Portal Chamar Táxi

TT - Todo o Terreno

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Helder Rodrigues quarto, vitória para Jordi Viladoms

f66f5a22.jpeg

Jordi Viladoms venceu a etapa de hoje do Dakar 2009, disputada ao redor de Copiapo, no Chile, na frente de Alain Duclos, com Helder Rodrigues a ser quarto, a 8m29s do vencedor. Com este resultado, o motard do Lagos Team sobe um lugar na geral, e é agora quinto classificado. Paulo Gonçalves surge, para já, em 12º, a 28m15s do vencedor da tirada, e na classificação é 11º.
Helder Rodrigues quarto, vitória para Jordi Viladoms -

Marc Coma, o líder da classificação geral, foi apenas sexto, a 12m17s de Viladoms, enquanto Cyril Despres, se quedou pela quinta posição. OS dois homens cometeram um erro de navegação, por volta do km 291, tendo-se visto na obrigação de retornar 23 kms para regressar à pista certa.

Na classificação geral, a hierarquia não se modificou. Marc Coma continua solidamente instalado na liderança, com uma vantagem de 1h24m50s, sobre David Frétigné e 1h31m11s sobre Cyril Despres.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dakar só fala espanhol

e52a6266.jpeg

Se nas motos só mesmo uma hecatombe poderá tirar a vitória a Marc Coma, já nos automóveis, Carlos Sainz constrói, dia após dia, uma margem cada vez mais difícil de recuperar para os seus adversários, que por acaso até são seus companheiros de equipa na Volkswagen.
Dakar só fala espanhol -

Desta feita, e ao que tudo indica, Carlos Sainz (VW Touareg) irá somar novo triunfo em etapas, que a confirmar-se, será o sexto nesta edição do Dakar.

Para já, e numa altura que faltam terminar a tirada muitos concorrentes, o piloto espanhol terminou na frente, com uma vantagem de 21 segundos para o norte-americano Robby Gordon, no imponente Hummer, e 7m39s sobre o seu colega de equipa Mark Miller.

Nani Roma, foi quarto a 15m01s, e atrás de si ficou colocado Giniel de Villiers, a 18m15s do espanhol, o que significa que na geral Sainz voltou a dilatar a margem para os seus adversários, colocando-a em 27m31s sobre Miller e 41m13s sobre o Touareg de Giniel de Villiers. Nani Roma permanece em quarto, agora a 1h13m13s do seu compatriota.

Cerca de meia-hora para gerir nos cinco dias de prova que faltam para terminar. Neste contexto, está cada vez mais perto a primeira vitória de um piloto espanhol, nos automóveis, no Dakar.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
11ª Etapa anulada devido ao mau tempo

46693937.jpeg

A 11ª Etapa do Argentina-Chile Dakar, que se deveria realizar amanhã, quarta-feira, entre Copiapo, no Chile e Fiambala, na Argentina, foi anulada devido às más condições climatéricas.
11ª Etapa anulada devido ao mau tempo -

"As condições meteorológicas previstas para o dia de amanhã, não permitem respeitar os horários previstos para a jornada. Em consequência, a especial será anulada, com os concorrentes a seguirem para Fiambala em ligação, a partir das 8h00 da manhã de quarta-feira.", referia o comunicado da organização do Dakar.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues: "Estou mais próximo de fazer história no Dakar"

114b42c6.jpeg

Num dia muito atribulado, com grandes alterações de última hora no traçado, Hélder Rodrigues voltou a estar em destaque na frente do Rali Dakar Argentina-Chile. Mais rápido que Coma, que se perdeu, foi quarto na etapa e subiu ao 5º lugar da classificação geral.

Aquela que se esperava ser a mais longa e dura etapa do Rali Dakar Argentina-Chile transformou-se antes numa das mais atribuladas até ao momento, com a organização a ser forçada a grandes alterações. O nevoeiro cerrado acabou assim por ditar as regras, obrigando a caravana a uma longa espera. Hélder Rodrigues irá certamente recordar este dia, mas por outras razões: conseguiu a sua melhor prestação até agora ao terminar a etapa com o terceiro melhor tempo.

