Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
OPEN AUSTRÁLIA: NADAL DESISTE POR LESÃO E CILIC ESTÁ MAS MEIAS FINAIS
Rafael Nadal desistiu, por lesão, no início do quinto set do encontro frente a Marin Cilic, nos quartos de final do Open da Austrália.
O encontro ia já com 3h52 minutos, com Cilic em vantagem por 2-0, quando o tenista espanhol desistiu. Nadal já tinha sido assistido no quarto set (quando perdia por 1-4), com uma massagem na zona da virilha, e acabou por não aguentar e abandonar em frustração, arremessando a fita de cabeça contra a cadeira.
Cilic, que regista assim a segunda vitória sobre o espanhol, acabou por vencer por 3-6, 6-3, 6-7, 6-2 e 2-0.
Noutro jogo dos quartos de final, o britânico Kyle Edmund eliminou o terceiro cabeça de série Grigor Dimitrov por 6-4, 3-6, 6-3, 6-4.
OPEN AUSTRÁLIA: DESISTÊNCIA VALE MULTA INÉDITA A MISCHA ZVEREV
Fraco desempenho. O tenista alemão Mischa Zverev foi multado em 37 mil euros por falta de combatividade na primeira ronda do Open da Austrália, depoi de ter desistido no segundo set do encontro frente ao sul-coreano Hyeon Chung, quando este vencia por 6-2 e 4-1. O tenistas estiveram no court apenas 48 minutos.
A regra da Federação Internacional de ténis contra «abandonos duvidosos» pretende acabar com as desistências nas primeiras rondas dos Grand Slam e tem poucas semanas. A multa é de 45 mil dólares (cerca de 37 mil euros), a quase totalidade do prémio correspondente à presença na primeira ronda, que é de 47 900 dólares (cerca de 40 mil euros).
A fraca prestação - motivada por lesão - podia ter sido evitada «se tivesse desistido antes do embate», dando oportunidade de jogar a um tenista do qualifying. Pretende- com a multa levar os jogadores a desistirem de insistirem em jogar mesmo lesionados, para embolsarem o dinheiro correspondente à primeira ronda.
«Qualquer jogador inscrito na primeira ronda do quadro principal que abandone ou jogue abaixo dos standards profisionais pode ser alvo de uma multa, que pode chegar ao valor do prize-money», refere a lei.
Se os jogadores desistirem antes de começar, podem receber metade do prémio.
A medida foi tomada depois de no torneio de Winbledon oito atletas terem desistido durante encontros da primeira ronda, quase sempre no segundo set, incluindo os adversários de Federer e Nadal.
Caroline Wozniacki, número 2 mundial, qualificou-se esta tarde para as meias-finais do Open da Austrália, depois de bater a espanhola Carla Suárez-Navarro.
Num jogo que começou às 23.30 horas locais, a dinamarquesa entrou a todo o gás com um 6-0; o segundo set foi mais equilibrado e ganho num tie-break e o terceiro mais desnivelado, 6-2.
Nas meias-finais vai defrontar a belga Elise Mertens que mais cedo bateu a ucraniana Elina Svitolina por 6-4, 6-0.
Está definida a final do Open da Austrália, com a presença das duas primeiras classificadas do «ranking» mundial. A romena Simona Halep (1.ª) terá a dinamarquesa Caroline Wozniacki (2.ª) como adversária.
Wozniacki foi a primeira a garantir o ‘bilhete’, vencendo a belga Elise Mertens por 6-3 e 7-6, num jogo que durou uma hora e 37 minutos.
Já a líder do ranking passou por mais dificuldades, só ultrapassando a alemã Angelique Kerber ao cabo de duas horas e 23 minutos, pelos parciais de 6-3, 4-6- e 9-7.
A final terá agora duplo aliciante: a oportunidade para ambas ganharem pela primeira vez um título do Grand Slam; definindo ainda o primeiro lugar da tabela WTA.
CILIC TORNA-SE NO PRIMEIRO FINALISTA CROATA DO OPEN DA AUSTRÁLIA
O tenista croata Marin Cilic, sexto na hierarquia mundial, qualificou-se esta quinta-feira para a final ao bater o britânico Kyle Edmund, 49.º, nas meias-finais do Open da Austrália.
Cilic, de 29 anos, superou Edmund em três sets, pelos parciais de 6-2, 7-6 (7-4) e 6-2, e irá disputar o título com o tenista suíço Roger Federer, segundo no ranking, ou o sul-coreano Hyeon Chung, 58.º.
O croata procura o segundo troféu de Grand Slam, após a vitória no Open dos Estados Unidos de 2014, depois de superar na final o japonês Kei Nishikori e nas meias finais o suíço Federer.
O suíço Roger Federer assegurou, esta sexta-feira, a qualificação para a final do Open da Austrália, após ter afastado o sul-coreano Hyeon Chung, que foi forçado a abandonar por lesão.
Federer venceu o primeiro set por 6-1 e quando vencia o segundo parcial por 5-2, Chung teve de abandonar devido a uma lesão no gémeo na perna esquerda.
