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Verstappen termina o dia na frente de Ricciardo em Spielberg
Max Verstappen terminou o dia de abertura do Grande Prémio na Estíria no topo da tabela de tempos após ter voltado a ser o mais rápido na segunda sessão de treinos livres em Spielberg.
O piloto holandês rodou em 1:05.412, um tempo cerca de meio segundo mais rápido face à sessão matinal, para fechar o dia com uma vantagem de 0,336s em relação a um surpreendente Daniel Ricciardo.
Esteban Ocon e Fernando Alonso estiveram em bom plano e levaram os carros da Alpine à terceira e quinta posições, ao passo que Lewis Hamilton foi o quarto mais rápido com o Mercedes.
Outra equipa do segundo pelotão que colocou os seus dois carros no top 10 foi a Aston Martin – Sebastian Vettel realizou a sexta marca e Lance Stroll a oitava.
Lando Norris obteve o sétimo tempo com o segundo McLaren, enquanto o Red Bull de Sergio Pérez e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi completaram os dez primeiros em Spielberg.
Valtteri Bottas, que não foi além da 12ª posição, protagonizou um momento caricato ao perder o controlo do seu Mercedes e entrar em pião em plena via das boxes do Red Bull Ring.
Impressionando ao colocar o AlphaTauri em segundo na primeira sessão de treinos livres, Pierre Gasly viu-se impedido de entrar em pista durante a tarde devido a um problema na unidade motriz do seu AT02.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Estíria
FIA pune Bottas com três posições na grelha de partida para o GP da Estíria
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu esta sexta-feira Valtteri Bottas com três posições no grelha de partida para o Grande Prémio da Estíria, no domingo. O piloto finlandês despistou-se na segunda sessão de treinos livres de hoje após saída do pit-stop da Mercedes e acabou por ir parar à pit-stop da McLaren, um incidente que foi prontamente reportado pela equipa de Daniel Ricciardo e Lando Norris.
"Absolutamente ridículo. Podia ter atropelado os meus rapazes ali, assim como podia ter batido contra a parede", atirou Paul Thomas, team manager da McLaren em mensagem via rádio à FIA.
Logo após o término da sessão, Valtteri Bottas assumia que não esperava uma punição pelo seu erro. "Ficaria surpreendido se houvesse alguma [punição]. Foi um erro normal, acontece, mas de certeza que compreenderão o que aconteceu. Eu rodei. Tentamos algo de diferente no pit-stop, existiam algumas variáveis para o que normalmente fazemos com a rotação das rodas e foi por isso que rodei", desabafou o piloto finlandês.
Mas não foi dessa forma que a FIA pensou. "Durante a conferência, Bottas afirmou que eles [Mercedes] vinham a perder tempo na saída das boxes. Eles tentaram algo novo, que foi sair em segunda marcha. Como resultado disso, o giro da roda foi muito mais e o resultado inesperado. Ele não conseguiu controlar o carro corretamente para a pista rápida. Deve ser considerada uma condução potencialmente perigosa, especialmente porque tinha pessoal na pit-lane", pode ler-se no comunicado publicado pelos comissários da F1. "Quando Bottas se afastou da sua posição designada no pit-stop, ele perdeu o controlo do carro ao virar para a pista rápida. Sobrevoou, girou e parou na pista rápida já perto dos boxes da McLaren", termina o comunicado.
Hamilton coloca Mercedes no topo antes da qualificação no Red Bull Ring
Lewis Hamilton estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana para colocar a Mercedes no topo da tabela de tempos na terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Estíria.
O piloto britânico rodou em 1:04.369 com o composto macio da Pirelli e terminou a sessão com cerca de dois décimos de segundo de vantagem sobre o Red Bull de Max Verstappen.
Valtteri Bottas levou o outro monolugar da Mercedes ao terceiro posto, ainda que tinha sido quase meio segundo mais lento do que o seu colega de equipa em Spielberg.
Sergio Pérez foi quarto classificado e colocou o Red Bull na frente dos carros da AlphaTauri, com Yuki Tsunoda a superar um Pierre Gasly que utilizou uma nova unidade motriz na sequência dos problemas que o afastaram da segunda sessão.
Depois de ter ficado arredado do top 10 no dia de ontem, Charles Leclerc registou a sétima marca ao volante do Ferrari, diante do Alpine de Fernando Alonso.
Lance Stroll e Sebastian Vettel completaram os dez primeiros com os dois monolugares da Aston Martin.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Estíria
Verstappen obtém segunda pole consecutiva e Hamilton é promovido à primeira linha com a penalização de Bottas
Max Verstappen superou a dupla de pilotos da Mercedes na sessão de qualificação em Spielberg para alcançar a sexta pole position da sua carreira e a terceira na temporada de 2021.
O piloto holandês estabeleceu uma marca de 1:03.841 na primeira tentativa da terceira fase da sessão e terminou com uma vantagem de quase dois décimos de segundo sobre o Mercedes de Valtteri Bottas.
No entanto, o finlandês será forçado a cumprir uma penalização de três lugares na grelha de partida que o atirará para o quinto posto e promoverá Lewis Hamilton, o terceiro mais rápido na qualificação, à primeira linha.
Lando Norris brilhou ao registar um quarto tempo que se traduzirá num terceiro lugar na partida para a corrida e partilhará a segunda linha com o Red Bull de Sergio Pérez.
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda colocaram os carros da AlphaTauri na sexta e oitava posições, enquanto Charles Leclerc separou os dois carros da equipa de Faenza ao volante do Ferrari SF21.
O Alpine de Fernando Alonso e o Aston Martin de Lance Stroll completaram os dez primeiros.
Oito milésimos de segundo foi a diferença que separou George Russell de uma inédita passagem à terceira fase da sessão de qualificação no Red Bull Ring.
11º na grelha, o britânico foi eliminado no Q2 juntamente com o Ferrari de Carlos Sainz, o McLaren de Daniel Ricciardo, o Aston Martin de Sebastian Vettel e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
O Williams de Nicholas Latifi, o Alpine de Esteban Ocon, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin ocuparão as últimas posições na grelha após terem sido eliminados no Q1.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Estíria
Verstappen domina em casa da Red Bull para alcançar a quarta vitória do ano
Max Verstappen conquistou a sua quarta vitória da temporada e a segunda consecutiva ao liderar o Grande Prémio da Estíria da luz à bandeira em Spielberg.
O piloto holandês, que arrancou da pole position pela terceira vez em 2021, manteve a liderança após a partida e dominou toda a corrida para cruzar a linha de meta com quatro segundos de vantagem sobre Lewis Hamilton e dar à Red Bull a quarta vitória consecutiva na Fórmula 1.
Na penúltima volta da corrida, quando estava quase 20 segundos atrás de Verstappen, Hamilton trocou os seus pneus duros por macios, estratégia que acabou por resultar na obtenção do ponto referente à volta mais rápida.
Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, uma paragem lenta de Sergio Pérez permitiu à Mercedes colocar Valtteri Bottas à frente do mexicano, posição que o finlandês preservou até à bandeira de xadrez.
Pérez ainda efetuou uma segunda paragem nas boxes para atacar o final da corrida com pneus novos, mas uma diferença de meio segundo acabou por separá-lo do terceiro lugar no Red Bull Ring.
Sem argumentos para manter o terceiro lugar que ocupou na grelha de partida, Lando Norris acumulou importantes pontos para a McLaren ao ser quinto classificado.
Carlos Sainz levou o Ferrari ao sexto posto e Charles Leclerc, que caiu para a última posição depois de ter danificado a asa dianteira do seu SF21 na primeira volta, realizou uma impressionante recuperação para terminar em sétimo.
Lance Stroll foi oitavo ao volante do Aston Martin e igualou o seu melhor resultado da temporada, enquanto o Alpine de Fernando Alonso e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda completaram os lugares pontuáveis.
Os danos sofridos num incidente com Leclerc na primeira volta da corrida motivaram a desistência de Pierre Gasly, enquanto George Russell se juntou ao francês na lista de abandonos devido ao surgimento de um problema na unidade motriz do Williams quando lutava pelos lugares pontuáveis.
Verstappen termina à frente da dupla da Ferrari para liderar no regresso a Spielberg
Max Verstappen, o vencedor do Grande Prémio do passado fim de semana em Spielberg, liderou a primeira sessão de treinos livres no regresso à pista austríaca.
Numa sessão em que todos os pilotos completaram pelo menos 12 voltas com os pneus protótipo da Pirelli, que se caracterizam por terem uma construção mais robusta do que os atuais, Verstappen realizou o seu melhor tempo com o composto macio e terminou à frente dos Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz.
O Mercedes de Valtteri Bottas registou o quarto tempo ao ser 14 milésimos de segundo mais lento do que Sainz, enquanto Yuki Tsunoda completou o top 5 com o AlphaTauri.
Kimi Raikkonen esteve em muito bom plano e colocou o Alfa Romeo na sexta posição, diante do outro Mercedes do heptacampeão do mundo Lewis Hamilton.
Sergio Pérez e Pierre Gasly realizaram exatamente o mesmo tempo e foram oitavo e nono, ao passo que Lando Norris fechou os dez primeiros ao volante do McLaren.
Guanyu Zhou, que substituiu Fernando Alonso na Alpine para se estrear numa sessão de treinos livres, terminou com o 14º tempo, dois lugares à frente do britânico Callum Ilott, que pilotou o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi pela segunda vez em 2021.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria
Hamilton lidera dobradinha da Mercedes na segunda sessão em Spielberg
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas colocaram os carros da Mercedes à frente do Red Bull de Max Verstappen na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria.
O heptacampeão do mundo estabeleceu um tempo de 1:04.523 com os pneus macios da Pirelli para ser 0,189s mais rápido do que o seu colega de equipa no Red Bull Ring.
Verstappen, que tinha liderado a sessão da manhã, terminou pouco mais de dois décimos de segundo atrás da marca estabelecida pelo seu principal adversário na luta pelo título.
Lance Stroll e Sebastian Vettel estiveram em muito bom plano e lideraram o segundo pelotão com os monolugares da Aston Martin ao serem quarto e quinto classificados.
Yuki Tsunoda e Pierre Gasly foram, respetivamente, sexto e sétimo ao volante dos monolugares da AlphaTauri, enquanto Fernando Alonso levou o Alpine à oitava posição.
O McLaren de Lando Norris e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi completaram os dez primeiros.
Depois de terem terminado em segundo e terceiro de manhã, os Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz ficaram arredados do top 10 na sessão da tarde.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria
Verstappen regressa ao topo antes da qualificação no Red Bull Ring
Max Verstappen regressou ao topo da tabela de tempos na derradeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria.
O piloto holandês rodou em 1:04.591 com os pneus macios da Pirelli para terminar com uma vantagem superior a meio segundo sobre o Mercedes de Valtteri Bottas em Spielberg.
Lewis Hamilton, que confirmou esta manhã a permanência na Mercedes até à temporada de 2023, colocou o W12 no terceiro posto ao ser três milésimos de segundo mais rápido do que o AlphaTauri de Pierre Gasly.
No entanto, o britânico continua na posse do melhor tempo do fim de semana, estabelecido na segunda sessão de treinos livres de ontem em solo austríaco.
Antonio Giovinazzi completou os cinco primeiros ao volante do Alfa Romeo e Carlos Sainz foi dois milésimos mais lento do que o italiano para fechar a sessão em sexto.
Sergio Pérez foi sétimo classificado com o segundo carro da Red Bull e Fernando Alonso levou o melhor dos carros da Alpine à oitava posição.
O Ferrari de Charles Leclerc e o Aston Martin do aniversariante Sebastian Vettel encerraram o top 10 antes da qualificação no Red Bull Ring.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Áustria
Verstappen voa para a pole diante da multidão laranja e Norris coloca a McLaren na primeira linha
Max Verstappen alcançou a sétima pole position da sua carreira numa sessão de qualificação em que Lando Norris garantiu um brilhante segundo lugar em Spielberg.
O piloto da Red Bull levou os muitos holandeses presentes no circuito à loucura ao estabelecer um tempo de que lhe permitiu conquistar a quarta pole da temporada.
Verstappen partilhará a primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio da Áustria com um surpreendente Norris, que realizou a sua melhor qualificação na Fórmula 1 e terminou apenas 48 milésimos atrás do tempo da pole.
Sergio Pérez colocou o outro Red Bull na terceira posição, enquanto os Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas não foram além da quarta e quinta posições.
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda foram, respetivamente, sexto e sétimo com os carros da AlphaTauri, diante do Aston Martin de Sebastian Vettel, que não deverá escapar a uma penalização por ter bloqueado Fernando Alonso durante o Q2.
George Russell brilhou ao garantir um lugar na terceira fase de uma sessão de qualificação pela primeira vez desde que se juntou à Williams em 2019.
O piloto britânico assegurou o nono lugar na grelha de partida, à frente do segundo Aston Martin de Lance Stroll.
Os Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc falharam a passagem ao Q3 e arrancarão de 11º e 12º, à frente do McLaren de Daniel Ricciardo, do Alpine de Fernando Alonso e do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Alpine de Esteban Ocon, o Williams de Nicholas Latifi e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Áustria
Verstappen volta a dominar em Spielberg e Norris supera Hamilton para regressar ao pódio
Max Verstappen conquistou a sua quinta vitória da temporada ao liderar o Grande Prémio da Áustria da luz à bandeira diante da multidão laranja em Spielberg.
O piloto da Red Bull repetiu o triunfo que tinha alcançado há uma semana no circuito austríaco depois de uma corrida em que a sua liderança nunca foi verdadeiramente ameaçada.
À semelhança do que tinha acontecido no Grande Prémio da Estíria, Verstappen assegurou a vitória, a pole position e a volta mais rápida, prestação que lhe permitiu aumentar a vantagem sobre Lewis Hamilton no campeonato.
Depois do brilhante segundo lugar alcançado na qualificação de ontem, Lando Norris não resistiu à pressão imposta por Hamilton e perdeu ainda a posição para o outro Mercedes de Bottas quando cumpria os cinco segundos de penalização que recebeu por forçar Sergio Pérez a sair de pista no início da corrida.
Embora tenha regressado à pista atrás dos dois carros da Mercedes e na quarta posição, Norris imprimiu um ritmo forte na segunda metade da corrida e obrigou a equipa campeã em título a ordenar a Hamilton que cedesse a posição a Bottas para que este se pudesse distanciar do McLaren.
Na volta seguinte, Norris ultrapassou Hamilton para ascender à terceira posição e voltar a perseguir Bottas, mas o finlandês fez o suficiente para manter a segunda posição e alcançar o seu melhor resultado da temporada.
Para Norris, este foi o terceiro pódio do ano, depois de ter sido terceiro classificado nos Grandes Prémios da Emília-Romanha e do Mónaco.
Hamilton, que ainda se dirigiu às boxes pela segunda vez depois de perder a posição para Norris, fechou a corrida em quarto, enquanto Carlos Sainz completou os cinco primeiros com o Ferrari.
Sergio Pérez, cuja corrida se complicou a partir do momento em que se envolveu no incidente com Norris, cruzou a linha de meta em quinto e caiu para sexto devido às duas penalizações de cinco segundos que teve de cumprir por ter forçado Charles Leclerc a sair de pista por duas vezes.
13º na grelha de partida, Daniel Ricciardo recuperou até ao sétimo posto e terminou à frente do Ferrari de Leclerc e do AlphaTauri de Pierre Gasly.
Fernando Alonso levou a melhor sobre George Russell numa intensa batalha pelo décimo posto e negou ao britânico a possibilidade de somar os seus primeiros pontos com a Williams na Fórmula 1.
O Alpine de Esteban Ocon foi forçado a abandonar na sequência de um toque com o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi na primeira volta da corrida.
Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen envolveram-se num incidente na última volta e também não viram a bandeira de xadrez no Red Bull Ring.
Ocon estreia-se a vencer na Fórmula 1 após incrível batalha com Vettel na caótica corrida de Budapeste
Esteban Ocon defendeu-se de forma incrível dos ataques de Sebastian Vettel no Grande Prémio da Hungria para conquistar uma inesperada primeira vitória da carreira em Budapeste.
Uma travagem falhada de Valtteri Bottas na abordagem à primeira curva da corrida motivou um incidente que ditou os abandonos do próprio finlandês e do McLaren de Lando Norris, do Red Bull de Sergio Pérez, do Ferrari de Charles Leclerc e do Aston Martin de Lance Stroll.
Na sequência da bandeira vermelha originada pelo incidente surgiu um dos momentos mais bizarros da história da Fórmula 1: o líder Hamilton foi o único a ocupar a sua posição na grelha de partida para o reinício de corrida, uma vez que todos os outros pilotos entraram nas boxes para trocar os pneus intermédios por slicks.
Essa estratégia menos bem conseguida por parte da Mercedes levou a que Hamilton parasse no final da primeira volta após o reinício e caísse para a cauda do pelotão.
No entanto, o heptacampeão do mundo recuperou até ao terceiro posto, apostando numa estratégia de três paragens que lhe permitiu ultrapassar Fernando Alonso e Carlos Sainz nas últimas voltas da corrida – ainda que tenha precisado de sucessivas tentativas para superar o piloto da Alpine.
Os espanhóis terminaram, assim, na quarta e quinta posições, com o piloto da Ferrari na frente do veterano da Alpine.
Na luta pelo triunfo, Ocon, que tinha herdado a liderança depois da paragem de Hamilton, conseguiu defender-se do undercut da Aston Martin e ver a bandeira de xadrez 1,7 segundos à frente de Vettel.
Para o alemão da Aston Martin, este foi o segundo pódio da temporada, visto que já tinha sido segundo classificado no Grande Prémio do Azerbaijão.
Apesar de ter perdido muitas posições para evitar a confusão da primeira curva, Pierre Gasly colocou o AlphaTauri em sexto, diante do outro AlphaTauri de Yuki Tsunoda, que assegurou o seu melhor resultado na Fórmula 1 ao ser sétimo.
Nicholas Latifi, que ainda não tinha somado qualquer ponto na sua carreira, obteve um brilhante oitavo posto numa corrida em que os dois carros da Williams terminaram dentro dos lugares pontuáveis.
Embora tenha reiniciado a corrida na segunda posição, Russell recebeu instruções da direção de corrida para devolver as posições que tinha conseguido ganhar nas boxes, caindo dessa forma para fora dos dez primeiros.
Ainda assim, o piloto britânico cruzou a linha de meta em nono e somou finalmente os seus primeiros pontos ao serviço da Williams na Fórmula 1.
Verstappen levou a melhor sobre o McLaren de Daniel Ricciardo para alcançar o último lugar pontuável no Hungaroring.
Sebastian Vettel desqualificado do Grande Prémio da Hungria
Sebastian Vettel perdeu o segundo lugar que tinha alcançado no Grande Prémio da Hungria depois de a FIA não ter conseguido extrair uma amostra suficiente de combustível do seu carro.
O piloto da Aston Martin, que imobilizou o seu Aston Martin em pista na volta de regresso às boxes após a bandeira de xadrez, foi excluído da classificação da corrida devido ao facto de a FIA ter conseguido extrair apenas 0,3 litros de combustível do seu monolugar.
De acordo com os regulamentos da Fórmula 1, as equipas devem fornecer à Federação Internacional do Automóvel uma amostra de um litro de combustível depois da corrida.
Com esta penalização, Lewis Hamilton ascende ao segundo posto e Carlos Sainz é promovido aos lugares de pódio em Budapeste.
Para além disso, o britânico da Mercedes vê a sua vantagem sobre Max Verstappen no campeonato de pilotos aumentar de seis para oito pontos.
Bottas lidera no regresso da Fórmula 1 em Spa-Francorchamps
Valtteri Bottas colocou a Mercedes no topo da tabela de tempos na sessão que marcou o regresso da Fórmula 1 em Spa-Francorchamps.
Numa sessão que se iniciou com uma pista ligeiramente húmida devido à chuva que caiu durante a manhã, o piloto finlandês rodou em 1:45.199 com os pneus macios da Pirelli e terminou com 0,164s de vantagem sobre o Red Bull de Max Verstappen.
Ao volante do outro carro da Mercedes, Lewis Hamilton não foi além do 18º lugar após ter sido claramente prejudicado pelo Williams de Nicholas Latifi quando se encontrava numa volta rápida.
Pierre Gasly liderou o segundo pelotão ao ser terceiro classificado, enquanto os pilotos da Ferrari completaram os cinco primeiros, com Charles Leclerc na frente de Carlos Sainz.
Sergio Pérez fechou a sessão de abertura do Grande Prémio da Bélgica no sexto posto, diante do Aston Martin de Sebastian Vettel e do McLaren de Lando Norris.
Esteban Ocon e Fernando Alonso encerraram os dez primeiros com os carros da Alpine em Spa-Francorchamps.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica
Verstappen causa bandeira vermelha mas lidera segunda sessão em Spa-Francorchamps
Max Verstappen terminou o dia de sexta-feira na frente da dupla de pilotos da Mercedes apesar de não ter conseguido evitar um acidente nos derradeiros minutos da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica.
O piloto da Red Bull estabeleceu uma marca de 1:44.472 com os pneus macios antes de entrar em pião e colidir com as barreiras colocadas à saída da sétima curva do circuito de Spa-Francorchamps, incidente que colocou um ponto final na sessão.
Valtteri Bottas, que tinha sido o mais rápido na sessão da manhã, concluiu o dia na segunda posição e ficou apenas 41 milésimos atrás do holandês após uma volta realizada com o composto médio da Pirelli.
Depois de o tráfego ter impedido Lewis Hamilton de completar uma volta rápida na primeira sessão, o britânico realizou a terceira marca esta tarde, sendo 72 milésimos mais lento do que Verstappen e utilizando também pneus médios para registar o seu tempo.
Fernando Alonso superou o AlphaTauri de Pierre Gasly por 12 milésimos para colocar o Alpine na quarta posição e assumir-se como o mais forte na intensa batalha do segundo pelotão, ao passo que Lance Stroll foi sexto ao volante do Aston Martin.
Com o outro carro da Alpine, Esteban Ocon classificou-se em sétimo e diante do Aston Martin de Sebastian Vettel.
Lando Norris levou o McLaren ao nono posto e Sergio Pérez, que foi esta manhã confirmado pela Red Bull para a temporada de 2022, fechou os dez primeiros.
Charles Leclerc, 18º classificado, também causou um período de bandeira vermelha ao embater nas barreiras depois de perder o controlo do Ferrari à saída da Curva 6.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica
Verstappen de novo na frente numa terceira sessão de treinos livres molhada em Spa-Francorchamps
Max Verstappen liderou uma terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica disputada com o piso molhado em Spa-Francorchamps.
O piloto holandês rodou em 1:56.924 com os pneus intermédios da Pirelli e terminou a sessão com quase um segundo de vantagem sobre o outro Red Bull de Sergio Pérez.
Lewis Hamilton foi o terceiro mais rápido da manhã e Lando Norris, que ainda tentou, sem sucesso, rodar com pneus slicks nos derradeiros momentos da sessão, colocou o McLaren na quarta posição.
Sendo cerca de dois segundos mais lento do que Verstappen, Esteban Ocon completou os cinco primeiros com o Alpine, diante do Aston Martin de Lance Stroll e do AlphaTauri de Pierre Gasly.
O outro Aston Martin de Sebastian Vettel foi ligeiramente mais rápido do que o Williams de George Russell para registar a oitava marca, enquanto o Alpine de Fernando Alonso encerrou os dez primeiros.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica
Verstappen garante a pole e Russell conquista um inacreditável segundo lugar na grelha em Spa
Max Verstappen conquistou a nona pole position da sua carreira na Fórmula 1 e terá uma companhia inimaginável na primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio da Bélgica: o Williams de George Russell.
Depois de ter motivado o adiamento do início da qualificação antes de dar tréguas durante o Q1 e o Q2, a chuva regressou em força para os momentos decisivos da sessão e levou a que os pilotos se vissem forçados a recorrer aos pneus concebidos pela Pirelli para condições extremas.
O agravamento do clima levou mesmo Sebastian Vettel a solicitar a interrupção imediata da sessão, mas a direção de corrida deu luz verde para que os pilotos iniciassem as suas voltas lançadas.
No entanto, a bandeira vermelha acabou mesmo por surgir, uma vez que Lando Norris, o primeiro a abordar a curva Eau Rouge, perdeu o controlo do McLaren e sofreu um violento impacto com as barreiras do circuito.
O piloto britânico, que tinha liderado o Q1 e se afirmava como um dos candidatos a um lugar nas primeiras linhas da grelha, escapou ileso ao incidente que causou uma longa interrupção da sessão.
No reinício da sessão, Max Verstappen foi o mais forte com pneus intermédios e assegurou a sexta pole position da temporada de 2021 para a Red Bull.
Mas o destaque do dia vai, inevitavelmente, para George Russell, que realizou uma prestação absolutamente brilhante para se qualificar na segunda posição da grelha com o Williams.
O piloto britânico igualou o seu melhor resultado de sempre em qualificação, uma vez que já tinha arrancado da segunda posição para o Grande Prémio de Sakhir, onde substituiu Lewis Hamilton na Mercedes.
Hamilton, líder do campeonato, alinhará atrás de Russell para a corrida de amanhã após ter sido 13 milésimos de segundo mais lento do que o seu compatriota.
Daniel Ricciardo foi o quarto mais rápido na sua melhor qualificação ao serviço da McLaren, enquanto Sebastian Vettel também esteve em bom plano ao fechar o top 5.
Pierre Gasly superou o Red Bull de Sergio Pérez para levar o AlphaTauri à sexta posição, ao passo que Valtteri Bottas foi apenas oitavo, o que significa que arrancará de 13º devido à penalização de cinco lugares que terá de cumprir.
A dupla de pilotos da Ferrari falhou o acesso à terceira fase da sessão, com Charles Leclerc a ser 11º classificado e Carlos Sainz a não ir além do 13º posto.
Nicholas Latifi intrometeu o Williams entre os pilotos da Scuderia à frente de Sainz, ao passo que Fernando Alonso e Lance Stroll também ficaram de fora no Q2.
O Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Haas de Nikita Mazepin e os outros C41 de Kimi Raikkonen e VF-21 de Nikita Mazepin foram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica
Fórmula 1 distribui metade dos pontos e Russell sobe ao pódio em corrida ganha por Verstappen na Bélgica
Max Verstappen conquistou a 16ª vitória da carreira e George Russell subiu pela primeira vez ao pódio num Grande Prémio da Bélgica fortemente condicionado pelas condições climatéricas em Spa-Francorchamps.
A chuva, que já tinha levado a que as provas matinais das categorias de suporte se tivessem disputado com o piso molhado, não deu tréguas e intensificou-se ao início da tarde, atrasando o início da corrida em solo belga.
Após 25 minutos de espera, os pilotos partiram para uma volta de formação atrás do Safety Car, mas as precárias condições de visibilidade motivaram a imobilização dos carros na via das boxes e um longo período de bandeira vermelha.
Às 18h17 locais, mais de três horas após a data originalmente definida para o arranque do Grande Prémio, os carros regressaram à pista para aquela que deveria ser uma corrida de 60 minutos – mas a bandeira vermelha voltou a ser agitada quando os comissários desportivos percebam que não se tinha registado uma melhoria das condições.
Como os regulamentos desportivos da Fórmula 1 estipulam que as voltas realizadas atrás do Safety Car são suficientes para que sejam atribuídos metade dos pontos, Verstappen, o piloto que tinha conquistado a pole position, sagrou-se o vencedor e saiu de Spa com 12,5 pontos.
George Russell, que brilhou ao garantir um inesperado segundo lugar na grelha de partida na chuvosa sessão de qualificação de sábado, alcançou o seu primeiro pódio da carreira sob circunstâncias inusitadas e acrescentou nove pontos aos quatro que tinha somado em Budapeste.
Lewis Hamilton fechou os lugares de pódio e amealhou 7,5 pontos, menos cinco do que Max Verstappen, o seu principal adversário na luta pelo título.
Daniel Ricciardo obteve um quarto lugar que representa o seu melhor resultado desde que se juntou à McLaren, enquanto Sebastian Vettel completou os cinco primeiros com o Aston Martin.
Enquanto Pierre Gasly manteve o sexto lugar que tinha assegurado na qualificação, o Red Bull de Sergio Pérez, que deveria ter alinhado na sétima posição da grelha de partida, terminou no 20º posto depois de ter sofrido um acidente numa das voltas de instalação pré-corrida.
O sétimo lugar ficou, por isso, para o Alpine de Esteban Ocon, ao passo que Charles Leclerc levou o Ferrari SF21 ao oitavo posto.
Nicholas Latifi voltou a pontuar para a Williams ao ser nono e Carlos Sainz encerrou os dez primeiros ao volante do outro carro da Ferrari.
Hamilton lidera sessão atribulada no regresso da Fórmula 1 a Zandvoort
Lewis Hamilton liderou uma primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos marcada por um longo período de bandeira vermelha em Zandvoort.
Um problema na unidade motriz do Aston Martin obrigou Sebastian Vettel a imobilizar o seu AMR21 em pista, situação que motivou uma interrupção de mais de 30 minutos que condicionou o trabalho de pilotos e equipas no regresso a solo holandês.
No reinício da sessão, Hamilton rodou em 1:11.500 com os pneus macios da Pirelli para ascender ao topo da tabela de tempos com o Mercedes.
Max Verstappen, que pareceu ter sido prejudicado pelo tráfego na sua derradeira volta rápida, fechou a sessão no segundo posto e a 97 milésimos da marca do seu rival na luta pelo título.
Carlos Sainz colocou o Ferrari na terceira posição depois de realizar um tempo quatro milésimos mais lento do que Verstappen, ao passo que Charles Leclerc confirmou o bom início de fim de semana da Scuderia ao ser quarto classificado.
O top 5 foi encerrado pelo Mercedes de Valtteri Bottas, que terminou à frente dos carros da Alpine, com Fernando Alonso a superar o colega de equipa Esteban Ocon por menos de um décimo.
Antonio Giovinazzi levou o Alfa Romeo ao oitavo posto, enquanto o Aston Martin de Lance Stroll e o AlphaTauri de Pierre Gasly completaram os dez primeiros.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Holanda
Leclerc lidera dobradinha da Ferrari, Hamilton com problems na segunda sessão em Zandvoort
Charles Leclerc e Carlos Sainz colocaram a Ferrari no topo da tabela de tempos numa segunda sessão de treinos livres problemática para Lewis Hamilton em Zandvoort.
O piloto monegasco estabeleceu uma marca de 1:10.902 com o composto macio da Pirelli e terminou o dia com uma vantagem de 0,154s sobre o outro SF21 de Sainz.
Hamilton, que tinha liderado o primeiro treino livre para o Grande Prémio dos Países Baixos, completou apenas três voltas antes de ser forçado a imobilizar o seu Mercedes em pista com problemas na unidade motriz.
Esteban Ocon esteve em destaque ao realizar, com pneus médios, um tempo que lhe permitiu fechar a sessão em terceiro e à frente do Mercedes de Valtteri Bottas e do Red Bull de Max Verstappen.
Ao volante do outro carro da Alpine, Fernando Alonso foi sexto classificado, diante do AlphaTauri de Pierre Gasly e do McLaren de Lando Norris.
O Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi voltou a figurar no top 10, com o italiano a ser 35 milésimos mais rápido do que o Aston Martin de Sebastian Vettel.
Para além dos problemas de Hamilton, também um pião do Haas de Nikita Mazepin causou uma breve interrupção da sessão.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos
Max Verstappen na frente antes da qualificação em Zandvoort
Max Verstappen foi o mais rápido na terceira e derradeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos ao rodar em 1:09.623, numa sessão em que a novidade foi Robert Kubica ter estado ao volante do C41 da Alfa Romeo depois de Kimi Raikkonen ter testado positivo à COVID-19.
À semelhança do que aconteceu na Sexta-feira, a sessão ficou marcada por alguns incidentes, onde se destacou o despiste de Carlos Sainz na curva 3, que originou um curto período de bandeira vermelha.
Verstappen, a correr perante o seu público este fim-de-semana, bateu Valtteri Bottas por 556 milésimas de segundo.
Lewis Hamilton foi terceiro, a cerca de oito décimas do melhor tempo de Verstappen, seguido de Sergio Perez, que ficou a nove décimas do tempo do seu companheiro de equipa.
Fernando Alonso, Lando Norris, Lance Stroll, Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Pierre Gasly completaram o restante top 10.
Robert Kubica, sem surpresas, foi o piloto que mais voltas realizou, ficando-se pela décima nona posição, a menos de uma décima de segundo do tempo Antonio Giovinazzi.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos
Verstappen estreia-se a vencer em casa e assume liderança do campeonato
Max Verstappen levou os fãs holandeses à loucura ao conquistar a 17ª vitória da carreira e a sétima da temporada de 2021 em Zandvoort.
O piloto holandês, que arrancou da pole position para o Grande Prémio dos Países Baixos, manteve a liderança no arranque e limitou-se a responder à estratégia de Lewis Hamilton, trocando de pneus uma volta após o britânico nos dois momentos de paragens nas boxes.
Embora se tenha mantido próximo da traseira do Red Bull de Verstappen ao longo de toda a corrida, Hamilton, que se queixou constantemente à equipa de que a sua segunda paragem tinha sido realizada demasiado cedo, nunca esteve em posição de tirar partido do DRS para atacar o holandês e viu o seu rival assumir a liderança do campeonato.
Valtteri Bottas, que ainda passou pela liderança ao prolongar o seu primeiro stint até ao limite, efetuou a sua paragem nas boxes depois de ter sido ultrapassado por Verstappen e terminou num distante terceiro lugar.
No entanto, o piloto finlandês protagonizou um momento caricato ao contrariar as ordens de equipa da Mercedes para estabelecer a volta mais rápida e obrigar Lewis Hamilton a uma paragem suplementar para colocar pneus novos que lhe permitissem recuperar esse ponto.
Pierre Gasly deu continuidade ao seu bom momento de forma e confirmou o quarto lugar que tinha alcançado na qualificação para liderar o segundo pelotão de forma convincente em solo holandês.
Sem argumentos para lutar com o francês da AlphaTauri, Charles Leclerc levou o Ferrari ao quinto posto, enquanto o outro SF21 de Carlos Sainz perdeu a sexta posição para o Alpine do compatriota Fernando Alonso ao cair do pano.
Forçado a arrancar da via das boxes por ter estreado a quarta unidade motriz da temporada, Sergio Pérez recuperou até à oitava posição e foi considerado o piloto do dia.
Esteban Ocon, que ainda chegou a travar uma luta com o seu colega de equipa no início da corrida, viu a bandeira de xadrez no nono posto, ao passo que Lando Norris fechou os dez primeiros com o McLaren.
Nikita Mazepin e Yuki Tsunoda abandonaram a corrida com problemas mecânicos nos respetivos monolugares.
Hamilton termina primeira sessão destacado na frente em Monza
A primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália, a única disputada antes da qualificação em Monza, foi liderada pelo Mercedes de Lewis Hamilton.
O heptacampeão do mundo rodou em 1:20.926 com o composto médio da Pirelli e superou por quase meio segundo um Red Bull de Max Verstappen que utilizou macios na sua volta mais rápida.
Valtteri Bottas, também com pneus médios, levou o outro carro da Mercedes à terceira posição, terminando à frente do Aston Martin de Lance Stroll e do AlphaTauri de Pierre Gasly.
Sebastian Vettel colocou o segundo AMR21 no sexto posto, ao passo que Carlos Sainz registou o sétimo tempo no arranque de um fim de semana que se prevê complicado para a Ferrari.
O Alpine Fernando Alonso ficou em oitavo ao ser exatamente um segundo mais lento do que Hamilton, enquanto o McLaren de Daniel Ricciardo e o Red Bull de Sergio Pérez completaram os dez primeiros.
Às 17h00, pilotos e equipas regressarão à pista para uma sessão de qualificação tradicional que definirá a grelha de partida para a segunda corrida sprint da história da Fórmula 1.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália
Bottas supera Hamilton na qualificação e arranca da primeira posição para a corrida sprint em Monza
Valtteri Bottas arrancará da primeira posição para a segunda corrida sprint da história da Fórmula 1 após ter sido o mais rápido na sessão de qualificação em Monza.
O piloto finlandês estabeleceu um tempo de 1:19.555 com os pneus macios e terminou com 96 milésimos de segundo de vantagem sobre o outro Mercedes de Lewis Hamilton.
No entanto, independentemente do resultado da corrida sprint, Bottas arrancará para o Grande Prémio de domingo na última posição por estar a utilizar a quarta unidade motriz da temporada em solo italiano.
Max Verstappen envolveu-se numa batalha extremamente apertada com a dupla de pilotos da McLaren e garantiu o terceiro posto ao ser 23 milésimos mais rápido do que Lando Norris, que por sua vez bateu Daniel Ricciardo por apenas seis milésimos.
Pierre Gasly colocou o AlphaTauri na sexta posição e à frente dos pilotos da Ferrari, com Carlos Sainz a levar a melhor sobre Charles Leclerc.
Sergio Pérez não foi além do nono posto com o Red Bull e Antonio Giovinazzi, que alcançou o Q3 pelo segundo Grande Prémio consecutivo, fechou os dez primeiros.
Os Astons Martins de Sebastian Vettel e Lance Stroll, os Alpines de Fernando Alonso e Esteban Ocon ficaram pelo caminho na segunda fase da sessão.
Eliminados no Q1 ficaram o Williams de Nicholas Latifi, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Haas de Mick Schumacher, o Alfa Romeo de Robert Kubica e o outro VF-21 de Nikita Mazepin.
Dobradinha Mercedes na derradeira sessão antes da corrida sprint em Monza
Lewis Hamilton foi o mais rápido na sessão de treinos livres que antecedeu a segunda corrida sprint da história da Fórmula 1 em Monza.
O segundo treino livre ficou marcado pelo forte acidente de Carlos Sainz na chicane Ascari. O piloto espanhol perdeu a traseira do seu Ferrari, causando vastos danos na frente do monolugar e obrigando à interrupção da sessão.
Hamilton rodou em 1:23.246 com os pneus macios, 222 milésimos mais rápido que o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas.
Os Red Bull ficaram logo atrás com Max Verstappen a ser o mais rápido, a cerca de meio segundo dos Mercedes.
Esteban Ocon colocou o Alpine na quinta posição ao terminar na frente dos dois Alfa Romeo. Robert Kubica, que mais uma vez irá substituir Kimi Raikkonen, bateu Giovinazzi por pouco mais de 2 décimos.
Fernando Alonso, Pierre Gasly e Lando Norris fecharam o Top 10, numa sessão dedicada principalmente à preparação da corrida.
O arranque para a corrida sprint que definirá a grelha de partida para o Grande Prémio está marcado para as 15h30.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália
Valtteri Bottas triunfa na qualificação sprint em Monza, mas será Verstappen a partir da pole
Valtteri Bottas triunfou na qualificação sprint do Grande Prémio de Itália, mas será Max Verstappen a partir da pole position para o Grande Prémio de Itália.
O piloto finlandês teve um bom arranque e nunca foi incomodado por Max Verstappen, que terminou no segundo lugar e herda a pole position para a corrida de amanhã devido à troca de unidade motriz no Mercedes. Ao contrário do seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton falhou o arranque e caiu para a sexta posição, tendo recuperado apenas 1 lugar.
Pierre Gasly ascendeu ao 5º lugar na partida, mas um toque na traseira de Daniel Ricciardo danificou a sua asa dianteira. Na curva grande a asa cedeu e o piloto da AlphaTauri acabou por sair de pista e causar um Safety Car.
Os McLaren acabaram por ter uma prova tranquila, com Ricciardo a terminar em 3º e Lando Norris em 4º após ter conseguido defender-se de Hamilton durante toda a prova.
Os dois Ferrari terminaram em 6º e 7º, na frente do homem da casa Antonio Giovinazzi.
Pérez levou o Red Bull ao 9º posto após uma luta animada com Stroll. O piloto mexicano foi investigado e absolvido, após cortar a chicane e ceder a posição ao canadense.
Bottas somou 3 pontos com o triunfo de hoje, enquanto Verstappen somou 2 pelo segundo lugar. A terceira posição dá 1 ponto a Ricciardo.
Classificação da qualificação sprint em Silverstone