• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

JOgo de cartas Bisca

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
13
Origem

O pais de origem da Bisca é a Espanha e originariamente o jogo era disputado com o baralho espanhol, com sua difusão pelo mundo foi adaptado e hoje é jogado com os baralhos comuns atuais.

Participantes

Podem jogar a Bisca 02, 03 ou 04 participantes, quando forem 04 o jogo será em duplas.

Baralho

Como já dissemos o jogo original era disputado com o baralho espanhol de 40 cartas, hoje, porém, joga-se com o baralho inglês comum, retirando-se os curingas, os 08, 09 e 10 de todos os naipes.


Valor

Na Bisca os valores das cartas são diferentes da maioria dos jogos.
Ás vale 11 pontos
03 vale 10 pontos
Rei vale 04 pontos
Dama vale 03 pontos
Valete vale 02 pontos


As demais cartas 07, 06, 05, 04 e 02 não valem pontos, mas são importantes para a formação dos jogos.

Objetivo

Fazer o número de pontos estabelecido pelos jogadores antes de se iniciar a partida, que podem ser 500 pontos ou a soma de 10 rodadas.

Regras

Se o jogo for disputado entre dois ou três jogadores cada um jogará por si, caso o jogo seja disputado por 04 jogadores estes serão divididos em duplas.
O carteador será escolhido por sorteio, quem tirar a carta maior será o encarregado da distribuição. Após embaralhar as cartas o carteador as oferecerá ao jogador á sua esquerda para que este proceda ao corte.

A distribuição de cartas será feita a partir do jogador colocado á direita do carteador. As cartas serão distribuídas uma a uma e cada jogador receberá três cartas.
Depois de distribuir a última carta o carteador colocará a sobra no centro da mesa, este monte recebe o nome de monte de compras, e sob a vista de todos virará a carta superior deste monte, esta será a carta que indicara o naipe do trunfo, esta carta deverá ser colocada sob o monte com a metade encoberta pelas demais cartas e representará o trunfo daquela partida, qualquer carta do naipe de trunfo será maior que as demais jogadas na mesa na rodada.

O jogador á direita do carteador inicia o jogo descartando uma carta, o naipe desta carta será chamado de naipe da saída, cada jogador na sua vez deverá descartar uma carta, esta carta poderá ter o naipe da carta de trunfo ou o naipe da carta de saída, ganha a rodada o jogador que descartar a carta mais alta do naipe de trunfo, se ninguém descartar cartas do naipe de trunfo ganhará a rodada o jogador que tiver descartado a maior carta com o naipe de saída.



O vencedor da rodada recolhe as cartas e as coloca, com a face virada para baixo, do seu lado, em seguida compra uma carta do monte de compras e em seqüência todos os jogadores também compram uma carta voltando todos a ter três cartas nas mãos, o vencedor da rodada inicia a nova rodada. O jogo prossegue obedecendo as mesmas regras descritas acima.

A partida se encerrará quando não houverem mais cartas no monte de compras e quando o último jogador descartar a última carta.

O naipe de trunfo não poderá ser substituído até a nova partida, porém quando o trunfo for Ás, 03, Rei, Dama ou Valete o jogador que vencer a rodada poderá, antes de comprar nova carta no monte e iniciar a nova rodada, substitui-lo por um 07 do mesmo naipe, no entanto, esta mudança não poderá ser feita na última rodada.

Terminada as cartas procede-se a contagem dos pontos, conforme dito acima só contam pontos os Áses, que valem 11 pontos, os 03 que valem 10 pontos, os Reis que valem 04 pontos, as Damas que valem 03 pontos e os Valetes que valem 02 pontos.

Observações

Numa partida de duplas não será permitido de forma alguma que os parceiros mostrem ou digam que cartas possuem, porém são permitidos sinais entre as duplas que deverão combiná-los antes do inicio do jogo.

Quando proceder o corte do baralho o jogador que o fizer não poderá deixar num dos montes menos que 04 cartas.
 
Topo