• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Surf

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Surf: "Saca" frente a Adriano de Souza e Marco Pólo

NA 1.ª ELIMINATÓRIA EM JEFFREY BAY



O surfista português Tiago Pires vai defrontar os brasileiros Adriano de Souza e Marco Pólo na primeira eliminatória do Billabong Pro, quarta etapa do Circuito Mundial ASP, que será disputado em em Jeffreys Bay, na África do Sul.

"Saca", 20.º do ranking Mundial com 7.250 pontos, vai disputar o acesso direto para a terceira ronda frente a Adriano de Souza, oitavo na hierarquia ao somar 14.250 pontos, e o "rookie" Marco Pólo, atual 41.º no Circuito, no quinto "heat".

No arranque da competição sul-africana, cujo período de espera que decorre de 15 a 25 de julho, Kelly Slater, nove vezes campeão do Mundo e atual líder do "ranking", vai bater-se, no oitavo "heat", frente a um "wildcard" e ao australiano Owen Wright, que em 2009 eliminou o norte-americano no Rip Curl Pro Search, em Peniche.

Na décima bateria, o australiano Mick Fanning, vencedor do Circuito em 2006 e 2009, também aguarda a designação de um "convidado" para o "heat" com o compatriota Kieren Perrow.

O anfitrião Jordy Smith, atual número dois do Mundo, vai enfrentar o havaiano Roy Powers e o francês Joan Duru, enquanto o australiano Taj Burrow disputa o "heat" perante o norte-americano Damien Hobgood e um "wildcard".

Em 2009, a competição sul-africana foi ganha pelo australiano Joel Parkinson, que vai estar ausente da competição devido a lesão. Tiago Pires não foi além do 33.º lugar, depois de ter sido batido pelo australiano Ben Dunn.


Jornal Record
_____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
«Billabong Azores Islands Pro» agendado para 10 a 15 Agosto

A «Billabong Azores Islands Pro» vai decorrer na Ribeira Grande, nos Açores, entre 10 a 15 de Agosto.

Esta prova, da 28.ª etapa do Circuito Mundial de Qualificação, irá colocar nas ondas dos Açores alguns dos melhores surfistas da actualidade, entre eles o português Tiago Pires.

Chris Davidson, Patrick Gudauskas, Brett Simpson, Neco Padaratz, Ben Dunn, Michael Campbell e William Cardoso, que venceu em 2009, também vão marcar presença. Heitor Alves, Raoni Monteiro, Chris Ward, Michael Picon, Jay Thompson, Aritz Aranburu, Josh Kerr e Maxime Huscenot, actual campeão mundial Pro Júnior, são outros dos surfistas esperados nos Açores.

Esta prova tem como «prize-money» cerca de 145 mil dólares e 6500 pontos para o «ranking.

A competição feminina, Sally Fitzgibbons, Tyler Wright, Laura Enever, Jessi Miley-Dyer, Coco Ho, Alana Blanchard, Bethany Hamilton, Paige Hareb e Courtney Conlogue são alguns dos nomes que vão participar. Em termos das portuguesas, vão marcar presença Francisca Pereira dos Santos, Joana Rocha, Carina Duarte e Ana Sarmento.
"bola"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
"Saca" sobe ao 15.º lugar

O português Tiago Pires, depois de ter terminado o Billabong Pro Jeffreys Bay, na África do Sul, na nona posição, ascendeu hoje à 15.ª posição do Circuito Mundial ASP de surf, liderado pelo sul-africano Jordi Smith.


Após quatro etapas, "Saca", soma 11.000 pontos, referentes às chegadas aos oitavos de final em Bells Beach e Jeffreys Bay e os 17.º lugares no Quicksilver Pro Gold Coast e no Santa Catarina Pro, superando, entre outros, o havaiano Andy Irons, campeão em 2002, 2003 e 2004, 18.º colocado com 9.750.


Tiago Pires, que na estreia entre a elite, em 2008, terminou o Circuito na 30. posição e no último ano subiu seis lugares (24.), ocupava, antes da prova sul-africana, o 20.§ posto, que praticamente garantem a "qualificação" para a segunda metade da temporada.


No arranque da época, "Saca", que já ocupou em abril do 13.º lugar da hierarquia, apontou como "meta" para 2010 terminar entre os 16 primeiros do "ranking".


O vencedor do Billabong Pro Jeffreys Bay, o sul-africano Jordi Smith, subiu ao topo do Circuito, somando 28500 pontos, mais 3.750 pontos que o australiano Taj Burrow, segundo, e mais 5.000 que o norte-americano Kelly Slater, nove vezes campeão e anterior líder.


A próxima e quinta etapa do Circuito Mundial, o Billabong Pro Teahupoo, vai ser disputada no Tahiti, de 23 de agosto a 03 de setembro.


Jornal Record
____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Jovens surfistas mergulham nas ondas atrás do exemplo de 'Saca' Pires

Têm entre 10 e 15 anos, mas para eles a vida faz-se já dentro de água em busca de um sonho: ser surfista profissional.

O mar. A sensação de liberdade. A adrenalina. São as motivações dos mais jovens surfistas que participaram na Taça de Portugal de Surf, na praia da Costa Nova, em Ílhavo. A competição reuniu jovens atletas de todo o País. Parecem uma irmandade: cabelos aloirados e pele bronzeada. O sonho é comum a quase todos: "ser como o 'Saca' e chegar ao circuito mundial de surf".

Os clubes em competição montaram verdadeiros acampamentos no extenso areal da praia. Os surfistas mais novos têm pouco mais de 10 anos. A pequenez não lhes limita as ambições: querem fazer do surf vida.

João Moreira, de 11 anos, veio de Carcavelos com o Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos. O pai e os tios praticam surf e foi assim "que nasceu o bichinho". "Comecei aos seis anos, mas não dava muita importância. Há dois anos é que comecei a praticar a sério", conta ao DN. Tomás Valente é o seu ídolo, mas o que gostava mesmo era de participar no circuito mundial, como o Tiago "Saca" Pires. "Uma pessoa para evoluir tem de ir para fora e participar noutras provas", explica.

Sob a responsabilidade dos clubes a que pertencem, a pequenada passou estes dias longe da família. Mas os pais dos irmãos Ruben Vita, de 13 anos, e de Agustin, de 12, do Clube de Surf de Espinho (Surf Jah), não quiseram deixar de ir ver os filhos em competição. Foi o pai, Agustin Garcia, que lhes transmitiu a paixão pelas ondas. Começaram no bodyboard, mas admitem que depois de pegarem numa prancha de surf "não quiseram mais nada".

"Quando não há escola, só não dormem no mar porque não podem. Se dependesse deles, passavam o ano dentro de água", diz Agustin Garcia. A mãe, Lurdes Vita, reforça: "Às vezes já é de noite e só estão eles e as gaivotas no mar." Para ambos, o surf não é apenas um passatempo. O desejo é chegarem onde chegou o "Saca": ao circuito mundial. "O surf é uma arte, a minha segunda casa e a minha vida", realça Agustin Vita. O irmão, Ruben, sonha com "as melhores ondas do mundo".

Simão e Gaspar Teixeira, gémeos de 11 anos, competem pelo Surf Clube de Sesimbra. Ambos começaram a surfar por influência do pai. "Para ele é um passatempo, mas nós queríamos levar isto mais a sério", confessa Gaspar. Para os gémeos, o "Saca" é um exemplo a seguir. "Primeiro porque é português, depois porque o surf dele é mais calmo e, também, pelo circuito mundial", refere Gaspar.

Margarida Carvalho, de 14 anos, veio com os gémeos, de Sesimbra, participar na competição feminina. "Adoro o mar, o ambiente e a adrenalina que se vive no surf", diz ao DN. O seu ídolo: Tiago "Saca" Pires. A sensação de surfar: "Inexplicável."
"DN"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
O Azores Islands Pro 2010, uma das etapas mais importantes do Circuito Mundial de Qualificação de surf, foi hoje cancelado pela falta de ondas no mar na Praia do Monte Verde, em S. Miguel, Açores.

“É um desporto que se pratica num meio natural e a natureza não quis colaborar pelo que temos um sentimento de relativa frustração”, disse à Agência Lusa Pedro Arruda, um dos responsáveis da União de Surfistas e Bodyboard dos Açores (USBA).