A décima etapa do Rali Dakar Argentina-Chile acabou por ser dominada pelo espanhol Viladoms, que completou os 476 quilómetros da especial (estavam previstos 666) em 6h35m32s. Rodrigues ficou a apenas 8m29s e superou os ainda líderes da competição, Marc Coma e Cyril Despres. Com esta prestação, o nosso melhor motard de sempre na grande aventura do todo-o-terreno mundial passa a ocupar o quinto lugar da classificação geral. Um resultado que o coloca em perfeita sintonia com os objectivos traçados para esta participação: "Foi um dia muito duro onde a navegação fez a diferença. A minha estratégia resultou e agora sinto que estou mais próximo de fazer história no Dakar", afirmou o piloto à chegada a Copiapo.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ricardo Leal dos Santos foi 11º da geral

64f81d6d.jpeg

Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, brilharam ontem na etapa rainha do Dakar sul americano ao averbarem um magnífico 11º lugar da classificação geral da etapa.
Ricardo Leal dos Santos foi 11º da geral -

Numa trada em que o deserto do Atacama foi abordado em várias travessias de enorme dunas o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q ousou intrometer-se entre as principais equipas do rali confirmando que, não fora o azar da primeira metade da prova e seriam estes os seus adversários habituais. O BMW X5 da dupla portuguesa foi ainda o terceiro de entre as equipas privadas que competem neste Dakar Argentina Chile.

"Finalmente conseguimos fazer uma etapa quase limpa, já que as pequenas coisas que nos aconteceram podem ser consideradas como fazendo parte das dificuldades da etapa que era mesmo bastante dura. Era a etapa rainha e sinto que me saí muito bem. À nossa frente só estão carros de equipas oficiais e dois privados. Foi mesmo muito bom", comenta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: "O Pedro navegou muito bem e não tivemos nenhuma crise. Uma roda que saiu da jante, um pequeno atascanço e uma chamada de atenção da embraiagem que a 12 quilómetros do final nos quis pregar um susto".

Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem de junto do Oceano Pacífico para seguir em direcção à fronteira. O retorno a Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4.700 metros de altura.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto viveu momentos dramáticos

baa3168c.jpeg

Foram momentos dramáticos os que Elisabete Jacinto viveu na passada quarta feira, poucos quilómetros depois de ter arrancado para a quinta etapa do rali Dakar, competição de todo o terreno, que este ano se está a disputar na América do Sul.

"Desde a segunda etapa que o Dakar se vinha tornado num inferno de pó. Era muito difícil ver dois palmos à frente do nariz, devido a extensas nuvens de pó levantadas pelo o carro ou o camião que seguia à nossa frente. Foi nesse contexto que se deu o acidente. Um Buggy abrandou numa zona de terreno muito instável e atascou. Nem vi nada. Só me apercebi que tinha batido em qualquer coisa. O toque não foi violento mas o Buggy começou a arder. Tentei recuar, mas o carro ficou preso ao nosso camião e veio atrás. Tentámos apagar o fogo, mas os extintores não foram suficientes. Foi tudo consumido pelas chamas", explica Elisabete Jacinto.

Até essa altura da corrida a piloto do Team Oleoban MAN Portugal estava a ter um comportamento desportivo notável. "No primeiro dia de corrida fiz logo um 11º lugar. Foi o melhor resultado dos portugueses. Nos camiões nunca ninguém tinha pensado que eu conseguisse ser tão rápida e classificar-me junto do protótipos. Mais tarde o director desportivo da Kamaz veio dizer-me que estava a acompanhar a minha corrida e que todos os dias ia ver os meus resultados. O facto de ser mulher numa competição de homens tem grande impacto e na Rússia publicam várias fotos e entrevistas comigo" salienta Elisabete Jacinto que confessa não ter reconhecido Yvan Muller, campeão do mundo do WTCC, piloto do Buggy que ela se preparava para ultrapassar e que também foi obrigado a terminara a prova mais cedo.

