Portal Chamar Táxi

Festas/Eventos da minha Terra Arquivo

Status
Não está aberto para novas respostas.

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Magia une Terras de Sicó

Magia une Terras de Sicó

Unindo sob a insígnia de Terras de Sicó seis municípios da região Centro, o 2.º Festival Internacional de Magia de Rua vai decorrer a 5, 6 e 7 de Setembro, simultaneamente, nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

Contribuir para a unificação e promoção turística e cultural de um território cujas gentes têm em comum vivências, registos históricos mas também os desafios normalmente associados a municípios com baixa densidade populacional – problema reconhecido pelos agentes autárquicos – é o principal desafio que se coloca à segunda edição das Jornadas Mágicas de Sicó, festival inteiramente dedicado às artes mágicas dinamizado pela associação Terras de Sicó e que conta com o saber e a experiência da empresa de Luís de Matos, responsável pela produção do evento, cabendo ao mágico a direcção artística.

O festival conta com a participação de seis reputados nomes da magia mundial, respectivamente, Rando Y Silvana (Argentina), Carlos Adriano (Espanha), Don Legafe (França), Mad Martin (Argentina), Nick Nicholas (Austrália) e Rafael Benatar (Venezuela), os responsáveis por espalhar a magia pelas ruas, jardins, adros das igrejas, mercados e outros inusitados espaços de terras de Sicó. Ao longo dos três dias, em 51 locais diferentes repartidos pelos seis concelhos, estão previstos 89 espectáculos de magia a decorrer em simultâneo.

Sendo um festival dedicado à magia de rua mas, sobretudo, projectado à medida de um território que tem características particulares partilhadas pelos seis municípios onde decorre, as Jornadas Mágicas de Sicó surgiram em 2007 inspiradas e irmanadas com as Jornadas Internacionales de Magia de Zamora, certame que se realiza naquela cidade espanhola há catorze anos com produção da empresa Ideas Proactivas, S.L. e direcção artística do mágico Paulino Gil Rodrigo.

É com base nesta experiência comum que o festival de magia que a associação Terras de Sicó promove a 5, 6 e 7 de Setembro conta com a parceria do Ayuntamiento de Zamora e o envolvimento da Direcção Regional do Ministério da Cultura e da Fundación Rei Afonso Henriques, instituição hispano-lusa com actividade na superação das fronteiras formais, naturais, sociais e económicas que historicamente distanciaram os dois países da Península Ibérica. Em suma, pretende-se unir, pelas artes mágicas, o que a geografia, a história e a política tendem normalmente a separar.

No Museu da Villa Romana do Rabaçal, onde o festival foi recentemente apresentado, Luís de Matos, director artístico do certame, afirmou-se convicto de que as Jornadas Mágicas de Sicó “são algo absolutamente singular, nunca antes experimentado” pelo facto de proporcionarem espectáculos de magia em simultâneo em seis concelhos. Sendo este um festival de magia de rua, o mágico apontou ainda como factor diferenciador o facto de as apresentações decorrerem nos locais mais insuspeitos, espalhados por terras de Sicó, e não em grandes salas de espectáculos como é habitual.



História. Talento. Esperança. Eis as três palavras escolhidas pelo presidente da Câmara Municipal de Penela, Paulo Júlio, para definir o que representam as Jornadas Mágicas de Sicó para os concelhos envolvidos.

Desta forma, aludindo à história dos locais onde decorrem os espectáculos de magia, ao talento de Luís de Matos e à esperança de que o festival contribua para tornar mais competitivos e desenvolvidos os concelhos envolvidos, o autarca penelense sintetizou os sentimentos e as expectativas dos restantes presidentes de câmara, incluindo Fernando Marques, também presidente da associação Terras de Sicó, para quem o festival de magoa “faz parte do trabalho de valorização do território, de potenciar aquilo que tem e oferecer cada vez mais qualidade de vida”.

Em 2007, as Jornadas Mágicas de Sicó registaram mais de 10 mil espectadores, atingindo em alguns espectáculos mais de 500 pessoas por sessão. Com expectativa elevada, a organização espera superar os números conseguidos na primeira edição. Convicto do poder da sua magia e dos seus convidados, bem como do interesse já demonstrado pelo público, Luís de Matos considera que esse é um desafio que pode ser ultrapassado.


Fonte: Campeão das Províncias
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
XIII Encontro de Folclore na Cerdeira

XIII Encontro de Folclore na Cerdeira


No próximo domingo, dia 31 de Agosto, vai realizar-se o XIII Encontro de Folclore na Cerdeira. O evento vai ter lugar no Salão da Casa do Povo local e, de acordo com o programa agendado, a concentração dos ranchos participantes, vai ter lugar às 15 horas, seguindo-se um desfile, findo o qual serão entregues as lembranças. O encontro de folclore tem início às 16h30, e conta com as actuações do Rancho Folclórico “Os Malmequeres” da Cerdeira, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca e Rancho Folclórico de Santa Marinha, Prozelo, Arcos de Valdevez.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Cinfães: Folclore em três freguesias do concelho

Cinfães: Folclore em três freguesias do concelho



As freguesias de Fornelos, Moimenta e de Santiago de Piães, em Cinfães, vão receber Festivais de Folclore, no próximo fim-de-semana.


Em Fornelos, à realização do VI Festival de Folclore irá juntar-se a IV edição da Feira de Artesanato, cuja abertura está anunciada para as 17h00 de Sábado, dia 30. A recepção aos Grupos Folclóricos decorrerá às 17h30 e o início do desfile às 21h00. A partir das 21h30, actuarão o Rancho Folclórico S. Martinho de Fornelos (Cinfães), o Rancho Folclórico Alegria da Nossa Terra (Seixal), o Rancho Folclórico e Etnográfico “A Telheira” de Barqueiros (Barcelos) e o Rancho Folclórico “As Ceifeiras” de Santa Maria de Medas (Gondomar).


No Domingo, dia 31, a Feira de Artesanato reabre às 14h30. Meia hora mais tarde, actuará o grupo LusoDance. A Feira terminará às 18h30.


O Festival de Folclore de Moimenta irá realizar-se no Domingo, dia 31, a partir das 15h00, no Largo da Feira. Participarão o Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães), o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior (Lafões, S. Pedro do Sul), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Covo (Santa Eugénia, Barcelos) e o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural “As Florinhas de Rio Meão” (Santa Maria da Feira).


Em Santiago de Piães, o Festival de Folclore terá início às 21h00 de Sábado, dia 30, no Largo de Santo António. O Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães), o Rancho Folclórico da Relva – Associação Desportiva e Cultural Relvense (Castro Daire), o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade (Resende) e o Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira (Cinfães) serão os participantes.


Animação na Vila


Noite de Karaoke, na Sexta-feira, dia 29, pelas 22h00; e actuação da Orquestra “Aliança” e baile com o Agrupamento Musical “Álvaro & Alfa Music”, no Sábado, dia 30, a partir das 22h00, são as actividades anunciadas no Programa Animação de Verão em Cinfães para o próximo fim-de-semana.


Fonte: O Jornal da Verdade
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Sexta edição da FAEMarco

Sexta edição da FAEMarco abre hoje



Abre hoje, pelas 21 horas, a sexta edição da feira de actividades empresariais do Marco (FAEMarco), a qual irá decorrer até ao próximo domingo, no estádio municipal.


A animação está garantida e os expositores prometem encher o estádio de diversidade e qualidade. A organização reforçou a animação no sentido de haver uma movimentação diária ao longo dos quatro dias. “O que tentamos é captar todo o público-alvo, dos menos jovens aos mais jovens”, disse Cláudio Ferreira, secretário-geral da AEMarco.


Os stands de gastronomia irão enriquecer esta feira que já é considerada como um evento de referência no concelho. “Fizemos uma aposta forte na gastronomia respeitando as normas de qualidade impostas pela ASAE para que as pessoas que nos visitem sintam essa qualidade”, referiu Cláudio Ferreira.


Potenciar o comércio local é o objectivo da organização, que vê este evento como sendo também regional devido à forte adesão dos concelhos vizinhos. O interesse e a adesão são visíveis tendo entrado para a associação até ao mês de Junho cerca de 120 empresas.


Chegar aos mil associados é o objectivo da AEMarco, a qual desde 2003 ganhou uma nova dinâmica. “Queremos chegar brevemente aos 1000 associados. Num universo de 3000 empresas registadas já estamos quase no 50% de adesão do concelho, o que me leva a pensar que estamos a trabalhar o melhor possível”, afirmou o Secretário-geral da AEMarco.


Questionado sobre a possível integração da Comunidade Urbana do Tâmega na Agrival do próximo ano, Cláudio Ferreira afirma que “apesar dos críticos dizerem que é uma das zonas críticas do país, é também uma zona com muito potencial”. O Secretário-geral salientou ainda que a FAEMarco não pretende ser concorrente da Agrival e que existe espaço para as duas.


As expectativas da organização são bastante positivas, sendo esperados cerca de 30 mil visitantes nos quatro dias de feira.


Até ao final do ano a organização promete vários eventos para promover o comércio local, como um estudo estratégico em Setembro, o habitual desfile de moda em Outubro e uma feira de stocks em Novembro. “O objectivo é pôr toda esta equipa a funcionar em prol dos seus associados e todas as mais-valias que possam ser benéficas para os associados nós fazemo-las sem qualquer recuo”, frisou Cláudio Ferreira.


Programa


Dia 28 – quinta-feira: 20h00 – abertura da FAEMarco’08; sessão de fogo-de-artifício; actuação do Grupo Recreativo Escola de Samba Charanguinha de Ovar; 22h00 – actuação do artista popular Quim Barreiros.


Dia 29 – sexta-feira: 20h00 – abertura da FAEMarco’08 Noite Cultural; 21h00 – actuação do Rancho Juvenil de Paredes de Viadores; 22h00 – actuação do Grupo de Cavaquinhos de Santa Marinha de Fornos; 22h30 – actuação da Tuna Académica.


Dia 30 – sábado: 18h00 – abertura da FAEMarco’08; 19h30 – actuação do grupo musical Eco Gaiteiros – Associação Andarilhos; 22h00 – actuação do grupo musical Andarilhos.


Dia 31 – domingo: 14h00 – visitas aéreas à cidade de helicóptero; 16h00 – abertura da FAEMarco’08 – Exposição, actuação do grupo de bombos Pau e Pele; 19h30 – actuação do Grupo Zé do Tractor (Cantares ao Desafio); 21h30 – abertura do espectáculo com dançarinas Dança do Ventre, actuação do artista Nuno Barroso (Além Mar), artista convidado: Nuno Norte (vencedor dos Ídolos da SIC); 24h00 – encerramento/sessão de fogo-de-artifício.
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
St. Dominic's Gospel Choir concerto grátis

Boas...

Após um ano a fazer concertos privados para empresas, televisões e festas fechadas, o St. Dominic's Gospel Choir decidiu fazer um concerto de porta aberta para todos os interessados (é de borla!!!).... e só estamos a fazer divulgação através de email e Hi5 para que haja espaço só para os nossos amigos!!! Portanto não nos faças a desfeita de não ir!!! Vem!!!

Os dias dos concertos são:

31 de Agosto - Festas de Paço de Arcos

12 de Setembro - Auditório do Parque de Palmela (Cascais)

Até um dia destes!!!

Beijos e abraços
João Castro e o St. Dominic's Gospel Choir

Info sobre o coro aqui
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Barrancos: Já "cheira a touro"

Barrancos: Já "cheira a touro" na vila raiana em festas sem pressão de outros tempos


Barrancos, Beja, 29 Ago (Lusa) - Sem a pressão dos anos de polémica e com as lides de morte legalizadas desde 2002, Barrancos vive hoje a primeira tourada desta edição das festas, com os habitantes a garantirem que "já cheira a touro" na vila.


"Já cheira a touro e a tourada", afiança à agência Lusa Maria Pica, barranquenha residente fora do concelho situado na raia alentejana (Beja) com a região espanhola da Andaluzia, que anualmente regressa para as festas de Agosto.

Com a primeira corrida com touros de morte deste ano marcada para as 18:00, como é habitual, Maria Pica, de 40 anos, "fervilha" de antecipação.

"Vamos para o `tabuado` [bancadas da improvisada praça de touros] às 16:00, porque a praça começa a encher e gostamos de ir cedo para ver tudo o que faz parte da festa", explica, garantindo que, para perceber a importância das touradas na vila, "só vindo a Barrancos e vivendo as festas".

Naquela que é a oitava edição das festas de Agosto com as lides de morte legalizadas, depois da entrada em vigor do regime de excepção criado para Barrancos, em 2002, a vila já não recebe as enchentes de outros tempos.

Quando as touradas de Barrancos estiveram envolvidas em polémica, com os protestos das associações de defesa dos animais a soarem bem alto, de 1998 até 2002, Barrancos, terra com cerca de dois mil habitantes, chegou a receber 20 mil visitantes, nos quatro dias das festividades.

