Portal Chamar Táxi

TT - Todo o Terreno

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mais dois BMW X3 para Portugal?

44afe763.jpeg
Depois de Filipe Campos, Bernardo Moniz da Maia, Miguel Barbosa e, tudo indica, também Carlos Sousa, mais dois portugueses declararam o seu interesse em adquirir à estrtura da X-Raid o carro mais desejado actualmente no mercado de privados. Face às notórias limitações dos actuais Pajero DiD, os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio apontam agora baterias para o potente BMW X3: "É um objectivo para 2009. O investimento é avultado, pois estamos sempre a falar de dois carros, mas ainda não desistimos da ideia", garantiu o patrão da equipa Red Line.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pax avança para África em 2009

3460fa64.jpeg
Longe de se esgotar no objectivo de compensar os pilotos, as autarquias e os seus demais parceiros pelos prejuízos decorrentes da anulação do último Lisboa-Dakar, a João Lagos Sports reafirma a sua intenção de manter o Pax Rally em anos vindouros.

Concluído que foi este primeiro ensaio, com cinco etapas circunscritas a território nacional, a organização está já ansiosa pela edição de 2009, que tudo indica se estenderá agora por nove dias, avançando até ao Norte de África. "É um objectivo a curto-prazo", confirma Joana Lemos, presidente da Comissão Organizadora. "Gostamos sempre de evoluir e oferecer algo de novo aos nossos participantes. Nesse sentido, a ideia é realmente alargar esta proposta a Marrocos - onde os camiões já poderiam engrossar a caravana -, também porque gostava que fosse a João Lagos Sports a chamar a si responsabilidade deste regresso a África".

Outra novidade é a possibilidade desta segunda edição (revista e aumentada) do Pax Rally ser disputada logo na Primavera. "Era a altura ideal... Este ano, e por imposição da FPAK, tivemos que nos adaptar a uma data que não prejudicasse as provas existentes, uma vez que o calendário já estava feito. Agora, para 2009, esperamos que tudo seja mais fácil". Se tal não acontecer, Joana Lemos parece estar já preparada com um plano alternativo: "Logo que apresentámos a nossa prova, em Maio, começamos a ser contactados por entidades de outras cidades estrangeiras, manifestando-nos a sua disponibilidade para receber o Pax Rally", avisou.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Responsável da BMW sobre o Argentina-Chile

1e7ebd76.jpeg
Sven Quandt: "2009 vai ser o ano da X-Raid"
Patrão e fundador da X-Raid, Seven Quandt entende que chegou a hora da sua equipa assumir, sem reservas, uma candidata à vitória no próximo Dakar.

A acreditar no potencial competitivo do BMW X3 Cross Country e no talento e rapidez de Nasser Al-Attiyah, bem podem partir apreensivas as poderosas equipas de fábrica da VW e Mitsubishi. É que 2009 vai ser o ano do tudo ou nada para a X-Raid.

O ano de 2008 tem sido memorável para a X-Raid, com quatro vitórias nas cinco bajas em que participou. Será desta que vamos ter um BMW X3 a lutar pela vitória no Dakar?

Desta vez, é mesmo para ganhar. Percorremos um longo caminho, desde a estreia do X5 até à passagem para o actual X3 Cross Country. Não quisemos saltar etapas e definimos sempre os objectivos com base no conhecimento que temos da nossa equipa, dos nossos pilotos e, logicamente, também dos adversários. Contudo, pensámos que atingimos agora um nível que nos permite assumir esta candidatura formal. 2009 vai ser o ano da X-Raid.

A passagem do Dakar para a América do Sul, um terreno ainda virgem para todas as equipas, poderá tornar a luta mais equilibrada?

Pelos informações que consegui recolher, este vai ser rali muito diferente daquele a que estávamos habituados em África. É claro que também vão existir etapas longas, areia e muita navegação. Mas, no essencial, vai ser uma prova muito ao jeito dos pilotos de ralis.

Ou seja, um Dakar para pilotos como o Nasser Al-Attiyah e o Carlos Sainz?

Sim, por exemplo. Estou convencido que o piloto que quiser andar à frente vai ter que saber como guiar um carro.

Que novidades técnicas foram introduzidas no BMX X3?

Pequenas coisas, nada de muito revolucionário. Um novo set-up de suspensões, uma nova refrigeração dos travões, pouco mais. No fundo, o que tentámos foi adaptar o carro às características do novo terreno.

Mas a X-Raid tem um novo carro que está a ser preparado exclusivamente para o Nasser...

Sim, mas cuja estreia no próximo Dakar ainda não está decidida. Sabemos que é mais performante e eficiente, essencialmente porque tem um centro de gravidade mais baixo. O resto é praticamente igual ao outro, sendo talvez a única diferença visível o facto de ter menos saídas de ar, no tejadilho e nas laterais. Em princípio, testaremos o carro no Dubai e depois decidiremos o que fazer.

O Carlos Sousa será um dos dois portugueses na equipa em 2009?

Aquilo que posso garantir é que o nosso "line-up" ainda não está definido. E sobre esse assunto não gostaria de falar mais, porque existem ainda negociações em curso.


AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto do Porto colocou ponto final numa carreira de 21 anos

587b228e.jpeg
A última corrida de Céu Pires Lima
Aos 61 anos, feitos em Junho, Maria do Céu Pires Lima decidiu que era chegado o momento de abandonar de vez as corridas, tendo a despedida acontecido no final deste Pax Rally, onde recuperou o volante do Land Cruiser da Padock com que tinha planeado disputar o Lisboa-Dakar 2008.

