• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

National Geographic Foto of the Day

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150

ME10XDFB_o.jpg

A bioluminescência é um fenómeno bastante comum nas espécies marinhas, mas qual é a sua utilidade para uma lula?

Cerca de 76% dos animais marinhos são bioluminescentes: têm a capacidade de produzir luz graças a uma série de reacções químicas (envolvendo enzimas como a luciferase) ou graças à acção de bactérias. É o caso da lula da fotografia, captada por Sakis Lazarides. Mas que utilidade terá isto para uma lula?

A luz emitida pode ter vários objectivos. Por exemplo, pode servir para atrair potenciais presas para a escuridão, onde as lulas são mais eficientes na caça. Também pode servir para confundir predadores ou mesmo para camuflagem. Mas talvez o objectivo mais curioso seja o de comunicar. Cada espécie ilumina-se com um padrão diferente, o que a torna reconhecível pelos outros.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150

ME10YC13_o.jpg

“Gems in Tasman” foi a fotografia vencedora do prémio Astronomy Photographer of the Year 2024 na categoria “Paisagem celeste”.

A imagem foi captada por Tom Rae em Dezembro de 2023 no Parque Nacional de Monte Cook / Aoraki, localizado na Nova Zelândia. A composição mostra os picos escarpados do Vale da Tasmânia sob o céu nocturno do hemisfério Sul, realçando a interacção entre a paisagem terrestre e as maravilhas celestes.

A fotografia mostra as nuvens de hidrogénio da nebulosa Gum (a região central vermelha), visível como uma faixa avermelhada no centro da imagem, e várias outras regiões de formação estelar activa que se estendem pelos braços da Via Láctea. Também conhecida como Gum 12, esta é uma extensa nebulosa de emissão que contém cerca de 32 glóbulos cometários, nuvens de gás e poeira a partir das quais se podem formar novas estrelas. Estas formações estelares contêm núcleos densos sob intensa radiação de estrelas próximas, o que lhes confere a sua cor vermelha intensa devido à radiação de hidrogénio.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150

ME10Z6PN_o.jpg

Esta fotografia, intitulada “Rocket”, foi a vencedora da categoria “Urban” dos Drone Photo Awards 2024, um concurso que premeia as melhores imagens tiradas com drones. Consegue identificar o objecto fotografado?


À primeira vista, pode parecer o que o título sugere, uma cápsula espacial estranha e de aspecto alienígena, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O que esta imagem mostra é o topo do Centro Lakhta, o arranha-céus mais alto da Europa em São Petersburgo: o seu design futurista e a sua presença imponente na linha do horizonte de São Petersburgo fazem dele um símbolo da arquitectura russa moderna.

O fotógrafo Yuriy Stolypin passou meses a planear esta fotografia, esperando pelas condições meteorológicas ideais para que a torre emergisse majestosamente por entre as nuvens, oferecendo uma vista que se assemelha a um foguetão a descolar para o espaço.

A fotografia de Stolypin realça a altura do edifício: a sua decisão de captar o arranha-céus a partir de uma perspectiva aérea, com o edifício a emergir através das nuvens, mostra não só a sua competência técnica, mas também a sua capacidade de transformar uma cena quotidiana numa imagem de ficção científica.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150

ME11047Z_o.jpg

Já ouviu falar de “redes fantasma”?

Sob a superfície do mar, uma rede abandonada continua a apanhar peixes. São as chamadas “redes fantasma”, artes de pesca que foram deixadas à deriva e continuam a afectar o ecossistema marinho.

A imagem, intitulada Pesca post mortem, foi a vencedora da categoria “MARE Denuntiare” para amadores adultos no concurso de fotografia marinha MARE.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150
ME11108O_o.jpg


A Leptaxis minor – espécie endémica da ilha de Santa Maria, Açores – desenvolveu um comportamento curioso que a pode ter deixado a salvo das ameaças.

Procurando proteger os habitats destes pequenos moluscos, um consórcio liderado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores iniciou em 2022 o Projecto LIFE SNAILS, um programa que procura sensibilizar para a importância dos caracóis endémicos da ilha de Santa Maria e restaurar os habitats destes moluscos na zona protegida do Pico Alto, outrora o grande núcleo dos endemismos da ilha.

Das três espécies endémicas em que o projecto se foca, a Leptaxis minor, o Oxychilus agostinhoi (também ela uma homenagem a um naturalista e cientista açoriano, o tenente-coronel José Agostinho) e a Plutonia angulosa, as duas últimas estão actualmente classificadas como criticamente ameaçadas. Com sinais de conservação mais favoráveis, a Leptaxis minor desenvolveu um comportamento curioso que a pode ter deixado a salvo das ameaças: a equipa do projecto observou que esta espécie de rara beleza, cuja espiral da concha deve as suas linhas definidas à separação das cores de fogo e um castanho esbranquiçado, expandiu o seu habitat original. Abandonando as zonas baixas do solo para ocupar zonas mais elevadas do mato, como troncos de árvores e folhas de conteira, desenvolveu uma notável adaptação que evita que os indivíduos estejam tão expostos aos predadores que se movem pelos solos húmidos do Pico Alto. Perante as ameaças do solo, trepou. A passo de caracol, mas trepou!
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150

ME111WI6_o.jpg

Todos os anos, quando a água está em níveis baixos ou quando se move lentamente, a superfície deste lago fica coberta de algas.


Aniruddha Pal tem vindo a fotografar esta região da Índia nos últimos cinco anos. O fotógrafo observou neste lago que, quando a água está a níveis baixos ou quando a água se move lentamente, ocorre uma reacção fotoquímica que cria uma estrutura semelhante a um musgo na superfície do lago.

Isto tem acontecido todos os anos e, embora este fenómeno torne a água imprópria para consumo humano, as algas que eclodem ajudam algumas bactérias que são benéficas para a flora e fauna aquáticas da região.

Com esta imagem intitulada Beyond the World, Aniruddha Pal foi finalista do concurso Environmental Photographer of the Year 2023.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150
ME112X8F_o.jpg


A última vez que o vulcão do Pico do Fogo entrou em erupção foi em 2014. Seis anos mais tarde, a ilha cabo-verdiana que alberga esta montanha mágica foi declarada Reserva da Biosfera da UNESCO.

Sabia que o Pico do Fogo é a montanha mais alta do arquipélago de Cabo Verde e o seu cume fica a 2.829 metros acima do nível do mar? Como termo de comparação, lembramos que a Ponta do Piquinho açoriano fica a 2.351.

Este estratovulcão activo entrou pela última vez em erupção a 23 de Novembro de 2014, acalmando apenas a 8 de Fevereiro do ano seguinte. Foram quase 80 dias a ferro e fogo que deixaram marcas profundas na ilha, sobretudo nas centenas de habitantes da aldeia de Chã das Caldeiras que tiveram de abandonar as suas casas (muitas delas destruídas pela lava). Dez anos volvidos, a maioria regressou à origem e reconstruiu a sua vida no interior da cratera do vulcão. O Parque Natural do Fogo, habitat de uma biodiversidade invejável, e o vinho homónimo estão aí para provar que este chão ainda tem muito para dar aos seus e ao resto do mundo.

A beleza e a cinegenia da ilha – hoje Reserva da Biosfera da UNESCO – estão documentadas em A Erupção do Vulcão da Ilha do Fogo (1954), do geógrafo e historiador Orlando Ribeiro, Casa de Lava (1994), do realizador Pedro Costa, e Sodade (2024), a primeira longa-metragem da actriz e realizadora Sarah Grace.
 

orban89

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
6,716
Gostos Recebidos
150

ME114MFU_o.jpg

Neste dia, em 2022, o salvamento de um cachalote encalhado ao largo da costa portuguesa foi notícia. Esta imagem lembra-nos o poder da solidariedade.

Com esforço e determinação, este grupo de pessoas tentou devolver este cachalote encalhado (Physeter macrocephalus) a águas mais profundas ao largo da Costa da Caparica, Portugal, no dia 15 de Abril de 2024.

A solidariedade inter-espécies reflectida nesta imagem levou a que a cena, captada por Nuno Sá, ganhasse a categoria “Marine conservation Photographer of the Year 2024” no concurso Underwater Photographer of the Year.
 
Topo