Ja estava prometido ha uns tempos...
A estufa de 4x2 provou-se muito pequena para o que eu queria... por isso vendi e comprei uma de 6x3... agora sim, tenho espaço para uma invernada em condiçoes
Eu ja disse para tras, mas fica aqui um resumo:
Eu cultivo as malaguetas em vaso em sistema de pavio no sistema aquaponico. Basicamnete é um vaso com terra, com uma percentagem de turfa e coco muito elevada para terem boa oxigenaçao e um bom efeito pelicular, e pouso os vasos em tinas onde circula a agua do sistema aquaponico.
Os vasos vao puxando agua conforme precisam.
Quando chega o inverno, uma vez que o cultivo principal nao é feito dentro de estufa, tenho de invernar os pimenteiros para eles nao morrerem com a geada.
Para isto retiro os vasos do sistema aquaponico, retiro as plantas, dou uma poda nos ramos e nas raizes e misturo a terra que estava nos vasos com mais uma parte de composto que fiz durante o ano anterior (tenho duas caixas de compostagem, encho uma e deixo repousar enquanto vou enchendo a outra).
Misturo 2 partes de terra que estava nos vasos com 1 parte de composto, meto tudo numa betoneira e mexo durante um bocado.
Depois volto a colocar nos mesmos vasos ja com as plantas podadas.
O resultado por agora é este, ainda me falta passar para vasos grandes algumas que estao nos piqueninos: