• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Renegociações com a NOS

Status
Não está aberto para novas respostas.

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boas
Encontrei na net esta "comparação" acerca dos tarifários e serviços da NOS e Vodafone. Achei que o assunto tem interesse relevante e vou postá-lo aqui, mesmo não eu o autor da "comparação".

"Renegociações com a NOS - ou a arte de fazer fugir clientes
NOS.jpg
A recente duplicação da velocidade da oferta da Vodafone para os 100Mbps, mantendo o preço de €25,90 veio novamente fazer mexer o mercado, e com isso também os abandonos e renegociações com os operadores concorrentes. E infelizmente, a NOS vem demonstrar que, ano após ano, continua a não ter noção de como deveria tratar os clientes... prestes a tornarem-se ex-clientes.


Comecemos pelos factos. Se são clientes ZON e estão a pagar mais de €26,90 por um pacote Iris com: 100Mbps, telefone fixo ilimitado, box c/100h de gravação, 126 canais, e que inclui €2,50 de crédito para usar em serviços extra; estão a ser roubados! É esse o valor que muitas pessoas estão a conseguir ao ameaçarem desistir do serviço para passarem para a Vodafone. O problema... é que não é para todos.


Já temos discutido a questão da "fidelização" ao longo dos anos, e infelizmente a NOS parece querer manter todos os erros que a antiga ZON cometia a este respeito. Em vez de querer ganhar a fidelidade dos clientes tratando-os bem, a táctica continua a ser "acorrentá-los" o mais possível, para uma fidelidade à força, que obviamente terá as suas consequências a médio/longo prazo.

Quem me conhece saberá que me irrita profundamente o simples facto de ter que "regatear". Uma empresa que fornece um serviço deveria fazê-lo ao mesmo preço para todos os clientes. Não sei qual a lógica (ou sequer se é legal) que um cliente esteja a pagar 50 euros por um serviço, quando outro paga metade pelo mesmo - isso seria assunto para a Anacom ou outra entidade averiguar. Mas considerando que os euros também me custam, lá tive eu que perder algum tempo a ligar para a NOS, para "pedir" que me reduzissem o preço. Afinal, tenho fibra da Vodafone ali à porta...


Alguns pontos de interesse. Há alguns meses, a NOS contactou-me por sua própria iniciativa, com a proposta de me baixar a mensalidade. Sim, estão a ler bem: a NOS; por sua iniciativa; propôs-me baixar o preço! Incrível, não?


Claro que isto não aconteceu por acaso, na altura a Vodafone estava prestes a chegar à minha zona, e era fácil antever que se tratava de um "presente envenenado" cujo único objectivo fosse garantir a "fidelização/aprisionamento" por mais 12 meses. Propuseram-me uma redução dos 50€ para cerca de 40€ - e logo aí fiquei a perder, pois alguns amigos "mais chatos" depressa me disseram ter passado pelo mesmo, mas tendo conseguido negociar valores mais reduzidos, e até com direito a canais "premium" incluídos.

Na minha inocência, lá aceitei. Primeiro, porque a oferta da Vodafone se limitava a 50Mbps e eu, dando prioridade à internet, tinha interesse em manter os 100Mbps - mesmo sendo duvidoso se isso justificaria os 15€ adicionais por mês. Para além disso, estava confiante que se as condições se alterassem significativamente, haveria espaço de manobra para novas renegociações. (Bem errado estava...)


Agora que a Vodafone também iguala os 100Mbps de internet, não há como justificar estar a pagar mais 15€ por mês pelo serviço da NOS que tenho. E a custo, lá me aventurei a ligar para lá para ver o que se podia fazer quanto a isso. Afinal... não faltam leitores na nossa mailing list a partilhar as condições que conseguiram nestas renegociações com a NOS, pelo que só queria ser tratado de igual forma.

O primeiro operador lá me passou para o departamento de renegociações/retenções, e lá começou uma daquelas aventuras que só quem por lá passa é que sabe. O operador (sempre simpático, refira-se) fez questão de me dizer o serviço que tinha, e de que estava com um preço excelente e que já tinha sido reduzido. Mas perante a minha insistência de que não era assim tão bom negócio face à concorrência, lá começou a puxar das suas "cartas"...

