Portal Chamar Táxi

Meteoritos e Sideritos

mboot

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2008
Gostos Recebidos
0
Ninguém quer saber dos meus meteoritos em Portugal...

É pena...decerto vou oferecê-los a um país estrangeiro.

Aqui em Portugal não dão crédito a este tipo de fenómeno.

Mesmo o Centro de Astrofísica de Porto ( CAUP ) , declinou as amostras por não acreditarem , e formarem uma opinião de que quem encontra este tipo de "rocha"

não passa de um "labrego ", que confunde uma simples rocha com um meteorito ou siderito...

Vão mas é dar uma volta ao bilhar grande...

Só eles é que sabem , só eles é que conhecem ( antes de testarem ou verem as amostras )...

Quem acredita nestes doutores ?

Apetecia-me " esbardalhar " com mais argumentos , mas não vale a pena...

No momento mantenho-os guardados e limpos e vou tirar novas fotos mais pormenorizadas , para fazer raiva aos "expert´s " de astronomia...:right:

Infelizmente há uma grande falta de humildade por parte de autoridades portuguesas, não só nesta matéria mas em muitas outras... Interessante este post, principalmente porque é um assunto que me tem vindo a atrair já a algum tempo e até andava a pensar em comprar um detector de metais, mas sinceramente desconhecia que o seu uso era proibido em portugal (só mesmo neste país). Faz lembrar um regime em que era preciso uma licença para usar isqueiro...

Já experimentou tirar fotos mais promonorizadas e colocar no ebay? De certeza que deverá aparecer alguem interessado ou pelo menos alguém que possa partilhar mais alguma informação consigo.

Encontrou-os por acaso ou andava à procura ?

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
3
mboot ,

tens razão , para tudo é preciso licença , isto é , pagar...

Nos Estados Unidos parece que é livre a procura destes objetos com detetor de metais , porque já vi reportagens com localizadores em locais públicos , e trabalhavam

sem receio...aqui não é possível...acho que foi o Jorge Sampaio que aprovou a lei que proíbe o uso dos detetores de metais , em especial por causa das pessoas

que andavam a rondar os castelos e outros locais antigos com esses instrumentos...e a lei , foi para tudo e para todos.

Está mal...que importância pode ter o uso desses instrumentos em locais que não interfere com nada ?

Mas nesse lei , o que é ridículo , é que o seu transporte é ilícito , e incorre em multa se não existir licença e justificação...

São estas leis que nos fazem andar para trás.

Então , restringiam o uso dos detetores em locais históricos ,simplesmente e unicamente.

O mrock também anda com este "bichinho" , e como nunca fui ao Algarve , se calhar vou marcar com ele um encontro e aproveitar para trocarmos ideias e mostramos o material

que possuímos...e é claro , deliciar-me com o Algarve que desconheço por completo.

Andava mesmo à procura , e sabia o que procurava , porque desde menino , já me sentia atraído com as pedrinhas , e vem-me à lembrança a minha mãe a ralhar comigo

porque tinha todas as gavetas da casa entulhadas de pedras...depois com o tempo esqueci.

E , um dia , ao olhar para certo local , pensei :porque não aqui ? Será que...e tive a surpresa de encontrar o que procurava.

Não tenho qualquer conhecimento em mineralogia , arqueologia ou algo equiparado para lidar com estas "rochas ", mas sei o que procuro , porque é do conhecimento

geral , que hoje o conhecimento de determinados assuntos estão na ponta dos dedos e dum pc...

Sim , os meus meteoritos necessitam de mais cuidado, mas preciso de tempo...

Primeiro vou ver o que está exposto no Museu do Instituto Superior de Engenharia ou no Museu e Laboratório de Mineralogia e Geológico da Faculdade de

Ciências do Porto...(suponho que foi aqui que me arrumaram para canto , quando mandei as fotos) , mas interessa-me ver , comparar.

Rastreio um área de cerca de dez quilómetros , sempre a olho nu ,quer faça chuva quer faça sol...mas faço alguns interregnos quando o local não está propício

para rastrear.

E estou nesta paixão , onde a maior parte das vezes , trago as mãos a abanar , (mas levo sempre umas pedrinhas, diferentes de todas as outras que poderão não ter

qualquer valor , mas são interessantes. Como por exemplo, encontrei uma pedrinha em local difícil ,no meio de milhões de pedras que tinha incrustado vestígios

de uma planta que penso ser ancestral , ainda a guardo ...para mais tarde recordar...) .

A gente vai falando e lendo neste tópico , que está a ficar interessante.

Fica bem.

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Gostos Recebidos
16
Para apanha-los não é preciso a tal máquina...basta usar este bocado de metal que o sr. no video usa.

[video=youtube_share;jYZeTvuxwI0]http://youtu.be/jYZeTvuxwI0[/video]

No Youtube há muitos vídeos sobre esta matéria, não entendo disto, descobri que há meteoritos que atraem o íman, não tenho a certeza se são todos.

Coloquei aqui um video, neste meu pc não tenho som, espero que seja algo interessante...

[video=youtube_share;EbqHgh0Et3Y]http://youtu.be/EbqHgh0Et3Y[/video]

Última edição:

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
3
Fui rever de novo os meteoritos que tenho em casa...apenas dois , muito gastos é que eram atraídos pelo íman .

Os maiores não foram atraídos pelo íman.

O meteorito que eu julgo ser de Vesta , é também atraído pelo íman , mas não tem nada de coloração ferrosa . A sua composição não sou capaz de descrever

mas tem realmente um tom de ferro-níquel e um toque de olivina...não sei. Não ganha ferrugem.

O nome (Vesta ) provém da deusa romana Vesta , a deusa virgem da casa , correspondente à deusa da mitologia grega Héstia.(in Wikipédia) .

Não sei se volto a ter coragem em pegar de novo nas pedras...

Obrigado pela lembrança e pelos vídeos , são sempre úteis.