Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Verstappen regressa às vitórias e Sainz partilha o pódio com a Red Bull em Suzuka
Max Verstappen alcançou a sua terceira vitória da temporada num Grande Prémio dominado pela Red Bull em Suzuka.
O arranque do Grande Prémio ficou marcado por um acidente entre Daniel Ricciardo e Alex Albon na Curva 2.
Depois de um período de bandeira vermelha para a reparação das barreiras do circuito, Verstappen replicou o que tinha feito na partida original e manteve-se na frente do seu colega de equipa no segundo arranque.
O neerlandês dominou a corrida até à bandeirada de xadrez para regressar às vitórias após o problema que o forçou a abandonar em Melbourne.
Sergio Pérez nunca esteve em posição de ameaçar a liderança de Verstappen, mas garantiu a dobradinha da Red Bull ao terminar em segundo pela terceira vez em quatro corridas.
Carlos Sainz levou a melhor numa batalha pelo lugar mais baixo do pódio que envolveu pilotos de quatro equipas: McLaren, Ferrari, Aston Martin e Mercedes.
O piloto espanhol terminou na frente do outro SF-24 de Charles Leclerc, enquanto Lando Norris foi o quinto classificado após ter alinhado em terceiro na grelha.
Fernando Alonso concluiu a corrida em sexto e diante de George Russell, que ultrapassou Oscar Piastri na última volta.
Os pilotos da Mercedes optaram por colocar pneus duros durante o período de bandeira vermelha com o intuito de realizarem apenas uma paragem.
Aos comandos do outro monolugar da equipa, Lewis Hamilton cruzou a linha de meta no nono posto.
Yuki Tsunoda assegurou o décimo lugar e conquistou o seu primeiro ponto da carreira em solo japonês.
Stroll lidera antes da qualificação sprint na China
Lance Stroll foi o mais rápido na única sessão de treinos livres em Xangai.
O piloto da Aston Martin rodou em 1:36.302 com os pneus macios num treino que contou com um curto período de bandeira vermelha motivado por um princípio de incêndio na relva do circuito.
Oscar Piastri colocou o carro da McLaren na segunda posição e à frente dos Red Bulls de Max Verstappen e Sergio Pérez.
Seguiram-se os monolugares da Haas, com Nico Hulkenberg a superar Kevin Magnussen por apenas 17 milésimos de segundo.
Esteban Ocon foi o sétimo classificado aos comandos do Alpine equipado com um novo fundo em Xangai.
A encerrar o top 10 ficaram o Williams de Alex Albon, o RB de Daniel Ricciardo e o Sauber de Valtteri Bottas.
Os pilotos da Ferrari efetuaram as suas voltas rápidas com o composto macio na fase inicial da sessão e ficaram, por isso, arredados dos dez primeiros, enquanto a Mercedes e o Aston Martin de Fernando Alonso rodaram apenas com os duros.
Classificação da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da China
Norris sobrevive às condições de aderência extremas e está na pole para a corrida sprint
Cenas incríveis na China: Lando Norris garantiu a pole position para a primeira corrida sprint do ano numa dramática sessão disputada com o piso molhado em Xangai.
O aparecimento da chuva no final do SQ2 levou a que a última fase da sessão de qualificação sprint se realizasse com pista molhada e pneus intermédios colocados nos carros.
A camada de betume aplicada no asfalto parece ter contribuído para a deterioração dos níveis de aderência e complicado ainda mais o trabalho dos pilotos.
Norris sobreviveu às condições extremas para rodar em 1:57.940 e superar Lewis Hamilton por mais de um segundo.
O tempo do britânico tinha sido apagado pela direção de corrida, mas foi reposto nos últimos momentos da sessão, altura em que Hamilton se preparava para celebrar a pole.
Fernando Alonso levou o Aston Martin à terceira posição e terá a companhia do tricampeão Max Verstappen na segunda linha.
Carlos Sainz alinhará em quinto com o Ferrari e à frente do Red Bull de Sergio Pérez.
Charles Leclerc e Oscar Piastri foram sétimo e oitavo classificados, enquanto os pilotos da Sauber encerraram os dez primeiros na melhor sessão do ano para a equipa.
Os pilotos eliminados na segunda fase da sessão foram George Russell, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Lance Stroll.
Os Alpines de Pierre Gasly e Esteban Ocon, o Williams de Alex Albon, o RB de Yuki Tsunoda e o outro FW46 de Logan Sargeant ficaram pelo caminho no SQ1.
Classificação da qualificação sprint do Grande Prémio da China
Verstappen vence sprint na frente de Hamilton e Pérez em Xangai
Max Verstappen triunfou na primeira corrida sprint da temporada de 2024 apesar de ter ocupado o quarto lugar na grelha de partida. O principal motivo de interesse da prova em Xangai foi a intensa batalha pelo lugar mais baixo do pódio.
Com condições de piso seco após a chuva que marcou a qualificação sprint, Verstappen ascendeu a terceiro quando Lando Norris saiu de pista na primeira curva na sequência de uma batalha com Lewis Hamilton.
Embora se tenha queixado de uma anomalia na bateria do RB20 na fase inicial da corrida, o neerlandês conseguiu aumentar progressivamente o ritmo com os pneus médios e ultrapassou o segundo classificado Fernando Alonso na sétima volta da corrida.
Um erro de Hamilton na abordagem à curva mais apertada do circuito permitiu a aproximação imediata do tricampeão em título, que viria a superar o Mercedes na volta 9 de 19.
Hamilton não conseguiu acompanhar o ritmo do seu rival da Red Bull e terminou num longínquo segundo posto.
Atrás do britânico da Mercedes, Sergio Pérez levou a melhor numa incrível batalha pelo segundo posto.
O mexicano da Red Bull tirou partido de uma intensa disputa entre Fernando Alonso e Carlos Sainz para realizar uma dupla ultrapassagem aos espanhóis e subir à terceira posição.
A batalha com Sainz acabaria por causar danos no Aston Martin de Alonso que forçaram o bicampeão a abandonar.
Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram na quarta e quinta posições após terem protagonizado um momento de tensão, com o espanhol a efetuar uma manobra agressiva que deixou o monegasco insatisfeito.
Depois de ter saído de pista quando tentava segurar a liderança na primeira curva, Norris viu a bandeira de xadrez num dececionante sexto posto e à frente do McLaren de Oscar Piastri.
O Mercedes de George Russell, o único a utilizar o composto macio, recuperou até ao último lugar pontuável.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da China
Verstappen na pole, Sainz bate e Hamilton é eliminado no Q1 em Xangai
Depois da vitória na corrida sprint do Grande Prémio da China, Max Verstappen conquistou a pole position para a prova de domingo em Xangai.
O piloto da Red Bull estabeleceu uma marca de 1:33.660 para dar à Red Bull a centésima pole position na Fórmula 1.
Sergio Pérez colocou o outro carro da equipa na primeira linha ao ser três décimos de segundo mais lento do que Verstappen.
Fernando Alonso arrancará da terceira posição com o Aston Martin e partilhará a segunda linha com o McLaren de Lando Norris.
Seguiram-se Charles Leclerc, em quinto, e Oscar Piastri, em sexto.
Carlos Sainz perdeu o controlo do seu Ferrari na última curva da sua primeira volta rápida do Q2 e motivou um período de bandeira vermelha ao embater nas barreiras do circuito.
No entanto, Sainz conseguiu trazer o SF-24 lentamente para as boxes e um rápido trabalho de reparação dos danos por parte dos mecânicos permitiu que o espanhol regressasse à pista e fosse suficientemente rápido para assegurar a passagem ao Q3.
Sainz obteve a sétima marca, diante de George Russell, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas.
Eliminados na segunda fase da sessão ficaram Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Alex Albon e Pierre Gasly.
O piloto da casa Zhou Guanyu, Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, que cometeu um erro na sua derradeira volta rápida, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant ficaram de fora no Q1.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da China
Verstappen domina e Norris impede dobradinha da Red Bull em Xangai
Max Verstappen alcançou a sua quarta vitória da temporada ao dominar o Grande Prémio da China.
O piloto da Red Bull arrancou da pole position e repetiu o triunfo que tinha conquistado na corrida sprint de sábado em Xangai.
O neerlandês viu a sua liderança ser ameaçada quando o Safety Car entrou em pista por duas vezes no espaço de algumas voltas: primeiro devido a um problema no carro de Valtteri Bottas e depois na sequência de uma colisão entre Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen.
Verstappen geriu sempre essas situações de forma imaculada para garantir uma vitória confortável em solo chinês.
Lando Norris mostrou um ritmo competitivo aos comandos do McLaren e garantiu o seu segundo pódio da temporada.
O piloto britânico superou o Red Bull de Sergio Pérez por cerca de cinco segundos e impediu assim uma nova dobradinha da formação de Milton Keynes.
Seguiram-se os carros da Ferrari, com Charles Leclerc em quarto e Carlos Sainz em quinto.
George Russell terminou na sexta posição e à frente do Aston Martin de Fernando Alonso.
Oscar Piastri foi o oitavo classificado com o McLaren, enquanto Lewis Hamilton recuperou até nono depois de ter alinhado em 18° na grelha.