Pedro Arruda adiantou que já recebeu a garantia da associação internacional da modalidade (ASP) de que “vai decorrer na região, em Setembro do próximo ano, nova prova integrada no Circuito Mundial de Qualificação de surf repetindo o estatuto Prime e seis estrelas”.

O responsável realçou que apesar dos contratempos “foi possível apurar a vencedora feminina”, a australiana Laura Enever, de 16 anos, campeã mundial Pró Júnior, que bateu a norte-americana Courtney Conlogue.

Para realizar a prova do próximo ano os responsáveis adiantaram que vão já “iniciar contactos com os financiadores privados e públicos”, remetendo para outra oportunidade a revelação dos montantes necessários para a sua concretização.

Na prova, agora cancelada, participaram 128 surfistas masculinos e 45 femininos, entre os quais o campeão nacional João Guedes e Tiago “Saca” Pires, o único surfista português que disputa o World Tour.


sapo desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Tiago Pires disputa acesso a terceira eliminatória com número dois do ranking

A quinta etapa do Circuito Mundial ASP de Surf, no Taiti, vai colocar na primeira ronda Tiago Pires a defrontar Taj Burrow, número dois do ranking. O australiano foi o responsável pelo afastamento do português na última etapa.

Tiago Pires, 15.º no ranking, vai ainda medir qualidades com o anfitrião Taumata Puhetini, que venceu os trials de acesso ao campeonato, no nono heat. Em causa no Billabong Pro Teahupoo está o acesso directo à terceira eliminatória



abola
______
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Billabong Pro Tahiti: Tiago Pires nos «quartos»

O português Tiago «Saca» Pires está apurado para os quartos-de-final do Billabong Pro Tahiti, após ter derrotado, esta sexta-feira, o brasileiro Adriano de Souza.

No quarto «heat» da competição, Tiago Pires defrontou Adriano de Souza, com o português a alcançar, nas duas melhores ondas, a pontuação de 6,50 e 8,33, ou seja, 14,83 pontos no total, que foram suficientes para derrotar o adversário.

Nos quartos-de-final do Billabong Pro Tahiti, o surfista da Ericeira irá defrontar o norte-americano Damien Hobgood.


abola
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
28r2i5i.jpg



O surfista português Tiago «Saca» Pires terminou a participação no Quicksilver Pro France, após ter saído derrotado do duelo com o australiano Tom Whitaker.

Tiago Pires somou 8,1 pontos, no somatório das suas duas melhores ondas, tendo sido insuficiente para fazer frente a Whitaker, que obteve 14,5.

Surfista luso vai agora preparar a participação em Peniche, que vai decorrer em Outubro.

Na prova francesa prossegue o norte-americano Kelly Slater, que, esta quinta-feira, afastou o gaulês Maxime Huscenot. Na próxima ronda irá defrontar o australiano Julian Wilson e o sul-africano Jordy Smith.



abola
____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Portugal Pro: Australianos no caminho de Tiago Pires

2yod9w2.jpg





Os australianos Adrian Buchan e Matt Wilkinson são os adversários do surfista luso Tiago «Saca» Pires, na primeira eliminatória do Rip Curl Portugal Pro, em Peniche, referente à oitava etapa do Circuito Mundial ASP.

Tiago Pires irá entrar em competição no sétimo «heat», que deverá decorrer entre 14 a 18 de Outubro.

O actual número um mundial, o norte-americano Kelly Slater, terá como adversários o australiano Tom Whitaker, que eliminou «Saca» em França, e um «wildcard» ainda por designar.


abola
____
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Tiago Pires: «Tenho boas hipóteses de ganhar»

Rip Curl Pro Portugal em Peniche

ng1038144.jpg


Tiago Pires assumiu esta quarta-feira ter "boas hipóteses de vencer qualquer campeonato", apesar de recusar traçar objetivos para o Rip Curl Pro Portugal, cujo período de espera começa quinta-feira e se prolonga até próximo dia 18.

"O céu é o limite. Esse é o meu lema, como pessoa e como atleta. Para estar aqui, é porque tenho boas hipóteses para ganhar qualquer campeonato. Já estive, por duas vezes, muito perto de o fazer, no ano passado e no ano anterior. Este ano estou a competir outra vez em casa, o que é um privilégio", afirmou Saca, em entrevista à Agência Lusa.