"Nesses anos, quase não tínhamos vagar para estar com os amigos. Havia tanta gente... Faltava-nos essa parte boa, que é estarmos com quem não vemos durante o ano", relata Maria Pica, satisfeita por, agora, o ambiente ser mais "caseiro".

A mesma opinião é partilhada pela sua amiga, Maria João Isqueiro, de 38 anos, natural do vizinho concelho de Moura e residente em Évora, que guardou estes últimos dias de Agosto para, como faz "há 22 anos", rumar a Barrancos.

"Estas festas são diferentes das outras. Aqui, há touros de morte", explica, frisando que, agora, "sem tantos forasteiros", os festejos "voltaram a ser dos barranquenhos e dos seus amigos".

Mas, apesar das menores enchentes, as touradas de Barrancos, que decorrem também sábado e domingo, continuam a ter "praça cheia", salienta o presidente do município, António Tereno, apostado em atrair mais visitantes à vila.

Na quinta-feira, o primeiro dia das festas, em que decorreram as celebrações em honra de Nossa Senhora da Conceição e a música se fez ouvir quase até ao raiar do Sol, "já houve uma afluência muito grande", segundo o autarca.

"Com o início das touradas e como se aproxima o fim-de-semana, espero muito mais gente. Queremos conquistar cada vez mais pessoas de fora, dando-lhes melhores condições de acolhimento", diz Tereno, que este ano até contratou uma equipa médica para as festas, para garantir cuidados de saúde em permanência.

Nas festas, marcadas por uma tradição que os locais dizem não ser "nem espanhola, nem portuguesa", mas apenas "dos barranquenhos", o "cachondeo" (divertimento) também nunca falta.

Além das touradas, todos se entretêm com as actuações musicais, os bailes e os petiscos, nos quais deverá marcar presença, a partir de sábado, a carne de touro com tomate, depois dos primeiros dois animais mortos e das respectivas autorizações sanitárias.

"O baile durou até às tantas. Só fui a casa dormir uma hora, tomar duche e às 08:00 já estava no `encerro`", conta o autarca, ainda assim "batido" por Maria João e Maria Pica, que foram um pouco mais resistentes.

Do baile, seguiram directamente para o "encerro", em que os touros são conduzidos, pelas ruas, até entrarem na praça e acederem aos curros.

"Quando temos vagar, `acostamos` (deitamo-nos) um bocadinho, mas esta noite nem isso! Com 40 anos, as forças para esta `movida` (animação) já vão fraquejando, mas normalmente dão para três dias seguidos", afiança Maria Pica, com sotaque barranquenho, corroborada por Maria João: "É dançar a noite inteira".

Já uma outra amiga, Ana Pinto, de 32 anos, bombeira em Barrancos, também mais adepta das festas actuais, "sem tanta confusão", confessa ter perdido hoje o primeiro "encerro" da sua vida.

"Fui a casa trocar de roupa e fiquei a meio do caminho. Só eu sei como estou arrependida de me ter deixado dormir", lamenta, elogiando o ambiente das festas: "São quatro dias em que o pessoal está todo animado e em que não há noite, nem há dia. Perde-se a noção do tempo".


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
20ª Edição do Cortejo do Limão

Liga dos Amigos do Sobreiro (Mafra) e o Cortejo

Os novos órgãos sociais desta Associação foram eleitos e são respectivamente, para a Direcção: Fernando Paixão, Assembleia Geral- Dra Lucília Sombreireiro e o Conselho Fiscal- Dr. João Figueiredo. Esperam-se muitas actividades para esta nova e activa direcção. O Cortejo do Limão que terá a sua 20ª Edição no dia 7 de Setembro, será uma das provas da sua credibilidade, e em que o povo aposta, em novidades, desta nova equipa.




Já lá vão duas décadas em que o Rogério Batalha, o radialista das manhãs de sábado da Rádio Mafra, activava comissões para esta grande Festa, que criou raízes de vontade popular. Juntando muitos e importantes personagens desta região para colaborarem e não deixava, no entanto, de convidar gente importante da imprensa, rádio e da televisão e do teatro, a quem não faltava com bons almoços, ofertas e estadias para divulgarem o evento, que assim sendo, atingiu rapidamente as noticias de primeira página, como uma festa de referencia do Concelho. Quem sabe, sabe.

Programa do Cortejo do Limão –Dia 7 de Setembro

14,00h- Concentração dos carros no Largo da Amendoeira

14,30h- Inicio do desfile que percorrerá as principais ruas do Sobreiro.

16,00h- Inicio dos leilões das ofertas no recinto do Salão Polivalente.

21,00h- Baile com o conjunto Sons de lá.

22,00h- Eleição da Princesa, Príncipe, Rainha e Rei do Limão.

No recinto serão servidos almoços e jantares típicos


Por:eek:ericeira
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Feira Nacional da Cebola (Rio Maior )



A edição 2008 da tradicional Feira Nacional da Cebola de Rio Maior (Frimor), que se realiza de 29 de Agosto a 2 de Setembro, reúne cerca de 30 expositores, que deverão comercializar cercade 1500 toneladas deste bolbo.
Organizado pela Câmara Municipal de Rio Maior e pela Associação Empresarial do concelho, o certame inclui ainda a II Mostra Gastronómica de Carnes e um programa de animação que integra concertos com os Rádio Macau, Bonga, Pedro Khima e Quim Barreiros.
A Feira da Cebola tem origens centenárias que remontam a 1761 quando, por decreto do Rei D. José, foi instituída a feira anual de Rio Maior.


TELEFONE
243908152
LOCAL
Rio Maior, Pavilhão Multiusos de Rio Maior - Av. Dr. Mário Soares

HORARIOS

De 29-08-2008 a 02-09-2008
PREÇO
Entrada livre.
SÍTIO OFICIAL
Câmara Municipal de Rio Maior



Público
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Festival Regional de Gastronomia de Leiria


"Sabores de Cá" é a proposta do XVI Festival Regional de Gastronomia de Leiria, que se realizar de 30 de Agosto a 7 de Setembro, ao longo do Marachão (junto ao rio Lis). São nove dias de festival para apreciar as especialidades gastronómicas da região, em ambiente de festa.
Este ano o festival conta com a participação de 19 restaurantes. Um restaurante representante de cada um dos oito concelhos da região, duas escolas profissionais, um restaurante de leitão da Boa Vista, uma adega cooperativa, uma livraria, uma geladaria, uma pastelaria, ervas aromáticas - Grutas de Mira d'Aire, a Associação de Produtores de Maça de Alcobaça e a Associação de Apicultores da Região de Leiria.
Outras iniciativas como a exposição "Frutos de Cister", patente no Posto de Turismo, uma Feira do Mel e animação regional fazem parte do programa do festival.


