helldanger1
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Inserir vídeo em Flash
Inserção e gestão de filmes nos projetos Flash.
Por Ivett Kelemen
Importar vídeo
Uma das novidades de Flash MX é a melhora na importação e gestão das seqüências de vídeos (video-clip). Flash é capaz de manejar os seguintes arquivos:
- .avi
- Quick Time
- .mpeg
- Digital video
É necessário que o computador tenha o Quick Time 4 ou o Director 7 (ou versões posteriores) instalados.
Vamos criar um símbolo, e dentro deste símbolo inserimos uma seqüência de vídeo.
Escolhemos o menu Insert / Create New Symbol (name=ruela, behavior=Movie Clip). Do menu; File escolhemos Import e escolhemos rua.avi. Flash apresenta uma nova janela de diálogo onde podemos ajustar a importação do vídeo.
Flash comprime as seqüências de vídeo com o codex 'Sorenson Spark' o que permite reduzir notavelmente o tamanho do arquivo. Os parâmetros Quality, Keyframe e Scale permitem ajustar este processo.
Deixamos 40 o valor de Quality, e 24 o de Keyframe. Este parâmetro indica a série de fotogramas chave que serão inseridos na seqüência. Colocamos Scale = 70% para reduzir o tamanho do vídeo. A importação pode demorar vários minutos - dependendo do tamanho do vídeo. Antes de inserir definitivamente a seqüência de vídeo, Flash nos informa que este necessita por sua reprodução total um número de fotogramas superior ao que temos atualmente. Portanto, é necessário aumentar o número de fotogramas (neste exemplo: 84).
O procedimento está completo.
Agora vamos ver como podemos aplicar as modificações de símbolos na seqüência de vídeo.
Regressamos ao palco. Inserimos um fotograma chave na posição 84.
Regressamos ao fotograma 1. Selecionamos o Movie Clip, e o movemos ao canto esquerdo, e com o Free Transform
o giramos um pouco. No Properties painel abrimos o menu desdobrável de Color e escolhemos cor = Alpha. Damos um valor de 0%.
Criamos uma interpolação (clicando em um fotograma intermediário), e no Properties painel, menu desdobrável "Tween", escolhemos a opção "Motion"). Clicando no fotograma 84 abrimos o painel Actions (menu Window / Actions o F9), e escrevemos stop(). Dando um clique duplo no vídeo, e clicando no fotograma 84 abrimos o painel Actions (menu Window / Actions o F9), e escrevemos stop(). Assim, não se repete infinitamente o filme.
Provamos o filme (menu Control / Test Movie o Ctrl+Enter)
Inserção e gestão de filmes nos projetos Flash.
Por Ivett Kelemen
Importar vídeo
Uma das novidades de Flash MX é a melhora na importação e gestão das seqüências de vídeos (video-clip). Flash é capaz de manejar os seguintes arquivos:
- .avi
- Quick Time
- .mpeg
- Digital video
É necessário que o computador tenha o Quick Time 4 ou o Director 7 (ou versões posteriores) instalados.
Vamos criar um símbolo, e dentro deste símbolo inserimos uma seqüência de vídeo.
Escolhemos o menu Insert / Create New Symbol (name=ruela, behavior=Movie Clip). Do menu; File escolhemos Import e escolhemos rua.avi. Flash apresenta uma nova janela de diálogo onde podemos ajustar a importação do vídeo.
Flash comprime as seqüências de vídeo com o codex 'Sorenson Spark' o que permite reduzir notavelmente o tamanho do arquivo. Os parâmetros Quality, Keyframe e Scale permitem ajustar este processo.
Deixamos 40 o valor de Quality, e 24 o de Keyframe. Este parâmetro indica a série de fotogramas chave que serão inseridos na seqüência. Colocamos Scale = 70% para reduzir o tamanho do vídeo. A importação pode demorar vários minutos - dependendo do tamanho do vídeo. Antes de inserir definitivamente a seqüência de vídeo, Flash nos informa que este necessita por sua reprodução total um número de fotogramas superior ao que temos atualmente. Portanto, é necessário aumentar o número de fotogramas (neste exemplo: 84).
O procedimento está completo.
Agora vamos ver como podemos aplicar as modificações de símbolos na seqüência de vídeo.
Regressamos ao palco. Inserimos um fotograma chave na posição 84.
Regressamos ao fotograma 1. Selecionamos o Movie Clip, e o movemos ao canto esquerdo, e com o Free Transform
Criamos uma interpolação (clicando em um fotograma intermediário), e no Properties painel, menu desdobrável "Tween", escolhemos a opção "Motion"). Clicando no fotograma 84 abrimos o painel Actions (menu Window / Actions o F9), e escrevemos stop(). Dando um clique duplo no vídeo, e clicando no fotograma 84 abrimos o painel Actions (menu Window / Actions o F9), e escrevemos stop(). Assim, não se repete infinitamente o filme.
Provamos o filme (menu Control / Test Movie o Ctrl+Enter)