• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portugal em alerta por causa da chuva

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Saiba quais são os conselhos da Protecção Civil para se proteger do mau tempo.
Na sequência dos avisos da meteorologia para os próximos dias, a Protecção Civil coloca parte do seu dispositivo em alerta amarelo a partir da meia-noite desta sexta-feira. A decisão abrange 10 distritos do Norte e do Centro, precisamente aqueles onde se espera que a chuva caia com maior intensidade, e vai estar em vigor até às 20h00 de sábado.

O dispositivo de operações de protecção e socorro está activo para os seguintes distritos: Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Aveiro, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para sexta-feira agitação marítima, que pode chegar aos cinco metros em toda a costa ocidental. Na região do Minho, acima dos 1.400 metros, pode ainda ocorrer queda de neve.

Ainda por causa da previsão de chuva forte, o Instituto de Meteorologia colocou sob aviso laranja nove distritos do Norte: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Guarda, Castelo Branco e Bragança. Já o Centro e Sul estão com aviso amarelo nos distritos de Coimbra, Santarém, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúba e Beja.

A meteorologista Madalena Rodrigues diz que a precipitação será mais forte durante a madrugada. "Precipitação forte já está a ocorrer no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões", diz. "Prevê-se precipitação mais intensa a partir da madrugada de sexta, sendo mais significativa no Minho e Douro Litoral. Esta chuva vai prolongar-se até ao final de sexta", acrescenta.

A chuva forte é esperada e faz-se acompanhar também por rajadas de vento, que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. O Instituto de Meteorologia prevê um agravamento gradual do estado do tempo, de Norte para Sul, com chuva e vento fortes.
 
Topo