• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Maior navio porta-contentores elétrico vai ligar Xangai e Nanjing

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
38,079
Gostos Recebidos
828
naom_662f73baaac85.jpg


Desenvolvido e fabricado pela empresa estatal China Ocean Shipping Group (Cosco), o Greenwater 1 é alimentado exclusivamente por baterias, poupando cerca de 3.900 quilogramas de combustível por cada 100 milhas náuticas navegadas.






Isto permite reduzir as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas, segundo o SCMP.


O navio está equipado com uma bateria principal com uma capacidade superior a 50.000 quilowatts por hora, podendo ser adicionadas mais caixas de baterias para viagens mais longas.


As caixas de baterias, que contêm 1.600 kWh de eletricidade e são semelhantes em tamanho aos contentores normais de 20 pés (6,10 metros), podem ser carregadas no navio para aumentar a sua autonomia de viagem.


O capitão Wang Jun, citado pela imprensa estatal chinesa, disse que com 24 caixas de baterias, o navio pode completar uma viagem consumindo 80.000 kWh de eletricidade, enquanto um navio porta-contentores convencional utilizaria 15 toneladas de combustível.


O navio elétrico tem cerca de 120 metros de comprimento e 24 metros de largura, e pode atingir uma velocidade máxima de 19 quilómetros por hora.


Citado pela imprensa local, um funcionário do porto de Yangshan, em Xangai, disse que os membros da tripulação receberam formação especial para o caso de incêndios que pudessem ser causados pelas baterias, uma das principais preocupações do projeto.


As chamas provocadas pelas baterias só podem ser extintas com um tipo especial de gás composto por carbono, flúor e hidrogénio.

IN:NM
 
Topo