"Não sou nenhum expert em desporto motorizado e para mim era apenas um piloto que, tal como eu, estava em estado de choque, ao ver tudo a arder. Estava a dar o melhor de mim e sentia que podia fazer uma grande prova se não fosse o maldito pó. Estou convencida que este ano poderia ter terminado o rali nos 15 primeiros", conta Elisabete Jacinto.

Agora, Elisabete Jacinto apanhou boleia num dos automóveis de imprensa e acompanha o dia a dia da prova. "Nunca tinha visto assim uma corrida. Gosto de reparar como os pilotos abordam cada situação e claro retenho muito mais nos camiões. Adoro ver a leveza com que os primeiros ultrapassam as dunas. É magnífico. No Bivouac tenho feito um papel de espião e já fui espreitar as evoluções técnicas dos principais camiões. Já aprendi muito", explica a piloto que, para já, não que falar do futuro.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pedro Bianchi Prata: "A parte melhor foi sem dúvida as dunas"

585ea010.jpeg

A décima etapa deste Rally Raid, inicialmente a mais longa de todas, acabou por ser reduzida logo de manhã após a verificação da especial confirmar que havia uma falta de areia em certos troços, passando de 666km a 476km.

O arranque foi complicado, o nevoeiro não permitiu a descolagem dos helicópteros médicos e acabou por ser adiada. Mesmo assim, Bianchi Prata, da equipa Bianchi Prata/CIN, não desanimou com todas estas alterações e enfrentou com entusiasmo a especial, que de acordo com o piloto portuense foi a que lhe deu mais prazer.


Pedro Bianchi Prata: "A especial foi linda, das mais bonitas até hoje. Havia partes de muita areia e pedra e passagens em zonas montanhosas. A parte que me deu mais prazer foi sem dúvida as dunas. Havia descidas com mais de um quilómetro...Realmente impressionante! Com dunas desse tamanho todo o cuidado é pouco e optei por não andar muito rápido para reduzir os riscos. Mesmo assim em comparação com ontém, melhorei a minha classificação. O calor sente-se muito mas o deserto é lindo e a paisagem é tão rica e diferente de tudo que até hoje já vi, que passa para segundo plano. Com o arranque de hoje adiado, a redução da especial acabou por ser benéfica. Tantos quilómetros num percurso tão diversificado acabou por ser demorado." AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Adélio Machado : "Fartámo-nos de cavar, por prancha tirar prancha..."

629a6c7c.jpeg

Quando se prepara para cumprir em ligação a "anulada" 11ª etapa do Dakar Argentina-Chile Dakar, Adélio Machado mostra-se bastante optimista quanto às especiais que faltam realizar com vista a um lugar entre o pódio T2 e o excelente resultado que vem mantendo entre a comitiva lusa, liderando a classificação desde a sexta etapa:
Adélio Machado : "Fartámo-nos de cavar, por prancha tirar prancha..." -

"Vamos continuar a ser prudentes e não por em risco em grande desafio. Para vencer o Dakar teremos que chegar ao final, o Dakar ganha-se etapa a etapa, sendo regular e consistente. É isso que temos vindo a fazer, é importante saber gerir o esforço e a mecânica do carro nestas etapas de muito desgaste em especial para as viaturas de serie" relembrou o piloto de Famalicão que terá na etapa de amanhã um grande teste à capacidade da mecânica do Toyota que não pode contar com assistência no final do dia de hoje no bivouc em Fiambalá, sendo esta uma etapa maratona.

A etapa de hoje foi anulada devido às condições meteorológicas - estando previsto intenso nevoeiro no alto das montanhas com altitude a chegar aos 4.000 mts, o que coloca em causa o cumprimento do horário previsto. Desta forma os concorrentes efectuaram uma ligação de Copiapó até ao bivouc localizado em Fiambalá.

O Deserto de Atacama criou grandes dificuldades ao piloto da Padock Competições na décima etapa, com as mais íngremes dunas do Chile a obrigar ao uso das pranchas: "fartamo-nos de cavar, por prancha tirar prancha... foi uma etapa que obrigou a muito trabalho físico da equipa e muita atenção na navegação. Tivemos um descuido que nos custou cerca de 45 minutos e um furo, tirando isso correu normalmente, com grandes alterações de piso, mas é isto o Dakar" revelou Adélio Machado que terminou a decima etapa do Dakar sul americano na primeira metade da caravana, descendo um lugar na categoria Produção - T2, a escassos minutos do pódio.


ASS)-
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Martine Pereira passou a noite no deserto

0fe1de09.jpeg

Martine Pereira e José Marques acabaram de chegar ao bivouc em Copiapó depois de uma longa etapa, devido aos problemas de alternador e bateria do Toyota Land Cruiser: "foi muito complicado, é segunda noite que passo no deserto! Desta feita, foi a bateria e o alternador que teimava em não funcionar. Fomos obrigados a esperar pelo camião de assistência que por três vezes teve de mudar estes órgãos mecânicos."

"Acabamos por fazer a parte que faltava da especial com dunas enormes a um ritmo muito lento, sempre na calha do nosso camião de assistência que nos acompanhou em pista. O que importa é que chegamos ao final de mais uma etapa, bem de saúde e entre a caravana. Vamos tomar o pequeno-almoço e partir para esta especial que acabou por ser anulada" adiantou o piloto da Padock Competições bastante agastado, mas feliz por poder prosseguir esta grande aventura desportiva e humana.

A anulação desta 11ª etapa, devido às condições meteorológicas adversas, com denso nevoeiro nas montanhas da Cordilheira dos Antes com altitudes a rondar os 4.000 mts, levará os concorrentes em ligação de Copiapó até ao bivouc localizado em Fiambalá: "o que será optimo, depois de uma desgastante etapa. Vamos aproveitar para descansar um pouco quando chegar-mos ao bivouc e preparar a especial de amanhã em direcção à fronteira argentina. Buenos Aires é cada vez mais um lugar apetecível! O pódio é já um horizonte".
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Etapa 10: Dunas a perder de vista...


A etapa 10 do Dakar, considerada por muitos a mais difícil da prova, voltou a colocar imensas dificuldades aos pilotos. Descubra porquê no vídeo que se segue.​
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Motard espanhol em estado estacionário

07003658.gif

Cristobal Guerrero, o motard que se enconta em coma desde onteontem, na sequência de uma queda, permanece em estado estacionário, no Hospital de Copiapo no Chile:

"Passou bem a noite e não voltou a ter complicações. De qualquer forma, o prognóstico é ainda reservado.", referiu Omar Luz, director do hospital.

O motard espanhol, de 48 anos, sofreu um edema cerebral, e mantém-se nos cuidados intensivos. Será reavaliado ainda hoje, no sentido dos médicos perceberam a evolução da lesão.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Os recordistas de partipações

861f6e21.jpeg

Ninguém tem mais participações no Dakar que estes dois sexagenários. Com 61 anos, Etienne Smulevici - aliás, "Semoule", como é mais conhecido no meio - é não só o recordista de presenças como também o de chegadas. A sua estreia foi há 27 anos, o que significa que apenas falhou quatro edições desde 1979.

À chegada à América do Sul, o experiente francês declarou-se "feliz como da primeira vez. Quando é que vou parar? Preveni a minha família e os meus amigos que não conto colocar um ponto final nesta aventura antes de alinhar em... 50 edições", avisou em tom solene, antes de se desfazer em risos. Quando conseguiu retomar o ar sério, explicou os seus objectivos: "Melhorar o meu recorde de 19 chegadas e terminar entre os 15 primeiros", atirou "Semoule", que este ano se faz à aventura num dos buggy SMG de Philippe Gache.

Pleno de humor e vitalidade, Yoshimasa Sugawara é outro dos nomes incontornáveis do pelotão. Com 67 anos e 25 edições cumpridas, o japonês volta a tentar a sua sorte na corrida dos camiões, onde se assume como "um sério candidato ao "top ten", mas só porque já me parece difícil aspirar a um pódio", adverte o piloto do "pequeno" Hino Ranger. Impaciente por chegar ao deserto de Atacama, garante que fez a preparação perfeita para esta prova: "Cerveja e tabaco". Nem mais...

