- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,929
- Gostos Recebidos
- 1,206
Uma nova semana está quase a chegar e com ela o Natal, que junta as famílias em casa. Mas, de acordo com a previsão meteorológica, este Natal pode ter uma prenda no sapatinho para quem gosta de sair de junto da árvore, já que é possível que não chova nessa altura.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) partilhada esta sexta-feira, "a semana de 22 a 28 de dezembro terá o estado do tempo condicionado pela influência de uma vasta região depressionária sobre o sul da Europa, com pequenos núcleos depressionários embebidos".
Significa isto que esta situação deverá trazer "precipitação fraca a moderada, essencialmente sob a forma de aguaceiros, que deverão ser de neve nas serras mais elevadas do Norte e do Centro".
Apesar de para a véspera e dia de Natal, 24 e 25, existir uma "incerteza elevada sobre a situação meteorológica", para já não está "prevista precipitação a partir do final do dia 24, havendo indicações de que a noite de Consoada e o dia de Natal sejam secos e com sol a surgir em todo o território continental no dia 25".
De acordo com o que o IPMA explica, "a localização e a intensidade dos núcleos depressionários em altitude nesse período será determinante para a confirmação desta previsão".
E os termómetros?
Para além da avaliação sobre a possibilidade chuva, foi também feita uma análise aos termómetros, indicando os especialistas que "as temperaturas previstas deverão estar abaixo dos valores usuais para a época do ano em todo o território continental, esperando-se uma semana fria".
Desta forma, a temperatura máxima deverá variar entre os 5ºC e 12ºC nas regiões do interior Norte e Centro, e, na região do Sul e nas zonas litorais os as temperaturas máximas devem variar entre 10ºC e 16ºC.
"Quanto à temperatura mínima no território continental, esta deverá situar-se entre -2ºC e 4ºC nas regiões do interior Norte e Centro, entre 1ºC e 8ºC na região Sul e entre 3ºC e 12ºC nas zonas litorais", lê-se na nota, que dá ainda conta de que "com esta situação meteorológica existem condições favoráveis à formação de gelo e geada".
IN:NM