Antevendo a etapa de Peniche, a 8ª do Circuito Mundial ASP de surf, Tiago Pires recusou colocar "metas de resultados", mas estabeleceu como objetivos "trabalhar o melhor possível ao nível de processo e colocar todo o interior a funcionar da melhor maneira".

"Vamos ver o que se passa agora neste campeonato", referiu Saca.

Apesar de ocupar o 15.º lugar no ranking Mundial, Tiago Pires, que estabeleceu como meta terminar o ano "entre os 16 primeiros", ainda não dá por cumpridos os objetivos: "Ainda há três provas pela frente, muitas ondas para surfar e vamos ver se consigo manter o mesmo nível e a mesma boa forma do início do ano".

"Acho que as metas não estão alcançadas até o ano acabar. Mas, sem dúvida, está a correr bem. Subi um degrau de consistência e era também um dos objetivos", frisou o surfista, que vai defrontar, no sétimo "heat" da 1.ª eliminatória, os australianos Adrian Buchan e Matt Wilkinson.

Recordando o Billabong Pro Teahupoo, disputado em setembro, na Polinésia Francesa, onde o português venceu duas baterias com "bombas" nos últimos segundos, Saca assegurou que esta não é uma estratégia, mas sim um "recurso".

"Talvez seja uma das minhas melhores qualidades como atleta, é nunca desistir e acreditar sempre que é possível fazer uma onda excelente até a buzina tocar", sublinhou Tiago Pires, justificando o "arrojo" com a sua ambição: "Quando se está a perder, só se quer é ganhar e as coisas acontecem naturalmente".

Um desígnio partilhado pelo presidente da Câmara Municipal de Peniche, que relevou a ambição de que "o Saca ganhe este campeonato".

António José Correia destacou ainda que esta competição, que vai ter como palco privilegiado a praia de Supertubos, é também uma "forma de promover o país, sempre, através do mar".

"Esta prova enquadra-se nas formas que defendemos para promover o país", frisou António Padeira, do Turismo de Portugal, reiterando que "o mar é um dos grandes ativos do país".

Em prova vai estar também o luso-alemão Marlon Lipke, que venceu os "trials" da prova, depois de ter integrado o Circuito Mundial em 2009, para enfrentar os australianos Mick Fanning, terceiro do ranking e campeão do Mundo em 2007 e 2009, e Daniel Ross, no quinto "heat".

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Rip Curl Pro Tricampeã nos 'quartos'Portugal:

Decorreram esta quinta-feira as provas de apuramento para os quartos-de-final do Rip Curl Pro Portugal, das quais saíram vitoriosas a tricampeã e líder do Circuito Mundial ASP de surf, a australiana Stephanie Gilmore, a compatriota Sally Fitzgibbons e a brasileira Silvana Lima.

A havaiana Coco Ho, sétima na hierarquia e que defendia o título conquistado em Peniche em 2009, foi eliminada pela australiana Claire Bevilacqua, na terceira eliminatória, terminando a prova entre as nonas classificadas da sexta etapa do Circuito.

Nesta ronda, Gilmore "vingou-se" da francesa Cannelle Bulard, que a tinha surpreendido na primeira ronda, Fitzgibbons, com uma excelente pontuação (16,83), afastou a compatriota Nicola Atherton, e a peruana Sofia Mulanovich, campeã do Mundo em 2004, derrotou a sul-africana Nikita Robb.

Silvana Lima bateu a "wildcard" havaiana Bethany Hamilton, que em 2003 foi atacada por um tubarão e perdeu o braço esquerdo, apenas por 1,4 pontos.

A competição feminina, cujo período de espera decorre até segunda-feira, arrancou hoje na praia do Lagido, em Peniche, enquanto a prova masculina, com um calendário alargado até 18 de outubro, ainda não teve início.

ojogo
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Rip Curl Pro Peniche: Organização suspende prova por um dia

ng1038959.jpg


A organização do Rip Curl Pro Portugal, oitava etapa do Circuito Mundial ASP de surf, suspendeu hoje as provas masculinas e femininas devido às condições climatéricas na zona de Peniche.

"Depois de avaliar as condições em Supertubos, Belgas e Lagido, decidimos parar a competição por um dia", afirmou Rich Porta, o líder dos juízes da ASP Internacional, acrescentando que "hoje não há muita oferta, enquanto se espera uma tempestade severa durante o dia".

Sem grandes ondas e com o tempo instável, Porta "excluiu" esta sexta feira do calendário: "Voltamos amanhã de manhã para conferir as condições e fazer nova chamada".

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Rip Curl Pro Peniche: Competição feminina deverá ser retomada

Prova masculina ainda sem arranque previsto

Depois de um dia de espera, o Rip Curl Pro Portugal, a etapa portuguesa do Circuito Mundial ASP de surf, deve ser retomado hoje com os quartos de final da competição feminina, na praia do Lagido, em Peniche.

A organização aferiu as condições do mar e do vento durante a manhã e anunciou que às 12 horas será feita uma nova chamada, para a disputa dos "quartos" femininos, sem prever o momento do arranque da prova masculina.

Na sexta etapa do Circuito Mundial ASP de surf feminino, cujo período de espera decorre até segunda-feira, já foram disputadas três eliminatórias, na quinta feira, e definidos os confrontos dos quartos de final.

As australianas Stephanie Gilmore, tricampeã e líder do Circuito Mundial ASP de surf, Chelsea Hedges, finalista vencida da etapa penichense em 2009, e Claire Bevilacqua vão defrontar a neo-zelandesa Paige Hareb, peruana Sofia Mulanovich, campeã do Mundo em 2004, e a brasileira Silvana Lima, respetivamente.

O outro heat vai opor as surfistas com melhores prestações durante as eliminatórias, caso da havaiana Carissa Moore, que somou 17 pontos, e da australiana Sally Fitzgibbons (16,83).

Na praia do Lagido são esperadas ondas de um a dois metros.

A competição masculina, oitava etapa do Circuito Mundial ASP de surf, tem o calendário alargado até 18 de outubro.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Surf: Vedetas relegadas para a repescagem

O norte-americano Kelly Slater, líder do Circuito e 9 vezes campeão do Mundo de surf, o sul-africano Jordy Smith, segundo na hierarquia, e o português Tiago Pires foram relegados para a repescagem do Rip Curl Pro Portugal, em Peniche.


A 8.ª etapa do Circuito masculino arrancou este domingo na praia de Supertubos, em Peniche, com os dois primeiros classificados do ranking a falharem logo na ronda inicial.


Tiago Pires "Saca" também não aproveitou o "fator casa" para garantir a qualificação direta para a terceira eliminatória.


Contabilizando 13,1 pontos, o "mítico" Kelly Slater foi surpreendido pelo australiano Tom Whitaker, 31.º do Mundo, que somou 14,67 pontos, e apenas superou o wildcard brasileiro Bruno Santos (3,03), no sexto "heat".


A mesma "sorte" teve Jordy Smith, cujos 11,07 pontos foram insuficientes perante a marca do norte-americano Gabe Kling (14,94), 35.º e último do "ranking" Mundial. O australiano Adam Melling, 23.º, foi o pior do quarto "heat", com 6,7 pontos.


Na sétima bateria, "Saca", 15.º do Mundo, somou 10 pontos, mas viu o australiano Matt Wilkinson, 27.º, vencer, com 12,66, relegando o "favorito" Adrian Buchan, sexto na hierarquia, para o último posto, com 8,3.


O australiano Mick Fanning, terceiro do Mundo e campeão em 2007 e 2009, mostrou-se implacável no quinto "heat", alcançando 12,67 pontos, e batendo o luso-alemão Marlon Lipke (12,1), que venceu os "trials", e o compatriota Daniel Ross (8,73).


Além de Whitaker, Kling, Wilkinson e do vencedor do Rip Curl Pro Search 2009, igualmente disputado em Peniche, também o norte-americano Taylor Knox, o francês Jeremy Flores e o australiano Taj Burrow garantiram uma presença na terceira eliminatória da etapa lusa.


Ainda a contar para a primeira eliminatória, Andy Irons, 10.º do Circuito e campeão em 2002, 2003 e 2004, defronta o brasileiro Jadson André, atualmente em igualdade pontual com o havaiano, e o norte-americano Patrick Gudauskas, 26.º.


O período de espera do Rip Curl Pro Portugal decorre até 18 de outubro.


Em 2009, o "Search" foi ganho por Fanning, que viria a sagrar-se campeão do Mundo pela segunda vez, ao bater na final o compatriota Bebe Durbidge. Tiago Pires foi afastado pelo norte-americano Nathaniel Curran, na primeira ronda, terminando a prova na 33.ª posição.


No sábado, a havaiana Carissa Moore sucedeu à compatriota Coco Ho nas vitórias em Peniche, ao ter batido a australiana Stephanie Gilmore, tricampeã e líder do Circuito Mundial ASP de surf, na final da prova feminina, na praia do Lagido.


Record
_______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Surf: Damien Hobgood e Bobby Martinez na 3.ª ronda

Brasileiro Jadson André também se apurou

Os norte-americanos Damien Hobgood e Bobby Martinez e o brasileiro Jadson André qualificaram-se, esta segunda-feira, para a 3.ª eliminatória do Rip Curl Pro Portugal, 8.ª etapa do Circuito Mundial ASP.

Em Supertubos, no 10.º "heat", o primeiro do dia, Hobgood, com 15,36 pontos, bateu o havaino Fredrick Patacchia (15,1) e o australiano Luke Stedman (13,27), enquanto Martinez, somando 16,70, superou o taitiano Michel Bourez (8,94) e o australiano Kai Otton (6,93).

Já o brasileiro Jadson André superou, na última bateria da 1.ª eliminatória, o havaiano Andy Irons, 10.º do Circuito e campeão em 2002, 2003 e 2004, e o norte-americano Patrick Gudauskas.

Depois de concluir a eliminatória inicial, a organização prevê realizar hoje toda a 2.ª ronda, de repescagem, e quatro "heats" da 3.ª, contando, para isso, com ondas de um a dois metros.

Na repescagem, o norte-americano Kelly Slater, líder do Circuito e nove vezes campeão do Mundo, vai bater-se com o brasileiro Bruno Santos e o sul-africano Jordy Smith, 2.ª na hierarquia, frente ao luso-alemão Marlon Lipke.

O português Tiago Pires, 15.º do ranking, também vai disputar esta eliminatória, para tentar juntar-se aos australianos Mick Fanning, vencedor do Rip Curl Pro Search 2009 e bicampeão do Mundo, e Taj Burrow, entre outros, na 3.ª eliminatória da etapa lusa.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Rip Curl Pro Portugal: Slater nas "meias"

Disputa vaga na final com chris davidson

O surfista norte-americano Kelly Slater, líder do Circuito Mundial ASP, garantiu hoje a presença nas meias-finais do Rip Curl Pro Portugal, disputando a vaga na final face ao australiano Chris Davidson.

Na praia de Supertubos, em Peniche, Slater, nove vezes campeão do Mundo, bateu o compatriota Damien Hobgood (15,24 pontos contra 12,56) na segunda bateria dos quartos de final da oitava etapa do Circuito.

Davidson, com 9,5 pontos, afastou o também australiano Adrian Buchan, no primeiro "heat" dos "quartos".

O francês Jeremy Flores assegurou a presença entre os quatro primeiros, somando 14,17, no confronto com Owen Wright (13,67), aguardando pelo vencedor do último embate, entre o sul-africano Jordy Smith, segundo no ranking, e o norte-americano Patrick Gudauskas.

Em 2009, a etapa disputada em Peniche foi ganha por Fanning, que viria a sagrar-se bicampeão do Mundo, ao bater na final o compatriota Bebe Durbidge.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Kelly Slater vence Rip Curl Pro Portugal

Kelly Slater venceu há momentos o Rip Curl Pro Portugal, 8ª etapa do World Tour que se realizou em Peniche.

O norte-americano, nove vezes campeão mundial, derrotou o actual Nº 2 mundial, Jordy Smith na final do evento.

Com este resultado reforçou a liderança do World Tour aumentando a vantagem pontual sobre o sul-africano e está cada vez mais próximo de um histórico 10º título mundial.

As esquerdas que escolheu na final permituram-lhe realizar boas manobras enquanto Jordy mostrou-se algo tenso e não conseguiu aplicar o seu repertório de aéreos.

O último dia de competição decorreu na praia de Supertubos com ondas de 1,5m. Começou por ser disputado logo pela manhã o round 5 e seguiu-se o desenrolar da prova até á final. Houve ainda tempo para uma Expression Session vencida por Jadson André, mas que contou com vários surfistas portugueses como Tiago Pires e Vasco Ribeiro.

Kelly esteve sempre muito concentrado e nos quartos-de-final eliminou o compatriota Damien Hobgood e nas meias-finais o australiano Chris Davidson. Voltou a demonstrar uma grande sintonia com as melhores ondas e quebrou o enguiço de maus resultados em Portugal da melhor forma.

Durante a entrega de prémios, Kelly ficou impressionado com o troféu do evento que simboliza um astrolábio português e agradeceu o apoio do muito público que esteve durante todo o dia presente na praia a aplaudir os atletas.

Chris Davidson e o francês Jeremy Flores ( que foi o melhor europeu em prova), ficaram em 3º lugar ex-aequo tendo perdido nas meias-finais.

Resultado:
1º Kelly Slater (USA) 13.33
2º Jordy Smith (ZAF) 11.43

Agora o World Tour segue para Porto Rico para o Rip Curl Pro Search que este ano se realiza de 30 de Outubro a 10 de Novembro.


sapo desporto
_____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Tiago Pires: “O primeiro lugar do circuito ASP está cada vez mais definido”

O melhor surfista português de sempre, revelou hoje, quinta-feira, após vitória de Kelly Slater na Praia dos Supertubos, o desejo de voltar a integrar o top6 do circuito mundial ASP, liderado pelo norte-americano. ‘Saca’, como é conhecido Tiago Pires, atribuiu a derrota na segunda ronda em Peniche ao nervosismo e a vários erros tácticos. “Apesar de não haverem muitas ondas, ainda apanhei uma ou outra onda com potencial. Se calhar foi um erro táctico, mas o meu erro principal foi estar nervoso e ter sucumbido, à pressão, mais uma vez. Foi um bocado a história do ano passado, com o mesmo tipo de resultado, o mesmo tipo de pressão e nervosismo”.

Em declarações à Lusa, o surfista português anseia a próxima etapa do circuito nas ondas de Porto Rico, de 30 de Outubro a 10 de Novembro. “Nunca estive lá e, se calhar, até é bom. Com o historial em Portugal, não sei se o conhecimento da onda favorece assim tanto, porque acabamos por ter tantas expectativas que não são concretizadas e conseguidas” afirmou o surfista que tem como objectivo acabar a época no top16.

Abordando a final que decorreu hoje na praia de Peniche, Saca analisa que “apesar de não ter sido uma final com um grande 'show' de surf, porque as ondas estavam bastante rápidas e difíceis de surfar, foi emocionante, o Jordy arriscou manobras arriscadas, tentando fazer jus ao estatuto de futurista e inventor de manobras, mas as coisas não lhe correram bem, porque o Kelly fez aquele surf certinho, com muita experiência”.

O Jogo
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Nazaré recebe visita especial em Novembro

O surfista Garrett McNamara, de 42 anos, vai estar em Portugal durante o mês de Novembro. Na sua primeira viagem à Europa, Garrett vai dedicar-se à exploração das potencialidades das ondas da Nazaré, com especial atenção para as da Praia do Norte.


Esta missão servirá como ensaio para a realização de um grande evento internacional de ondas grandes na Nazaré em 2012 (o primeiro na Europa desta especialidade do surf), que poderá ser com ou sem o auxílio de motas de água. Ou das duas formas!

"Sempre quis visitar Portugal, por isso é uma honra enorme receber este convite da Câmara da Nazaré," afirmou Garrett. "Estou muito entusiasmado com esta oportunidade e mal posso esperar por conhecer as pessoas e a cultura local. Ouvi dizer que a Nazaré tem uma gastronomia fantástica ligada ao mar, para não falar sequer numa onda como a de Jaws mas com fundo de areia," continuou McNamara, comparando a Praia do Norte com a mítica onda havaiana da ilha de Maui. "Adoro explorar ondas novas e acho que as da Praia do Norte vão oferecer grandes desafios. Falei com o Kelly Slater há poucos dias - ele está aí em Portugal, na etapa do World Tour - que me falou de como essa onda era pesada e que eu ia adorá-la. O que mais posso pedir?!," concluiu o havaiano.

As ondas grandes podem ser surfadas pelo homem até um determinado tamanho. O limite desse tamanho é medido pela capacidade de cada um em atingir a velocidade de remada que lhe permita entrar nas ondas em questão, tecnicamente falando, para além da vontade e da coragem propriamente ditas.

A partir do momento em que a velocidade de subida da água pela parede de uma onda é superior à da remada dos atletas, entramos no campo do surf rebocado, ou "Tow In". Aí, os surfistas são rebocados por Jet-Skis, que os colocam directamente na parede de ondas muito grandes, permitindo-lhes surfar e aproveitar ondas que de outra forma passariam intocadas, apesar de perfeitas.

Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes e muito grandes mais conceituados do mundo, vencedor de múltiplos prémios da especialidade, para além de um "Extreme Waterman" reconhecido (designação dada a pessoas com um forte apetite por actividades físicas de exploração do mar, como surf, mergulho, kitesurf, stand up paddle surf, etc).

Em parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos surfistas portugueses de ondas
grandes mais conceituados), com quem fará dupla nesta missão, McNamara irá explorar a região e dar particular atenção ao fenómeno do "Canhão da Nazaré", que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na Praia do Norte, o palco por excelência para um campeonato como o que se quer fazer em 2012.

O "Canhão da Nazaré" é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha da placa continental com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza as ondulações do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.

Desta forma, a força e a energia que as ondulações adquirem em mar aberto chegam à costa em todo o seu esplendor, o que proporciona um espectáculo inigualável e ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.

Para além da exploração das ondas da Nazaré, Garrett vai ainda proporcionar uma "Tow In Clinic" - curso intensivo desta especialidade, bem como promover um encontro de Stand Up Paddle Surfing, uma outra derivação do surf, tornada mais popular muito recentemente, em que o surfista utiliza uma prancha grande, uma pagaia e rema com ela, deslocando-se em pé, apanhando ou não ondas.

Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica EMM, contando com os apoios do Turismo do Oeste, Lightning Bolt, Go Pro, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Instituto Hidrográfico Português, Surftotal e Surf Portugal.

aeiou
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,034
Gostos Recebidos
409
Surf: Quiksilver quer elevar categoria da prova da Ericeira

Tiago "saca" pires apoia o desejo do diretor da prova

A Quiksilver pretende elevar ao estatuto "prime" a prova da Ericeira de qualificação para o Circuito Mundial de surf, o Quiksilver Pro Portugal, que começa terça-feira, disse hoje na apresentação o diretor da prova, José Gregório.

O Quiksilver Pro Portugal "é este ano uma prova de seis estrelas, mas a ideia é passarmos a 'prime' já no ano que vem e, quem sabe, no futuro, uma prova do principal circuito mundial", afirmou à agência Lusa José Gregório.

Segundo o responsável, a Ericeira "tem sem dúvida condições" para receber uma prova do Circuito Mundial, fazendo de Portugal o segundo país do mundo, depois da Austrália, a receber duas provas do Mundial.

O Quiksilver Pro Portugal, a antepenúltima de 37 etapas da qualificação mundial, que começa terça feira, conta com 96 surfistas inscritos, dos quais se destaca Tiago Pires e Jeremy Flores, que competem no circuito mundial.

Na apresentação, Tiago Pires, natural da Ericeira, onde "nasceu" para a competição internacional, sublinhou a importância de participar nesta etapa de qualificação para o mundial.

"Este campeonato traz muito boas lembranças porque a história da minha carreira foi feita aqui, como também faz sentido competir porque tive dois maus resultados nos últimos dois campeonatos da Europa e este campeonato vai servir de treino", afirmou.

Conhecedor do mar da Ericeira, Tiago Pires destacou que "a onda é bem longa e comprida para fazer muitas manobras".

O surfista português considerou-a melhor do que a onda de outros campeonatos da Europa por a praia ter fundo de rocha e não de areia, o que permite ao praticante "estar mais tempo em cima da onda".

RC
 
Topo