- Entrou
- Ago 4, 2007
- Gostos Recebidos
- 1,211
Uma funcionária de uma empresa conseguiu vencer o processo judicial contra o patrão no Tribunal do Trabalho de Aalst, na Bélgica, depois de ter sido despedida no primeiro dia de trabalho por ter os dentes partidos.
De acordo com o reportado pelo Express.co na semana passada, o caso remonta a agosto de 2020, quando, durante a pandemia, Justine, de 35 anos, começou a trabalhar para uma seguradora.
No primeiro dia de trabalho, quando um colega lhe ofereceu uma bebida, a trabalhadora belga teve de tirar a máscara para a consumir, e foi quando a empresa se apercebeu da sua condição.
"Uma colega ofereceu-me uma chávena de café e eu aceitei", começou por contar, acrescentando que tirou máscara e "ela viu os dentes partidos".
Justine explicou-lhe, de imediato, que sofre de uma doença hereditária que faz com que os seus dentes tenham predisposição a partir-se. "Expliquei que era o resultado de uma doença hereditária e que uma operação que já planeada tinha sido adiada", esclareceu.
"Ela não disse nada, mas quando voltei após a minha pausa para almoço, fui chamada à parte e disseram-me que era melhor encontrar outro emprego", relatou a mulher.
De acordo com Justine, a empresa fê-la "assinar um documento a dizer que concordava em ser despedida", e toda a situação teve "grande impacto" na sua autoconfiança. "Queria sair de lá o mais depressa possível", frisou.
A funcionária levou o empregador a tribunal na sequência do despedimento, e durante o processo judicial, a entidade patronal argumentou que Justine deveria ter revelado a sua doença antes de aceitar o cargo.
"Não pensei nisso na altura", apontou Justine, perspetivando que sempre a ensinaram que "as capacidades têm precedência sobre a aparência"
O tribunal considerou que a seguradora não provou de forma suficiente as suas alegações contra Justine, dando-lhe razão no processo judicial.
A lei belga estipula que os empregadores não podem despedir funcionários com base na sua aparência ou incapacidade física.
IN:NM