- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,236
- Gostos Recebidos
- 1,103

São diagnosticados, a nível mundial, três a 10 novos casos de cancro de testículo por ano em cada 100 mil homens, verificando-se uma maior incidência na faixa etária dos 20 aos 40 anos, daí a importância do autoexame. "É uma das formas de permitir um diagnóstico antecipado deste tipo de cancro", sublinha o médico Rui Lúcio, coordenador de urologia no Hospital Lusíadas Lisboa, num artigo publicado no blogue do grupo Lusíadas.
O autoexame, explica, "consiste na palpação destes órgãos, de forma regular". "Se observar o aparecimento de um nódulo sólido, é recomendado fazer-se uma ecografia escrotal para confirmar a natureza do mesmo. Quando se trata de um tumor, normalmente estes nódulos apresentam um crescimento rápido e recente", diz.
Como fazer? Uma vez por mês, durante ou após um banho quente, os homens devem examinar cada testículo separadamente, segurando-os com cuidado e "procure sentir a presença de nódulos, alterações de tamanho, forma ou consistência dos testículos".
"Se observar o aparecimento de um nódulo sólido, é recomendado fazer-se uma ecografia escrotal para confirmar a natureza do mesmo. Quando se trata de um tumor, normalmente estes nódulos apresentam um crescimento rápido e recente", refere.
IN:NM