boas
Eu ja montei o meu motor e está afuncar na boa ,tb li alguns manuais e são sempre muito tecnicos o que por vezes nos confunde ainda mais.
Depois de montar o motor consegui entender uma certa maneira muito simples de colocar o motor e no qual eu vou tentar explicar.
O mastro tem de estar bem alinhado na vertical dos dois lados é fundamental para que o motor descreva a curva polar na perfeição.
Tem que se saber a altitude e longitude do ponto onde se monta o motor no qual se pode ver aqui __h**p://***.mapporama.com/share/ ,basta colocar a morada e codigo postal que o prog nos dá a nossa posiçao em latitude e longitude.
Depois de obter a lati. e long. colocamos no motor a latitude, o motor tem de um lado a escala de latitude e do outro outra escala que no manual do motor tem uma tabela para ver qual angulo corresponde á nossa latitude, mas eu coloquei logo a latitude e dei + 1º como li que era aconselhavel.
Colocamos a antena tem de ficar na haste do motor o mais possivel em frente nem mais para a esquerda nem mais para a direita.
A elevação da antena Tb vem na tabela que acompanha o motor mas eu
coloquei + - essa elevaçao porque muitas vezes as antenas nao teem um ponto certo de elevaçao (a minha nao tem)coloquei acerca de 23º
Para acertar a antena temos de procurar o sat mais proximo da nossa longitude para sul,isto quer dizer se (no meu caso) a longitude for de 9º W (portugal situa-se entre 9ºW e 7ºW + - 9 do lado mar 7 front. espan.)os sats que temos nesta long é Nilesat 7 º W e Atlantic Bird 2 8 ºW como o atlantic é um bocado dificil de captar (pelo menos para mim foi) apontei para o Nilesat.
O ideal era termos um sat na nossa longitude no caso da minha seria 9 º mas como nao tenho tive de apontar para o nile mas compensei o motor manualmente (com os botoes) para 2 º E ,e em se guinda com a ajuda do satfinder e do deco onde tinha posto uma frq do Nilesat rodei o conjunto motor antena no mastro ate obter o sinal do Nilesat e tb ajustei a elevaçao da antena.quando obtive um bom sinal apertei o motor ao mastro e fiz os ajustes finais.Voltei a por o motor a 0º e deixei de ter sinal porque a antena estava a 9º se houvesse um sat a 9 º estava nesse sat.No deco mudei para um canal do Hispa e rodei o motor atraves do deco ate ter sinal no deco e gravei a posiçao para o hispa, só que no motor nao me marcava 30 º mas sim 21º (21+9=30) porque a minha longitude é 9º W por isso é o meu 0º no motor , nao sei se me fiz entender,se a nossa longitude for 7ºW eu tenho de captar o Nilesat com o motor em 0 quando virar para o hispa tem de dar 23º no motor.Regulei o motor para o Hot quando captei bom sinal guardei a posiçao no deco no motor marcava 22 º E (9W+13E = 22E) portanto o nosso 0 no motor é sempre na longitude onde estamos se estivessemos na longitude 0º os graus no motor seria 0 portanto se rodasse-mos o motor para o nile marcava 7º W.Se o deco tiver a funçao USALS e lhe colocarem a vossa longitude e pedir para ele rodar para o Nilesat ele roda o motor para 2ºE (no caso da longitude ser 9ºW).A funçao USALS calcula em funaçao da nossa longitude a posiçao do sat e roda o motor para essa posiçao.Se nao tiver essa funçao se so for Disecq temos de ser nos a rodar atraves dos botoes.
Portanto caros amigos aqui para portugal o melhor ponto de referencia é o Nilesat (quanto a mim) e ja sabem se estiverem nos 9º de longit. rodem o motor 2º para Este e afinem no nile, se 8º rodem 1º E , 7º o motor fica a 0
Espero que tenham compreendido
Boas Montagens !
Eu ja montei o meu motor e está afuncar na boa ,tb li alguns manuais e são sempre muito tecnicos o que por vezes nos confunde ainda mais.
Depois de montar o motor consegui entender uma certa maneira muito simples de colocar o motor e no qual eu vou tentar explicar.
O mastro tem de estar bem alinhado na vertical dos dois lados é fundamental para que o motor descreva a curva polar na perfeição.
Tem que se saber a altitude e longitude do ponto onde se monta o motor no qual se pode ver aqui __h**p://***.mapporama.com/share/ ,basta colocar a morada e codigo postal que o prog nos dá a nossa posiçao em latitude e longitude.
Depois de obter a lati. e long. colocamos no motor a latitude, o motor tem de um lado a escala de latitude e do outro outra escala que no manual do motor tem uma tabela para ver qual angulo corresponde á nossa latitude, mas eu coloquei logo a latitude e dei + 1º como li que era aconselhavel.
Colocamos a antena tem de ficar na haste do motor o mais possivel em frente nem mais para a esquerda nem mais para a direita.
A elevação da antena Tb vem na tabela que acompanha o motor mas eu
coloquei + - essa elevaçao porque muitas vezes as antenas nao teem um ponto certo de elevaçao (a minha nao tem)coloquei acerca de 23º
Para acertar a antena temos de procurar o sat mais proximo da nossa longitude para sul,isto quer dizer se (no meu caso) a longitude for de 9º W (portugal situa-se entre 9ºW e 7ºW + - 9 do lado mar 7 front. espan.)os sats que temos nesta long é Nilesat 7 º W e Atlantic Bird 2 8 ºW como o atlantic é um bocado dificil de captar (pelo menos para mim foi) apontei para o Nilesat.
O ideal era termos um sat na nossa longitude no caso da minha seria 9 º mas como nao tenho tive de apontar para o nile mas compensei o motor manualmente (com os botoes) para 2 º E ,e em se guinda com a ajuda do satfinder e do deco onde tinha posto uma frq do Nilesat rodei o conjunto motor antena no mastro ate obter o sinal do Nilesat e tb ajustei a elevaçao da antena.quando obtive um bom sinal apertei o motor ao mastro e fiz os ajustes finais.Voltei a por o motor a 0º e deixei de ter sinal porque a antena estava a 9º se houvesse um sat a 9 º estava nesse sat.No deco mudei para um canal do Hispa e rodei o motor atraves do deco ate ter sinal no deco e gravei a posiçao para o hispa, só que no motor nao me marcava 30 º mas sim 21º (21+9=30) porque a minha longitude é 9º W por isso é o meu 0º no motor , nao sei se me fiz entender,se a nossa longitude for 7ºW eu tenho de captar o Nilesat com o motor em 0 quando virar para o hispa tem de dar 23º no motor.Regulei o motor para o Hot quando captei bom sinal guardei a posiçao no deco no motor marcava 22 º E (9W+13E = 22E) portanto o nosso 0 no motor é sempre na longitude onde estamos se estivessemos na longitude 0º os graus no motor seria 0 portanto se rodasse-mos o motor para o nile marcava 7º W.Se o deco tiver a funçao USALS e lhe colocarem a vossa longitude e pedir para ele rodar para o Nilesat ele roda o motor para 2ºE (no caso da longitude ser 9ºW).A funçao USALS calcula em funaçao da nossa longitude a posiçao do sat e roda o motor para essa posiçao.Se nao tiver essa funçao se so for Disecq temos de ser nos a rodar atraves dos botoes.
Portanto caros amigos aqui para portugal o melhor ponto de referencia é o Nilesat (quanto a mim) e ja sabem se estiverem nos 9º de longit. rodem o motor 2º para Este e afinem no nile, se 8º rodem 1º E , 7º o motor fica a 0
Espero que tenham compreendido
Boas Montagens !