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
07003658.gif

Já começa a parecer sina deste Dakar Argentina-Chile: nova etapa e nova alteração no traçado de uma especial.
Sebastien Coet na frente; lusos cautelosos -

Devido às recentes descobertas ecológicas na região de Fiambalá, as autoridades argentinas pediram à organização deste primeiro Dakar sul-americano que modificassem o percurso. Com isso, a tirada de hoje foi reduzida em cerca de 30 km.

Para piorar a tarefa dos pilotos, a chuva e o vento estão a marcar a tirada de hoje, com as últimas indicações meteorológicas a indicar fortes chuvadas em toda a região de Fiambalá.

Fazendo face a todas estas adversidades, Sebastien Coet foi o primeiro a passar ao km 137, com 3m30s de vantagem sobre Cyril Desprès. Em terceiro naquele ponto passou David Fretigné, já a 4m12s.

Entre os portugueses, o motard da equipa Repsol Honda, Paulo Gonçalves, era o melhor colocado, ocupando o 11º lugar, a 12m51s, ao passo que o motard da Lagos Team, Hélder Rodrigues, aparecia em 14º, a 16m14s. Quanto a Bianchi Prata, estava a efectuar uma boa etapa, ocupando o 28º lugar, a 23m57s do mais rápido.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mark Miller lidera; Leal dos Santos é 10º

efaf04c6.jpeg

Numa especial que se está a revelar especialmente difícil devido ao mau tempo, o norte-americano Mark Miller, com um Volkswagen, foi o mais rápido a passar ao km 62, batendo o seu compatriota Robby Gordon, com um Hummer, por 15 segundos.
Mark Miller lidera; Leal dos Santos é 10º -

Sob um autêntico dilúvio, os pilotos dos automóveis estão a enfrentar grandes dificuldades para evoluir na 12ª etapa, com chuva e vento forte a marcar presença ao longo de toda a tirada.

Miller passou ao km 62 com escassos 15 segundos de avanço sobre Gordon e 43s sobre o líder da geral, o espanhol Carlos Sainz. Pouco mais atrás surge Guerlain Chichérit, em BMW, a 49s, logona frente de de Villiers.

Entre os portugueses, Ricardo Leal dos Santos vinha a efectuar uma excelente prestação, cotando-se como o 10º mais veloz, a 3m09s do mais rápido. Francisco Inocêncio era 30º, a 12m44s, ao passo que Adélio Machado estava em 49º, a 19m47s.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Carlos Sainz abandona Dakar

IMAGENS_113078.jpg

A 12ª etapa do Dakar Argentina-Chile foi madrasta para o espanhol Carlos Sainz, que se viu forçado a abandonar após um violento acidente.
Carlos Sainz abandona Dakar -

De acordo com as últimas informações, o Volkswagen Race Touareg no qual seguiam Sainz e o seu navegador Michel Perin caiu numa ravina, com este último a ficar ferido numa omoplata.

O francês foi já transportado para o bivuoc, onde deverá, depois, seguir para uma unidade hospitalar.

Termina, assim, de forma inglória a participação de Sainz nesta primeira edição do Dakar sul-americano, com o piloto espanhol a ter vencido seis das especiais disputadas até aqui e a cotar-se como o principal favorito de uma competição que estava praticamente resolvida a seu favor.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Cyril Desprès venceu; Rodrigues mantém 5º posto

114b42c6.jpeg

Cyril Desprès venceu a 12ª tirada dedicada às motos, num dia em que as condições atmosféricas dificultaram ao máximo a tarefa dos concorrentes.
Cyril Desprès venceu; Rodrigues mantém 5º posto -

O piloto francês superiorizou-se ao líder da geral, o espanhol Marc Coma, que chegou em segundo lugar, a 1m23s de Desprès, ao passo que em terceiro ficou outro espanhol, Ferres Guell, já a 9m47s.

David Casteau e David Fretigné ocuparam a quarta e quinta posição, respectivamente, logo na frente de Francisco 'Chaleco' Lopez.

A intempérie que se abateu sobre as regiões de Fiambalá e La Rioja tornou a vida dos motards bem mais complicada, com chuva torrencial e ventos fortes a marcar a sua presença ao longo de quase toda a tirada.

