- Entrou
- Jan 4, 2011
- Mensagens
- 5,504
- Gostos Recebidos
- 2
Para um profissional essa situação é absolutamente normal.Bem falta me fez hoje um medidor de campo. Ter-me-ia poupado algum tempo e uma grande dor de cabeça.
Vou descrever a situação pois até acho hilariante.
Instalação: Residência com 3 andares boa visibilidade para emissores de Aveiro e de Vale de Cambra.
Como o prédio é alto, e já prevendo problemas derivados da propagação optei por montar a antena dentro do sótão e orientada ao emissor de Vale de Cambra que aqui na zona parece estar menos vulnerável ao fenómeno embora chegue com menos sinal.
Depois da antena orientada com o digimax, fiz a ligação ao amplificador existente que alimenta 6 tomadas.
Ligo os receptores e sinal nem vê-lo! Pensei, amplificador avariado, troquei, tudo na mesma.
Depois de mais algumas voltas com a instalação cheguei à conclusão de que se tratava de sinal a mais!
Fora com o amplificador e coloquei um derivador de 4 saídas.
Em um dos dois receptores funcionou à primeira pois além da atenuação de duas tomadas ainda tinha uma extensão de 6 metros de cabo coaxial fino daqueles manhosos com fichas vulcanizadas. No outro, como só tinha uma tomada, tive de colocar um atenuador de 20dB!!!
A antena é de três eixos com 17dB e o emissor está a cerca de 16Km.
Sempre pensei que utilizando derivadores e tomadas seria necessário um amplificador para compensar as perdas. Mas ao que parece em algumas situações mesmo sem amplificador ainda é necessário atenuar o sinal.
Acham isto normal?
Voltando (mais uma vez) a "bater no ceguinho", um medidor de campo não serve só para orientar antenas. É preciso saber "ler" a instalação para determinar o que é mais adequado para que ela funcione em condições, e a escolha do tipo de antena (mais potente ou menos potente), utilização ou não de amplificação (e, se sim, que tipo de amplificação), tipo de repartidores usar, eventual substituição de cabos/tomadas, se os chicotes são bons ou não prestam, tudo isto vai depender da leitura do medidor de campo.
Situações como a que te aconteceu são o meu "pão nosso de cada dia", só que perante os clientes não posso usar métodos pouco eficazes e pouco fiáveis, nem soluções artesanais ou caseiras numa instalação porque, para além do ar pouco profissional que dá, fazem aumentar os custos. Instalações/reparações bem feitas, não demorando mais do que o tempo necessário e com um custo adequado, valem mais do que muita publicidade.
DX2
Última edição: