Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia Mundial do Assistente Virtual celebra-se na terceira sexta-feira de maio.
Conhecido como International Virtual Assistants Day, este dia reconhece o trabalho efetuado por todos os assistentes virtuais espalhados pelo mundo, tendo sido criado pela Alliance for Virtual Assistance. Por volta deste dia realiza-se uma convenção online internacional de assistentes virtuais.
Prestando apoio a clientes, os assistentes virtuais oferecem explicações e soluções para diferentes situações, quer por telefone quer por e-mail. O prestável suporte ao cliente, as extensivas pesquisas realizadas e a toda a paciência destes profissionais são assim reconhecidos com a comemoração anual deste dia.
O Dia Mundial da Metrologia é celebrado a 20 de maio.
Foi a 20 de maio de 1875 que 17 países (incluindo Portugal) assinaram a Convenção do Metro em Paris, estipulando as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).
Neste dia realizam-se atividades por todo o mundo subordinados a um tema anual.
Do programa do Dia Mundial da Metrologia fazem parte colóquios, workshops e visitas gratuitas ao Laboratório Nacional de Metrologia e ao Museu de Metrologia do IPQ.
Este dia mundial é organizado anualmente pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) em parceria com a OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal). A sua celebração decorre em mais de 80 países.
Sabia que:
A metrologia permite medir a qualidade do ar e a pureza da água?
A metrologia possibilita medir os consumos domésticos de água, gás, eletricidade e combustíveis?
A metrologia garante a diminuição de custos médicos no diagnóstico e tratamento de doenças?
O Dia Europeu do Mar comemora-se anualmente a 20 de maio.
As oportunidades e os desafios colocados pelos mares, oceanos, costas e portos estão em debate neste dia criado pela Comissão, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu em 2008, para enaltecer a importância dos mares e dos oceanos na sociedade. Ligados aos mares e aos oceanos estão a pesca e o turismo, para além da investigação científica e da economia.
Todos os anos é escolhida uma cidade europeia para acolher os altos representantes da Europa política e discutir as questões marítimas. Lisboa receberá a comitiva europeia em 2019. Em 2017 o dia celebrou-se em Poole, no Reino Unido, em 2018 em Burgas, na Bulgária e, por fim, em 2019 em Portugal.
Paralelamente às conferências, as cidades europeias promovem eventos ligados ao mar que podem ser conhecidos no site da Comissão Europeia.
Neste dia celebra-se também em Portugal o Dia da Marinha, em homenagem a Vasco da Gama, que a 20 de maio de 1498 ligou a Europa ao Oriente via marítima, ao chegar à Índia.
O Dia Mundial do Whisky celebra-se todos os anos no terceiro sábado de maio.
Este dia resume-se a parar para se sentar junto a uma mesa em boa companhia e apreciar um copo da água da vida que é o whisky. Esta é a razão para se celebrar o dia internacional do whisky sempre aos sábados, com calma e moderação.
Como beber?
O whisky pode ser bebido em cocktail, como é habitual nos espaços noturnos, ou em puro malte (a forma clássica de se beber whisky), quando a bebida é feita a partir da mistura de grãos maltados e destilada num só local.
Como pode ser bebido de diferente formas, há quem junte outras bebidas ao whisky, como cola ou água. Quando se deita um pouco de água, liberta-se o sabor da bebida e diminui-se a intensidade do álcool.
Como celebrar?
Neste dia realizam-se atividades gratuitas pelo mundo para se apreciar esta bebida e para se conhecer novas pessoas. Caso não encontre um evento oficial deste dia perto de si pode criar o seu próprio evento. Basta juntar os amigos e abrir uma garrafa de whisky.
O whisky mais caro do mundo é o Dalmore Trinitas 64. Custa cerca de 120 mil euros por garrafa e está limitado a três garrafas de luxo.
O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio.
O dia visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações da obesidade na saúde humana.
A data pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, assim como incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, a obesidade é a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.
Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004. Foi também neste ano de 2004 que se celebrou pela primeira vez esta data.
Obesidade em Portugal
Mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e desta metade 14% são casos de obesidade.
14% dos adultos tem obesidade
1,4% dos adultos tem obesidade mórbida
31% das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso
Doenças associadas à obesidade
O perfil genético, o ambiente socioeconómico e cultural, a educação, a família e as características individuais e psicológicas contribuem em grande escala para o desenvolvimento da obesidade. As mudanças sócio-económicas das últimas décadas, a diminuição da atividade física e o consumo exagerado de alimentos e bebidas contribuíram para o aumento de obesidade. A obesidade está associada ao desenvolvimento de outras doenças como:
Doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca congestiva, angina de peito)
Diabetes tipo II
Dislipidémias
Complicações no sistema respiratório (dispneia, síndrome de insuficiência respiratória do obeso, apneia de sono)
Doenças osteo-articulares
Infertilidade
Incontinência urinária
Cancro da próstata
O Dia Mundial da Migração dos Peixes comemora-se a 21 de maio em 2022.
Criada em 2014 pela World Fish Migration Foundation, essa é uma data móvel que acontece a cada dois anos.
Muitos peixes estão ameaçados. Tendo em conta a sua importância em termos ecológicos (eles são essenciais para a saúde dos rios), culturais e econômicos, o objetivo do Dia Mundial da Migração dos Peixes é proteger e conservar os peixes migratórios de água doce, assim como os rios, criando atenção global para a sua migração e inspirando pessoas a ligaram-se à proteção ambiental.
Este é um evento internacional que junta centenas de cidades e um milhar de instituições ligadas ao ambiente, na organização de atividades relacionadas com os peixes, os rios e a natureza.
Em Portugal realizam-se atividades que facilitam a passagem dos peixes no Rio Mondego, entre outras que podem ser conhecidas no site World Fish Migration Day.
O que são peixes migratórios?
Os peixes migratórios são aqueles que precisam mudar de local com regularidade. Como verdadeiros atletas, eles nadam distâncias longas ou curtas para dar continuidade ao seu ciclo de vida, ou seja, para alimentarem-se, reproduzirem-se e fugir dos predadores.
Espécies de peixes migratórios
Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento ocorre a 21 de maio.
Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.
A declaração apresenta 12 artigos no documento que tratam de:
A diversidade cultural, património comum da humanidade;
Da diversidade cultural ao pluralismo cultural;
A diversidade cultural, factor de desenvolvimento;
Os direitos humanos, garantes da diversidade cultural;
Os direitos culturais, enquadramento propício à diversidade cultural;
Rumo a uma diversidade cultural acessível a todos;
O património cultural, fonte da criatividade;
Os bens e serviços culturais, mercadorias de um tipo diferente;
As políticas culturais, catalisadoras da criatividade;
Reforço das capacidades de criação e de divulgação à escala mundial;
Estabelecimento de parcerias entre o sector público, o sector privado e a sociedade civil;
O papel da UNESCO.
O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.
Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se caminhadas, workshops, palestras e exibem-se documentários sobre povos e etnias, entre outras atividades.
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio.
O dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.
Este Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio porque foi nesta data (22 de maio de 1992) que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.
Tema e atividades
Todos os anos o Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se à volta de um tema. O tema de 2020 é "Nossas soluções estão na natureza".
Em anos anteriores os temas foram:
2019: "Nossa biodiversidade, nossa comida, nossa saúde".
2018: "Celebração dos 25 anos de Ação para a Diversidade Biológica".
2017: "Biodiversidade e Turismo Sustentável".
2016: "Integração da Biodiversidade para apoio às populações e aos seus meios de subsistência"
2015: "Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável";
2014: "Água e Biodiversidade";
2013: "Biodiversidade Insular".
Estes temas levam à realização de diferentes atividades e programas, com destaque em Portugal para os seminários organizados pelas Câmaras Municipais.
O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.
Neste dia todos os autores portugueses nas diferentes áreas artísticas estão de parabéns. Na sociedade atual, caracterizada pelo materialismo, o autor, um produtor de ideias, não costuma receber o crédito que merece.
Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
Para celebrar a efeméride realizam-se várias atividades no país, com destaque para o encontro com os autores portugueses e as iniciativas de promoção e incentivo à leitura realizadas nas bibliotecas escolares.
Todos são convidados a recordar os grandes autores portugueses neste dia ou a conhecer novos autores, desde os talentos emergentes na cena nacional aos talentos mais anónimos.
Autores portugueses famosos
Luís de Camões
Fernando Pessoa
Eça de Queirós
Almeida Garrett
António Lobo Antunes
José Saramago
Almada Negreiros
Mário Cesariny
Paula Rego
Amadeo de Souza-Cardoso
Gil Vicente
Carlos Paredes
António Variações
Sérgio Godinho
Rui Veloso
O Dia Mundial da Tartaruga festeja-se todos os anos a 23 de maio.
O propósito do Dia Mundial da Tartaruga é chamar a atenção para o perigo de extinção das tartarugas e cágados de todo o mundo e aumentar o conhecimento da população sobre estes animais.
A tartaruga é um réptil que possui uma concha característica nas suas costelas, utilizada como proteção. Este animal gentil existe há 200 milhões de anos, sendo uma das criaturas mais antigas do mundo. Contudo, ele encontra-se em risco, dada a destruição do seu habitat natural, o cruel comércio animal e a indústria da comida exótica.
Além dessa data, há também o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, celebrado em 16 de junho. Da mesma maneira, a data promove o conhecimento sobre esses animais além de alertar para sua preservação.
Origem da data
Tartaruga marinha
O Dia Mundial da Tartaruga foi criado pela American Tortoise Rescue, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1980 na Califórnia, Estados Unidos. Desde sua fundação, a organização luta em prol da preservação desses animais.
Celebrada pela primeira vez em 23 de maio de 2000, a iniciativa se espalhou por todo o mundo, entre os grupos e ONG’s de proteção ambiental.
Atividades
Para celebrar este dia existem muitas opções e sugestões a considerar:
descobrir online as espécies de tartarugas existentes (as marinhas são 7);
partilhar fotos de tartarugas em redes sociais;
assistir a desenhos animados ou filmes com tartarugas como “As Tartarugas Ninja”;
Andar, trabalhar ou comer lentamente como uma tartaruga;
salvar tartarugas de serem atropeladas;
vestir-se como tartaruga (ou com peças de roupas com tartarugas);
visitar tartarugas no jardim zoológico;
acusar a venda ilegal de tartarugas ou de produtos feitos a partir de tartarugas;
acusar atos de crueldade contra estes animais;
não comprar tartarugas pois a procura aumenta a caça dos animais
O Dia Europeu dos Parques Naturais celebra-se todos os anos a 24 de maio.
A celebração deste dia, com a realização de diferentes eventos nas zonas protegidas, tem em vista divulgar a necessidade de proteger a biodiversidade em diversos espaços da Europa para a potenciar.
Um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional. O objetivo do parque natural é conservar a fauna e a flora existentes para as gerações vindouras.
O Dia Europeu dos Parques foi lançado pela Federação EUROPARC em 1999. É comemorado a 24 de maio porque foi nessa data, em 1909, que se criaram os primeiros parques naturais na Europa (nove parques nacionais na Suécia).
Parques Naturais em Portugal
Alvão
Arrábida
Douro Internacional
Litoral Norte
Montesinho
Ria Formosa
São Mamede
Serra da Estrela
Serras de Aire e Candeeiros
Sintra-Cascais
Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Tejo Internacional
Vale do Guadiana
O Dia Internacional da Saúde Feminina é celebrado a 28 de maio.
Este dia, criado em 1987, visa alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina e do devido acompanhamento médico a todas as mulheres. Algumas patologias são exclusivas da mulher, chamando este dia também a atenção para sintomas e doenças especiais do sexo feminino e para a necessidade de uma higiene diária cuidada.
Nos países em vias de desenvolvimento, muitas jovens e mulheres são vítimas de discriminação no acesso aos cuidados de saúde, com base em fatores socioculturais. Esta situação é relembrada uma vez por ano, a 28 de maio, mas exige o esforço diário de todos para ser contornada. Neste dia de ação, governos, agências internacionais, organizações civis e outros tipos de entidades se unem na promoção da saúde feminina.
O Dia Internacional do Brincar celebra-se a 28 de maio.
O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.
Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como diversão, educação, aumento da concentração, criatidade e convivência.
Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.
Como celebrar
No dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se:
Jogar jogos tradicionais ao ar livre;
Brincar em parques infantis;
Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos;
Incentivar brincadeiras nas escolas;
Fazer um piquenique com as crianças.
Origem da data
A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA
Tema
Todos os anos é escolhido um tema para a celebração da data. As temáticas selecionadas para os últimos anos foram:
O Dia Nacional da Energia celebra-se a 29 de maio.
A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.
Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório.
Reduzir gastos energéticos
Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.
Sabia que?
A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.
O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa.
Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas
O Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas comemora-se anualmente a 29 de maio.
Este é um dia de tributo a todos os homens e mulheres que faleceram ao serviço das Nações Unidas. Anualmente morrem cerca de 100 capacetes azuis com a bandeira das Nações Unidas, vítimas de violência, doença ou acidente, nas zonas mais inóspitas do mundo.
A primeira operação de manutenção da paz das Nações Unidas decorreu no Médio Oriente em 1948, aquando do estabelecimento do Estado de Israel. Desde então contam-se mais de 70 operações em 4 continentes, com mais de um milhão de forças de manutenção da paz. Mais de 3400 capacetes azuis faleceram desde então, em luta pela paz.
Em 1988 homenageou-se o trabalho das forças de manutenção da paz da ONU com a entrega do prémio Nobel da Paz.