O Haas de Nico Hulkenberg encerrou os lugares pontuáveis. Foi a terceira vez que o alemão somou pontos em 2024.
Verstappen na pole para a sprint, Ricciardo brilha e Mercedes desilude
Max Verstappen realizou a pole position para a corrida sprint do Grande Prémio de Miami e terá o Ferrari de Charles Leclerc ao seu lado na primeira linha da grelha de partida.
O piloto da Red Bull estabeleceu uma marca de 1:28.641 e superou Leclerc por cerca de um décimo de segundo na sessão de qualificação sprint em Miami.
Sergio Pérez terminou em terceiro aos comandos do outro Red Bull, enquanto Daniel Ricciardo brilhou ao ser quarto classificado com o VCARB 01.
Carlos Sainz completou os cinco primeiros e partilhará a terceira linha com o McLaren de Oscar Piastri.
Seguiram-se os dois monolugares da Aston Martin, com Lance Stroll a bater o colega de equipa Fernando Alonso por 44 milésimos de segundo.
A classificação do SQ3 foi encerrada pelo McLaren de Lando Norris, que cometeu um erro no primeiro setor, e pelo Haas de Nico Hulkenberg.
George Russell e Lewis Hamilton falharam o acesso ao SQ3 e partirão da 11ª e 12ª posições, diante do Alpine de Esteban Ocon, do Haas de Kevin Magnussen e do RB de Yuki Tsunoda.
O Alpine de Pierre Gasly, os Kick Sauber de Zhou Guanyu e Valtteri Bottas e os Williams de Logan Sargeant e Alex Albon ficaram de fora no SQ1.
Classificação da sessão de qualificação sprint do Grande Prémio de Miami
Verstappen vence segunda sprint do ano e Ricciardo consegue brilhante quarto lugar em Miami
Max Verstappen triunfou na segunda corrida sprint da temporada ao bater o Ferrari de Charles Leclerc por cerca três segundos em Miami.
O piloto neerlandês arrancou da pole position e, embora nunca tenha conseguido construir uma vantagem significativa sobre Leclerc, controlou a liderança para alcançar mais uma vitória em solo norte-americano.
Sergio Pérez também manteve a posição que ocupou no arranque, fechando assim os lugares de pódio aos comandos do segundo Red Bull.
A corrida ficou marcada por uma colisão na primeira volta que envolveu Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Lance Stroll e Lando Norris.
Stroll e Norris foram forçados a abandonar com danos nos respetivos monolugares, enquanto Alonso sofreu um furo no seu Aston Martin.
Depois de ter brilhado ao levar o VCARB 01 à quarta posição na sessão de qualificação de ontem, Daniel Ricciardo voltou a estar em muito bom plano e somou os seus primeiros pontos da temporada ao garantir o quarto posto.
Carlos Sainz atacou o australiano durante grande parte da corrida, mas não conseguiu consumar a ultrapassagem e foi o quinto classificado, imediatamente à frente do McLaren de Oscar Piastri.
Nico Hulkenberg acumulou mais dois pontos ao ser sétimo com o Haas, enquanto atrás de si a batalha foi feroz pelo último lugar pontuável.
O outro Haas de Kevin Magnussen cortou a pista por duas ocasiões para se defender de Hamilton e recebeu uma dupla penalização de dez segundos.
Quando Hamilton pensava que tinha finalmente concretizado a ultrapassagem, Magnussen forçou-o a sair de pista, o que permitiu Yuki Tsunoda superar ambos e ascender a oitavo.
O heptacampeão do mundo ultrapassou o japonês na derradeira volta da corrida para recuperar o oitavo lugar, mas uma penalização de 20 segundos por ter infringido o limite de velocidades na via das boxes relegou-o novamente para fora dos pontos.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de Miami
Verstappen vence em Imola, Norris deu luta até ao fim
Max Verstappen resistiu ao ataque de Lando Norris para vencer o Grande Prémio da Emília-Romanha por apenas sete décimos de segundo.
O líder do campeonato conquistou a sua quinta vitória da temporada, apesar das dificuldades com os pneus na parte final da corrida.
Charles Leclerc completou o pódio em terceiro, seis segundos atrás do par da frente.
Oscar Piastri terminou em quarto depois de superar Carlos Sainz no pit stop, com o piloto da Ferrari a terminar em quinto. Os dois Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell terminaram em sexto e sétimo, com Russell a fazer mais uma paragem que o resto dos dez primeiros.
Sergio Perez, com uma saída de pista em Rivazza, ficou com o oitavo lugar. Lance Stroll e Yuki Tsunoda conquistaram os pontos finais em nono e décimo, respectivamente.