Na final da competição, marcada para domingo, o suíço irá defrontar o croata Marin Cilic.
CAROLINA WOZNIACKI VENCE PRIMEIRO TÍTULO NO GRAND SLAM
A dinamarquesa Carolina Wozkiacki venceu este sábado o Open a Austrália, ao derrotar na final a romena Simona Halep, por 7-6 (7-2), 3-6 e 6-4, e conquistou o seu primeiro título do Grand Slam.
Após duas horas e 50 minutos de encontro, Wozmiacki alcançou o 28.º título da sua carreira aos 27 anos, mas somente o seu primeiro major, depois de ter perdido por duas vezes a final do US Open (2009 e 2014), e vai subir à liderança do ranking mundial, mais de sete anos depois de ter atingido a primeira posição.
Já Simona Halep, de 26 anos, vai perder o estatuto de número um do mundo e continua sem vencer um torneio do Grand Slam, depois de ter sido derrotada em duas finais de Roland Garros (2014 e 2017).
Wozniacki sucede à norte-americana Serena Williams no historial de vencedoras.
FEDERER CONQUISTA 20.º GRAND SLAM APÓS BATALHA COM CILIC
Roger Federer venceu o Open da Austrália ao bater Marin Cilic por 3-2, pelos parciais de 2-6, 7-6(5), 3-6, 6-3 e 6-1, numa batalha no Melbourne Park que durou 3.07 horas.
O suíço revalidou o título conquistado na época passada e sagrou-se campeão do Open australiano pela sexta vez na carreira.
Torna-se no primeiro tenista a conquistar 20 títulos em torneios do Grand Slam. Ao todo soma 96 títulos ATP.
«Estou encantado. O conto de fadas continua depois da época fantástica que fiz no ano passado. Aos 36 anos, a jornada continua e o objetivo é ganhar mais títulos», disse Federer no final do torneio.
Já o croata procurava o segundo título em torneios de Grand Slam depois da vitória no Open dos Estados Unidos, em 2014.
Portugal perde com Suécia e desce de divisão na Fed Cup
A seleção portuguesa feminina foi este sábado relegada ao Grupo II da zona Europa-África da Fed Cup em ténis, ao perder com a Suécia no playoff de manutenção de uma competição que se disputou em Talin.
No primeiro encontro do dia, Francisca Jorge, 796.ª do mundo, foi batida pela sueca Cornelia Lister, 418.ª, por 6-2, 6-2, em 52 minutos.
Obrigada a vencer, Maria João Koehler, 747.ª da hierarquia mundial, não conseguiu ultrapassar a sueca Rebecca Peterson, 137.ª, e perdeu por 6-4, 6-0, em 56 minutos.
Após sete anos consecutivos no Grupo I, Portugal vai, em 2019, disputar o Grupo II, sendo acompanhado na descida de divisão pela Áustria, que perdeu 2-1 com a Geórgia.
ROGER FEDERER REGRESSA À LIDERANÇA DO RANKING CINCO ANOS DEPOIS
O suíço Roger Federer assumiu, esta sexta-feira, a liderança do ranking mundial do ATP, após derrotar o holandês Robin Haase, por 4-6, 6-1 e 6-1 e seguir caminho para as meias finais do torneio de Roterdão.
É necessário ir até novembro de 2012 para voltar a encontrar Federer, 36 anos, como número um do mundo. Desde então, Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal foram os donos do trono.
Velhos são os trapos. Roger Federer, 36 anos, carimbou o passaporte para as meias-finais de Indian Wells com a 16.ª vitória consecutiva em 2018, o melhor registo da carreira que alcançou em 2006 quando tinha 24 anos.
Desta feita, a `vítima´ do líder mundial foi o coreano Chung Hyeon, derrotado, em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-1.
Nas meias-finais, o suíço tem encontro marcado com o croata Borna Coric, 49.º da hierarquia ATP, o qual levou a melhor sobre o sul-africano Kevin Anderson, sétimo favorito em Indian Wells, pelos parciais de 2-6, 6-4 e 7-6 (7/3).
O canadiano Milos Raonic, número 38 do mundo, assegurou, esta sexta-feira, a presença nas meias finais do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos.
Diante do norte-americano Sam Querrey, Raonic, que eliminou João Sousa deste torneio, venceu por 7-5, 2-6 e 6-3, esperando agora o vencedor do duelo entre Del Potro e Philipp Kohlschreiber para saber o próximo adversário.
A outra meia-final irá colocar frente a frente Roger Federer e Borna Coric.
VENUS DEFRONTA SENSAÇÃO RUSSA NAS `MEIAS´ EM INDIAN WELLS
Venus Williams, número oito mundial, está qualificada para as meias-finais do Masters 1000 de Indian Wells. Pelo caminho ficou a espanhola Carla Suarez Navarro, 27.ª WTA, derrotada em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-2.
Na derradeira etapa antes da final, a norte-americana vai medir forças com a russa Daria Kasatkina, 20 anos, número 19 da hierarquia, a qual se impôs de forma categórica à alemã Angelique Kerber, número 10 do mundo, parciais de 6-0 e 6-2.