Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O último dia do Rali de Portugal começou em Felgueiras, de regresso ao percurso do evento português, e o líder Elfyn Evans fez questão de atacar bem cedo para conseguir dilatar a vantagem sobre Dani Sordo que trazia do dia de ontem. O britânico da Toyota entrou para o último dia com 10.7 segundos de avanço sobre o espanhol a Hyundai e quase duplicou essa vantagem, ao tê-la reforçado em mais 9.6 segundos para estar agora com uma margem de 20.3 segundos.
Praticamente todos os pilotos alinharam com 4 pneus macios para esta classificativa, inclusive os que lutam pelo triunfo na classificação geral. Ott Tänak, Thierry Neuville e Kalle Rovanperä voltam ao rali, mas já sem aspirações na classificação geral, no entanto partem em busca dos pontos extra na Power Stage e os pilotos da Hyundai fizeram questão de cumprir o trajeto de Felgueiras num ritmo quase de passeio (o estónio terminou a 27.8 segundos de Evans e o belga a 40.5) a fim de poupar os pneus e garantir que chegam a Fafe em condições de lutar por esses pontos.
Classificação após 16 especiais:
1.º Elfyn Evans, Toyota
2.º Dani Sordo, Hyundai +20.3s
3.º Sébastien Ogier, Toyota +1:15.6
4.º Takamoto Katsuta, Toyota + 1:27.0
5.º Adrien Fourmaux, M-Sport Ford +4:30.7
6.º Gus Greensmith, M-Sport Ford +4:37.6
O galês Elfyn Evans (Toyota) é o vencedor da 54.ª edição do Rali de Portugal, que terminou ao início da tarde deste domingo com vistosa ‘Power Stage’ em Fafe.
Evans, que tinha saltado para a liderança na tarde de sábado, ao beneficiar de problemas na suspensão traseira direita do Hyundai i20 Coupé WRC do estónio Ott Tänak, terminou com 28,3 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo, segundo classificado.
O francês Sébastien Ogier (Toyota) terminou na terceira posição e segue líder na classificação do Mundial, com 79 pontos após esta quarta prova do calendário. Evans é segundo, com 77.
A próxima prova está marcada para 3/6 de junho, na Sardenha.
Thierry Neuville termina primeiro dia do Rali da Catalunha na liderança
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) terminou o primeiro dos três dias do Rali da Catalunha, penúltima prova do Campeonato Mundial, na liderança da classificação.
Neuville terminou o primeiro dia, com seis especiais desenhadas no asfalto catalão, com o tempo de 1:01.26,6 horas, deixando o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) na segunda posição, a 0,7 segundos, com o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) em terceiro lugar, a 19,4 segundos.
Pelo caminho ficou já o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), devido aos danos provocados pelo toque numa raiz na quarta classificativa do dia.
"Esta tarde senti-me mais confortável no carro. De manhã tivemos dificuldades com a direção e sentia que estava a puxar o carro em vez de o conduzir. Nos troços mais técnicos sentia que podia ir mais depressa, mas não conseguia inserir o carro corretamente nas curvas", explicou o líder da prova.
Com estes resultados, Ogier pode perder a segunda oportunidade de se sagrar campeão mundial pela oitava vez, pois precisa de ganhar sete pontos a Evans se quiser festejar antecipadamente.
O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que joga em casa, é quarto, a 24,8 segundos do companheiro de equipa, com o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) em quinto, a 38 segundos.
Neuville venceu quatro dos seis troços cronometrados, deixando os dois restantes para Evans, que chegou a esta 11.ª e penúltima ronda do campeonato com 24 pontos de atraso para Ogier.
No sábado, os pilotos enfrentam sete troços cronometrados, com um total de 117,54 quilómetros.