Portal Chamar Táxi

Notícias Festival de San Sebastián condena "genocídio e massacres inimagináveis" contra o povo palestiniano

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,727
Gostos Recebidos
1,531
Festival de San Sebastián condena "genocídio e massacres inimagináveis" contra o povo palestiniano

img_932x621uu2025-09-05-14-41-08-2233411.jpg


Evento tem início no dia 19 de setembro, em Espanha.

A direção do Festival de Cinema de San Sebastián, que começa no próximo dia 19, em Espanha, condenou esta sexta-feira o "genocídio e os massacres inimagináveis" de Israel contra o povo palestiniano.

Na abertura da conferência de imprensa sobre a edição deste ano do festival, o diretor artístico, José Rebordinos, e a responsável de comunicação, Ruth Anucita, leram uma declaração de repúdio contra o governo de Benjamin Netanyahu e também de condenação do ataque do grupo islamista palestiniano Hamas, a 07 de outubro de 2023.

"É insuportável tanta atrocidade, tanto terror. A raiva e a dor invadem-nos perante tal injustiça", afirmaram, sublinhando que "respeitar os direitos humanos não é o mesmo que violá-los sistematicamente".

A 73.ª edição do Festival de San Sebastián decorrerá no país basco entre os dias 19 e 27 de setembro, tendo sido esta sexta-feira revelado o júri e a programação completa, que contará com 254 filmes de 56 países.

O júri é presidido pelo realizador espanhol J.A. Bayona e integra, entre os seus membros, a realizadora portuguesa Laura Carreira, que em 2024 foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização pelo filme "On Falling".

Em San Sebastián estará também a atriz portuguesa Maria de Medeiros, protagonista do filme "Uma Quinta Portuguesa", uma coprodução luso-espanhola da realizadora Avelina Prat.

Este filme estará no programa "Made in Spain", juntamente com outra coprodução portuguesa, "San Simón", de Miguel Ángel Delgado.

Anteriormente já tinha sido anunciado que a curta-metragem "A Solidão dos Lagartos", da portuguesa Inês Nunes, vai competir na secção Nest, destinada a filmes de estudantes de cinema.

Natural de Tavira e formada em Realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2015, Inês Nunes recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para fazer o mestrado na Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastián.

No mesmo festival, a coprodução portuguesa "Una Película de Miedo", do brasileiro Sergio Oksman, vai abrir a secção competitiva Zabaltegi-Tabakalera, da qual constam filmes de André Silva Santos e Paula Tomás Marques ("Duas vezes João Liberada").

À principal secção competitiva daquele festival basco chega a primeira obra de André Silva Santos, intitulada "Sol Menor", que faz a sua estreia internacional em San Sebastián depois de conquistar o prémio de Melhor Filme Português no Curtas de Vila do Conde deste ano.

A ofensiva israelita na Faixa de Gaza foi desencadeada na sequência dos ataques do Hamas contra Israel, em 07 de outubro de 2023, nos quais morreram 1.200 israelitas e 251 pessoas foram feitas reféns, de acordo com dados oficiais.

Na Faixa de Gaza morreram desde então mais de 64 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas, no poder no enclave desde 2007, considerados fiáveis pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU estima que quase um milhão de pessoas vivam na Cidade de Gaza e arredores, uma região que enfrenta uma situação de fome, como foi declarado por aquela organização internacional. Israel nega que exista fome em Gaza.

Correio da Manhã
 
Topo