"Consegui chegar ao fim da minha última prova, que era o que mais queria! Por isso, agora é mesmo de vez, acreditem. Até andei a deitar fora as meias sujas, ao invés de as levar comigo para casa", gracejou a piloto, já com 21 anos de carreira cumpridos e duas partipações no Dakar. "Corrija isso: é apenas uma e meia, porque da primeira vez, em 1997, desisti. Mas voltei para terminar o que não tinha acabado 20 anos depois", enfatiza. Natural do Porto, esta "jovem-avó", que um dia garantiu que "fico pior das costas a cozinhar do que a conduzir", promete agora dedicar-se "a tempo inteiro aos netos". Isto, claro, se o vício não a fizer mudar de ideias...AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
As 1001 facetas de Chichérit

9101e723.jpeg
Nascido a 20 de Janeiro de 1978, Guerlain Chichérit é não só o benjamim da equipa X-Raid como, também, o seu mais multifacetado elemento, batendo mesmo o olímpico colega Al-Attiyah. A caminho do seu quarto Dakar, o francês reapareceu apenas na última Baja da Hungria e agora no Pax Rally.

O resto do ano, passou-o a praticar esqui, modalidade onde ostenta o título mundial na variante Free Ride. Antes, passou pelo judo (dos 5 aos 15 anos), onde se tornou no mais jovem praticamente a obter um cinturão negro, e ainda pelo hóquei em patins (campeão francês). Só depois chega aos automóveis! Participação do Troféu Andros, campeonato francês de terra (que vence no ano de estreia). JWRC e WRC. Há cinco anos na X-Raid, é dele a primeira vitória ddum X3 numa etapa do Dakar.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Shinozuka só em África

85caa37a.jpeg
Primeiro japonês a vencer um Dakar, na já distante edição de 1997, Kenjiro Shinozuka admite vir a falhar aquela que seria a sua 23ª participação consecutiva na mítica prova: "É algo que ainda não decidi em defintivo, simplesmente porque não me entusiasma nada a ideia de disputar um Dakar noutro local que não África".

A poucos dias de completar 60 anos, Shinozuka mantém-se de pedra e cal na estrutura italiana da Tecnosport, realizando no Pax Rally a sua estreia ao volante de um Nissan Patrol GR da categoria T2, onde aproveitou para testar os novos pneus da Toyo.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mitsubishi Pajero MPR13 despediu-se

4a836e62.jpeg
Por coincidência de datas, Portugal ficará para sempre ligado à história desportiva mais recente da Mitsubishi. Com efeito, se o Pax Rally constituiu a última saída oficial do Pajero MPR13, a próxima Baja 500 Portalegre marcará a muito aguardada estreia do Racing Lancer, o carro com que a MMSP pretende conquistar uma primeira e inédita vitória dum diesel no Dakar 2009.

Oficialmente revelado a 2 de Outubro, no Salão Automóvel de Paris, fará depois a sua primeira corrida pelas mãos de Stéphane Peterhansel, único do quarteto oficial convocado para a prova portuguesa: "É uma honra para mim ter sido o escolhido para guiar o novo carro pela primeira vez. E mais feliz fiquei por saber que seria logo na Baja de Portalegre, uma vez que foi também ali que disputei a minha primeira prova ao serviço da Mitsubishi, em 2002", recorda o francês.

Mais confortável e fácil de guiar

Concluído apenas em Junho deste ano, o Racing Lancer passou já por duas intensas sessões de testes, em Espanha e Marrocos, deixando toda a equipa extremamente motivada com o seu potencial. Segundo explica Peterhansel, "o Pajero Evolution era um carro para homens, enquanto o Racing Lancer é não só mais dócil de conduzir, como também mais confortável e, sobretudo, muito menos ruidoso no interior". Opinião semelhante tem o seu colega de equipa, "Nani" Roma: "É um conceito de carro muito diferente do Pajero, mas com todo o seu potencial vitorioso. Pessoalmente, acho que é bem mais confortável e fácil de guiar, também porque temos agora toda a potência disponível a baixos regimes", destaca o espanhol, elogiando a alargada faixa de utilização do V6 turbodiesel de 3 litros.

Para além do seu novo design, inspirado pelo novo Lancer Sportback, e da apurada aerodinâmica, o Racing Lancer distingue-se do seu antecessor pelo mais baixo centro de gravidade (a equipa conseguiu colocar o depósito de combustível numa posição ainda mais baixa), melhor distribuição de massas (por força da nova colocação dos pneus suplenetes) e ainda pelo espaço adicional no interior, graças ao aumento do comprimento do chassis.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
VÍDEO AMADOR PAX Rally

3b8bfa0c.jpeg

Poucos dias após a passagem da caravana do PAX Rally pelo território português, aqui fica uma pequena colecção de vídeos de amadores, que ilustra um pouco o que foi a prova portuguesa do Dakar Series.AS




 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete prepara o Dakar em Marrocos

50320455.jpeg
De moto, de carro ou de camião, em competição ou em treino, foram já 35 as ocasiões em que Elisabete Jacinto rolou em solo marroquino, à conta do todo o terreno.



Com partida agendada para a madrugada de amanhã, o destino é Laayoune onde, no próximo dia 21, terão lugar as verificações administrativas e técnicas do AMV Shamrock Rally du Maroc prova cujas seis etapas se disputam de 22 a 27 de Setembro. A piloto do Team Oleoban MAN Portugal, que já este ano esteve em destaque ao concluir o Rallye de Tunisie num magnífico 2º lugar absoluto, prepara assim, no seu terreno de eleição, o próximo Dakar, que este ano terá lugar na América do Sul.

"São de facto muitas as minhas participações em África e Marrocos é um país que, aqui tão próximo de Portugal, reune excelentes condições para a prática do todo o terreno. Seja na região de Erfoud e do Erg Chebi, que acolhe em treinos todas as principais equipas da modalidade, como mais para Sul, onde agora terá lugar esta prova, Marrocos dispõe dos mais variados tipos de pistas e é um país extremamente acolhedor", explica a piloto, que adianta:

"Com a partida das máquina para o Dakar agendada para finais de Novembro, esta será a minha derradeira oportunidade para treinar, antes da corrida que este ano terá lugar na América do Sul. Estou com muita curiosidade em enfrentar este novo Dakar, mas reconheço que o meu coração está em África e espero que, a breve prazo, o Dakar possa regressar a casa. Agora vou trabalhar o melhor que conseguir para somar mais um bom resultado ao meu currículo e afinar o melhor possível ao nosso MAN para o Dakar". O AMV Shamrock Rally du Maroc terá verificações a 21 de Setembro, seguindo-se seis etapas, num total de 2210 quilómetros, dos quais 1750 serão disputados ao cronómetro. A prova conta com a participação de diversas equipas de primeiro plano, com destaque para a presença de Jean Louis Schlesser.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto obrigada a parar

00fddbf4.jpeg
Depois da vitória alcançada no ano passado, Elisabete Jacinto não vai poder este ano repetir o triunfo no AMV Shamrock Rally du Maroc. Na quarta etapa um novo revés obrigou a piloto do Team Oleoban MAN Portugal a parar e a equipa analisa o sucedido, para definir se continua em prova ou regressa mais cedo a Portugal.

Depois de um bom início de sector, onde ultrapassou boa parte dos concorrentes auto que partiram à sua frente, o apoio do brinco da mola cedeu e a paragem foi inevitável. Entre os automóveis Schlesser (Buggy) foi, pela terceira vez consecutiva, o vencedor da etapa e está cada vez mais próximo de Novitskiy (BMW), que manteve a liderança da prova.

"A equipa trabalhou bastante durante a noite para recuperar o nosso MAN, depois do problema com a embraiagem ocorrido na etapa de ontem e arrancámos para a corrida cheios de garra e com uma enorme vontade de continuar a impor um bom andamento, que nos permitisse recuperar a liderança entre os camiões. Seguramente que o íamos conseguir, independentemente do erro da organização que ontem nos atribuiu uma penalização que não estava de acordo com o que se tinha passado na prova. Estávamos a andar muito bem, mas sem cometer excessos quando, sem explicação aparente, se partiu o apoio do brinco da mola e fomos obrigados a rolar de uma forma muito lenta, tendo como único objectivo chegar até à nossa assistência. Agora vamos analisar o que aconteceu e definir o que vamos fazer nos próximos dias.", referiu Elisabete Jacinto.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mitsubishi Racing Lancer é cabeça-de-cartaz

1d73758a.jpeg
A Baja BP Ultimate Portalegre 500 é a derradeira prova dos calendários da Taça Internacional FIA de Bajas, do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno e do Campeonato de Espanha de Todo-o-Terreno, mas apesar da competição nacional já estar resolvida desde Castelo Branco, a projecção e o carisma da prova alentejana, garante por si só uma grande prova, que ainda por cima terá como cabeça-de-cartaz a estreia mundial em competição da nova arma da Mitsubishi para o todo-o-terreno.

José Megre, Presidente da Comissão Organizadora da BP Ultimate Portalegre 500, está optimista quanto a esta 22.ª edição da prova: "Antes do mais, é sempre bom ver o nosso trabalho de tantos anos reconhecido e apoiado. O envolvimento da BP Ultimate, que se decidiu pelo patrocínio da prova de Portalegre, é a melhor confirmação de que temos vindo a trilhar o rumo certo e de que a BP Ultimate Portalegre 500 constitui um importante produto de divulgação para as marcas."

E José Megre acrescentou: "Numa altura em que o Mundo vive momentos de grande ebulição em termos económicos, não deixa de ser também significativo o elevado número de equipas estrangeiras que já fez a sua inscrição, e que garante à BP Ultimate Portalegre 500 uma enorme projecção em termos internacionais. Por outro lado, é bom verificar que, apesar de alguns títulos nacionais já se encontrarem decididos, os pilotos portugueses vão comparecer em força, num despique que certamente irá concentrar as atenções gerais, até porque os principais interessados na vitória final irão fazer a prova pela prova, sem estarem a pensar no campeonato."

Agendada para os dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, a BP Ultimate Portalegre 500 é válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno, Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno e Mitsubishi Evo Cup (Espanha). A competição alentejana está ainda aberta às motos e aos quads, embora extra-campeonato, pontuando para o Troféu Honda CRF.

Percurso semelhante ao ano transacto

Em termos de percurso, a prova tem uma extensão total de 620 quilómetros, dos quais 517 são percorridos em sectores selectivos. Depois de formalizadas as verificações documentais e técnicas ao longo de quinta-feira, dia 30, o dia de sexta-feira será preenchido pela realização da super especial, numa distância de 7 quilómetros. A primeira moto largará pelas 09.30 horas, enquanto o primeiro automóvel lançar-se-à no troço pelas 13.00 horas.

No feriado de 1 de Novembro (sábado), o programa propõe dois sectores selectivos, o primeiro com 140 quilómetros e o segundo com 250, que serão disputados de uma única vez pelas motos e separadamente pelos automóveis. O primeiro carro largará para o SS2 pelas 07.30 horas, enquanto a primeira moto partirá 30 minutos mais tarde. O início da SS3 está marcado para as 11.45 horas.

No domingo, dia 2 de Novembro, a última fase desta edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, apenas para automóveis, prevê um sector selectivo de 120 quilómetros, com partida para as 09.00 horas e chegada prevista para a primeira viatura para as 10.30 horas. A cerimónia de consagração dos vencedores terá lugar pelas 11.30 horas.

Estreia mundial do Racing Lancer

Em termos desportivos, o destaque vai para a estreia mundial do Mitsubishi Racing Lancer, com o francês Stéphane Peterhansel aos comandos, sem dúvida um dos grandes motivos de interesse da prova e que proporcionará um evidente retorno internacional em termos de projecção da competição.

Por outro lado, não deixa de ser curioso a atenção muito especial que o Agrupamento T2 vai merecer na prova, uma vez que, quer na Taça Internacional FIA de Bajas quer no Campeonato Nacional Vodafone de Todo-o-Terreno, os títulos ainda estão por atribuir.

No primeiro caso, Majed Al-Ghamedi lidera com 24 pontos, mas tem o português Rui Sousa a um escasso ponto, o que promete desde um logo um duelo interessante de seguir. Em relação ao título nacional, Nelson Clemente parte com um total de 119 pontos e dispõe de 15 de vantagem sobre Edgar Condenso. Francisco Esperto, com 99 pontos, ainda tem possibilidades matemáticas de poder vencer o campeonato, pelo que esta será outra luta que promete.

Miguel Barbosa em BMW X3

Ainda em termos desportivos, nota para a estreia do vencedor de Portalegre do ano passado, Miguel Barbosa, aos comandos de um BMW X3, numa máquina em tudo idêntica à do novo campeão nacional, Filipe Campos, num duelo que se antevê emocionante e que poderá coincidir com a luta pela vitória final. Em termos internacionais e para além da presença do Mitsubishi oficial, o principal cabeça de cartaz será o russo Boris Gadasin, vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas de 2007.

No tocante ao campeonato espanhol, a decisão dos títulos está dependente da prova a realizar no próximo fim-de-semana - Montes de Cuenca - mas, numa perspectiva optimista, Portalegre poderá ser igualmente fundamental para a atribuição dos títulos de "nuestros hermanos".

Como se pode verificar, motivos não faltam para que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 mantenha intactas todas as suas características de prova de referência do todo-o-terreno nacional, sendo de aguardar que o público continue a acorrer em grande massa, para a tradicional moldura humana da prova alentejana. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Principais inscritos Auto

Stephane Peterhansel-Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Racing Lancer
Filipe Campos-Jaime Baptista BMW X3
Miguel Barbosa-Luís Ramalho BMW X3
Boris Gadasin-Vladimir Demyanenko (RUS) Nissan Overdrive
Miguel Farrajota-Nelson Ramos Proto Depieres Rav 4
Ricardo Leal dos Santos-João Luz BMW X5
Rafael Palacios-Jose Palacios (E) Mitsubishi Montero
Rui Sousa-Carlos Silva Isuzu D-Max
Majed Al-Ghamdi-Nicola Arena (KSA) Mitsubishi Pajero
João Ramos-Vitor Jesus Toyota RAV 4
Pedro Grancha-Paulo Primaz Nissan Navara Off Road
Riccardo Colombo-Stafeano Fabiano (I) Mitsubishi L200
Tonnie van Deijne-Wouter van Deijne (NL) Mitsubishi L200 Evo
Nelson Clemente-Paulo Fiuza Nissan Pathfinder
Edgar Condenso-Nuno Silva Isuzu D-Max
Francisco Esperto-Filipe Palmeiro Nissan Navara
Josep Vendrell-Joan Soler (E) Mitsubishi Montero Evo Cup
Luis Climent-Ricardo ranero (E) Toyota Proto
Karoly Fazekas-Albert Horn (H) BMW X5
Piotr Beaupre-Jacek Lisicki (PL) Bowler Wildcat 200
Frances Termens-Alberto Pascual (E) Mitsubishi Montero
Vincent Thijs-Ruth Brands (B) Mitsubishi Pajero Mivex
Bernardo Moniz da Maia-Joana Sottomayor BMW MX3
Nuno Matos-Jaime Cortes Nissan Terrano II
Jorge Coutinho-André Portugal Mitsubishi Pajero
Carlos Barbosa "Tucha"-Joaquim Sousa UMM Alter
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Principais inscritos Moto

Gustavo Gaudêncio Yamaha WR 450
António Maio Kawasaki KX 450
Luís Ferreira Yamaha
David Megre KTM EXC 530R
Tomás Neves Yamaha
Rodrigo Simões Yamaha
Frederico Fino Yamaha YZ 480F
Luís Portela Morais Honda CRF 450X
Pedro Afonso Yamaha
Albert Esteban (E) Yamaha WR 450
João Pedro Lopes Suzuki LTR 450
Luís Engeitado Suzuki LTR 450
Roberto Borrego "Beto" Suzuki LTR 450
António Moreira Polaris Outlaw
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nuno Matos quer brilhar na Baja Portalegre

d60d7b41.jpeg

A Baja BP Ultimate Portalegre 500, última prova do campeonato nacional de Todo-o-Terreno, irá consagrar a dupla portalegrense Nuno Matos e Jaime Cortes, já campeã na categoria T8, com o piloto a confessar a sua vontade de triunfar em casa.

Para Nuno Matos, da equipa Cetelem Interdoces, este é o fim-de-semana "mais aguardado", em especial porque é uma prova com grande significado. "A Baja Portalegre é para a maioria dos pilotos "a prova", e para mim que sou de Portalegre, que acompanho e vibro com a prova desde criança, tem um significado ainda mais especial, por isso, estou ansioso mas ao mesmo tempo confiante na obtenção de um bom resultado", acrescentou o piloto.

Quanto aos objectivos para a prova, e uma vez que no campeonato já está tudo decidido quanto aos quatro primeiros, Nuno Matos explicou que espera ter a sorte do seu lado, para "fazer uma prova sem problemas, se o conseguirmos com certeza que alcançaremos um bom resultado. O objectivo é a vitória no T8, vamos ver se conseguimos fechar a época com quatro vitórias em oito possíveis".

A prova, que volta a contar para a Taça Internacional FIA de Bajas, tem por habito provocar algumas surpresas na classificação, em especial caso volte a contar com lama nas especiais, algo que já não acontece há dois anos. Nuno Matos, no entanto, referiu que preferia que a prova tivesse lama, já que "as mais míticas edições da prova foram disputadas nestas condições". "Penso que o espectáculo para o público é ainda melhor, e ao mesmo tempo para nós, pilotos, é um desafio extra", considerou o piloto.

A Baja terá início na sexta-feira, 30 de Outubro, e irá terminar no domingo, 2 de Novembro.AS​
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Sousa em busca do título nos T2

16de4e3a.jpeg

A dupla Rui Sousa e Carlos Silva, do Team Isuzu Portugal, regressa às provas nacionais na Baja BP Ultimate Portalegre 500, com o objectivo de vencer o Título FIA de Bajas T2.

Depois de duas importantes vitórias em Espanha e na Hungria, Rui Sousa aborda a prova portalegrense um ponto atrás do saudita Majed Al Gamedhi, pelo que o objectivo para a Baja é controlar o seu ritmo e o seu posicionamento.

"É um enorme prazer voltar a Portalegre, para disputar uma das minhas provas preferidas. Embora tenha como objectivo principal controlar a prova do nosso adversário na Taça FIA de Bajas, quero estar com a máxima concentração para realizar uma corrida sem sobressaltos. Sabemos que a corrida é longa e tem contornos únicos que por vezes ultrapassam tudo o que preparamos; mas acredito num bom resultado final" explicou Rui Sousa, acrescentando que muito trabalho foi efectuado pelos técnicos da Prolama nas últimas semanas para tornar o carro ainda melhor.

"Não tenho dúvidas que temos à disposição um excelente carro, que nos vai permitir lutar pelo Titulo", enalteceu Sousa, que também conta com um bom conhecimento dos percursos a disputar. "A juntar a esta enorme garantia, temos o facto de conhecermos muito bem esta corrida. Assim vai ser da máxima importância saber gerir as nossas emoções de forma a podermos em cada momento responder na pista ao desejável para atingirmos o nosso objectivo. Estamos a preparar muito bem a parte desportiva da prova para que ao longo do fim-de-semana toda a equipa possa responder positivamente", concluiu o piloto, que pretende vencer a categoria onde militam as viaturas mais próximo dos carros de produção.

AS​
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
22ª Baja ACP Portalegre 500 - Mapa

22ª Baja ACP Portalegre 500 - Mapa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
22ª Baja ACP Portalegre 500 - Zonas Espectáculo

Zonas Espectáculo:
1/11/2008

ZE 1 - Monte da Pedra / Crato
Localização: Campo de futebol de Monte da Pedra.
Características: Zona artificial com um gancho, algumas curvas e um salto.
Acessos: Existem vários acessos a esta localidade, desde o IP2, por Gafete seguir as indicações Monte da Pedra. Desde Portalegre, via Crato, seguir as indicações para Monte da Pedra.
Atenção; a estrada de Chança para Cunheira encontra-se fechada ao trânsito.
1ª Moto – 9H00
1º Auto – 12H20

ZE 2 – Margalha / Gavião
Localização: Quinta da Margalha.
Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto.
Boa visibilidade.
Acessos: Vindo de norte, pela A23, sair para Mouriscas ou Portalegre ( IP2 ), e seguir as indicações para Gavião. Próximo desta localidade, seguir pela EN 244 para Ponte de Sôr e, um pouco mais à frente, seguir direcção Vale da Vinha. A ZE encontra-se imediatamente a seguir ao desvio. Vindo de sul,
por Ponte de Sôr, seguir pela EN244 para Gavião, antes da povoação seguir direcção Vale da Vinha.
1ª Moto – 9H35
1º Auto – 12H50

ZE 3 – Sousel
Localização: Junto ao antigo campo de futebol.
Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto.
Boa visibilidade num ponto elevado.
Acessos: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir direcção Sousel pela EN 245 ou pelo IP2. Em Sousel seguir direcção Avis e Figueira e Barros. À saída de Sousel encontra a ZE. Vindo de Portalegre pelo IP2 seguir direcção Sousel e as indicações acima referidas.
Atenção; a estrada de Sousel para Avis / Figueira e Barros, encontra-se fechada ao trânsito.
1º Auto – 8H20
1ª Moto – 12H00

ZE 4 – Fronteira
Localização: Zona Industrial.
Características: Utilização da zona de boxes e recta da meta das 24 Horas TT.
Acessos: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir pelo IP2 direcção Portalegre. Próximo de Monforte, seguir direcção Fronteira. Nesta povoação seguir as indicações para a zona industrial. Vindo de Portalegre, a partir de Monforte, seguir as indicações acima referidas.
1º Auto – 8H30
1ª Moto – 12H20

02.11.08
ZE 5 – Portalegre
Localização: Chegada do SS4. Mesmo local do prólogo.
Características: Passagem de água, seguido de salto a anteceder a chegada.
Acessos: Próximo de Portalegre, junto ao IP2 (km 179), acesso a pé (300m). Estacionamentos junto ao IP2.
1º Auto – 10H15

O prólogo realiza-se no dia 31 de Outubro, próximo de Portalegre, a partir das 9h30 para as Motos e das 13h00 para os Autos.

