegada à bóia de barlavento foi feita em terceiro. Na primeira popa, a embarcação portuguesa optou por uma tática diferente da dos seus oponentes e logrou alcançar a liderança da regata, que não mais largou até final.

A segunda regata de quinta-feira foi totalmente dominada pelo Emirates Team New Zealand, que contrastou com o Bigamist 7 que, depois de uma largada adiantada, tentou recuperar posições, mas não foi além do 8.º posto, o que lhe valeu a descida para o 4.º lugar da geral.

Afonso Domingos, leme do barco luso, mostrou-se bastante satisfeito com a vitória na primeira regata: "Correu muito bem. Basicamente, conseguimos fazer o que queríamos. Gostámos muito de ter o apoio do público, até porque não estamos habituados".

Por fim, Domingos aponta baterias para a presença do Bigamist 7 no pódio: "Mantemos a esperança de terminar no pódio. No entanto, temos de ser mais rápidos, garante".

Classificação - TP52 Series (2.º dia):

1. Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia), 2+3+6+3+1= 15 pontos
2. Artemis (Suécia), 3+4+2+2+4= 15 pontos
3. Quantum Racing (Estados Unidos), 1+1+4+8+3= 17 pontos
4. Bigamist 7 (Portugal), 5+5+1+1+8= 20 pontos
5. Bribón (Espanha), 6+2+3+7+7= 25 pontos
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundial: João Rodrigues luta pelas medalhas

O velejador João Rodrigues alcançou a qualificação para a Regata das Medalhas do Campeonato do Mundo de RS:X, em Weymouth, na Grã-Bretanha.

Nesta quarta-feira o português alcançou o sétimo e 15.º lugar nas duas regatas do dia, alcançando assim 6.ª posição da geral, com 53 pontos, menos 10 pontos que o holandês Dorian Van Rijsselberge, terceiro colocado.

A regata decisiva é na quinta-feira e João Rodrigues defende o título de vice-campeão mundial, conquistado o ano passado na Nova Zelândia.
D/D
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Rodrigues ataca medalhas

João Rodrigues ocupa a segunda posição da geral da Skandia Sail for Gold Regatta, última etapa da ISAF World Sailing Cup. Hoje, inserido na regata das medalhas, o madeirense ataca o ouro e a vitória na Taça do mundo 2009. Entretanto, na Med Cup, em Cartagena, Afonso Domingos, ao leme do Bigamist, venceu uma regata e é segundo da geral.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Regata Transat 6.50: Francisco Lobato luta para manter 1º lugar

Muito pressionado pelo adversário directo, o francês Charlie Darlin, Francisco Lobato continua a lutar por manter o primeiro lugar na mítica regata Transat 6.50.

A excelente prestação de Francisco nesta prova de extrema dureza e duração é elogiada nos blogues e sites dedicados à travessia do Atlântico, numa altura em que a frota se aproxima da ilha brasileira Fernando de Noronha.

A tarefa de Francisco não está hoje simplificada já que Darlin mantinha-se, às 14h30, de acordo com informações da organização francesa, a umas escassas 3,54 milhas náuticas. Ainda assim muitas milhas há a percorrer até Salvador da Bahia pelo que nada está decidido e a vitória de Francisco na 1ª etapa – a da Madeira – torna-o na verdade o grande favorito à vitória final.

Com preciosos apoios conseguidos em Portugal a aventura do velejador solitário português tornou-se realidade e promete ser uma aposta ganha pelos patrocinadores principais – ROFF, TMN e BIZ.

Na Marina de Cascais, o espaço de acolhimento do veleiro ROFF TMN, espera-se o regresso em triunfo do velejador português e, de novo, a presença de uma embarcação medalhada.

Recordamos que Francisco Lobato já na edição da Transat anterior tinha contado desde a primeira hora com o apoio de todos os serviços da Marina de Cascais. Foi aí que o seu ROFF TMN esteve afim de ser preparado em pormenor contando também com esta fantástica porta de entrada portuguesa para a realização de vários eventos. Pedro Garcia, Administrador da Marina de Cascais, também ele velejador, colocou desde a primeira hora à disposição de Francisco Lobato e da sua equipa todos os apoios disponíveis para que o velejador luso pudesse de uma forma profissional avançar com o seu projecto.

Foi no edifício da Recepção da Marina que foi realizada a apresentação do projecto da Transat que contou com a presença de entidades oficiais, jornalistas, velejadores e patrocinadores. No cais dos Mega Iates teve lugar a acção realizada com as jovens mães da Associação Humanidades, uma entidade que apoia jovens mães em condições precárias, que ao longo do dia puderam fazer uma saída com Francisco Lobato.
OJOGO
 
Topo