• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manual Motor Disecq

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
boas
Eu ja montei o meu motor e está afuncar na boa ,tb li alguns manuais e são sempre muito tecnicos o que por vezes nos confunde ainda mais.

Depois de montar o motor consegui entender uma certa maneira muito simples de colocar o motor e no qual eu vou tentar explicar.

O mastro tem de estar bem alinhado na vertical dos dois lados é fundamental para que o motor descreva a curva polar na perfeição.

Tem que se saber a altitude e longitude do ponto onde se monta o motor no qual se pode ver aqui __h**p://***.mapporama.com/share/ ,basta colocar a morada e codigo postal que o prog nos dá a nossa posiçao em latitude e longitude.
Depois de obter a lati. e long. colocamos no motor a latitude, o motor tem de um lado a escala de latitude e do outro outra escala que no manual do motor tem uma tabela para ver qual angulo corresponde á nossa latitude, mas eu coloquei logo a latitude e dei + 1º como li que era aconselhavel.
Colocamos a antena tem de ficar na haste do motor o mais possivel em frente nem mais para a esquerda nem mais para a direita.
A elevação da antena Tb vem na tabela que acompanha o motor mas eu
coloquei + - essa elevaçao porque muitas vezes as antenas nao teem um ponto certo de elevaçao (a minha nao tem)coloquei acerca de 23º
Para acertar a antena temos de procurar o sat mais proximo da nossa longitude para sul,isto quer dizer se (no meu caso) a longitude for de 9º W (portugal situa-se entre 9ºW e 7ºW + - 9 do lado mar 7 front. espan.)os sats que temos nesta long é Nilesat 7 º W e Atlantic Bird 2 8 ºW como o atlantic é um bocado dificil de captar (pelo menos para mim foi) apontei para o Nilesat.
O ideal era termos um sat na nossa longitude no caso da minha seria 9 º mas como nao tenho tive de apontar para o nile mas compensei o motor manualmente (com os botoes) para 2 º E ,e em se guinda com a ajuda do satfinder e do deco onde tinha posto uma frq do Nilesat rodei o conjunto motor antena no mastro ate obter o sinal do Nilesat e tb ajustei a elevaçao da antena.quando obtive um bom sinal apertei o motor ao mastro e fiz os ajustes finais.Voltei a por o motor a 0º e deixei de ter sinal porque a antena estava a 9º se houvesse um sat a 9 º estava nesse sat.No deco mudei para um canal do Hispa e rodei o motor atraves do deco ate ter sinal no deco e gravei a posiçao para o hispa, só que no motor nao me marcava 30 º mas sim 21º (21+9=30) porque a minha longitude é 9º W por isso é o meu 0º no motor , nao sei se me fiz entender,se a nossa longitude for 7ºW eu tenho de captar o Nilesat com o motor em 0 quando virar para o hispa tem de dar 23º no motor.Regulei o motor para o Hot quando captei bom sinal guardei a posiçao no deco no motor marcava 22 º E (9W+13E = 22E) portanto o nosso 0 no motor é sempre na longitude onde estamos se estivessemos na longitude 0º os graus no motor seria 0 portanto se rodasse-mos o motor para o nile marcava 7º W.Se o deco tiver a funçao USALS e lhe colocarem a vossa longitude e pedir para ele rodar para o Nilesat ele roda o motor para 2ºE (no caso da longitude ser 9ºW).A funçao USALS calcula em funaçao da nossa longitude a posiçao do sat e roda o motor para essa posiçao.Se nao tiver essa funçao se so for Disecq temos de ser nos a rodar atraves dos botoes.
Portanto caros amigos aqui para portugal o melhor ponto de referencia é o Nilesat (quanto a mim) e ja sabem se estiverem nos 9º de longit. rodem o motor 2º para Este e afinem no nile, se 8º rodem 1º E , 7º o motor fica a 0
Espero que tenham compreendido

Boas Montagens !
 

sempre

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Só não percebi bem esta parte:

"Depois de obter a lati. e long. colocamos no motor a latitude, o motor tem de um lado a escala de latitude e do outro outra escala que no manual do motor tem uma tabela para ver qual angulo corresponde á nossa latitude, mas eu coloquei logo a latitude e dei + 1º como li que era aconselhavel.
Colocamos a antena tem de ficar na haste do motor o mais possivel em frente nem mais para a esquerda nem mais para a direita.
A elevação da antena Tb vem na tabela que acompanha o motor mas eu
coloquei + - essa elevaçao porque muitas vezes as antenas nao teem um ponto certo de elevaçao (a minha nao tem)coloquei acerca de 23º"

Até à parte de colocar no motor a nossa latitude percebi! Agora do outro lado, ângulo,elevação da antena etc. ficou um bocado confuso! Podes explicar um pouco melhor esta parte por favor?

Brigado!
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Só não percebi bem esta parte:

"Depois de obter a lati. e long. colocamos no motor a latitude, o motor tem de um lado a escala de latitude e do outro outra escala que no manual do motor tem uma tabela para ver qual angulo corresponde á nossa latitude, mas eu coloquei logo a latitude e dei + 1º como li que era aconselhavel.
Colocamos a antena tem de ficar na haste do motor o mais possivel em frente nem mais para a esquerda nem mais para a direita.
A elevação da antena Tb vem na tabela que acompanha o motor mas eu
coloquei + - essa elevaçao porque muitas vezes as antenas nao teem um ponto certo de elevaçao (a minha nao tem)coloquei acerca de 23º"

Até à parte de colocar no motor a nossa latitude percebi! Agora do outro lado, ângulo,elevação da antena etc. ficou um bocado confuso! Podes explicar um pouco melhor esta parte por favor?

Brigado!
Boas amigo Sempre

Nao ligues a outra escala do outro lado essa é a escala de elevaçao caso nao tenhas a latitude.
Regula sempre pelo lado da latitude e da + 1º ou seija se a tua latitide for 38º Norte coloca o motor em 39 depois a elevaçao regulas na antena ate obteres sinal ou com o satfinder ou no deco que esteja ligado a tv.
A escala do outro lado é para ser usada com a escala que geralmente tras as antenas e junto do motor vem uma tabela para regular isso mas para isso temos de seguir todas as afinaçoes a risca para bater certo e eu acho que manualmente obteem-se melhores resultados,pelo menos a mim tem sido assim.
Podes ver a ferramenta de ajuste de Elevçao que eu fiz para ajustes finos é o ideal em antenas a partir de 80.
Junto uma foto para veres aquela parte em que a antena ten de estar em frente mara o motor nem mais para esq mem direita tem que estar ao centro da haste do motor,

Cumps
 
Última edição:

sempre

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
OK! Obrigado!

Estive no passado sábado a tentar afinar o motor/panela mas não consegui!
Só conseguía apanhar o hispa. É esquisito que em todos os testes que fazia apanhava sempre o hispa e mais nenhum!

No próximo sábado vou tentar novamente e durante esta semana estou a ver se saco a máxima informação possível!
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Motor

Boas
è facil de afinar se seguires mais ao menos o que te indico ai vais veres que apanhas tudo.
Se o teu deco tiver USALS coloca as tuas cordenadas no deco e mandas o motor para o Nilesat e se verificares na escala do motor ele vai parar nos 2º Este,isto no caso da tua Longitude ser 9º W ,(mais junto do mar) se for no centro 8 º W ficara no 1º Este se for 7ºW (Juntoa Esp.) ficara no 0ª.
Depois de teres colocado a latitude como indiquei e apertado a antena na Haste do motor,so tens de rodar o conjunto motor+antena e so a antena na elevaçao ate apanhares um canal do Nilesat enquanto nao apanhares ai um canal nao partas para outro.
Depois de apanhares o canal ajusta o motor ao mastro e tb a elevaçao da antena.
Depois mandas para outro sat (por exp Hispa) e vais ver que ele esta la
Provavelmente podes de ter que ajustar novmente mas muito pouco.
ve a foto em cima para veres como a antena tem que ficar na Haste do motor.

Cumps
 

sempre

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Só mais uma dúvida!

Eu não tenho sat-finder! Daí uso o deco para apanhar sinal!

Tenho uma antena de 80cm, LNB 0.7db e conforme este site:
h**p://www.diesl.com/web/index.php?page=acimut
para a minha posição para apanhar o Nilesat 7W tinha que ter uma antena de mais ou menos 1M.

Será que apanho qualquer coisinha, nem que não dê para ver nenhum canal, mas que identifique que a panela está apontada para o Nilesat?
 

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Posiçao

Boas
Eu com uma de 80 na Margem Sul apanhava na boa com LNB de 0.3 da Ivacom ,agora tenho uma de 1.10 pois troquei para apanhar os 28 Este,quanto mais para Norte pior se apanha,mas se tiveres dificuldade podes sempre afinar por outro sat,apesar pelo que li em diversos manuais deve-se sempre afinar por esse.
Mas podes tambem afinar por outro,se utilizares o USALS e mandares para outro tens de apanhar um canal desse sat e depois apertares tudo e mandares para outro.
Nao te esueças é que quando se esta a fazer os ajuste para apanhar o sat so se mexe no conjunto Antena+Motor e na elevaçao da antena,depois de se colocar a Latitude no motor ai nao se mexe mais so se levanta ou baixa na antena.
Para rodar para esq ou direita é sempre no motor e nao na antena que esta presa a Haste do motor, ai nao se mexe mais depois de estar centrada.
Se nao tiveres o Usals e fizeres com o motor,se quiseres afinar pelo hotbird nos 13º Este,rodas o motor com os botoes que esta no motor e colocas o motor nos graus consoante a tua longitude, i.e. se a tua longitude for 9º W para afinares pelo Hot tens de colocar o motor em 22º Este, e depois é que vais a procura de um canal no hot mas mexendo so no motor e elevaçao da antena.
Espero que tenhas compreendido se tiveres alguma dificuldade diz

Cumps
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
É como nos outros!... É necessário uma boa dose de paciência. Predispôe-te a isso e depois verás que até á fácil.

Um abraço.
 
Topo