Classificação do Grande Prémio da Emília-Romanha
Leclerc quebra a maldição e vence pela primeira vez no Mónaco
Charles Leclerc dominou o oitavo Grande Prémio da temporada e cumpriu finalmente o sonho de vencer nas ruas do Mónaco.
O piloto da Ferrari conseguiu manter a liderança no arranque para uma corrida que foi interrompida ainda no decorrer da primeira volta devido a um violento acidente entre Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg na subida para a curva Massenet.
O período de bandeira vermelha que sucedeu a colisão permitiu que as equipas alterassem as suas estratégias para o Grande Prémio – os pilotos da frente, que tinham partido com pneus médios, colocaram o composto duro e evitaram, assim, uma passagem pela via das boxes durante a corrida.
A bandeira vermelha acabaria por beneficiar também Carlos Sainz, que foi autorizado a recomeçar a corrida após ter danificado o seu Ferrari na sequência de um toque com Oscar Piastri na primeira curva.
De novo implacável na segunda partida do Grande Prémio, Leclerc controlou a sua vantagem sobre Piastri e geriu os pneus duros até à bandeirada de xadrez para conquistar a sua primeira vitória em casa – e a primeira desde o Grande Prémio da Áustria de 2022.
Embora não tenha conseguido impedir Leclerc de chegar ao triunfo, Piastri garantiu o seu primeiro pódio da temporada ao terminar a prova monegasca no segundo posto aos comandos de um McLaren com uma decoração de tributo a Ayrton Senna.
Sainz defendeu-se da pressão imposta por Lando Norris e levou a melhor na batalha pelo lugar mais baixo do pódio, enquanto George Russell resistiu aos ataques de Max Verstappen para assegurar o quinto lugar.
Yuki Tsunoda concluiu a corrida no oitavo posto e à frente do Williams de Alex Albon, que somou os seus primeiros pontos da temporada.
Outro piloto que pontuou pela primeira vez em 2024 foi o décimo classificado Pierre Gasly. O piloto francês envolveu-se numa colisão com o outro Alpine de Esteban Ocon na primeira volta, mas não sofreu danos no seu monolugar.
Norris lidera sessão disputada com a pista a secar em Montreal
Lando Norris liderou uma primeira sessão afetada pela chuva em Montreal.
Apesar do aparecimento de chuva forte e de granizo ao final da manhã no Canadá, a Fórmula 1 optou por não alterar o horário do treino de abertura do fim de semana.
Ao invés disso, foi tomada a decisão de manter a via das boxes fechada até que as condições permitissem a presença de carros em pista.
Com a abertura da pista a acontecer numa altura em que restavam cerca de 30 minutos para a bandeirada de xadrez, a sessão foi disputada num asfalto a secar de forma gradual.
Depois de uma bandeira vermelha motivada por uma saída de pista de Zhou Guanyu, o McLaren de Lando Norris recorreu aos pneus macios para estabelecer o melhor tempo da sessão.
O britânico terminou à frente dos Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc.
Lewis Hamilton foi o quarto classificado, diante do Red Bull de Max Verstappen.
O australiano Jack Doohan , piloto de reserva da Alpine, completou apenas três voltas ao volante do carro de Esteban Ocon.
Verstappen regressa às vitórias e Russell supera Hamilton na batalha interna pelo terceiro lugar em Montreal
Max Verstappen regressou às vitórias numa corrida que se iniciou com o piso molhado e terminou com o sol a brilhar em Montreal.
O Grande Prémio do Canadá começou com a pista molhada e pneus intermédios equipados em 18 dos 20 carros – os pilotos da Haas foram a exceção ao apostarem no composto para chuva forte.
Russell, que arrancou da pole position pela segunda vez na sua carreira, manteve a liderança na fase inicial da corrida, ainda que tenha estado sempre sob a pressão de Max Verstappen, segundo na grelha de partida.
Depois de ter perdido tempo para Russell e Verstappen nas primeiras voltas, Lando Norris impôs um ritmo significativamente mais competitivo e rapidamente anulou a diferença que os dois pilotos tinham aberto.
O britânico da McLaren passou por Verstappen na 20ª volta e assumiu quase de imediato a liderança ao ultrapassar o Mercedes de Russell, que acabaria por cair para trás de Verstappen depois de falhar a travagem na última curva.
Numa altura em que Norris já dispunha de uma vantagem de 11 segundos sobre Verstappen, o Safety Car foi chamado à pista devido a um acidente de Logan Sargeant.
Enquanto grande parte dos pilotos se dirigiu para a via das boxes para colocar um novo jogo de pneus intermédios, Norris ficou em pista por mais uma volta, situação que o faria perder o primeiro posto e regressar à pista em terceiro.
Na 54ª volta, logo após os pilotos terem trocado os intermédios por pneus slicks, o Safety Car foi forçado a entrar novamente em pista na sequência de um acidente que envolveu Carlos Sainz e Alex Albon.
No reinício, Verstappen conseguiu rapidamente construir uma vantagem sobre Norris, que tinha entretanto ultrapassado novamente o Mercedes de Russell.
O neerlandês viria a cruzar a linha de meta com uma diferença de cerca de quatro segundos para Norris, garantindo assim a sexta vitória na temporada de 2024.
Para Norris, este foi o seu quinto pódio em nove corridas.
Embora tenha caído para quinto depois de protagonizar uma colisão com Oscar Piastri na última curva, Russell reultrapassou o australiano e assegurou o lugar mais baixo do pódio ao superar o outro Mercedes de Lewis Hamilton na penúltima volta da corrida.
Fernando Alonso e Lance Stroll foram sexto e sétimo classificados numa corrida sólida para a Aston Martin, enquanto Daniel Ricciardo pontuou pela segunda vez em 2024 ao ser oitavo.
Pierre Gasly fechou a corrida na nona posição e na frente do outro Alpine de Esteban Ocon. Foi a primeira vez que a formação de Enstone pontuou com os dois carros esta temporada.
Problemas no motor e más escolhas estratégicas levaram a Ferrari a tomar a decisão de retirar o carro de Charles Leclerc, vencedor do Grande Prémio do Mónaco disputado há duas semanas.
O Red Bull de Sergio Pérez também não chegou à bandeirada de xadrez, uma vez que o mexicano danificou a traseira do seu monolugar ao não evitar uma colisão com o muro.
Norris supera Verstappen por 24 milésimos no primeiro treino livre em Barcelona
Lando Norris realizou o melhor tempo na sessão de abertura do Grande Prémio de Espanha.
O britânico da McLaren estabeleceu uma marca de 1:14.228 com pneus macios e superou o Red Bull de Max Verstappen por 24 milésimos de segundo.
Carlos Sainz e George Russell efetuaram as suas voltas mais rápidas com o composto médio e foram, respetivamente, terceiro e quarto classificados.
Com pneus macios, Sergio Pérez colocou o Red Bull no quinto posto, diante do McLaren de Oscar Piastri.
O Mercedes de Lewis Hamilton e o Alpine de Esteban Ocon foram outros dos pilotos que recorreram apenas aos médios e terminaram em sétimo e oitavo.
Fernando Alonso e Alex Albon encerraram a primeira metade da tabela de tempos, ambos com pneus macios nos seus monolugares.
Classificação da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Espanha
Hamilton lidera segunda sessão na frente de Sainz e Norris em Barcelona
Lewis Hamilton colocou o carro da Mercedes no topo da tabela de tempos na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Espanha.
O britânico estabeleceu o melhor tempo do dia ao rodar em 1:13.264 e terminou com 22 milésimos de segundo de vantagem sobre o Ferrari de Carlos Sainz.
Ao contrário do que aconteceu na sessão inaugural do fim de semana, todos os pilotos efetuaram as suas melhores voltas com o composto macio da Pirelli.
Lando Norris fechou a sessão no terceiro posto e 55 milésimos atrás de Hamilton, enquanto Pierre Gasly surpreendeu ao ser quarto classificado com o Alpine.
Depois de ter sido o segundo mais veloz na primeira sessão, Max Verstappen concluiu o dia em quinto, diante do Ferrari de Charles Leclerc e do McLaren de Oscar Piastri.
George Russell registou a oitava marca e Esteban Ocon levou o segundo monolugar da Alpine ao nono lugar.
O Sauber de Valtteri Bottas encerrou os dez primeiros, à frente dos Haas de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg.
Classificação da segunda sessão de treinos livre do Grande Prémio de Espanha
Sainz lidera terceira sessão apertada em Barcelona
Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc e Max Verstappen ficaram separados por menos de um décimo de segundo no terceiro treino livre em Barcelona.
O piloto da casa liderou a derradeira sessão de treinos ao rodar em 1:13.013, batendo o McLaren de Norris por apenas 30 milésimos de segundo.
Aos comandos do outro carro da Ferrari, Leclerc ficou com o terceiro posto, tendo cometido um pequeno erro no último setor da sua volta de simulação de qualificação.
O Red Bull de Verstappen terminou em quarto e 74 milésimos atrás da marca estabelecida por Sainz, enquanto os pilotos da Mercedes foram quinto e sexto classificados, com George Russell na frente de Lewis Hamilton.
Sergio Pérez ficou em sétimo e a sete décimos da primeira posição ao volante do segundo monolugar da Red Bull, ao passo que Alex Albon levou o Williams ao oitavo lugar.
