Portal Chamar Táxi

Fundação Champalimaud aliará investigação a tratamentos

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,837
Gostos Recebidos
186
A área de cancro do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud que abrirá em Outubro de 2010 em Lisboa terá como missão principal aplicar os resultados da investigação aos doentes que ali serão também acompanhados.

O responsável pela área oncológica do Centro, Raghu Kalluri, explicou que parte do edifício será dedicada à prevenção e tratamento clínico.

«Inicialmente, o foco estará nas áreas do cancro da mama, do urológico, do reprodutivo, do pulmão e da pele», disse o cientista da Harvard Medical School, acrescentando que futuramente haverá expansão destas áreas. «A missão central é ter investigação com propensão para tratar os nossos doentes», resumiu.

Segundo Kalluri, no centro, 50 por cento dos oncologistas serão médicos e a outra metade cientistas. Estes estarão concentrados na investigação básica, mas também na clínica.
Na clínica oncológica haverá especial atenção às metástases. A investigação será direccionada para decifrar os mecanismos moleculares e a genética que lhe está associada, com foco no diagnóstico, prevenção e tratamento. A Fundação Champalimaud vai investir vários milhões de euros para iniciar esta operação e nos próximos anos esperamos usar mais actividades de recolha de fundos e também subsídios da União Europeia para sustentar e fazer crescer o nosso esforço», afirmou.

Os recursos humanos, como oncologistas e radiologistas, foram inicialmente procurados através de anúncios no New England Journal of Medicine e na revista Lancet, duas prestigiadas publicações científicas. O objectivo é recrutar os «melhores de qualquer parte do mundo», mas também há especial interesse em conseguir os melhores portugueses, disse.


dd.
 
Topo