- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,100
- Gostos Recebidos
- 1,215
A chegada do tempo mais frio pode deixar o sistema imunitário em baixo. Assim, é preciso fortalecer para evitar que fique mais vulnerável e com que qualquer gripe e constipação o deixe doente por vários dias. Assim, é importante criar uma espécie de escudo no organismo.
Ana Luzón é especialista em nutrição e ao agregador de blogues HuffPost revelou o que pode fazer com a sua alimentação de forma a conseguir fortalecer o sistema imunitário e evitar este tipo de quebras.
A especialista revela que é através da alimentação que o irá conseguir fazer. "É preciso comer de uma forma que forneça ao seu sistema imunitário tudo o precisa para funcionar da melhor forma", começa por dizer a especialista.
“A primeira coisa a esclarecer é algo que frequentemente causa frustração: o sistema imunitário não funciona com o consumo de alimentos específicos ou com soluções rápidas. É um sistema complexo que depende do estado nutricional geral, da qualidade e variedade dos alimentos, do descanso, dos níveis de stress e da saúde digestiva”, continua.
Criar um escudo através da alimentação
Assim, pensar logo em tomar medicamentos e vitaminas é algo que deverá ficar para segundo plano. Deverá priorizar o consumo de certo tipo de alimentos e introduzi-los na sua alimentação diária.
"Legumes todos os dias, sim, mas sem excesso. Fornecem fibras essenciais para a microbiota intestinal, antioxidantes e micronutrientes que estão envolvidos na resposta imunológica.”
Existem outros vegetais que deve consumir mais vezes para conseguir uma melhor resposta do organismo, como abóbora, cenoura e até cebola. Contudo, a variedade é algo que deve fazer parte do seu dia a dia. “Variedade ao longo da semana é o que faz a diferença.”
Também as frutas são essenciais. “As frutas podem ter algum teor de açúcar, mas as evidências são claras: protegem e não prejudicam. Fornecem vitamina C e fibras solúveis para uma melhor resposta do sistema imunitário.”
Assim, aponta que o consumo de laranjas, tangerinas, maçãs e frutos vermelhos, sejam frescos ou congelados, acaba por fazer alguma diferença. Peixes, alimentos fermentados e também leguminosas devem fazer parte da sua alimentação diária.
É uma gripe ou está constipado? Saiba como distinguir
Pode ser complicado distinguir uma gripe de uma simples constipação, especialmente no inverno, altura do ano em que ambas são muito comuns. Para ajudá-lo a tirar as dúvidas, e a não confundir as duas condições incómodas, especialistas do Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, agregador de blogues, explicaram o que deve saber.
De acordo com os especialistas, "os sintomas de ambos podem ser semelhantes", mas a gripe "tende a ser mais grave". Existem algumas diferenças a ter em conta.
Constipações aparecem gradualmente, afetando principalmente o nariz e a garganta, afirmam. Também pode causar mau estar e impedi-lo de fazer as suas atividades normais.
Já as gripes "aparecem rapidamente, em poucas horas", e afetam "mais do que apenas o nariz e a garganta". Também podem fazer "com que se sinta exausto e demasiado indisposto para continuar a trabalhar normalmente".
IN:NM
