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Já lá vão 15 anos e Pedro Lamy ainda vence campeonatos! Uma carreira recheada de sucessos, que se iniciou em 1978 no Mini MotoCross. Daí para cá, o destaque vai obviamente para a passagem pela Fórmula 1, entre 1993 e 1996. Tornou-se o primeiro português a alcançar um ponto no Mundial de Fórmula 1, ao pontuar no Grande Prémio da Austrália de 1995, quando corria pela Minardi.
Em 1993, Lamy teve a oportunidade de disputar as derradeiras quatro corridas da temporada na Lotus, ao substituir Alex Zanardi, que se magoara. Assinou pela equipa inglesa em 1994, mas um terrível acidente em testes, interrompeu a sua carreira por alguns meses.
Regressou em 1995, substituindo novamente um italiano, desta feita Pierluigi Martini, agora na Minardi. Pontuou em Adelaide e permaneceu na equipa em 1996. Contudo, no final desse ano, ficou sem volante, pois a equipa nunca evoluiu, e ali não teve oportunidade de dar nas vistas. A partir daí a carreira repartiu-se entre os GT's, Le Mans, V8 Star e DTM. Trinta anos de carreira, tantos quanto o jornal Autosport...
Veja o vídeo que recorda o seu ingresso na Lotus, em 1993.AS
Quatro títulos Nacionais, 39 vitórias, e uma saudade imensa de o ver passar! Falamos, claro está, de Joaquim Santos! Corre amanhã no Campeonato de Portugal de Clássicos, no Rali Vidreiro, por isso, se andar por lá perto, não perca. E para aguçar o apetite, veja estas imagens! Isto é que eram ralis...
Procurava inteirar-me um pouco melhor da história do Circuito de Vila do Conde, de modo a compor uma peça sobre aquela saudosa pista, que um dia, alguém decidiu riscar do mapa automobilístico português, e deparei com este interessante Blog, dum vilacondense convicto.
Muito melhor que procurar as minhas próprias palavras, aqui ficam, com a devida vénia, as deste amigo Dupond:
"Desde há muito anos, este foi o primeiro em que não houve corridas de automóvel em Vila do Conde. Esta falta cria-nos um grande vazio, que julgo será muito difícil colmatar. Ainda há dias visionei imagens de um dos circuitos dos anos 30, altura em que o percurso era diferente do actual e nas quais já se sentia a emoção que as corridas Vilacondenses continham."
"Infelizmente a nossa Câmara Municipal decidiu que as obras do Polis e o Circuito são incompatíveis. A nossa Cãmara decidiu que é mais importante instalar uma bomba de gasolina na Curva da Seca do Bacalhau do que querer aquele local associado a emoções fortes e à perícia dos melhores pilotos nacionais e internacionais. A nossa Câmara entende que as corridas de automóvel são um cartaz turístico dispensável, desprezando assim as autênticas romarias de gente que, ano após ano, rumavam ao único circuto automóvel português que tinha carisma e atraia público."
"Fruto desta decisão, Vila do Conde deixará de estar na rota das corridas de automóvel. O automobilismo português perdeu o último circuito com história e com mistica. Claro que hoje, Vila do Conde é um bocadinho menos parecida com o Mónaco."
Jim Clark é, 40 anos depois da sua morte, recordado com enorme saudade: Perdeu a vida a 7 de Abril de 1968, em Hockenheim, num acidente ainda hoje por explicar.
O AutoSport publica esta semana na edição impressa uma efeméride ao malogrado piloto. Entretanto, recorde aqui algumas passagens da sua carreira, em vedio.
Teve hoje início um dos mais bem sucedidos Campeonatos de Turismo que se realizam pelo Mundo, o DTM. A competição iniciou-se em 1984, com o primeiro piloto a registar o seu nome no Livro de Ouro da competição a ser Volker Strycek, no longínquo ano de 1984.
Daí para cá, passaram 24 anos, e 21 edições da competição (interrompeu entre 1996 e 2000 depois do mal sucedido ITC). Bernd Schneider é o piloto com mais vitorias na competição (1995, 2000, 2001, 2003 e 2006) e para relembrar um pouco mais veja os seguintes vídeos.
Por momentos recuamos alguns anos ao ver um Lancia Delta evoluir nos troços de Arganil pelas mãos de Jorge Bica, tendo ao seu lado o irmão, João.
Mas, afinal, o piloto de Almada era um dos carros "0" na prova do CAC: "Há 13 anos que deixei de correr e apenas fiz uma aparição esporádica em Alenquer, no ano passado. Agora foi diferente porque recordei um rali mais a sério", confidenciava o piloto.
Andreas Mikkelsen: "Falta pouco para terminar a escola!
Apesar de mais um valente capotanço no primeiro dia de prova do Rali de Itália, Andreas Mikkelsen manteve a sua boa disposição. O piloto de 18 anos, e que é assumidamente a maior esperança do Mundial de Ralis nos próximos anos, confessou na Sardenha estar muito satisfeito, já que "agora só faltam três semanas para terminar oficialmente a escola!".
Ficará então, depois disso, com mais tempo para se dedicar aos ralis e tentar andar mais para a frente do que às voltas sobre si mesmo! Veja aqui alguns exemplos...dos acidentes e do bom andamento, claro está:
Um desfile de moda em que sete pilotos de Fórmula 1 fizeram de modelos acabou por valer 950.000 mil euros para uma fundação patrocinada por Elton John, que apoia a luta contra a sida.
Coulthard, Webber, Piquet, Button, Liuzzi, Rosberg e Hamilton foram os pilotos que aceitaram desfilar com diversas criações, juntamente com as companheiras de diversos pilotos de Fórmula 1. Mas a parta mais interessante da noite acabou por ser um leilão, no qual Raikkonen comprou por 200.000 euros um Chevrolet Corvette de 1974 que pertencia a Sharon Stone, Mallya adquiriu por 100.000 euros um relógio Chopard de Elton John, e uma semana no barco do indiano foi vendida por 375.000 euros.AS
Tina Thörner: "Aprecio mais a vida desde que sobrevivi ao despiste no Rali de Portugal 1990"
A par da italiana Fabrizia Pons, Tina Thörner é talvez a mais conhecida navegadora no meio internacional. A simpática sueca, de 42 anos, já esteve ao lado de nomes como Ari Vatanen, Jutta Kleinschmidt, Colin McRae, Mattias Ekström e Giniel de Villiers, sendo desde o final do ano passado a co-piloto de Nasser Al-Attiyah, a quem, aliás, não poupa elogios: "Apesar do seu estilo de condução exuberante, ele é muito equilibrado mentalmente, sendo dos pilotos mais completos que já acompanhei".
No seu país de origem, Thörner dá aulas sobre motivação pessoal e tem um programa chamado "The Power of Life". Extrovertida e comunicativa, diz ter passado "a apreciar a vida mais intensamente" desde que sobreviveu ao célebre despiste no Rali de Portugal de 1990, quando juntamente com a inglesa Louise Aitken-Walker caiu num rio na sequência de uma saída de estrada.AS
A Williams apresentou recentemente a sua colecção de monolugares de Grande Prémio, num Museu fantástico, que onde se pode encontrar pelo menos um monolugar de cada ano, o que no caso da Williams, já são quase trinta.
De acordo com Jonothan Williams, filho de Sir Frank Williams, os monolugares expostos são perfeitamente funcionais. Veja o vídeo, e recorde muita da fabulosa história de uma das mais vitoriosas equipas de sempre da F1.
É, no mínimo, indigno o que fez um piloto chamado Jordi Serron, no Rali Mobil Valdivia 2008, realizado no Chile, quando se despistou , aos comandos de um Mitsubishi Lancer e atropelou vários espectadores. Situados perigosamente à beira da estrada.
Até aqui, nada de anormal, pois é uma situação que pode suceder em qualquer rali de qualquer parte do mundo - enquanto houver espectadores que não percebem quão perigoso é um rali - agora o que se passou nos segundos subsequentes é que é trágico.
O piloto e navegador sabiam bem que atropelaram vários espectadores, com alguns a ficarem deitados no chão, e a única coisa que se viu ao piloto fazer foi engrenar a primeira velocidade e sair dali. Sem sequer tentar perceber o estado dos vários feridos.
Não foi a primeira vez que sucedeu, e provavelmente não será a última, (lembram-se do Rali de Portugal 1987, no troço do Marão onde morreu uma pessoa?) mas esta é uma situação, por muito nervosos que tenham ficado piloto e navegador, que não pode suceder. No final, Jordi Serron foi detido pela polícia e agora terá de explicar muito bem a sua atitude.
Veja o vídeo e tire as suas próprias conclusões:AS
VÍDEO: "As Dez Maiores 'Bobagens' da História da Fórmula 1"
Este vídeo que "roda" no Youtube está catalogado como as "As Dez Maiores 'Bobagens' da História da Fórmula 1". Não sabemos se será assim, pois muitas mais aqui "cabiam", mas que por aqui estão grandes erros, cometidos por alguns dos melhores pilotos de F1 do mundo, é verdade.
Veja por exemplo Juan Pablo Montoya fazer um pião em plena volta de apresentação, ou David Coulthard entrar nas boxes, numa altura em que comandava a corrida e...bater. Christijan Albers a "passear" com a mangueira de reabastecimento "colada" ao seu monolugar, ou Ayrton Senna a despistar-se no Mónaco 1988 quando liderava com...50 segundos de avanço. Alain Prost também a despistar-se na volta de apresentação em San Marino 1991, ou por fim Eliseo Salazar ao estalo com Nelson Piquet depois de ter colocado o brasileiro fora de prova, no GP da Alemanha de 1982.