Estradas fechadas ao trânsito:
1 - Estrada que liga a povoação do Sume à povoação de Moinho do Torrão (EM).
2 - Estrada que liga a povoação de Chança à povoação da Cunheira, após cemitério de Chança (EM).
3 - Estrada que liga a povoação de Sousel a Avis e Figueira e Barros e também do Cano a estas ultimas (EM).
4 - Estrada que liga a povoação de Cabeço de Vide a Vaiamonte / Monforte (EN 369).
5 – O caminho da Chancelaria, que liga Alter do Chão à estação de Portalegre, também se encontra interditado ao trânsito nos dias 1 e 2.
Para além destes locais, existem outros de trânsito condicionado, o que pode exigir algum tempo de espera.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
22ª Baja ACP Portalegre 500 - Lista de Inscritos Auto

22ª Baja ACP Portalegre 500 - Lista de Inscritos Auto
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
22ª Baja ACP Portalegre 500 - Lista de Inscritos Moto e Quads

22ª Baja ACP Portalegre 500 - Lista de Inscritos Moto e Quads
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ruben Faria vence segunda etapa do Rally do Dubai

75b19e46.jpeg
Piloto do Lagos Team/TMN bateu novamente as equipas oficiais O piloto algarvio Ruben Faria não teve concorrência ao seu nível, na segunda etapa do rally do Dubai que contou com uma especial de 296 km, debaixo de um intenso calor. Aos comandos da Honda 450cc, o piloto Lagos Team/TMN esteve imbatível, vencendo a etapa com grande firmeza, frente à armada das KTM 690cc.

Ruben Faria primou pela regularidade e tomou bem cedo a liderança da etapa ao passar, os três últimos check point na primeira posição, relegando os pilotos oficiais Marc Coma, Cyril Despres para o 3º e 6º lugares na etapa, respectivamente. Hélder Rodrigues teve um dia positivo terminando em 14º da geral. Na frente da corrida está Marc Coma, com 29 segundos de vantagem sobre Cyril Després. Ruben Faria é quarto.

Classificação: 2ª Etapa (Moreeb-Moreeb)
1º Ruben Faria, em 4h 17min 39s
2º Francisco Lopez, 4h 20min 56s
3º Marc Coma, 4h 26min 48s
4º James West, 4h 27min 33s
5º Sean Gaugain, 4h 28min 26s
...
14º Hélder Rodrigues, 4h 46min 28s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto da Lagos Team foi terceiro na etapa e melhor das 450cc

75b19e46.jpeg

Ruben Faria mantém quarta posição

Teve lugar hoje no Dubai a terceira etapa do UAE Desert Challenge, numa tirada em que os pilotos Lagos Team/TMN voltaram a classificar-se nos lugares cimeiros.

Ruben Faria foi terceiro, voltando a intercalar a sua Honda 450cc entre as 690cc oficiais, enquanto Hélder Rodrigues se classificou na sexta posição da geral na etapa.

Na classificação geral por classes, Ruben Faria lidera, confortavelmente, entre as 450 Rally Production, com mais de trinta minutos de avanço sobre Mark Ackermann e Hélder Rodrigues encontra-se no terceiro lugar da sua classe, atrás do Sul-Africano, Sean Gaugain, e do irlandês David McBride. Na geral, a liderança passou agora para a posse de Cyril Després, que suplantou Marc Coma, ambos em KTM.

Ruben Faria: "O dia correu bem. Apanhei bastante nevoeiro na partida e tentei imprimir um ritmo constante, mas após alguns quilómetros o Marc Coma apanhou-me. A etapa foi dura, rápida e sempre com muito calor onde as 450cc estiveram em desvantagem face às 690cc." Hélder Rodrigues: "Foi uma boa etapa. Estou satisfeito porque ontem já tinha recuperado alguns lugares, depois do problema com o suporte do GPS que me atrasou muito no primeiro dia. Hoje voltei a andar no Top Ten para terminar o dia em 6º, numa etapa que considerei bastante veloz."

Classificação: 3ª Etapa (Especial "Nissan")
1º Cyril Despres, em 4h 38min 40s
2º Marc Coma, 4h 39min 13s
3º Ruben Faria, 4h 40min 11s
4º Francisco Lopez, 4h 41min 11s
5º James West, 4h 54min 18s
(...)
6º Hélder Rodrigues, 4h 54, 35s

Classificação Geral (após 3 Etapas)
1º Cyril Despres, em 11h 59min 10s
2º Marc Coma, 11h 59min 14s
3º Francisco Lopes, 12h 07min 50s
4º Ruben Faria, 12h 09min 55s
(...)
16º Hélder Rodrigues, 13h 32min 23s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Espectáculo no Alto Alentejo

8c386cdf.jpeg

Temida e admirada por todos, aí está mais uma edição - a 22ª - da Baja Ultimate 500 Portalegre 500, a mais antiga e carismática das provas que integram o calendário do todo-o-terreno em Portugal.

Dura e selectiva, graças à variedade infindável de pisos e, também, à habitual incerteza das condições atmosféricas, é para muitos o ponto alto da temporada, superando mesmo o mundialista Transibérico - se não em quilometragem, seguramente na adesão do público.

Organizada desde 2006 pelo ACP, inaugura este ano uma nova designação graças à entrada da BP Ultimate como patrocinador principal, mantendo-se em quase tudo o resto inalterada face às últimas edições, com três etapas e quatro sectores selectivos antecedidos de uma Super Especial na sexta-feira, isto no que diz respeito aos automóveis.

Ronda final da Taça Internacional FIA de Bajas e dos campeonatos português e espanhol da disciplina, tem ainda como "bónus" a prometida estreia mundial do Racing Lancer, a nova arma da Mitsubishi para o sul-americano Dakar 2009 e cujo baptismo foi confiando ao francês Stéphane Peterhansel. Para o nove vezes vencedor do Dakar (seis em moto e três em automóvel), será regresso a uma prova já disputou por duas vez nos anos 90, mas aí incluído no pelotão das duas rodas.

