Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Devemos ao zoólogo inglês Frank W. Lane as primeiras informações precisas sobre a velocidade de certos peixes. ele teve a idéia de ligar um cronômetro a um caniço de pescar, e assim registrou a velocidade à qual o peixe fisgado puxava a linha.
Sabemos agora que o vairão, com a velocidade de 14,5 km/h, nada devagar em comparação com a truta (26,5 km/h), o atum (44 km/h) e o peixe-espada (61 km/h). O vairão é um pequeno peixe de água doce, de comprimento nunca superior a 25 cm. É comum nas regiões temperadas e frias da Europa e do norte da Ásia.
Prefere as águas limpas e claras dos fundos de rios de seixos ou cascalhos. Os vairões vivem em cardumes, são vorazes e onívoros (comem de tudo).
Ao final do inverno, vairões em grande quantidade nadam rio acima em busca de água fria, rica em oxigênio.
Na época de acasalamento, os machos assumem a cor azul e as escamas tanto deles como das fêmeas ficam cobertas por uma granulação afilada.
Cada fêmea se vê cercada por 2 ou 3 machos; estes fecundam os óvulos à medida que são eliminados. Depois de alguns dias, nascem as larvas, as quais levam três anos para se transformar em indivíduos adultos.
Filo: Chordata
Superclasse: Pisces
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Características:
Corpo alongado e cilíndrico
Escamas pequenas, com formato semelhante ao de telhas na parte de baixo
Cauda grande e bifurcada
Encontrado em rios até a quase 2 000 acima do nível do mar