Para o operador, a experiência de utilização da box Vodafone "não tem comparação" com a da NOS, que é "muito mais avançada". Mas aí disse-lhe que não dou uso à TV, e que só me interessa a Internet. Tentou também (já o primeiro operador o tinha tentado fazer) atirar-me para um pacote com telemóveis incluídos - mas novamente, disse que o meu interesse era reduzir os custos mensais e não aumentá-los.

... E por esta altura já se tornava a aparente o "trunfo" que ele tinha na manga, e que fazia de toda esta discussão uma perda de tempo (a questão da fidelização), que lá ia sendo mencionado de raspão e sempre do género "não é do nosso interesse fazer isto, queremos garantir que o cliente fica bem servido".

Mas a conversa lá prosseguia, e eventualmente lá se chegou aos pontos surreais. Para a NOS, o facto da Vodafone fazer chegar a fibra a casa do cliente é um ponto negativo, uma vez que isso faz com que o ONT (a caixa que faz a conversão da fibra) fica na casa do mesmo, a gastar electricidade - enquanto que na NOS, fazem-nos o favor de deixar a caixa "lá fora", e não pagamos por isso!

Depois, nova parede intransponível: quando referi que tenho amigos e conhecidos que ficaram a pagar 26 euros; de nada serviu. Que isso poderia ser devido a "muitos factores"... mas aparentemente, e sem explicação, são factores que só servem para alguns clientes e não para outros. Em suma... para mim, a NOS diz-me que a mensalidade de 41€ é o mais barato que pode fazer, mesmo havendo quem pague menos 36%.

E não havendo mais por onde seguir, lá veio a aguardada questão que já assombrava a discussão: "pois, mas se quiser cancelar, vai ter que pagar todas as mensalidades em falta até ao final do período de fidelização".

disappoint.jpg

As empresas existem para dar lucro - penso que ninguém tem ilusões quanto a isso. Mas ainda assim, há formas e "formas" de lidar com os clientes. A Vodafone (e outras) não será uma empresa perfeita, e também procurará o máximo de lucro que puder tirar dos seus clientes; mas há alguns detalhes que mostram uma atitude diferente. Vários amigos, mesmo estando em período de fidelização, puderam sem problemas ter acesso às novas condições (prolongando o período de fidelização, obviamente). E mesmo na questão dos cancelamentos em período de fidelização, não se dá lugar ao pagamento de todas as mensalidades em falta, mas sim a uma penalização em função do tempo em falta do contrato.


Não tenho falta de relatos de pessoas com NOS que, tendo sofrido durante anos com a falta de concorrência, chegaram a um ponto em que mudam para outro operador assim que possível, mesmo que tivessem que pagar mais por isso. Outros que se riem quando a NOS lhes diz que também iguala o preço dos concorrentes - depois de anos sem terem baixado um euro que fosse. No meu caso, fica apenas a constatação da triste noção que a NOS tem da "fidelização", pois mesmo tendo sido seu cliente durante muitos e longos anos (ah, a sonhadora ideia de que um cliente deveria ter melhores condições quando mais tempo permanece num serviço!) consegue transformar-me numa daqueles pessoas que nem se importará de pagar mais... para deixar de ser seu cliente.

Espero que as restantes mensalidades do período de fidelização lhes saibam muito bem, pois serão os últimos euros que receberão da minha parte.


P.S. Se quiserem ligar para a NOS, para renegociar ou cancelar o contrato, usem o número gratuito: 800 999 000. Não faz sentido estar a gastar mais uns euros na chamada.
 
Última edição:

tyui

GF Ouro
Entrou
Abr 26, 2008
Mensagens
512
Gostos Recebidos
14
Amigo apenas uma questão:
estás fidelizado com a NOZ porquê... assinaste algum documento/contrato escrito?

Pergunto isto porque já sou cliente deles desde o tempo da antiga Clix; outro dia liguei a pedir para rescindir o serviço pois a Vodafone fibra já chegou a minha residência. Tiveram o descaramento de me dizer que ainda tinha mais 1 ano de fidelização... quando nada assinei e os negócios que tenho com eles foram todos feitos por telefone!