LOCAL
Leiria, Leiria -
HORARIOS
De 30-08-2008 a 07-09-2008
Todos os dias das 18h00 às 00h00
OBSERVAÇÕES
No Marachão (junto ao rio Lis).
SÍTIO OFICIAL
Município de Leiria




Público
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Festa do Leitão à Bairrada em Águeda

Festa do Leitão à Bairrada e Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda

Durante cinco dias, a cidade de Águeda vai ser a capital do leitão. A festa inclui música, animações temáticas e a XI Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda. De 3 a 7 de Setembro, no Largo 1.º de Maio.



ARTIGOS RELACIONADOS
- Jorge Palma
- James
- Tiago Bettencourt + Pólo Norte
- GNR

LOCAL
Águeda, Largo 1º de Maio -

HORARIOS
De 03-09-2008 a 07-09-2008

PREÇO
2,50€; 5€ (dia 4); 2€ (dia 7).

OBSERVAÇÕES
No Largo 1º de Maio e espaços circundantes, junto ao rio Águeda.

SÍTIO OFICIAL

http://www.cm-agueda.pt



Público
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
19.ª Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia da Serra da Lousã

19.ª Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia da Serra da Lousã


Na Vila da Lousã, de 11 a 14 de Setembro, irá realizar-se a 19.ª Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia da Serra da Lousã. O evento que vai ser apresentado no próximo dia 4 de Setembro, no Meliá Palácio da Lousã, Boutique Hotel, pelas 16 horas em Conferência de Imprensa, «procura mostrar a genuinidade das nossas tradições artesanais, de Norte a Sul do País. Cestaria, bordados, trabalho em tear ou crivo, rendas de bilros, lenços de namorados, tanoaria, instrumentos musicais populares, olaria tradicional e barro figurativo, ourivesaria, trabalhos em madeira, recuperação de mobiliário antigo, estanho, trabalhos em xisto, escultura, peneiras e crivos, etc. são algumas das muitas artes e ofícios que aqui se poderão observar, maioritariamente em trabalho ao vivo.
Da mesma forma a gastronomia está presente, quer através das colectividades locais, que nos recriam os sabores da nossa meninice e da nossa [ainda] ruralidade, quer através de representações de outras zonas que nos transportam a lugares e a sabores que a todos fazem suspirar, como é o caso dos doces conventuais de Alcobaça, de Tentúgal ou de Tomar, ou dos Ovos Moles de Aveiro, os sabores da Madeira ou o fumeiro, o pão e o queijo das terras altas do Maciço Central e da Beira Alta / Trás os Montes, entre outros.
Para animar a festa um Programa de Animação onde a música portuguesa tem lugar, com a presença de um dos seus grandes expoentes – Pedro Barroso. Lugar ainda para as Concertinas da Serra da Lousã, ou o Folclore com o ETNOXISTO, ou a ainda a música dixie, ou ainda as rondas das tasquinhas com grupos de animação de cariz popular, que certamente animarão os comensais.
Mas a Lousã tem muito mais para oferecer:
- Tem uma diversificada oferta gastronómica onde pontuam pratos dedicados à caça e pesca, ao javali, ao veado e ao cabrito, servidos em restaurantes que já se habituaram a corresponder às exigências dos gastrónomos e onde se destaca, entre outros, o Restaurante “O Burgo”, premiado recentemente com o prémio “Garfo de Ouro”;
- Tem uma diversificada oferta hoteleira em que se destacam o Meliá Palácio da Lousã, Boutique Hotel, de 4*, ou a muito recente Pousada da Juventude, ou ainda as unidades de Turismo no Espaço Rural ou o Parque de Campismo de Serpins, ali mesmo ao lado do Rio Ceira;
- Tem as suas Aldeias do Xisto [Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal] encastoadas na Serra da Lousã, à sombra de frondosos soutos e pinhais e onde se pode sentir o suave aroma da urze, da carqueja, da alfazema ou do rosmaninho ou ouvir a Natureza em estado puro;
- Tem a Loja da Aldeia do Xisto, no Candal, onde poderá encontrar e adquirir os aromas e sabores percepcionados após um percurso a pé, de bicicleta ou de carro, pelos caminhos e veredas da floresta;
- Tem as praias fluviais da Sr.ª da Piedade, da Bogueira ou da Sr.ª da Graça, onde se poderá refrescar no terminus dos seus passeios;
- Tem os equipamento culturais e tem recantos para descobrir um pouco por toda Vila e por todo o Concelho.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
XII Festival Internacional do Alto Minho na quarta-feira

XII Festival Internacional do Alto Minho na quarta-feira

O Parque Dr. Ramos Pereira, em Via Praia de Âncora, concelho de Caminha, acolhe quarta-feira o XII Festival Internacional do Alto Minho.

Vidróczi Folkdance (Hungria), Maracatu Estrela Brilhante (Brasil) e Sbandieratoni Leone Rampante di Cori (Itália) são os grupos que vão actuar.

A iniciativa é organizada pela VianaFestas e Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.


DD
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Feira do Naso, recinto do Santuário da Senhora do Naso, Póvoa – Miranda do Douro

Dia 6 de Setembro: Feira do Naso, recinto do Santuário da Senhora do Naso, Póvoa – Miranda do Douro

A AEPGA irá promover a 6ª Edição da Feira de Burros – Mostra de Asininos de Miranda no próximo dia 6 de Setembro de 2008. A 6ª Edição pretende se afirmar, mais uma vez, como uma iniciativa revitalizadora de antigas tradições e continuar a alertar para a vulnerabilidade da única Raça de Asininos reconhecida em Portugal. Do programa da Feira faz parte uma gincana de burros, um desfile de burros com ornamentação, um concurso para eleger os melhores exemplares e um almoço convívio, com a presença dos gaiteiros e cantares tradicionais.
Apesar de termos assistido a um aumento muito significativo do número de nascimentos desde a 1ª Edição da Feira do Naso e de haver uma maior motivação dos criadores do solar da raça para a reprodução das suas burras, contribuindo para o rejuvenescimento da população existente, a situação actual da Raça Asinina de Miranda é ainda bastante preocupante. Nesse sentido, estas feiras constituem excelentes oportunidades de sensibilizar criadores e interessados, para a importância da preservação deste património genético, ecológico e cultural que representa a Raça Asinina de Miranda.


Sábado (6 de Setembro)

15h00: Início do passeio de Burro
15h30: Chegada ao local previsto
16h00: Merenda tradicional com todos os participantes
17h00: Regresso ao Azinhoso
17h30: Chegada ao Azinhoso
20h00: Jantar convívio com todos os participantes
21h30: Início da animação nocturna com música tradicional com o grupo: “La Çaramontaina”


Domingo (7 de Setembro)

7h00: Chegada dos participantes
8h30: Missa em honra da Nª. Sª da Natividade
09h45: Gincana de Burros e outras perícias
12h30: Almoço convívio
14h30: Mostra e desfile de Burros
15h30: Entrega de troféus e prémios de participação
16h00: Festa popular, animação recreativa da feira
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Mercado Mensal de Vila Real de Santo António realiza-se dia 7 de Setembro

Próximo Mercado Mensal de Vila Real de Santo António realiza-se dia 7 de Setembro


O próximo mercado mensal de Vila Real de Santo António vai realizar-se no próximo dia 7 de Setembro (domingo) no centro da cidade, das 9h00 às 14h00.

O mercado tem lugar no primeiro domingo de cada mês, a partir das 9h00, na Praça Marquês de Pombal e nas artérias comerciais do centro da cidade.

Na Praça Marquês de Pombal, estarão presentes artesanato, antiguidades, vestuário e acessórios, artigos para criança, artigos náuticos, livraria, instrumentos musicais, bicicletas e outros.

A organização pertence à Associação de Desenvolvimento da Baixa de Vila Real de Santo António (ADB – VRSA) e conta com o apoio da Câmara Municipal, da Associação Cultural de VRSA e da ACRAL.

Os objectivos deste evento mensal são, por um lado, corresponder à vontade do comércio local no que concerne ao escoamento de stocks e, por outro, atrair mais visitantes ao centro da cidade, proporcionando-lhes compras a preços baixos.

Nos meses de Julho e Agosto, este mercado teve lugar a partir da 18h00, retomando agora o seu horário matinal.


Fonte: Barlavento
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Romaria de S. Paio da Torreira 2008



XPQLiuwXX6323LqqCfurl2dZKU.jpg


Cumprindo uma ancestral tradição, de 5 a 8 de Setembro, a Praia da Torreira, no Concelho da Murtosa, volta a encher-se de gente, vinda dos mais variados pontos do País, em maré de celebração, para a Romaria do S. Paio da Torreira, indiscutivelmente a mais concorrida e afamada da região marinhoa, naquele que é um dos principais cartazes turísticos da Murtosa.

Os pontos altos dos festejos são, como habitualmente, para além da procissão, as sempre espectaculares descargas de fogo de artifício no Mar (dia 6) e na Ria (dia 7), a Regata de Bateiras à Vela (dia 5), a Corrida de Chinchorros (dia 6), o Concurso de Rusgas e a majestosa Regata de Moliceiros (dia 7). Este ano, na grande noitada, do dia 7 para o dia 8, actuará a cantora Ruth Marlene.



O programa completo da Romaria de S. Paio da Torreira 2008 é o seguinte:

Dia 5 - Sexta-feira

08:00h - Alvorada

16:30h - Corrida de Bateiras

22:00h - Actuação do grupo "Direitos Reservados" e de João Claro e Bailarinas



Dia 6 - Sábado

08:00h - Alvorada

16:30h - Corrida de Chinchorros

22:00h - Actuação do grupo "Século XXI"

24:00h - Sessão de Fogo do Mar

00:30h - CANCAN



Dia 7 - Domingo

08:00h - Alvorada

10:00h - Concurso de Painéis de Moliceiros

16:30h - Regata de Moliceiros

21:30h - Concurso de Rusgas

22:00h - Actuação do grupo "Sequência"

24:00h - Sessão de Fogo da Ria

00:30h - Actuação da artista Ruth Marlene



Dia 8 - Segunda-feira

08:00h - Alvorada

09:00h - Arruada

10:00h - Missa Campal, junto à Capela de S. Paio, seguida de Procissão

15:30h - Concerto pela Banda Visconde de Salreu, no Largo 30 de Outubro

16:00h - Actuação do grupo "Contest"

16:30h - Entrega dos prémios dos Concursos




Municipio da Murtosa
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Artesanato de Arganil

Artesanato de Arganil presente no Município de Vila Nova de Poiares, Leça do Balio e Arcozelo

Com o objectivo de contribuir para a preservação e divulgação dos valores locais e procurando incentivar e colaborar com os artesãos, para que os ofícios tradicionais que tão bem dominam se mantenham “vivos”, a Câmara Municipal de Arganil continua a apoiar a sua participação, a nível nacional.
Deste modo, do dia 04 ao dia 07 de Setembro, o Concelho de Arganil marcará presença no Município de Arcozelo na “III Feira de Artesanato de Arcozelo – Gaia”, a decorrer na Alameda D. Manuel I, com a presença da artesã Sofia Ribeiro, que se dedica à arte de esmaltagem e joalharia.
Ainda durante o mês de Setembro, o Concelho de Arganil estará também presente no Município de Vila Nova de Poiares, de 12 a 15 de Setembro, na “POIARTES 2008 – XIX Feira Nacional de Artesanato de Vila Nova de Poiares”. Neste Certame, participará a artesã Ana Maria Brito, residente em Côja, produtora de licores e compotas e a artesã Maria Natalina Gonçalves que se dedica à arte de trabalhar cascas de cebola, alho e similares.
Também marcará presença, do dia 11 a 14 de Setembro, na Feira Medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, em Leça do Balio com a participação da artesã Sofia Ribeiro, oriunda de Folques.
A Câmara Municipal de Arganil, através de nota enviada à imprensa, convida todos os Arganilenses e demais interessados a visitarem os certames acima mencionados, contribuindo, assim, para prestigiar a presença dos artesãos do nosso Município.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Feira de Artesanato e Gastronomia promove região

Feira de Artesanato e Gastronomia promove região
A Feira de Artesanato e Gastronomia decorre entre os dias 5 e 14. O programa oferece animação musical e inclui a primeira Mostra de Jovens Artesãos.


A Feira de Artesanato e Gastronomia realiza-se em Vila Nova de Famalicão a partir desta sexta-feira. Mais de 140 expositores ocuparão o antigo campo da feira, mostrando ao público os seus melhores produtos, entre os próximos dias 5 e 14.
‘Produtos da Terra’ é a temática a que o certame se subordina este ano, no qual participa um elevado número de artesãos.
Mais de uma centena de artesãos estarão no evento com os seus ateliers montados para trabalhar ‘ao vivo’, desvendando aos visitantes alguns dos segredos da moldagem do barro, da criação de cestos, de tapeçaria, da produção do linho ou dos bordados e das rendas de bilros, entre outras actividades de artesanato.

A gastronomia assume também um grande desta- que na feira deste ano, contando com a presença de vários restaurantes típicos de diversas regiões do país. Aqui podem ser apreciados produtos regionais como queijos, enchidos e vinhos de Portugal.
A área gastronómica alarga as suas fronteiras até à vizinha Galiza, uma vez que está confirmada a presença de um restaurante galego.
Refira-se, ainda, que a organização da efeméride estipulou um programa de animação especial com uma forte componente musical de cariz ao som de ranchos folclóricos e grupos de música popular.
Deste programa lúdico-cultural realça-se uma ‘Desfolhada Minhota’ e os ‘Cantares ao Desafio’ que terão lugar no último dia do evento (dia 14), com o objectivo de reavivar tradições ancestrais.
O cantor Fernando Pereira subirá ao palco famalicense no próximo dia 10, com um espectáculo que promete divertir, a partir das 21.30 horas.
No dia 12, Herman José recorda no palco da feira personagens como o Esteves, Serafim Saudade, Maximiana, entre outras, numa stand up comedy que garante animar o público.


Fonte: Correio do Minho
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Nazaré em Festa



Os Perfume, Ruth Marlene e Fernando Mendes são alguns dos nomes que preenchem o cartaz deste ano do Nazaré em Festa, a vertente lúdica das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, que decorre no Parque Atlântico, entre os dias 5 e 14 de Setembro.

As festas oferecem a um programa repleto de atracções, artesanato, touradas, arraiais populares, actividades radicais, exposições e vários espectáculos musicais.
Destaque ainda para a vertente gastronómica, com a presença de restaurantes representativos de diferentes regiões do país e expositores de doçaria e produtos regionais.


LOCAL
Nazaré, Parque Atlântico - Rua Praia do Norte - Sítio da Nazaré

HORARIOS
De 05-09-2008 a 14-09-2008

PREÇO
Entrada livre.

OBSERVAÇÕES
Os espectáculos têm início pelas 22h30.

SÍTIO OFICIAL
Município da Nazaré



Público
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Feira da Luz (Lisboa)

A Feira da Luz regressa a Lisboa, como sempre acontece em Setembro. Um pedaço de aldeia que se estabelece no Largo da Luz, freguesia de Carnide, durante um mês inteiro, e que termina, no último domingo do mês, com uma grandiosa procissão em honra de Nossa Senhora da Luz.


LOCAL
Lisboa, Largo da Luz -

HORARIOS
De 01-09-2008 a 28-09-2008

OBSERVAÇÕES
Inf: 217121330 (Junta de Freguesia de Carnide).

SÍTIO OFICIAL

Junta de Freguesia de Carnide ::



Público
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
A ver se lá dou um salto, o ano passado tava fraquinho
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel animam Terrugem

A Terrugem assinala a partir de 13 de Setembro e a longo de uma semana, as festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Uma semana de música e animação vai marcar o quotidiano da freguesia, contando com a tradicional procissão, que a cada 25 anos regressa, após passar por outras freguesias adeptas do culto da figura litúrgica.

Os festejos contam com a presença de artistas como Quim Barreiros, os Pólo Norte e a palhaça Picolé. Dez bandas filarmónicas e vários ranchos folclóricos, além de grupos de baile da região irão passar pelos palcos da festa, com raízes fincadas na tradição do concelho de Sintra.

As origens do culto situam-se, de acordo com alguns investigadores, no ano de 1215, após um alegado “milagre” que teria salvo um mercador inglês e a tripulação do seu navio de um naufrágio junto ao Cabo Espichel. Outros especialistas datam o início da liturgia de 1410, quando foi descoberta no Cabo Espichel a imagem da Nossa Senhora do Cabo, por populares da Costa de Caparica e de Alcabideche.

De início, o culto incluía cerca de 30 freguesias, mas o número veio a reduzir-se até às 26 actuais, que aos concelhos de Cascais, Sintra, Oeiras, Loures, Lisboa e Mafra.



PROGRAMA DA FESTA
FESTAS Nª Sr.ª DO CABO ESPICHEL
TERRUGEM- SINTRA 2008



DIA 13/09/2008 (SÁBADO)

08.00h – Alvorada
12.30H – Chegada da Banda da Soc. Filarm. Inst. e Recreio Familiar das Lameiras, que acompanhará o Círio á Igreja Nova
13.00h – Saída do Círio para a Igreja Nova, em cortejo automóvel
14.30h – Entrega da Imagem de Nª. Sr.ª. do Cabo Espichel, pela Freguesia da Igreja Nova á Freguesia da Terrugem
15.30h – Partida do Círio da Igreja Nova com passagem por, Cheleiros, Montelavar, Pêro Pinheiro, B. A. Nº1 Igreja Nª Sr.ª do Ar, Lameiras, Fervença, Vila Verde, com chegada prevista á Terrugem cerca das 21.30h
18.30h – Chegada das Bandas, Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical de Almoçageme e Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete, seguido de concerto até ás 20.00h
21.30h – Chegada do Círio de Nª. Sr.ª do Cabo Espichel saudação á Virgem, acompanhada pelo Grupo Litúrgico da Terrugem
22.00h – Reinicio do concerto pelas Bandas até às 24.00h
24.00h – Inicio do Espectáculo de Fogo de Artificio


DIA 14/09/2008 (DOMINGO)

08.00h – Alvorada
14.00h – Chegada das Bandas, Banda da Sociedade Filarmónica Recreativa de Pêro Pinheiro e Banda da Casa do Povo de Lavre, de seguida deslocar-se-ão para recepção dos 1º, 2º e 3º, Juízes, a fim de os acompanhar até á Igreja Paroquial, com recolha simultânea de cargos
15.00h – Missa Campal em Honra de Nª. Sr.ª. do Cabo Espichel, Presidida pelo Pároco Padre Lucas, acompanhado pelo Grupo Litúrgico da Terrugem e Padres convidados
17.00h – Procissão em Honra de Nª. Sr.ª. do Cabo Espichel, acompanhada por Entidades Oficiais, Bandas de Musica, Guarda de Honra da Cavalaria da GNR, seguindo-se a venda das tradicionais fogaças e bolos
18.30h – Inicio do concerto pelas Bandas da Festa até às 20.00h
(continuação)
22.00h – Reinicio do concerto pelas Bandas da Festa
24.00h – Inicio do Espectáculo de Fogo de Artificio

DIA 15/09/2008 (SEGUNDA-FEIRA)

08.00H – Alvorada
17.00h – Gincana e Trial de Bicicleta
19.00h – Missa pelos Doentes
21.45h – Concerto pela Orquestra Ligeira da Soc. Filarm. Boa União Montelavarense
22.00h – Baile com o Conjunto Trio Clave
23.00h – Actuação do Grupo Pólo Norte
00.30h – Continuação do Baile


DIA 16/09/2008 (TERÇA – FEIRA)

08.00H – Alvorada
16.00h – Animação de rua, Pinturas faciais, Insufláveis, Palhaços
19.00h – Missa pelas Crianças e Jovens
21.30h – Grupo de teatro Amador da Terrugem
22.30h – Actuação do Artista Picolé
23.30h – Baile com a Banda Pirata


DIA 17/09/2008 (QUARTA – FEIRA)

08.00h – Alvorada
17.00h – Jogos tradicionais, Pau Ensebado e outros
19.00h – Missa por Alma dos Festeiros Falecidos
21.30h – Festival de Acordeão com Ana Sofia Campeã , Américo Baleia, Marlon Valente e Lúcia Cunha
23.00h – Actuação do Artista Quim Barreiros


DIA 18/09/2008 (QUINTA – FEIRA)

08.00H – Alvorada
18.00h – Tiro ao Alvo
19.00h – Missa pelos Idosos
21.45h – Concerto pela Banda Filarmónica da Freguesia de Agualva
22.00h – Baile com o conjunto Top+
(continuação)
23.00h – Actuação do Grupo Ezspecial
00.30h – Continuação do Baile


DIA 19/09/2008 (SEXTA – FEIRA)

08.00H – Alvorada
18.00h – Garraiada
19.00h – Missa por todos os Paroquianos
21.45h – Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica os Aliados
22.00h – Baile com conjunto Enigma 3
22.30H – Actuação do Grupo Albaplena
23.00h – Actuação do Grupo Corvos
00.30h – Continuação do Baile


DIA 20/09/ 2008 (SÁBADO)


08.00H – Alvorada
10.00h – Concentração e Passeio de Vespas (aberto) contactos 936128694,933181314
16.00h – Show Freestyle Motocross
17.30h – Actuação dos Grupos Corais da Freguesia
Grupo Coral da Ass. Ref. da Freguesia da Terrugem (OS PASSARINHOS)
Grupo Coral da Soc. Filarm. Inst. e Rec. Familiar das Lameiras
Grupo Coral da Ass. Ref. e Pensionistas de Cabrela, Casais de Cabrela, Silva e Faião
Grupo Coral da Ass. Ref. de S. José de Vila Verde
19.00h – Missa Paroquial
21.00h – Festival de Folclore, com desfile entre a Igreja Matriz e o Palco Principal, com os seguintes Ranchos:
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses – Viana do Castelo
Rancho Folclórico” As Mondadeiras das Barrosas” de Salir – Loulé
Rancho Folclórico de Santa Comba Dão
Grupo de Danças e Cantares da Chamusca do Ribatejo
Rancho Folclórico os Canteiros de Vila Verde
23.30h – Baile com o conjunto Duo Acord 2


DIA 21/09/2008 (DOMINGO)


08.00H – Alvorada
09.00h – Passeio de BTT
14.00h – Chegada das Bandas, Banda da Sociedade F. I. R F. de Lameiras e Banda da Soc. Filarmónica de Mira Sintra
14.30h – Recolha de Cargos pelas Bandas
15.00 – Missa Campal em Honra de S. João Degolado, Presidida pelo Pároco Padre Lucas acompanhado pelo Grupo Litúrgico da Terrugem
17.00h – Procissão em Honra de S. João Degolado, seguido da venda das tradicionais fogaças e bolos
18.30h – Inicio do concerto pelas Bandas da Festa até às 20.00h
22.00 – Concerto pela Orquestra Ligeira Fil. da Soc. Recreativa Musical de Almoçageme
24.00h – Encerramento das Festas com espectáculo de Fogo de Artificio
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
VinDouro - Festa do Vinho


A Mais que a exaltação dos vinhos do Douro e do Porto e da época de vindimas que aí vem, a Vindouro - Festa do Vinho que decorre entre os dias 5 e 7 de Setembro, em S. João da Pesqueira tem como principal objectivo a promoção e divulgação do património, produtos e potencialidades do concelho e da região.

Trata-se do município com maior produção de vinhos do Porto e do Douro e que detém também a maior área da região do Alto Douro Vinhateiro que foi classificada como Património Mundial pela UNESCO, pelo que a iniciativa pretende assumir-se cada vez mais na vertente festiva e de atracção turística. A comprová-lo está o facto de a organização ter contado este ano com o apoio do Ministério da Economia, através do Instituto do turismo de Portugal, que decidiu apoiar o evento por entender que, "pela sua natureza e características, pode contribuir para a projecção internacional do destino [turístico] Portugal".

Para o presidente da câmara, o social-democrata António Lima Costa, trata-se "do reconhecimento de uma festa com a qualidade e dignidade que a grandeza da região do Douro exige", manifestando ao mesmo tempo a convicção de que a iniciativa - que a autarquia organiza desde 2002 - "se tem afirmado como um grande evento a nível nacional e começa também a ter repercussões no contexto internacional".

Além da exposição e provas de vinhos que contam este ano com a participação de 32 produtores do concelho, entre os quais se incluem algumas das mais prestigiadas e conceituadas marcas da região, o programa inclui demonstrações e degustações gastronómicas, espectáculos musicais, e ainda um cortejo e um mercado pombalinos.

Pela primeira vez, o Salão de Exposições de S. João da Pesqueira vai ter uma zona reservada para degustações gastronómicas, e no domingo à tarde haverá mesmo uma sessão de cozinha ao vivo, a cargo do chefe Vítor Matos, cozinheiro do ano em 2003, que vai decorrer em pleno centro histórico da vila.


TELEFONE
254489999
LOCAL
São João da Pesqueira, Salão de Exposições de S. João da Pesqueira -
HORARIOS
De 05-09-2008 a 07-09-2008
SÍTIO OFICIAL
Vindouro




Público
05.09.08
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Festival 7 Sóis 7 Luas - Castro Verde

Setembro é mês de cultura, arte e espectáculo em Castro Verde com o Festival 7 Sóis 7 Luas



Festival Sete Sóis, Sete Luas
Em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, a XVI edição do Festival Sete Sóis Sete Luas promete uma programação rica e variada.

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de Setembro, Castro Verde recebe o calor dos diferentes ritmos e sonoridades, bem como a riqueza das produções de diversos artistas provenientes do Mediterrâneo.

A abertura do Festival será assinalada com a inauguração das instalações dos artistas Juan Mar (Castril, Espanha) e de Giuliano Ghelli (Toscana, Italia).

A instalação de Juan Mar representa o drama do homem, chamando a atenção para os deveres e direitos do Homem, conceitos tão simples que ajudariam a melhorar o mundo em que vivemos, pondo fim a uma desigualdade cada vez maior entre ricos e pobres.

Por sua vez, Giuliano Ghelli apresenta uma exposição de pintura e escultura terracota, inspirada no exército chinês de X’lan, obra constituída por 40 bustos femininos que, como escreveu Sandra Landi, “têm a força da terra que as gerou e a determinação da história que as viu partidárias da paz”.

Um dos pontos altos do Festival será a apresentação da Med’Set Orkestra (dia 12) e da 7SóisOrkestra (dia 14), produções originais e que resultaram na edição de dois cd-live que pretendem ser a face da unidade cultural e o resultado do trabalho do encontro musical entre artistas dos diferentes países do Mediterrâneo.

A Med’Set Orkestra conta com a direcção musical do maestro argelino Akim el Sikameya e com a participação de mais seis grandes artistas representativos das diversas culturas mediterrânicas dos países do Festival: Mara Aranda (Valência), Rita Botto (Sicília), Custodio Castelo (Portugal), Marco Fadda (Itália), Vasilis Papageorgiou (Epirus), Riccardo Tesi (Toscana).

Quanto à 7SóisOrkestra, Stefano Saletti, director musical do projecto, propõe aos seus músicos a utilização do “Sabir”, a antiga língua que os marinheiros, armadores, piratas e pescadores falavam nos portos do Mediterrâneo.

Participam neste projecto os músicos Massimo Cusato (Calabria), Margarida Guerreiro (Portugal), Jamal Ouassini (Marrocos), Miguel Ramos (Andaluzia), Mario Rivera (Sicilia) e Eyal Sela (Israel).

De destacar, ainda no dia 12, a actuação do grupo sicíliano Triatriba, cuja união de diversas experiências musicais resulta numa composição árabe que reúne a tecnologia ocidental e que se vale de instrumentos inovadores, como a percussão electrónica, a guitarra synth e teclado synth.

A 13, o espectáculo estará a cargo das actuações de Xeremiers de Son Roca (Ilhas Baleares) que apresentará um repertório com uma tradição musical de mais de 100 anos de história; Samira Kadiri & Arabesque (Marrocos) uma das cantoras mais interessantes da nova geração do norte de Marrocos; e Assurd (Itália) que promete reavivar as tradições do canto, da música e da dança do Sul de Itália, desde Nápoles a Lecce.

No dia 14, a par da actuação da 7SóisOrkestra, destaca-se o espectáculo teatral da companhia Maracaibo Teatro de Alicante que apresentará um performance de animação e de estética medieval de fantasia, com a presença de uns alegres personagens «bufones», que realizam diferentes acções e coreografias utilizando vários elementos e técnicas cénicas: zancos, cariocas, bandeiras, fogo e efeitos visuais de pirotécnica, “gigantones”...

A promoção da arte e cultura com vista à aproximação entre países, cidades e pessoas é a base na qual cresce o Festival, prevalecendo uma estratégia de coesão, descentralização territorial e fusão intercultural.

O intercâmbio estabelecido, através de uma rede cultural constituída por nove países e mais de 30 cidades, dá origem a um conjunto de sinergias que convidam a uma viagem de descoberta e fruição pelos universos da arte, da terra, da gente, da gastronomia e do património dos países do Mediterrâneo.


Fonte: Barlavento
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
1ª Grande Corrida de Touros - Vila do Bispo

Vila do Bispo Recebe a 1ª Grande Corrida de Touros
Hoje dia 7 de Setembro, pelas 17h00, realizar-se-á, na Praça de Touros instalada em Vila do Bispo, a 1ª Grande Corrida de Touros da Agro-Expo, cujo cartel é composto pelos cavaleiros António Telles, Tito Semedo e Carlos Alves, que irão lidar 6 imponentes touros da Ganadaria Silva Herculano. As pegas ficarão a cargo dos grupos de Forcados Amadores de Cascais e de Monsaraz.
Organizado por José Luís Zambujeiro, a iniciativa conta com o apoio do Município de Vila do Bispo.
Esta 1ª Grande Corrida de Touros é a grande novidade da 8ªedição da Agro-Expo, que vem assim juntar-se aos espectáculos musicais, à gastronomia tradicional, às exposições de actividades económicas de artesanato e de pecuária, e à animação equestre que constituem os pontos altos do programa organizado pela autarquia vila-bispense.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Vila Real: Andor de 22 metros transportado por 80 homens

Vila Real: Andor de 22 metros transportado por 80 homens

Catorze andares, com mais de 20 metros de altura, vão participar na procissão de Nossa Senhora da Pena, a maior romaria do concelho de Vila Real, que decorre entre sexta e domingo próximos.


Fonte da organização disse hoje à agência Lusa que os 14 andores da procissão, que se realiza anualmente em Setembro, na freguesia de Mouçós, representam figuras religiosas, entre as quais a Senhora da Pena.

O mais imponente dos andores, o da Senhora da Pena, com 22,2 metros de altura e dez de largura, necessita para o seu transporte, em ombros, de mais de 100 homens.

Nos dois últimos anos, a organização chegou a anunciar uma candidatura Guinness Book of Records pelo andor mais alto, que nunca chegou a ser concretizada.

A organização deste ano disse à Lusa que não desistiu da ideia do Guinness e que continua a trabalhar no sentido de bater o recorde do andor mais alto, mas que o processo é longo e só deverá ser concretizado nos próximos anos.

A procissão, que se realiza a 14 de Setembro em Mouçós, uma localidade semiurbana de Vila Real situada na margem esquerda do Rio Corgo, demora cerca de uma hora e deverá juntar milhares pessoas vindas em excursões de todo o país e do estrangeiro.

A organização da festa é assumida, de forma rotativa, por onze das vinte aldeias da freguesia de Mouçós, nomeadamente Lagares, Sequeiros, Abobeleira, Jorjais, Lage, Varge, Alvites, Magarelos, Cigarrosa, Pena de Amigo e Sanguinhedo, este ano responsável pelo evento.

O programa inclui animação a cargo de Emanuel, Rui Bandeira e o grupo Rebelde.

A capela de Nossa Senhora da Pena, datada do século XVIII, é de origem barroca e faz conjunto com um cruzeiro e um fontanário da mesma época.

Trata-se de um santuário mariano, considerado um dos mais importantes da região, cuja origem está descrita na lenda do grande rochedo - «pena» - no qual terá aparecido a imagem de Nossa Senhora pedindo a construção de uma capela naquele local.


Diário Digital / Lusa
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo