Portal Chamar Táxi

Notícias Idoso fez greve de fome contra comida de lar. Sobreviveu a café e tabaco

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,708
Gostos Recebidos
1,228
naom_5f2c640d79f83.webp


Um idoso, residente num lar em Colmenar de Viejo, em Madrid, Espanha, decidiu entrar em greve de fome por estar descontente com a comida do lar.


Marcelo Marko, de 68 anos, estava desde o dia 8 de janeiro sem comer, para protestar contra a "péssima qualidade" das refeições servidas na residência sénior. Ademais, acrescenta, refeições essas que são pagas ao dia, mesmo se tratando de uma residência social.


"Em Madrid, pagamos 86% da nossa pensão, baixa ou alta, para viver numa residência, enquanto noutras comunidades pagam 75%", criticou, referindo-se ao facto de pagar por um serviço que não considera de qualidade.


Volvidos 25 dias, o homem decidiu pôr fim à greve. Segundo Marcelo, o seu protesto já colheu frutos.


O idoso, que entretanto perdeu 10 Kg, afirma à Telecinco que não lhe foi "prometido nada em concreto", porém, a atenção que conseguiu captar da comunicação social e do gerente da Agência Madrilena de Apoio Social levam-no a crer que vai haver mudanças.


"Hoje vou falar com a médica e hoje ou amanhã vou começar a comer aos poucos", informou Marcelo, que nos últimos 25 dias sobreviveu apenas com "água, café e tabaco".


O homem abandonou esta batalha mas não antes sem lamentar as represálias de que foi alvo. Segundo Marcelo, a responsável pela residência tentou abrir um processo contra o homem acusando-o de mau comportamento.


"Quando te tornas uma pessoa que protesta, surgem estas represálias. Dizem que desrespeitei o pessoal, que os insultei, que incomodei outros residentes, que tiveram queixas por causa desta situação. É mentira", lamentou. O homem admitiu que chegou a entrar em confronto com outro residente e que houve algumas discussões, mas nega agressões de que é acusado de ter protagonizado.


Apesar de chegar agora ao fim este protesto, Marcelo garantiu que não desistirá de melhorar a alimentação na residência e muitos outros serviços da mesma.


"Há muitas coisas a melhorar, não só a alimentação, embora esta seja a primeira e a mais importante", considerou.

IN:NM
 
Topo