Portal Chamar Táxi

Portugal Telecom Apoia Projecto Que Visa Descobrir Origens Do Universo

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,845
Gostos Recebidos
186
Portugal vai acolher um projecto científico que visa descobrir as origens do universo e possível vida extra-terrestre, através da instalação de uma antena de radiotelescópio na Serra do Açor. O projecto é apoiado pela Portugal Telecom que cedeu gratuitamente uma antena de telecomunicações desactivada que funcionou na base da Laje, nos Açores



O GEM (Galactic Emission Mapping – Cartografia da emissão galáctica) é um projecto científico que tem como principal missão escutar emissões de rádio e de microondas provenientes da Via Láctea. Liderado por George Smoot, prémio Nobel da Física em 2006, este projecto conta também com a participação da Universidade de Aveiro, nomeadamente com o recurso à ciência de vanguarda produzida no Instituto de Telecomunicações, e com o apoio da Portugal Telecom e da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, entre outros.

A Portugal Telecom cedeu gratuitamente a antena de telecomunicações desactivada, que funcionou na base das Lajes, nos Açores. A antena, de nove metros, já se encontra instalada na Serra do Açor, depois de terem sido efectuadas medições do espectro radioeléctrico em vários pontos do país. Esta zona foi a escolhida para receber o projecto por ser uma área que praticamente não tem interferência de fontes de rádio como emissões de televisão, estações de rádio, rádios amadores, redes de telemóvel ou qualquer outro tipo de ruídos provocados pelo homem.

Esta antena da PT, actualmente desactivada, servia para transmitir semanalmente o resumo dos jogos de basquetebol, basebol e futebol americano aos soldados dos EUA da base das Lajes. Como os Açores passaram a ter fibra óptica, a antena deixou de ser utilizada.

Os cientistas envolvidos no projecto pretendem efectuar a cartografia da Via Láctea, através de dois radiotelescópios: um no Hemisfério Sul – Brasil – e outro no Hemisfério Norte – Portugal.
FONTE: DIGITAL SATELITE
 
Topo