Barbosa estreia X3

Mesmo em fim de época, e com os principais títulos já decididos, as estreias não terminam por aqui. A exemplo do que sucedeu o ano passado, quando assinou pontual e vitorioso regresso ao volante do BMW X5, Miguel Barbosa despede-se novamente do Team Dessoude e retoma em Portalegre a ligação à X-Raid. Desta vez, porém, para se estrear aos comandos de um mais competitivo X3 Cross Country, carro em tudo idêntico ao que Filipe Campos e Moniz da Maia têm vindo a evoluir no campeonato português, num curioso tira-teimas entre o actual e o ex-Campeão Nacional. Afinal, um e outro repartem actualmente o recorde de vitórias em Portalegre, ambos com três triunfos à sua conta.

Além de Miguel Farrajota, Pedro Grancha, Ricardo Leal dos Santos - um trio ainda em discussão pelo terceiro lugar do campeonato -, mas também João Ramos, Pedro Gameiro ou António Mendes, reforçam ainda a lista de presenças nomes como o russo Boris Gadasin, vencedor da Taça FIA de Bajas em 2007, o checo Miroslav Zapletal ou o espanhol Santiago Anglada, para um um total de 95 inscritos.

FICHA DA PROVA
22ª Baja BP Ultimate Portalegre 500
Elegibilidade: Taça Internacional FIA de Bajas, Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato de Espanha de Ralis Todo-o-Terreno, Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno, Mitsubishi Evo Cup (Espanha), Desafio Elf/Mazda e Troféu Honda CRF
Data: 30 de Outubro a 2 de Novembro
Organizador: Automóvel Clube de Portugal

GENERALIDADES
Estrutura - Auto: Super Especial (6,18 km) e 3 Sectores Selectivos (143,67 + 253,29 + 115,50 km)
Estrutura - Motos/Quads: Super Especial (6,18 km) e 1 Sector Selectivo (365,86 km)
Parque de Assistência: Nerpor - Portalegre
Parque de Partida/Fechado: Nerpor - Portalegre
Secretariado/Sala de Imprensa: Nerpor - Portalegre
Website: Portal ACP

OFICIAIS DE PROVA
Presidente da Comissão Organizadora: José Megre
Presidente do CCD: Mark Roy (F)
Comissário FIA: Elie Seeman (BH)
Comissário FPAK: Horácio Rodrigues
Observador FIA: Erkki Vuopala (SF)
Observador FPAK: Pedro Cordeiro
Observador RFEA: Domingo Diaz (E)
Delegado Técnico FIA: Lionel Carre (F)
Delegado Técnico FPAK: Gabriel Paula
Delegado Técnico RFEA: Baldomero Corona (E)
Director de Prova: Pedro Almeida
Directores de Prova Adjuntos: Orlando Romana e Jaime Santos
Secrtária do Evento: Ana Esteves
Relações com as Equipas: Franco da Silva e Nuno Lopes
Relações com a Imprensa: Fernando Petronilho
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Títulos de T2 decidem-se em Portalegre

d57613f2.jpeg

Com os principais títulos já atribuídos, tanto a nível nacional como internacional, as principais atenções centram-se, agora, em ambos os casos, na discussão pelo ceptro do Agrupamento T2.

No plano caseiro, tudo parece jogar a favor de Nelson Clemente que chega a esta última etapa do calendário com confortáveis 15 pontos de vantagem sobre Edgar Condenso, excluído da última prova, e 20 relativamente a Francisco Esperto, quando estarão precisamente 20 pontos em jogo.

Contas feitas, ao piloto da Nissan Pathfinder bastará terminar classificado para confirmar o primeiro título da sua ainda curta carreira na disciplina. Já na Taça Internacional FIA de Bajas, um ponto apenas separa Rui Sousa da liderança de Majed Al-Ghamdi, piloto do Qatar inscrito num Mitsubishi Pajero DiD. Motivado pelo factor "casa", mas também pelas vitórias alcançadas nas bajas de Espanha e da Hungria, o representante do Team Isuzu Portugal parte "confiante e tranquilo", embora ciente que precisa de concluir esta prova à frente do seu adversário directo.

Perto da sua decisão está também o Desafio Elf/Mazda, graças à folgada liderança de Bruno Oliveira, vitorioso nas últimas três provas, mesmo se Portalegre constitua ainda a quinta e penúltima etapa desta competição, cujo final está marcado para as 24 Horas de Fronteira.

No Agrupamento T8, e por tratar-se de um evento FIA, o pelotão terá uma classificação separada, partindo para cada sector com um intervalo mínimo de 5 minutos para o último concorrente.

Finalmente, 160 motos e quads encontram-se em Portalegre para um desafio extra-campeonato, mas que reúne os principais protagonistas nacionais, casos de António Maio, Gustavo Gaudêncio, Luís Ferreira ou David Magre, nas duas rodas, e João Lopes ou Luís Engeitado, nos quads.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Programa e Onde ver

Programa e Onde Ver - Baja BP Ultimate Portalegre 500

Programa

Quinta-feira, 30 de Outubro
Verificações Administrativas - Nerpor 10h00/15h00
Verificações Técnicas - Nerpor 10h30/16h00
Reconhecimento da Super Especial 12h00/16h00

Sexta-feira, 31 de Outubro
Partida da Super Especial - Motos (6,18 km) 09h30
Partida da Super Especial - Autos (6,18 km) 13h00
Chegada da 1ª Etapa - Autos 13h35
Conferência de Imprensa 16h00

Sábado, 1 de Novembro
Partida da 2ª Etapa - Autos 07h00
Partida para o 2º SS - Autos (143,67 km) 07h30
Partida para o SS - Motos (365,86 km) 08h45
Partida para o 3º SS - Autos (253,29 km) 11h45
Chegada da 2ª Etapa - Motos 14h05
Chegada da 2ª Etapa - Autos 15h40
Distribuição de Prémios - Motos 22h00

Domingo, 2 de Novembro
Partida da 3ª Etapa - Nerpor 08h05
Partida para o 4º SS (115,50 km) 09h00
Chegada da 3ª Etapa - Nerpor 11h00
Cerimónia de Pódio 11h30
Conferência de Imprensa 12h30
Distribuição de Prémios - Nerpor 15h30

Onde ver e mapa

ZE 1 - MONTE DA PEDRA/CRATO
Localização: Campo de futebol de Monte da Pedra
Características: Zona artificial com um gancho, algumas curvas e um salto
Acessos: Existem vários acessos a esta localidade. Desde o IP2, por Gafete, seguir as indicações Monte da Pedra. Desde Portalegre, via Crato, seguir as indicações para Monte da Pedra.
Nota: A estrada de Chança para Cunheira encontra-se fechada ao trânsito.
1ª Moto: 09h00
1º Auto: 12h20

ZE 2 - MARGALHA/GAVIÃO
Localização: Quinta da Margalha
Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto. Boa visibilidade
Acessos: Vindo de norte, pela A23, sair para Mouriscas ou Portalegre (IP2), e seguir as indicações para Gavião. Próximo desta localidade, seguir pela EN 244 para Ponte de Sôr e, um pouco mais à frente, seguir direcção Vale da Vinha. A ZE encontra-se imediatamente a seguir ao desvio. Vindo de sul, por Ponte de Sôr, seguir pela EN244 para Gavião e, antes da povoação, seguir direcção Vale da Vinha.
1ª Moto: 09h35
1º Auto: 12h50

ZE 3 - SOUSEL
Localização: Junto ao antigo campo de futebol
Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto. Boa visibilidade num ponto elevado
Acessos: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir direcção Sousel pela EN 245 ou pelo IP2. Em Sousel seguir direcção Avis e Figueira e Barros. À saída de Sousel encontra a ZE. Vindo de Portalegre pelo IP2, seguir direcção Sousel e as indicações acima referidas.
Nota: A estrada de Sousel para Avis/Figueira e Barros encontra-se fechada ao trânsito.
1º Auto: 08h20
1ª Moto: 12h00

ZE 4 - FRONTEIRA
Localização: Zona Industrial
Características: Utilização da zona de boxes e recta da meta das 24 Horas TT
Acessos: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir pelo IP2 direcção Portalegre. Próximo de Monforte, seguir direcção Fronteira. Nesta povoação seguir as indicações para a zona industrial. Vindo de Portalegre, a partir de Monforte, seguir as indicações acima referidas.
1º Auto: 08h30
1ª Moto: 12h20

ZE 5 - PORTALEGRE
Localização: Chegada do SS4. Mesmo local da Super Especial
Características: Passagem de água, seguida de salto a anteceder a chegada
Acessos: Próximo de Portalegre, junto ao IP2 (km179), acesso a pé (300m)
1º Auto: 10h15
470c84d6.jpeg
 
Última edição:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Protagonistas da Baja Portalegre em discurso directo

89304fd2.jpeg

"É uma honra e também uma grande responsabilidade voltar a Portalegre. Honra porque foi também em Portugal que disputei a minha primeira prova ao serviço da Mitsubishi (na então Baja Telecel 1000, ndr). Responsabilidade porque esta será a primeira saída oficial do Racing Lancer e, ao mesmo tempo, o último teste competitivo antes do próximo Dakar. Apesar de tudo, espero vencer".
Stéphane Peterhansel

"É uma corrida que vou encarar sem qualquer pressão, na medida em que já confirmamos o título absoluto na última prova. Bater-me com o Peterhansel será algo bastante difícil, talvez mesmo impossível, mas espero vencer ao nível do meu campeonato, onde o Miguel (Barbosa) será concerteza um concorrente de respeito".
Filipe Campos

"A expectativa é grande, pois trata-se de um projecto que há muito desejavamos concretizar. Apesar de partimos algo limitados, uma vez que só vamos poder realizar um teste com o BMW X3, espero adaptar-me rapidamente ao carro, desfrutar da corrida e, claro, lutar pelo melhor resultado possível".
Miguel Barbosa

"Terminei todas as corridas disputadas esta temporada e espero que Portalegre não venha a ser excepção, numa prova onde a concorrência será ainda mais forte que o que é habitual. Em todo o caso, vamos tentar dar luta para conquistar um lugar entre os primeiros e, porque não, tentar chegar a mais um pódio, o quinto no corrente ano".
Miguel Farrajota

"A Baja de Portalegre é uma das minhas provas favoritas, mas onde não tenho tido sorte nos últimos anos. Quero tentar inverter essa situação andando forte e lutando por uma das primeiras posições. O objectivo é terminar num dos três lugares de pódio. Ainda não sei como vai estar o tempo mas se as condições meteorológicas se agravarem o resultado pode ser uma grande lotaria".
Pedro Grancha

"O grande objectivo é conquistarmos o título de T2 na Taça FIA de Bajas. Estamos a somente um ponto da liderança, pelo que é obrigatório terminarmos à frente do (Majed) Al-Ghamdi. Estou confiante e tranquilo, porque sei que tenho um bom carro e que poderei gerir a corrida e controlar o meu adversário. Se a isso poder juntar um bom lugar à geral, tanto melhor".
Rui Sousa

"Face à vantagem que temos no campeonato de T2, é evidente que não podemos entrar em loucuras. O importante será garantir o título, gerindo a nossa prova e arriscando o menos possível. Mas espero também poder oferecer o título ao meu navegador, Paulo Fiuza, ainda a dois pontos da liderança deste agrupamento".
Nelson Clemente
AS
 
Topo