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado na última quarta-feira de maio.
Este dia começou a ser celebrado em 2009. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 5 mil portugueses.
O que é a esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença.
Fatores de risco da esclerose múltipla
Os investigadores defendem que a doença é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais:
tabaco;
fatores ambientais como a falta de exposição solar;
fatores genéticos.
Como identificar a esclerose múltipla
Os sintomas desta doença variam muito, e dependem da localização da inflamação e da desmielinização no sistema nervoso central.
Fadiga
Neurite ótica (inflamação do nervo ótico-nervo da visão)
Perda da força muscular nos braços e pernas
Alterações da sensibilidade
Dor
Alterações urinárias e intestinais
Problemas sexuais
Equilíbrio/coordenação
Alterações cognitivas
Alteração de humor e depressão
Sabia que?
A esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos incidentes.
Os eventos deste dia podem ser conhecidos no site oficial do Dia Mundial da EM.
O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de maio.
O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.
O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.
O tabaco é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.
Efeitos do tabaco na saúde
As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.
Frases
Não fume, por si e pelos outros.
Se ama a sua família, deixe de fumar.
Diga não ao tabaco, diga sim à vida.
Seja livre, não fume!
O Dia dos Irmãos comemora-se em Portugal a 31 de maio.
O principal objetivo da data é relembrar a importância que os irmãos têm na formação pessoal de todos os indivíduos, celebrando e homenageando os irmãos. Irmãos fazem parte da história pessoal de quem os têm, em grande parte das vezes partilham memórias de infância e são os primeiros amigos.
Além disso, podemos ter como irmãos tanto os que são filhos dos nossos pais, como aqueles que conhecemos ao longo da vida e são mais que amigos.
O Dia dos Irmãos, a 31 de maio, é a celebração que encerra aquele que é considerado o Mês da Família.
A celebração, que acontece em Portugal nesta data desde 2014 e é iniciativa da European Large Families Confederation, tem como principal promotora em a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Mensagens para feliz dia do irmão
"O dia do irmão é uma oportunidade para expressar o amor que sinto por você. Agradeço por te ter como companheiro e por poder dividir os melhores anos da minha vida contigo."
"Feliz dia dos irmãos para você que alegra minha vida e faz dos meus dias os melhores de sempre. Te amo muito!"
"Por vezes podemos brigar e até ficar sem falar, mas saibas que meu amor por ti vai além de qualquer divergência. Feliz dia, minha querida irmã!"
"Eu tenho o melhor irmão do mundo! Que neste dia te sintas amado e saibas o quanto te quero ver bem e feliz."
O Dia da Criança é celebrado a 1 de junho em Portugal.
Nesta data, onde as crianças são o centro das atenções, organizam-se diversos eventos e atividades para as crianças.
O Dia da criança é celebrado em vários países em datas diferentes. No Brasil, por exemplo, o 12 de outubro é conhecido como o Dia da Criança.
Além disso, 20 de novembro foi o dia escolhido pela ONU para celebrar o Dia Mundial das Crianças, porque em 20 de novembro de 1959 foi adotada a Declaração dos Direitos da Criança.
Em Portugal, o Dia da Criança contempla atividades como desfiles e visitas escolares, leitura de textos, declamação de poemas, desporto, desenho, etc.
As livrarias oferecem descontos em livros infantis, os hipermercados e outras lojas em roupa, brinquedos, produtos e atividades para crianças.
Frases para o Dia Mundial da Criança
A criança de hoje é o homem de amanhã.
A semente do mundo é a criança.
O melhor do mundo são as crianças.
O futuro do mundo depende da felicidade das crianças do presente.
Hoje todos somos crianças.
Não há nada mais puro do que o sorriso de uma criança.
Que neste dia libertemos todos um pouco da nossa criança interior.
Ideias e atividades para o Dia Mundial da Criança
Visitar museus.
Visitar jardins zoológicos.
Organizar workshops de artes plásticas.
Realizar sessões fotográficas.
Visitar o estádio de futebol da cidade.
Ir a uma feira do livro.
Ir a uma feira medieval.
Visitar o parque da cidade.
Organizar um piquenique.
Ler textos feitos pelas crianças.
Colorir imagens com crianças.
Poemas do Dia Mundial da Criança
"Depus a máscara e vi-me ao espelho.
Era a criança de há quantos anos.
Não tinha mudado nada...
É essa a vantagem de saber tirar a máscara.
É-se sempre a criança,
O passado que foi
A criança.
Depus a máscara, e tornei a pô-la.
Assim é melhor,
Assim sem a máscara.
E volto à personalidade como a um términus de linha."
(Álvaro de Campos)
"A Criança que pensa em fadas e acredita nas fadas
Age como um deus doente, mas como um deus.
Porque embora afirme que existe o que não existe
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica,
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir,
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer."
(Alberto Caeiro)
"Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular."
Neste dia deve-se beber um ou mais chás bem frescos para atenuar o calor. Os benefícios do chá gelado não se ficam pela frescura que proporciona ao organismo. São apontados vários benefícios para a saúde à ingestão frequente de chá.
O chá gelado é tradicionalmente servido num copo com gelo, podendo ser adoçado ou misturado com outros sabores. Esta data é a desculpa perfeita para fazer uma pausa e para desfrutar de um copo de chá gelado.
O chá é uma bebida de origem oriental, trazida para a Europa pelos portugueses, que foram os primeiros a chegar ao Japão e a fazer comércio no Oriente.
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de junho.
Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002.
Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data.
A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.
O Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo acontece anualmente a 13 de junho.
Celebrado pela primeira vez em 2015, o dia foi proclamado pela ONU, para divulgar informação sobre o albinismo e para evitar a discriminação aos albinos, combatendo ao mesmo tempo a sua perseguição. Celebrar as conquistas das pessoas com albinismo é outro objetivo desta data.
O que é e o que causa o albinismo?
O albinismo é uma anomalia pigmentar que leva a uma cor de pele, de pelos e de olhos muita clara. Devido a fatores genéticos (aos genes recessivos dos pais), no albinismo ocorre a ausência total de pigmentação na pele, sistema piloso e íris. O albinismo não é considerado uma doença, mas podem surgir problemas na visão e haver mais risco de cancro da pele nos albinos.
Ambos os pais necessitam de possuir o gene do albinismo para que este seja passado aos filhos, mesmo que os pais nunca tenham mostrado essa condição.
Dados sobre o albinismo
Cerca de uma em 18 mil pessoas no mundo tem um tipo de albinismo. O albinismo pode afetar pessoas de todas as raças. Contudo, na África o albinismo é mais frequente e problemático. Dados da ONU mencionam que centenas de pessoas com albinismo, na sua maioria crianças, foram atacadas, mutiladas ou mortas em pelo menos 25 países africanos.
Na Tanzânia, onde existe um albino em 1.400 tanzianos, vários albinos são raptados, feridos ou mortos por feiticeiros e curandeiros, dada a crença de que os seus órgãos possuem poderes mágicos, sendo vendidos por cerca de 550 euros e utilizados em rituais.
Foi para combater estes problemas que a ONU decidiu criar o Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo.
O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho.
A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.
Quem pode ser dador de sangue?
Pode proceder à doação de sangue se:
tiver entre 18 e 65 anos de idade;
pesar mais de 50 quilos;
gozar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis.
Onde dar sangue?
Pode dar sangue nos:
centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra;
locais onde se realizam colheita de sangue móveis, no seu local de trabalho, centro comercial ou na sua área de residência;
serviços de imunohemoterapia hospitalares.
O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?
Deve-se beber líquidos em abundância;
Não se pode conduzir por 30 minutos;
Não se pode fumar por duas horas;
Não se pode beber álcool por 12 horas.
Neste dia convidam-se as pessoas a descobrirem o vento: do seu poder à sua importância, das suas possibilidades à sua tipologia. A efeméride foi criada pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC). Começou como uma data europeia em 2007, mas tornou-se numa data mundial em 2009.
Atividades
No Dia Mundial do Vento realizam-se variadas atividades abertas ao público em dezenas de países, incluindo Portugal. Entre outras atividades destacam-se:
Lançamento de papagaios ao vento
Medição do vento com recurso a laser (WindScanner)
Atualização ou divulgação do Novo Atlas Europeu do Vento (NEWA)
Peças de teatro realizadas ao ar livre
Prática de desporto ao sabor do vento
Exibição de documentários sobre energias renováveis
Exposições sobre novas tecnologias eólicas
Realização de colóquios sobre o recurso energético do vento
Abertura de parques eólicos a visitas
Energia eólica
É uma fonte de energia limpa e renovável.
É um dos sectores com maior crescimento, com cerca de 100 mil milhões de dólares investidos por ano.
Possui mais instalações na UE do que o gás e o carvão juntos (consumo equivalente a 73 milhões de domicílios).
Cerca de 80 países do mundo investem em energia eólica.
O estado do Texas é líder na geração de eletricidade eólica.
A China apresenta o maior programa de energia eólica do mundo.
Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa tem lugar a 15 de junho.
A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.
Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil mihões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.
Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.