- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,953
- Gostos Recebidos
- 1,162
Manter-se fechado em casa durante uma tempestade pode ser aborrecido, sobretudo se a trovoada se começar a aproximar. É sabido que estar em contacto com aparelhos eletrónicos durante o pico de incidência dos raios é um risco, principalmente para estas tecnologias.
A par disso, se sentir que a trovoada se está a aproximar, mantenha-se seco. Sim, leu bem e, posto isto, o banho quente e relaxante que tinha idealizado acabou de ir por água a baixo.
Não pela água em si, mas afaste-se de todos os canos. Pode parecer controverso, mas também existe uma explicação.
O Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, focado na proteção da saúde pública e da segurança da população, alerta para alguns comportamentos de risco durante uma tempestade, entre os quais destaca a necessidade de nos mantermos distantes de todas as canalizações.
O CDC afirma que "não é seguro tomar banho durante uma tempestade" e explica que se um raio atingir um edifício, ainda que com pouca probabilidade, pode atravessar a rede de canalização e levar a que as pessoas em contacto com os canos fiquem eletrocutadas, devido à composição metálica dos canos.
Desta forma, estes especialistas alertam para o perigo que pode ser, não só tomar banho, mas também lavar as mãos ou a loiça. "Qualquer atividade que coloque as pessoas em contato com água durante uma tempestade são de evitar", sublinham.
Um outro estudo publicado na EFE revela que a água por si só também se pode tornar "extremamente condutora" de eletricidade e ter uma "enorme capacidade de armazenamento" de energia elétrica quando está em espaços pequenos, sobretudo devido à presença de minerais e de alguns sais. A par disso, a condutividade da água pode ainda ser afetada por fatores como a temperatura.
A água pura pode ser considerada um "mau condutor de eletricidade", mas a água mineral, bem como a água do mar podem ser excelentes condutoras, portanto, se estava a pensar tomar um banho no mar durante uma tempestade para evitar canalizações, saiba que os especialistas também desaconselham essa possibilidade.
De acordo com o website Iere este comportamento de risco pode levar à contração de espasmos musculares, paragens cardíacas, insuficiência respiratória, queimaduras e afogamento (devido a incapacitação).
IN:NM