Pedi ao senhor que me atendeu na NOZ o favor de me enviar por email o documento assinado que me fidelizava durante mais 1 ano. Aí a conversa dele mudou pois logo viu que sou conhecedor das regras da Anacon e disse-lhe que lhe enviava o Decreto - Lei onde diz que para haver uma fidelização tem sempre que existir um contrato assinado (o que não é o meu caso).
 

CARBM

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,233
Gostos Recebidos
3
Então aqui vai mais uma "estória". Quando a Vodafone chegou á minha zona, telefonei para a NOS e disse que tinha uma prosposta de 26 euros da concorrência. Ignoraram o assunto. Rescindi numa loja, e nada me perguntaram sobre as razões, o contrato com eles e 3 dias depois recebi uma chamada a proporem-me o mesmo valor (26 euros), o qual neguei visto já ter assinado com a Vodafone. Tres meses depois ainda tinha a anulação pendente e as facturas a chegar a casa. Situação vergonhosa. Eu não me preocupo, pois tenho o documento que comprova a anulação de contrato, mas..... "vai dar pano para mangas"
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Atenção ao contracto assinado porque existem sempre excepções e acabam por ser muitos nestas circunstâncias quando ligam para cancelar e depois aceitam as novas condições com período de fidelização

Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao operador, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor.
 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,238
Gostos Recebidos
55
alguem sabe qual o periodo de fidelizacao para novos contratos?
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Não confirmo a 100% o que vou dizer, mas foi-me dito por uma comercial da NOS, que todos os contratos realizados por telefone, não têm qualquer fidelização obrigatória, porque no nosso país, para ser legal, tem de ser tudo por escrito! Disse-me também que todos os contratos com 2 anos de fidelizacao, ao fim de um ano é possível mudar de operadora sem custos adicionais (tipo portabilidade de número), caso contrário, terá de se cumprir os dois anos!

Ainda não procurei mais respostas acerca deste assunto porque nunca precisei. Mas irei procurar bem , caso algum dia necessite.

Cps
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Esta citação é da própria Anacom

Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao operador, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Esta citação é da própria Anacom

A anacom é tão boa como os operadores em Portugal
Que vergonha quem nos devia defender ainda é a favor desses comilões

todos juntos num saco no local mais fundo da albufeira ....

Querem saber todos os contratos via telefone não são validos como ja foi aqui dito mas tem sempre a ameaça de tribunal , não tenham medo que eles não iram fazer nada porque é ilegal
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Querem saber todos os contratos via telefone não são validos como ja foi aqui dito mas tem sempre a ameaça de tribunal

Exatamente, é esse mesmo o problema, determinados tipo de ameaças! E o medo leva-nos a deixar ficar como está e continuar a pagar :(
E depois quando procuramos respostas / ajudas, não há ninguém pronto a isso! Mesmo a própria DECO, nem sempre é o melhor local para pedir ajuda. É tudo muito bonito nas revistas, resolveu o caso deste e daquele, mas não expõem os quantos casos que eles arrastam e nem se preocupam em ajudar a quem todos os meses lhes paga uma mensalidade!

Cps
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Excelente tópico.

A NOS parece os bancos, para mudar condições temos que apresentar contra-propostas, então se dou trabalho a outro banco para receber melhores condições então mudo, o que já aconteceu comigo. Depois ficam admirados com a nossa atitude, então também não estavam preocupados com isso.

Com os operadoras é a mesma coisa, pensam que as pessoas não se vão ao trabalho e nada fazem quando não há concorrência na zona.

Temos que andar sempre em cima, isso dos contratos telefónicos pensava que eram legais e que por isso as conversas são gravadas, melhor ainda.

Os comerciais conseguem fazer quase tudo (com decisão do chefe claro), a Meo qd cá veio para tentar vender o serviço a casa depois de 1h de conversa resumo como acabei a conversa "aceito as condições mas sem fidelização, caso contrário pode ir já embora", fez um telefonema e teve o ok.
Tenho M3O em casa sem fidelização (já confirmei com o callcenter), tirando as redes moveis não tenho aqui mais nada (q acho q eles n sabiam pois passa CaboVisão a 3km daqui e deviam pensar q a minha zona tb tinha cobertura) mas a comercial entendeu a minha ideia de sair para outro serviço caso a Meo não acompanha-se

Infelizmente não podemos depender da boa fé das operadoras e temos q andar sempre a batalhar com eles, e estas trocas de ideias, informações e experiências ajuda-nos a estar preparados qd temos que contactar as operadoras para negociar e discutir condições.
 
Última edição:

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
A lei é o que está escrito e não o que nós dizemos ou escrevemos
Captura de ecrã de 2015-07-15 23:20:12.jpg
 

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Mensagens
1,010
Gostos Recebidos
1
Pois. Infelizmente no site da anacom também isto:

"É importante que tenha em atenção que os contratos para a prestação de serviços de comunicações não têm, em regra, de ser celebrados por escrito para serem válidos. "


E é precisamente por isto que o sector das comunicações é o que tem mais reclamações.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Mas faz sentido essa afirmação, o contrato feito por telefone é válido, mas por ser válido não tens de ter qualquer tipo de fidelização!

São coisas completamente diferentes!

Cps
 

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Mensagens
1,010
Gostos Recebidos
1
Mas faz sentido essa afirmação, o contrato feito por telefone é válido, mas por ser válido não tens de ter qualquer tipo de fidelização!

São coisas completamente diferentes!

Cps

Sem duvida amigo. Mas bem sabes como funcionam as coisas infelizmente. Se para nós que ainda vamos tendo alguma info, para os que entendem menos imagina como será resolver um problema que os operadores teimam em colocar que é este das fidelizações
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Sem duvida amigo. Mas bem sabes como funcionam as coisas infelizmente. Se para nós que ainda vamos tendo alguma info, para os que entendem menos imagina como será resolver um problema que os operadores teimam em colocar que é este das fidelizações

Sim isso eu concordo contigo! Como o facto de seres ameaçado em ir a tribunal, o que compensa mais? O medo de ir ter essa despesa ou ficares a pagar mais X o resto do contrato? Só é ridículo é não haver alguém que defenda os que menos entendem...

Cps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu acho sempre muita piada ao "dizer mal a torto e a direito"...

A anacom é tão boa como os operadores em Portugal
Que vergonha quem nos devia defender ainda é a favor desses comilões

A lei é o que está escrito e não o que nós dizemos ou escrevemos
attachment.php

DX2
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Eu acho sempre muita piada ao "dizer mal a torto e a direito"...





DX2

Cada um queixa-se dos seus problemas, nem se trata sequer de dizer mal, é a pura realidade, quanto à anacom comparo-a ao banco de portugal, em vez de defenderem os clientes, defendem os operadores e os bancos, esta é infelizmente a realidade do nosso país, não se trata de dizer mal, é apenas o que acontece.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se não fosse a Anacom isto estava bem pior, acredita. Todos temos alguma má experiência com os operadores de telecomunicações e isso dá-nos o direito de nos queixarmos. No entanto ninguém tem o direito de acusar a Anacom de corrupção ou compadrio de ânimo leve ou sem provas.

DX2
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Eu acho sempre muita piada ao "dizer mal a torto e a direito"...





DX2


Deves ser daqueles que querem os seus 3% nas vendas a clientes

O amigo deve pensar que andam todos a dormir ....

Também podes entrar no mesmo saco dos comilões

Podes também corrigir o meu português se o achares

Looollll
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Eu tento não escrever coisas sobre a qual não tenho a certeza e escrever que todos os contratos feitos por telefone não são válidos é uma afirmação que não é totalmente verdadeira
Existem mais contractos que se encaixam na excepção que aqueles que alguns pensam.
E excepção é para facilitar o consumidor que por sua iniciativa contacta uma qualquer empresa por telefone porque quer ser seu cliente mas as operadoras colocam, e eu acho que bem, nessa excepção os clientes que ligam para cancelar/renegociar o contracto e aceitam melhores condições mediante o aumento ou um novo período de fidelização.
Não querem fidelizações comprem os equipamentos (telemóveis desbloqueados, routers, receptores, antenas, LNBs, cabo, paguem a instalação ...) porque sem vantagens para o consumidor, para mim, não existem fidelizações e quem as aceita só tem que cumprir
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo