Portal Chamar Táxi

Sabe o que fazer?

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Como agir face a um sismo



Caso um dia seja apanhado de surpresa por um sismo, nada como estar prevenido e saber de antemão os cuidados que se devem ter e os erros a evitar.

Pode começar por fazer um plano de emergência para a sua família, certificando- se de que todos sabem como agir e conhecem os locais mais seguros e mais perigosos da casa.

Fixe as estantes às paredes da casa e ensine todos os familiares a desligar a electricidade, o gás e a água. Deve ainda ter num local acessível uma lanterna e os números de telefone dos serviços de emergência.

Depois do sismo ocorrer

Mantenha-se calmo e prepare-se para a ocorrência de possíveis réplicas. Desligue a luz e o gás, para evitar incêndios, e não fume, pois pode haver fugas de gás.

Deverá também limpar os produtos inflamáveis que tenham sido derramados e nunca utilize os elevadores, pois podem ficar bloqueados. Evite passar por locais onde estejam fios eléctricos soltos e não circule pelas ruas para ver o que aconteceu. Liberte-as para as viaturas de socorro.







saude.sapo
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Entorse



A entorse é uma lesão articular provocada por um movimento forçado com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, mas sem deslocação das superfícies articulares.

Frequente em práticas desportivas, esta situação pode ser prevenida com o uso de calçado confortável e adequado às atividades que se desenvolvem, nomeadamente a nível desportivo.

Sintomas

No momento em que ocorre a lesão, surge uma dor intensa e toda a zona articular fica inchada. A pessoa sente-se incapaz de fazer movimentos com a zona afetada.

Como atuar

Mantenha-se numa posição o mais confortável possível
Aplique gelo na articulação que sofreu a lesão, para reduzir o inchaço
Envolva a articulação lesionada numa ligadura, para conferir alguma proteção
Quando procurar ajuda médica

Se a dor persistir e o inchaço não reduzir, após algumas horas, deve procurar ajuda especializada. Pode necessitar de intervenção cirúrgica se se tratar de uma entorse grave
Sempre que estiver na dúvida, se se trata de uma entorse ou de uma fractura








saude.sapo
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Sabe identificar um cancro cutâneo?

Compare os seus sinais com os que aqui vê. Este auto-exame pode salvar-lhe a vida

cancro%20cut%c3%a2neo.jpg


Já alguma vez olhou para os seus sinais? É importante que o faça regularmente a fim de detetar possíveis alterações de cor, tamanho ou espessura.

Depois do Verão, período em que há uma maior exposição solar, deve marcar uma consulta de dermatologia para fazer o rastreio de cancro cutâneo, pelo menos, uma vez por ano.

Sempre que observar os sinais corporais não se esqueça dos locais que, normalmente, estão mais expostos aos raios ultra-violeta e que mais facilmente nos esquecemos.

São eles, por exemplo, as orelhas, o nariz, os ombros, as mãos e os pés. Veja de seguida as características de cada tumor cutâneo e veja também a sua imagem correspondente.

Queratose actínica (2 e 5)

Trata-se de uma alteração pré-maligna, ou seja, se não for tratada pode vir a transformar-se em cancro da pele. Pode surgir em qualquer parte do corpo sujeita a exposição excessiva ao sol. É mais frequente no dorso das mãos e face. Manifesta-se por lesões múltiplas, de início manchas de limites irregulares que, progressivamente, ficam mais espessas e cobertas por escama aderente.

Melanoma (6)

É o tipo mais mortífero de cancro da pele, mas quando tratado precocemente pode ser curável em mais de 95% dos casos. Pode aparecer em lesões pigmentadas pré-existentes que se alteram ou surgir como uma lesão nova. Usualmente de cor preta, pode, em casos mais raros, ser vermelho, branco ou cor da pele.

Carcinoma basocelular ou basalioma (1)

É a forma mais comum de cancro da pele, mas a menos perigosa, associada a uma baixa taxa de mortalidade. Tem, frequentemente, o aspecto de um pequeno nódulo de 1 a 2 mm de diâmetro que cresce muito lentamente e que faz ferida, habitualmente coberta por crosta, que parece que cura mas recidiva sempre.

Carcinoma espinocelular (3 e 4)

Tem por norma um aspeto nodular coberto por escama aderente, crosta ou inflamação. É mais agressivo que o basalioma, podendo, nas formas avançadas, originar metástases e provocar a morte do doente. Surge, quase sempre, sobre lesões pré-existentes (queratoses actínicas) nas áreas mais expostas ao sol e atinge sobretudo as pessoas idosas.

O que deve procurar
Estes são os pormenores a que deve estar atento:

- Os sinais com mau aspeto ou diferentes dos restantes sinais podem ter uma carga maligna ou pré-maligna.

- Procure-os regularmente em todo o seu corpo (incluindo costas, plantas dos pés, zona dos genitais e couro cabeludo).

- Outros indícios suspeitos são as características ABCDE e devem motivar de imediato uma consulta com um dermatologista.

Assimetria: Metade do sinal não se parece com a outra.

Bordos irregulares: Especialmente a presença de chanfraduras ou indentações, bem como irregularidades na superfície, visíveis ou palpáveis.

Cor: Mudança na cor de um sinal já existente ou desenvolvimento de um sinal de cores variadas, especialmente tonalidades de vermelho, branco, castanho, azul ou preto.

Diâmetro: Mais de 6 mm de diâmetro (o tamanho da borracha de um lápis).

Evolução: Aumento súbito de tamanho de um sinal.








saude.sapo
 
Topo