...sobrepostos ou semiautomática...continuação
Bom dia pessoal dos zagalotes:
Como já passei nesta cegada toda que é o Curso LUPA, posso dedicar-me á escolha da minha primeira espingarda...
Deixem-me contar um pormenor curioso que sucedeu na sessão de tiro do passado sábado no curso da PSP:
Das 5 armas de classe D que havia para a sessão de tiro(zabala-justapostos; miroku-sobrepostos; browning-sobrepostos; fabarm-sobrepostos e P.Beretta-semiautomática), ninguém escolheu a semiautomática!!!!.
(A mim calhou-me a zabala, dois gatilhos, a mesma do dia anterior do exame prático, velha como a sarna!)
Mas no entanto, porquê acabam todos por comprar semiautomática??? Será moda??
Como é contrário da maior parte de voçes, eu não tive ninguém na familia que fosse caçador, nem herdei armas. Por isso começei tudo do início e sem influências, logo a primeira espingarda vai ser a mais marcante...
Continuando com a minha opinão, prefiro uma arma de canos sobrepostos,. As razões que me levam a tal escolha são:
- Com a arma de canos sobrepostos aberta, mostra a milhas que é impossível estar carregada/armada. Também são muito mais fáceis as operações de segurança.
- Muitas são desmontáveis, estojo de tamanho reduzido e de mais fácil transporte.
- Como gosto de armas pequenas, as semiautomáticas estão em desvantagem, pois têm a caixa da culatra fazendo o cano começar mais á frente.
- As armas de canos sobrepostos têm dois canos, logo são dois tiros diferentes, podendo "Kitar" a arma a nosso gosto com os chokes.
- As mais pesadas são excelentes para atirar no ar, e ao que parece chumbam mais longe!?!?!?.... (Vai ao encontro de tipo de caça que me vou dedicar)
- Dois tiros são mais que suficientes, ao que me parece, se pudesse-mos ter 5 tiros nas semiautomáticas em vez dos 3, eram os 5 que iam....(+ gastos €€€€).
- E para a caça que vou ver e matar, mais vale ter uma arma que gosto do que um cano feio.....Podendo ir sempre matar o vício com uns pratos, em que a arma de canos sobrepostos é a mais indicada...
Fui entretanto a um armeiro muito conhecido no distrito de Santarém, Bemposta-Abrantes, e das 80 armas que ele possuia, escolhi duas novas(sem olhar a marcas), uma arma semi-automática e uma sobrepostos. Tendo como primeiro critério, a beleza!! Sabem quais foram?? uma BREDA ECHO GA12 3" 71cm (990€), e uma Winchester (1500€)(n me lembro da referência). Curioso que a arma de canos sobrepostos era mais leve que a semiautomática........
Pois!! É um mito que que as semiautomáticas são mais leves que as outras....talvez de modo geral...
Depende também ao que se quer caçar....
Eu moro num apartamento, não posso ter cães. Vou ter de optar por caçar mais aos tordos, patos ao fim do dia, aos pombos e as rolas, daí a minha preferência pela arma de canos sobrepostos.
Vou também comprar uma CZ550 Deluxe 9,3x62 para as esperas e uma ou outra montaria. Qualquer reserva desta zona (Chamusca, Carregueira, Tramagal, Pereira e Vale pequeno) está cheinha de porcos!!!.
Quando fôr aos coelhos/lebres/perdizes, vou a uma turística com os meus amigos aldrabões e caço á mama....
Cumprimentos a todos
P.S. - (Esqueci-me de dizer, que quem vai fazer este curso da PSP e passar, tem de voltar a pagar 27,20€ para a emissão docertificado (tem de ser o próprio a levantar na PSP)