- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,872
- Gostos Recebidos
- 1,195
Afinal, de quanto em quanto tempo é que precisa de trocar a sua escova de dentes? Costuma usar a mesma durante vários meses seguidos sem pensar nas consequências? O ideal é fazer a troca com regularidade e um dentista explica quando é a melhor altura para fazê-lo.
Na sua página de TikTok, o dentista Simón Pardiñas, aqui citado pelo The Mirror, partilhou algumas preocupações que deve ter com a sua escova de dentes. Um dos pontos diz respeito a quando deve fazer a troca por uma escova nova.
Quando trocar a sua escova de dentes
Refere que o melhor é trocar as escovas de dentes a cada três meses. Contudo, esta mudança poderá ser num tempo mais reduzido se tiver tido alguma doença. “Se esteve doente, com uma infeção viral ou bacteriana, troque-a imediatamente”, começou por revelar.
“Milhões de bactérias nocivas podem acumular-se nas escovas de dentes durante uma doença.” Outro dos momentos que pode ter em conta passa por fazer a troca a cada mudança de estação.
Por outro lado, se tiver a escova gasta, provavelmente é o momento certo para também trocar por uma nova. O dentista Simón Pardiñas alertou ainda para os riscos que tem ao escovar os dentes com muita força.
“Se a escova se desgasta rapidamente, provavelmente é porque está a pressionar com muita força. Isso pode danificar os seus dentes e gengivas”, explica.
Pelo bem dos seus dentes e gengivas, pare de ignorar estes sinais
Costuma usar o fio dentário? E quantas vezes lava os dentes por dia? Estes hábitos já podem indicar alguma coisa sobre o estado dos seus dentes e gengivas. Contudo, existem outros sinais a ter em conta que mostram como está a sua saúde oral.
O agregador de blogues HuffPost falou com a higienista oral Rachel Thelen para perceber o que não deve ignorar para evitar problemas mais tarde com o passar dos dias e semanas. Começa por explicar a importância de uma boa saúde oral para evitar algumas doenças.
"A maioria das pessoas não percebe que a doença gengival é uma infeção dos tecidos que dão suporte aos dentes e é causada pela placa bacteriana que se acumula", revela. Assim, se a placa não é removida pode acabar por levar a alguma infeção e inflamação.
"Muitas pessoas provavelmente já ouviram falar de gengivite. E também temos a periodontite". Revela que uma doença das gengivas pode começar como gengivite e que progride para uma periodontite quando não é tratada.
IN:NM
