Projeto Português: Mini Cooper S JCW
Este projecto tem por base um Mini Cooper S John Cooper Works de 2006. As alterações efectuadas são bastante completas e muito bem conseguidas, actuando nos principais componentes do carro.
Começando pela componente estética, pode-se dizer que está irrepreensível. O Mini possui o pack chilli, com aerokit completo e pára-choques frontal e traseiro e saias laterais. As grelhas são tipo colmeia e o aileron traseiro é em carbono. Também em carbono é o tampão da gasolina, os aros dos faróis, puxadores das portas, capas de espelhos, entrada de ar e pega da e tampa da mala. As ópticas são bi-zénon e foram pintadas de preto mate. Os mínimos têm angel eyes com leds brancos. Esteticamente o vermelho da carroçaria combina na perfeição com o preto e o carbono, por isso tudo o que era cromado passou a preto mate.
Alterações mecânicas
Ao nível do motor o motor de 210cv sofreu algumas alterações para aumento das performances. Foi colocado um sistema de escape completo de competição da Larini systems. A admissão também foi alterada por uma da Alta Performance, sendo o tubo de admissão em carbono. A borboleta de admissão foi também rectificada. A polie do compressor foi alterada e aperfeiçoada a ingnição com uma bobine MSD e cabos de velas Magnecor R-100. A centralina foi também optimizada com o recurso a uma reprogramação feita pela RL Motorsport.
Mas tal como constantemente temos referido, um carro que anda mais tem também que ser mais seguro em estrada e proporcionar um bom comportamento dinâmico. Assim a suspensão foi totalmente revista, com recursos a coilovers Koni Pro Street, barras anti-aproximação da JCW e um kit completo de casquilhos Powerflex. As jantes escolhidas para este projecto foram as Tenzo R Mach 10 na medida de 7.5x18 polegadas com pneus Toyo R888 225/40.
Igualmente importante é a revisão do sistema de travagem. O dono do carro optou por um sistema com componentes de várias origens. Os discos frontais, ranhurados e perfurados de 355mm de diâmetro são da Wilwood. As bombas de travão frontais são da Brembo, provenientes de um Mitsubishi Lancer EVO 9. As bombas traseiras são da Wilwood e os discos traseiros de 330mm são da Stoptech. Foi também colocado um travão de mão hidráulico e substituídas todas as tubagens por equivalente em malha de aço. A refrigeração foi ainda melhorada com as condutas de ar provenientes dos carros do Mini Challenge.
O interior também foi revisto. Destacam-se os bancos desportivos Recaro Sportster CS em Alcântara preta. Igualmente em Alcântara é o volante desportivo com frisos em carbono. O carbono marca também presença no interior, com o tablier, frisos das portas, e muitos mais componentes a serem revestidos neste material. Foram colocados também tapetes com bandeira de xadrez da JCW e as protecções das soleiras das portas. Nos vidros traseiros foi colocada película e revistos muitos mais detalhes do interior.
Características técnicas
Motor Transmissão
Kit motor John Cooper Works – 210 cv
Escape completo de competição Larini Systems
Tubo de admissão em carbono
Admissão Alta Performance
Pollie Compressor -15%
Bobine MSD
Cabos de velas Magnecor R-100
Rectificação da borboleta da admissão
Reprogramação ECU feita pelo Rui Lopes (RL Motorsport)
chassis
Coilovers Koni Pro Street Kit
Pratos de camber H-Sport
Kit completo casquilhos Powerflex
Barra anti-aproximação John Cooper Works
Travões
Frente: Bombas de travão Brembo com discos Wilwood Ranhurados e perfurados de 355mm
Trás: Bombas de travão Wilwood com discos 330mm ranhurados da Stoptech
Bomba central BMW M3
Travão de mão hidráulico com duas bombas de travão wilwood
Tubagem completa em malha de aço
Óleo travão Dot 5.1
Rodas
Jantes Tenzo R Mach 10 – 18 x 7,5
Pneus Toyo R888 225/40/18
Exterior
Faróis Bi-Xénon ( pintados de preto matte )
Pack chilli
Grelhas em "colmeia" do aerokit
Pára-choques frontal e traseiro do aerokit
Saias do aerokit
Aileron do aerokit em carbono
Tampão da gasolina em carbono
Aros dos farois em carbono
Puxadores das portas em carbono
Capas de espelhos em carbono
Entrada de ar em carbono
Pega da tampa da mala em carbono
Eliminação do limpa vidros traseiro
Condutas de ar para os travões ( Mini Challenge )
Minimos angel eyes com led's brancos
Frisos, e tudo o que era cromado passou a preto matte
Interior
Bancos desportivos Recaro Sportster CS todos pretos em alcantara
Volante desportivo em alcantara com frisos em carbono
Tablier em carbono
Tubos verticais do rádio em carbono
Frisos interiores em carbono
Forra das portas em carbono
Alavanca do travão de mão com punho em carbono
Alavanca de velocidades com punho em carbono
Película nos 3 vidros traseiros
Tapetes John Cooper Works com bandeira de xadrez
Protecção da soleira das portas John Cooper Works
Plásticos interiores todos pintados de preto matte
Forro interior em antracite
Iluminação interior - Led’s brancos
Ligação AUX
Sticker “ i love haters ” no tablier
Tuning Online