- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,467
- Gostos Recebidos
- 1,144

Desligar dispositivos tecnológicos nem sempre se prende com uma questão de "economizar energia", às vezes pode fazê-lo após identificar algum perigo de choque — e muito bem, confirmam especialistas.
Este comportamento rápido e simples pode representar uma atitude sensata e responsável e impedir acidentes de grande escala.
O 'Better Homes & Gardens' enumera algumas ocasiões em que devemos efetivamente desligar os aparelhos eletrónicos.
Os especialistas admitem que esta é a melhor forma de prevenção e que "até os utensílios domésticos mais comuns" do dia a dia podem representar um risco de incêndio.
Eletrodomésticos pequenos
Se desligar os eletrodomésticos mais pequenos após o seu uso, como torradeiras, ferros de engomar ou aquecedores, que pode facilmente voltar a ligar, pode estar a prevenir incêndios, além de poupar energia.
Já os aparelhos que têm o "modo de hibernação", como televisões e computadores fixos, podem ser mais sustentáveis e, por isso, podem ser deixados ligados à ficha no dia a dia, visto que consomem menos energia quando têm o modo de suspensão ativo.
No momento de limpar os aparelhos tecnológicos
Aqui o perigo está à espreita! Liquidificadores e torradeiras podem representar um perigo imediato ao serem limpos se estiverem ligados. Além de se cortar, pode ficar eletrocutado. Enquanto limpa estes aparelhos, estes devem ser totalmente desconectados, não apenas desligados.
Quando vai passar uns dias fora de casa
Seja por um período curto ou longo de ausência, o ideal é desligar a maior parte dos eletrodomésticos. Ainda assim, tenha em atenção ao que deixa no frigorífico e no congelador se optar por desligá-los também.
O especialista Walsh sugere que se pretender deixar este e outros eletrodomésticos conectados deve arranjar alguém da sua confiança para fazer uma "verificação", pelo menos, em caso de tempestades.
Durante tempestades
Se sabe ou desconfia de que "há uma tempestade a caminho", certifique-se de que desligou os aparelhos que podem sofrer danos com isso. "Os raios podem causar picos de energia, que podem danificar os aparelhos, causar incêndios e choques elétricos".
Se o aparelho gerar calor
Cobertores elétricos, ferros de engomar, secadores de cabelo ou aquecedores, devem ser desconectados de imediato após cada uso.
"Esses aparelhos têm elementos de aquecimento que podem entrar em curto-circuito com o tempo ou ser ligados acidentalmente, o que pode causar um incêndio", diz Walsh e acrescenta que este representar um "perigo significativo se tiver crianças", visto que devido à curiosidade das mesmas, "tendem a brincar com botões e interruptores, o que pode resultar em acidentes se esses aparelhos forem deixados conectados e acessíveis".
Ao desligar a maior parte destes dispositivos pode manter a sua casa em segurança.
IN:NM