«Andavam meio perdidos» – Pedro Soares
Pedro Soares, treinador do campeão europeu João Pina e da vice-campeã Joana Ramos fala do que conseguiram juntos. Sequência louca de 17 medalhas começou em 2002 com o técnico.
Há dez Europeus consecutivos que a Selecção não falha a presença no pódio. Desde então conquistaram-se 17 das 24 medalhas ganhas até hoje, seis delas correspondentes ao título de campeão da Europa através de Telma Monteiro (2006, 2007, 2009), João Neto (2008) e João Pina (2010, 2011). Ora nesse Euro de Maribor - 2002 quem lançou esta louca sequência de êxitos foi Pedro Soares ao, na mesma edição, conseguir ser 2.º na categoria Open (sem limite de peso) e 3.º nos -100 kg.
Agora, aos 36 anos, Soares foi um dos portugueses que vibraram particularmente em Istambul com o histórico Europeu para Portugal em que Telma (-57 kg) e Joana Ramos (-52 kg) ganharam medalhas de prata e Pina (-73 kg) de ouro. Mas não se pense que o coração de Pedro pulsou mais forte por ter revivido momentos numa prova onde, como atleta, coleccionou um total de quatro pódios, pois também foi 3.º em Birmingham-95 e 2.º em Den Haag-96. Agora foi diferente: é o treinador de João Pina e Joana Ramos no Sporting e na Turquia orientou-os junto ao tatami.
«O capítulo que foi a minha carreira como judoca está encerrado. O que quero é falar da Joana e do João pois não consigo falar de um sem fazer o mesmo do outro», responde de imediato Pedro Soares sem querer misturar o seu passado com o presente. «Foi de facto uma jornada muito feliz e há razões que se levantam além dos títulos conquistados. É o reencontro de dois atletas que há uns anos andavam meio perdidos, arredados destes momentos. O que aconteceu é que houve um encontro entre um jovem treinador/ex-atleta e dois judocas que ainda foram do meu tempo e conseguimos estabelecer objectivos. O João, há dois anos, e a Joana, há um, decidiram que com a capacidade de trabalho, humildade e talento que têm chegariam lá nos anos que ainda têm de carreira», contou Pedro.
abola
______