Táxis Lisboetas
O serviço de táxis de Lisboa é um dos melhores da Europa, tanto pela sua qualidade como pela sua quantidade. Actualmente convivem ainda táxis pretos de tejadilho verde claro com os novos modelos de cor bege. O Mercedes 180D foi o primeiro automóvel com motor diesel a alcançar um grande êxito de vendas. Foram fabricadas 150.000 viaturas entre 1954 e 1962. Chamavam-lhes os Matateus, porque um jogador de futebol com esse nome terá sido o primeiro proprietário de um Mercedes 170D, o modelo anterior. E por isso, o 180D herdou a alcunha. Os Matateus só muito mais tarde desapareceram das nossas praças de táxis, substituídos por carros de outras marcas, e também, outros Mercedes Benz, entre eles o 220D, um sucessor natural e já na década de 80, o 190D.
Muitas histórias se contam ainda hoje nas praças, entre os profissionais mais velhos; algumas serão lenda. Mas a existência de motores que duraram mais de três milhões de quilómetros, isso ainda hoje ninguém ousa colocar em dúvida. Até porque, parece, não existem actualmente motores capazes de tais proezas. Portanto, ainda hoje deixam saudades. Eram duros, lentos, poderosos e duravam. Na verdade, o 180D foi o segundo automóvel da Mercedes Benz de grande produção equipado com um motor a gasóleo – o primeiro e talvez mesmo pioneiro, foi o "marreco" 170D – e a sua fiabilidade e qualidade de acabamentos, situada numa fasquia muito acima do normal para a época. O primeiro motor a gasolina do 170D era um bloco de válvulas laterais, de 1767cc e 52 cv (126 km/h). Em 1957, foi substituído por um bloco de 1897cc, quatro cilindros e uma árvore de cames, com uma potência de 65 cv (136 km/h) – que no contemporâneo 190 SL, chegou aos 105 cv, permitindo uma velocidade máxima de 171 km/h! Foi com este motor que a produção encerrou em 1962. Por sua vez, em 1953 o Mercedes-Benz 180D tinha um motor de 1767cc e válvulas à cabeça (40 cv/3500 rpm, 120 km/h de velocidade máxima), que cedeu lugar em 1961 a um bloco com uma árvore de cames à cabeça e 1988cc (46 cv/3500 rpm), que continuou depois a equipar outros modelos da marca nos anos seguintes.
Os 180D – símbolo inequívoco de fiabilidade
na dura vida de táxi.