O Aston Martin de Fernando Alonso e o McLaren de Oscar Piastri, que cometeu um erro na sua volta rápida, encerraram os dez primeiros.
Classificação da terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Espanha
Norris bate Verstappen e está na pole em Barcelona
Lando Norris conquistou a sua segunda pole position da carreira ao bater Max Verstappen por 20 milésimos de segundo em Barcelona.
O piloto britânico estabeleceu uma marca de 1:13.383 ao cair do pano para roubar a pole position a Verstappen.
Os pilotos da Mercedes partirão da segunda linha da grelha de partida, com Lewis Hamilton na frente de George Russell. Os dois colegas de equipa ficaram separados por apenas dois milésimos de segundo.
Charles Leclerc colocou o Ferrari no quinto lugar e à frente de Carlos Sainz, que esperava certamente qualificar-se melhor diante do seu público após ter sido o mais veloz no terceiro treino livre.
Pierre Gasly e Esteban Ocon qualificaram-se em sétimo e nono numa sessão surpreendente para a Alpine.
Sergio Pérez foi oitavo e penalizará três posições na grelha de partida, enquanto Oscar Piastri terminou em décimo após ter saído de pista na sua última volta rápida.
Fernando Alonso falhou o acesso à derradeira fase da sessão na sua corrida de casa e alinhará no 11° posto, diante do Sauber de Valtteri Bottas, do Haas de Nico Hulkenberg, do Aston Martin de Lance Stroll e do outro Sauber de Zhou Guanyu.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os RB de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo e os Williams de Alex Albon e Logan Sargeant.
Verstappen volta a bater Norris e vence em Barcelona, Hamilton garante primeiro pódio do ano
Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Espanha pela quarta vez ao bater o McLaren de Lando Norris em Barcelona.
O décimo Grande Prémio da temporada começou com um espetacular arranque de George Russell, que ascendeu da quarta para a primeira posição ao ultrapassar Verstappen e Norris por fora na primeira curva.
No entanto, a liderança do britânico foi sol de pouca dura, uma vez que Verstappen passou para a frente do Mercedes na terceira volta da corrida.
Numa corrida em que todos os pilotos das equipas da frente seguiram uma estratégia de duas paragens, Norris optou por prolongar o primeiro stint para tentar minimizar os danos do seu mau arranque.
O britânico da McLaren assumiu a dianteira da corrida com essa estratégia, mas o facto de ter permanecido em pista com pneus desgastados fez com que perdesse muitas posições quando entrou na via das boxes na 23ª volta.
Norris regressou à pista em sexto e atrás de Russell, Lewis Hamilton e Carlos Sainz, mas impôs um ritmo forte e escalou de novo na classificação, assumindo o segundo lugar na volta 35.
A partir desse momento, Norris focou-se novamente em perseguir Verstappen na luta pelo triunfo em Barcelona.
O neerlandês descartou os pneus médios na 44ª de 66 voltas, enquanto Norris fez o mesmo na volta 47, emergindo da via das boxes cerca de oito segundos atrás do seu rival da Red Bull.
Embora tenha ensaiado uma recuperação, Norris não conseguiu anular a diferença até ao final e terminou a corrida com uma desvantagem de dois segundos para o líder do campeonato.
Esta foi a sétima vitória de Verstappen na temporada de 2024 e a quarta em Barcelona, pista onde alcançou há oito anos o seu primeiro triunfo na Fórmula 1.
Para Norris, o segundo lugar representa o seu sexto pódio da temporada e o 19ª da carreira.
Na batalha pelo lugar mais baixo do pódio, Lewis Hamilton levou a melhor sobre o outro Mercedes de George Russell, que perdeu competitividade na fase final da corrida pelo facto de ter colocado pneus duros na sua derradeira paragem nas boxes.
Foi o primeiro pódio de Hamilton desde o Grande Prémio da Cidade do México da temporada passada.
Charles Leclerc ainda tentou roubar o quarto lugar a Russell, mas não foi além do quinto posto numa dececionante corrida para a Ferrari, que viu Carlos Sainz terminar a corrida de casa em sexto.
Oscar Piastri, que arrancou em nono após ter cometido um erro na sua última volta rápida na qualificação, fechou a corrida em sétimo e à frente do Red Bull de Sergio Pérez.
Pierre Gasly pontuou pela terceira corrida ao ser nono classificado, diante do outro Alpine do compatriota Esteban Ocon.
Verstappen bate Norris e está na pole para a corrida sprint, Leclerc não estabelece um tempo no SQ3
Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida sprint no Red Bull Ring, enquanto Charles Leclerc não conseguiu estabelecer um tempo na derradeira fase da sessão de qualificação desta sexta-feira.
O tempo de 1:04.686 permitiu a Verstappen superar o McLaren de Lando Norris por 93 milésimos de segundo e assegurar o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida de domingo.
O outro McLaren de Oscar Piastri será terceiro na grelha e partilhará a segunda linha com o Mercedes de George Russell.
Carlos Sainz foi o quinto classificado aos comandos do monolugar da Ferrari, diante do segundo Mercedes de Lewis Hamilton.
Sergio Pérez colocou o Red Bull no sétimo posto e à frente da dupla da Alpine, com Pierre Gasly em oitavo e Esteban Ocon em nono.
Leclerc saiu demasiado tarde da via das boxes devido a um problema de anti-stall do Ferrari e não conseguiu cruzar a linha de meta antes da bandeirada de xadrez, terminando assim em décimo e sem qualquer tempo registado.
De fora na segunda fase da sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os dois Aston Martin de Lance Stroll e Fernando Alonso, o RB de Yuki Tsunoda e o Williams de Logan Sargeant.
O RB de Daniel Ricciardo, o Haas de Nico Hulkenberg, o Sauber de Valtteri Bottas, o Williams de Alex Albon e o outro Sauber de Zhou Guanyu foram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação sprint do Grande Prémio da Áustria
McLaren ameaçou, mas Verstappen acabou por conquistar vitória confortável na sprint do Grande Prémio da Áustria
Max Verstappen resistiu aos ataques iniciais da dupla de pilotos da McLaren e triunfou na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria.
O piloto neerlandês arrancou da pole position e, embora tenha conseguido manter a liderança na partida, foi de imediato pressionado por Lando Norris.
Na quinta volta da corrida, Norris ascendeu ao primeiro posto com uma ultrapassagem no limite sobre Verstappen na Curva 3 do traçado austríaco.
No entanto, a resposta de Verstappen não se fez esperar e o tricampeão do mundo recuperou a liderança na travagem para a curva seguinte.
Ao ser ultrapassado pelo seu rival da Red Bull, Norris acabou por cair também para trás do McLaren do seu colega de equipa Oscar Piastri.
Daí em diante, Verstappen impôs um ritmo mais forte do que Piastri e construiu gradualmente uma vantagem sobre o australiano.
Verstappen cruzou a linha de meta quase cinco segundos na frente de Piastri e assegurou a terceira vitória em três corridas sprint em 2024.
Norris não conseguiu voltar a ultrapassar o seu colega de equipa e fechou a sprint no terceiro posto.
O quarto lugar ficou para o Mercedes de George Russell, enquanto Carlos Sainz e Lewis Hamilton mantiveram a quinta e sexta posições que ocupavam na grelha de partida.
Charles Leclerc arrancou do décimo posto e recuperou até sétimo, terminando à frente do Red Bull de Sergio Pérez, que fechou os lugares pontuáveis.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da Áustria
Verstappen alcança a 40ª pole da carreira no Red Bull Ring
Max Verstappen alcançou no Red Bull Ring a 40ª pole position da sua carreira e a oitava da temporada.
O piloto da Red Bull, que triunfou na corrida sprint desta manhã, manteve a sua superioridade em solo austríaco ao garantir a pole position para o Grande Prémio de domingo.
Com um tempo de 1:04.314, Verstappen superou o McLaren de Lando Norris por quase quatro décimos de segundo.
Oscar Piastri estabeleceu a terceira melhor marca da sessão, mas caiu para sétimo após a direção de corrida ter apagado o seu tempo devido à violação dos limites de pista.
O terceiro posto ficou, assim, para o Mercedes de George Russell, que terá o Ferrari de Carlos Sainz ao seu lado na segunda linha.
Lewis Hamilton alinhará no quinto lugar e à frente do Ferrari de Charles Leclerc, que cometeu um erro no último setor da sua derradeira volta rápida.
Sergio Pérez colocou o Red Bull em oitavo, enquanto o Haas de Nico Hulkenberg e o Alpine de Esteban Ocon encerraram a classificação do Q3.
Daniel Ricciardo falhou o acesso ao Q3 por 15 milésimos de segundo e arrancará à frente do Haas de Kevin Magnussen, do Alpine de Pierre Gasly, do outro RB de Yuki Tsunoda e do Aston Martin de Fernando Alonso.
O Williams de Alex Albon, o Aston Martin de Lance Stroll, o Sauber de Valtteri Bottas, o Williams de Logan Sargeant e o Sauber de Zhou Guanyu ficaram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da Áustria
Russell beneficia da colisão entre Verstappen e Norris para triunfar pela segunda vez na Fórmula 1
O novo duelo entre Max Verstappen e Lando Norris culminou de forma dramática no Red Bull Ring. Os dois pilotos colidiram quando discutiam a liderança no Grande Prémio da Áustria e entregaram o triunfo a George Russell, que se tornou o quinto piloto diferente a vencer em 2024.
Verstappen arrancou da pole position e impôs um ritmo forte para se distanciar de Norris na fase inicial da corrida em solo austríaco.
O piloto da Red Bull dispôs sempre de uma diferença acima dos cinco segundos face a Norris, mas viu o britânico aproximar-se no momento da segunda paragem nas boxes, quando os mecânicos da sua equipa demoraram mais de seis segundos para trocar os pneus no seu RB20.
Norris, que tinha efetuado a sua paragem na mesma volta, regressou à pista apenas três segundos atrás de Verstappen e tirou partido do facto de ter pneus médios novos para reduzir rapidamente a diferença face ao líder.
O que se seguiu foi uma batalha marcada por sucessivas tentativas de ultrapassagem na travagem para a terceira curva do circuito, com ambos os pilotos a saírem por diversas vezes de pista e a utilizarem o rádio para se queixarem do comportamento um do outro.
Na 64ª volta, quando Norris tentava superar Verstappen por fora, um toque entre os dois motivou danos significativos no McLaren e um furo para Verstappen.
Com Norris a abandonar e Verstappen a ser forçado a realizar uma travessia pela via das boxes, Russell herdou a liderança e conquistou a sua segunda vitória na Fórmula 1 – e a primeira da Mercedes desde 2022.
Verstappen acabaria por ser considerado o responsável pela colisão com Norris, mas a penalização de 10 segundos acabou por não o fazer perder a quinta posição no final.
Oscar Piastri terminou menos de dois segundos atrás de Russell e garantiu o seu quarto pódio da carreira, ao passo que Carlos Sainz levou o Ferrari ao terceiro posto.
Lewis Hamilton, que incorreu numa penalização por ter cruzado a linha branca na entrada da via das boxes, concluiu a corrida na quarta posição.
Nico Hulkenberg assinou uma prestação brilhante aos comandos do Haas e alcançou o seu melhor resultado da temporada ao cruzar a linha de meta em sexto, meio segundo à frente do Red Bull de Sergio Pérez.
Numa corrida muito positiva para a Haas, Kevin Magnussen colocou o outro carro da equipa em oitavo, diante do RB de Daniel Ricciardo e do Alpine de Pierre Gasly, que fecharam os lugares pontuáveis.
Norris com o melhor tempo na sessão de abertura em Silverstone
Lando Norris liderou a sessão inaugural do Grande Prémio da Grã-Bretanha.
O piloto da McLaren registou um tempo de 1:27.420 com os pneus macios e bateu o Aston Martin de Lance Stroll por 0,134s em Silverstone.
Oscar Piastri colocou o outro carro da McLaren no terceiro posto e à frente do Red Bull de Max Verstappen, que realizou a sua volta mais veloz com pneus médios.
George Russell, também com o composto médio, foi o quinto classificado e terminou apenas nove milésimos de segundo atrás de Verstappen.
Fernando Alonso recorreu aos macios para estabelecer o sexto tempo, diante do Mercedes de Lewis Hamilton e do Ferrari de Charles Leclerc, que utilizaram médios.
O Ferrari de Carlos Sainz, com duros, e o Alpine de Esteban Ocon, com macios, encerraram os dez primeiros.
A sessão ficou marcada pela participação de quatro jovens pilotos: Oliver Bearman (14º), Jack Doohan (17º), Franco Colapinto (18º) e Isack Hadjar (19º).
Yuki Tsunoda falhou grande parte da sessão depois de ter causado um período de bandeira vermelha ao sair de pista com o carro da RB.
Classificação da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Grã-Bretanha
Norris de novo na frente no segundo treino livre em Silverstone
Lando Norris foi novamente o mais rápido na segunda sessão de treinos livres em Silverstone.
O piloto britânico completou uma volta em 1:26.549 e superou o registo do outro McLaren de Oscar Piastri por cerca de três décimos de segundo.
Sergio Pérez levou o Red Bull ao terceiro lugar e Nico Hulkenberg terminou numa surpreendente quarta posição.
Charles Leclerc fechou a sessão no quinto posto e à frente do Mercedes de Lewis Hamilton.
Max Verstappen não foi além da sétima posição, concluindo o dia quase sete décimos de segundo atrás da marca estabelecida por Norris.
O oitavo lugar ficou para o Ferrari de Carlos Sainz, que bateu o Aston Martin de Lance Stroll por 25 milésimos de segundo.
George Russell encerrou a primeira metade da tabela de tempos no final do primeiro dia do Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Classificação da segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio da Grã-Bretanha