Entre os portugueses, Hélder Rodrigues, da Lagos Team, foi o melhor, chegando em décimo posto, a 19m49s, ao passo que Paulo Gonçalves terminou duas posições depois, em 12º, a 26m51s. Bianchi Prata também esteve em bom plano, ao terminar em 33º, a 1h22m49s do mais veloz.

Na frente da classificação geral nada se alterou, com Coma a manter Desprès a cerca de hora e meia de distância, ao passo que Rodrigues mantém o quinto posto por apenas três segundos de diferença para Per-Anders Ullevalseter. Paulo Gonçalves, da Repsol Honda, é o décimo, a 3h53m16s, enquanto que Pedro Bianchi Prata ocupa o 29º lugar, a 12h38m11s.

Na competição destinada aos Quads, o argentino Marcos Patronelli foi o melhor, batendo o checo Josef Machacek, que continua a liderar a geral com uma confortável vantagem de 1h54m38s sobre o argentino.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Azar de Sainz foi sorte de Giniel de Villiers

1870c4d4.jpeg

A 12ª etapa do Dakar Argentina-Chile fez jus não só à reputação de rali mais difícil do mundo, mas também ao factor de imprevisibilidade que sempre foi característica desta competição.
Azar de Sainz foi sorte de Giniel de Villiers -

Com a prova praticamente controlada, e quando já tudo apontava para a sua vitória, o espanhol Carlos Sainz foi vitima de um erro no road-book e acabou fora de prova, num aparatoso acidente que acabou por não ter consequências mais graves do que o seu abandono, deixando o comando da prova para outro Volkswagen, o de Giniel de Villiers.

Para a Volkswagen, apesar do abandono de Sainz, os estragos acabaram por ser minimizados já que a etapa foi ganha pelo sul-africano, com outro carro alemão no segundo posto, o de Mark Miller.

No final, e apesar da vitória na especial e de ter passado para a liderança na geral, de Villiers era o rosto da frustração, criticando ainda o modo como o road book foi construído: "Foi uma etapa muito dura. O road book é muito, muito mau. Realmente patético. Há grandes desfiladeiros, é muito perigoso e não se sabe como encontrar o caminho", disse o piloto sul-africano.

Em terceiro na etapa chegou o norte-americano Robby Gordon, com o seu Hummer H3, a 25m27s, logo na frente do VW de Dietter Depping e do BMW de Novitskiy.

O dia foi também muito nefasto para o único dos Mitsubishi em prova, o de Nani Roma, com o piloto espanhol a parar a meio da especial com problemas mecânicos no seu carro, não se sabendo ainda se irá continuar em prova ou se, pela primeira vez em muitos anos, nenhum Mitsubishi oficial chegará ao fim.

Quanto aos pilotos portugueses, ainda nenhum chegou à meta.

Na geral, a Volkswagen continua a estar em boa posição para alcançar a sua primeira vitória na prova, com Villiers a ter 2m35s de avanço sobre Miller, numa luta que até ao fim deverá ser apenas restrita aos VW, já que o terceiro, que agora é Robby Gordon, está já a 1h18m52s.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues mantém quinta posição na geral

65bb8d68.jpeg

Hélder Rodrigues rubricou o 12º tempo na etapa de hoje, que marcou o regresso da competição a terras argentinas, o que lhe permitiu manter o quinto lugar na geral.

Num dia em que a chuva e o vento forte se fizeram de convidados no Dakar sul-americano, o motard da Lagos Team reduziu ainda a distância que o separa do quarto classificado, que é David Casteu.

Quarto motard a arrancar para a etapa, disputada entre Fiambala e La Rioga, o português passou no CP1 no nono posto, rodando em bom ritmo e batendo nesse check-point pilotos como José Hélio, David Casteu e ainda o norueguês Per-Anders Ullevalseter.

Empenhado em seguir uma estratégia ofensiva, o piloto de Sintra teve uma segunda parte menos feliz na especial, cortando o CP2 no 16º posto. Autor de uma bela recuperação de seis posições nos quilómetros finais do troço cronometrado, o piloto português melhor classificado no rali conserva o quinto posto na classificação geral.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dificuldades no caminho de Leal dos Santos

8cc8288c.jpeg

A dupla composta por Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima foi uma das que sentiu imensas dificuldades para chegar ao final da 12ª etapa, entretanto neutralizada.

A dupla da equipa Pioneer Desert Team Delta Q ocupava esta tarde a 7ª posição absoluta ao km 137, mas a extrema dificuldade da etapa, com dunas de areia muito mole e diversos perigos obrigou a organização a interromper a corrida, neutralizando-a e permitindo assim a recuperação dos muitos concorrentes que estão parados no meio da especial cronometrada.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Bianchi Prata: "Foi um dia de sonho"

ab475b32.jpeg

Num dia marcado pela visita inesperada da chuva, a 12ª etapa do Dakar foi descrita por Pedro Bianchi Prata como "um verdadeiro dia de rali". Visivelmente satisfeito com a etapa que contou com dunas de areia branca gigantes e muita navegação, o piloto da equipa Bianchi Prata/CIN, melhorou a sua classificação chegando ao fim da especial em trigésimo terceiro da geral.

"Foi um sonho de dia. Nunca vi dunas de areia tão branca. Choveu muito no início mas nem dei conta. Adorei...", começou por dizer o piloto, satisfeito pelo modo como a etapa correu.

"Foi o primeiro dia de rali a sério! A especial era técnica e com muita navegação com way-points bem escondidos! Na parte final havia uma passagem de um desfiladeiro em que a navegação era particularmente difícil. Mas em geral só posso dizer que foi um espectáculo de etapa. Deu-me muito gozo, acho que o que mais marca este Dakar é a variedade de paisagens e percursos que enfrentamos. São muitos dias mas todos diferentes e isso aumenta o desafio porque temos que nos adaptar aos diferentes terrenos. É fantástico. Arranco todos os dias com vontade de descobrir qual vai ser o desafio do dia, sempre com a bandeira de Portugal nas minhas costas!"

Amanhã a especial entre La Rioja e Cordoba prevista de 545km é a penúltima deste Dakar. Após tantos quilómetros percorridos, o dia vai ser longo com um total de 753km no menu. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Etapa problemática para pilotos portugueses

8cc8288c.jpeg

Depois de uma etapa difícil que acabou por ser neutralizada, os pilotos portugueses chegaram bastante atrasados ao final, com Ricardo Leal dos Santos a ser o melhor classificado, em 40º, a 7h07m05s.
Etapa problemática para pilotos portugueses -

De salientar que Leal dos Santos chegou precisamente antes do único Mitsubishi ainda em prova, o de Nani Roma, que hoje sentiu diversos problemas com o carro japonês, comprometendo as hipóteses de uma boa classificação.

Filipe Palmeiro, que navega o piloto holandês Rene Kuipers, foi o 42º, ao passo que Adélio Machado chegou em 56º, a 07h55m45s do mais veloz da etapa. A dupla composta por Nuno Inocêncio e Jaime Santos finalizou a etapa em 69º, já a 08h16m45s, enquanto que Francisco Pita e Humberto Gonçalves chegaram em 82º.

Martine Pereira e Teixeira Marques foram os 85º e numa etapa para esquecer Francisco Inocêncio e Paulo Fiúza foram apenas os 90º, já a mais de 11 horas.

Na geral, Palmeiro (com Kuipers) é o décimo, enquanto que em termos de pilotos, Adélio Machado continua a ser o melhor luso, em 37º, mas já a mais de 39 horas de distânica de Giniel de Villiers, que é agora o líder do Dakar.

Francisco Inocêncio ocupa o 46º lugar, enquanto que o seu irmão Nuno é o 65º. Mais atrasado, em 75º, surge Leal dos Santos, que vinha a efectuar uma boa recuperação na classificação. Francisco Pita é o 80º, logo na frente de Martine Pereira.

Apesar das posições estarem longe daquilo a que os pilotos aspiravam inicialmente, é de salientar o facto de todos eles estarem em prova num Dakar que se tem revelado tão duro e castigador para quase todos os pilotos, sendo que nem os mais experientes escapam, como se viu ontem com Carlos Sainz.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
13ª Etapa encurtada de 544 para...220 kms

46693937.jpeg

E vai mais uma! A exemplo do que já sucedeu por várias vezes, a etapa de hoje do Dakar, prevista entre La Rioja e Córdoba, vai perder grande parte do seu percurso devido, uma vez mais, às condições meteorológicas.
13ª Etapa encurtada de 544 para...220 kms -

Tendo em conta as chuvas torrenciais que se abateram sobre a região na noite passada a organização decidiu encurtar a etapa de hoje, retirando-lhe... 324 km. O percurso cronometrado far-se-á apenas em 220 km em vez dos 544 previstos para a tirada.

Etapa de ontem foi neutralizada

Entretanto, a etapa de ontem, a 12ª foi neutralizada pela organização devido à extrema dificuldade do percurso: "Tendo em conta o número de pilotos em dificuldades, na zona entre o km 140 e 170 da especial, a direcção de prova decidiu neutralizar a etapa de modo a permitir aos concorrentes que se dirigissem para La Rioja em ligação, a partir do km 175.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
VIDEO: Carlos Sainz abandona Dakar 2009

Carlos Sainz, líder do Dakar 2009, que este ano se realiza entre a Argentina e o Chile, abandonou a prova na sequência de um acidente onde caiu por ravina de quatro metros. Veja o vídeo da RTVE.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Carlos Sainz: "Merecia ganhar o Dakar"

Carlos Sainz voltou a viver momentos como o que passou no final do Rali da Grã-Bretanha de 1998, quando a 300 metros da meta, e de ser Campeão do Mundo, viu o motor do seu Toyota Corolla WRC entregar a alma ao Criador e assim perder um título praticamente no bolso.

Desta feita, tudo parecia indicar que iria tornar-se o primeiro espanhol a vencer o Dakar nos automóveis, mas, mais uma vez, a sorte nada quis com o espanhol, que devido a um erro no road-book, caiu com o seu VW Touareg 2 por uma ravina de quatro metros, capotando, vendo o seu navegador partir a omoplata, terminando ali todas as esperanças de chegar à vitória.

"O piloto que seguia atrás de mim não nos caiu em cima por milagre. Havia um rio seco que não estava sinalizado e caímos no leito, que estava quatro metros abaixo do nível da estrada. A zona estava referenciada como perigosa, mas a nota do road-book deveria sinalizar extremamente perigoso, já que era uma autêntica ravina.", referiu Sainz.

Já o BMW do russo Leonid Novitskiy chegou a estar com duas rodas na ravina, ou seja a queda esteve apenas a alguns centímetros, com o plioto a lograr imobilizar o BMW no limite do acidente. É exactamente o piloto russo que se vê nas imagens a recolocar o carro de Sainz em cima das rodas.

Já Nani Roma esteve perto de lá cair também, mas a organização posicionou um carro no local, "avisando" assim os pilotos que se seguiam. Sainz disse que o carro poderia ter continuado em prova, mas os membros da organização não o permitiram devido à lesão de Michel Périn: "É uma grande decepção, mas as coisas são assim mesmo. Quando estamos mais tranquilos e quando menos esperas, apanhas um road-book errado que contribui para te mandar para casa. Não sei o que se vai passar para o ano, se a VW correr ou não corre, agora só quero voltar para casa e esperar que a Volkswagen ganhe a corrida porque trabalhámos muito para o conseguir.", referiu Sainz à Marca.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Cristóbal Guerrero pode ficar com sequelas

07003658.gif

O motard espanhol Cristóbal Guerrero, que sofreu um grave acidente no Argentina-Chile Dakar, permanece em estado grave no hospital de Copiapó. Não corre perigo de vida, mas pelos vistos o caso é bastante complicado.

De acordo com declarações do director do Hospital Regional de Copiapó, Omar Lutz: "quando for acordado do estado de coma induzido, é provável que fique com sequelas neurológicas resultantes do acidente que teve.", referiu Lutz, que revelou igualmente que o infortunado motard sofre dum inchaço no cérebro, que pode deixar alguma consequência mental ou física.
 
Topo