- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,535
- Gostos Recebidos
- 1,114

Níveis elevados de colesterol podem ser sentidos nos dedos dos pés, "especialmente à noite" e em repouso, alerta David R. Sullivan, também conhecido como o 'médico dos pés'.
"Ardor nos dedos e dor nos pés, especialmente à noite, podem ser um sinal de alerta de níveis elevados de colesterol", indica o especialista, citado pelo jornal Daily Express. Esta dor, explica, "pode indicar aterosclerose", que leva ao endurecimento das artérias. Trata-se de um tipo de arteriosclerose, que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores.
Sem tratamento, o colesterol pode evoluir para doença arterial periférica intestinal (DAP). A DAP caracteriza-se "pela obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores. É responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral)", pode ler-se no portal do Hospital da Luz.
Citada pelo Daily Express, a enfermeira Emily McGrath, da British Heart Foundation, afirma que, no pior dos cenários, a DAP pode ser "fatal". "Afeta geralmente as pernas e pode provocar dores nas ao andar e, em casos graves, gangrena e até mesmo amputação", sublinha.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
IN:NM